x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65

    Dicas para instalação de Radio VHF




    Pessoal,


    Tenho um yaesu FT-1900 aguardando (há muitos meses) a instalação na viatura.
    Criei esse tópico para perguntar: "O que temos de Cabo, Suporte e Antena com melhor relação Custo x Benefício hoje em dia"???

    Andei vendo umas opções da AQUÁRIO, mas não sei se são ideais:
    Suporte de Porta malas (clique para ver!)
    Suporte de Calha (clique para ver!)
    Cabo 3,5m (clique para ver!)
    Cabo 5,5m (clique para ver!)
    Antena móvel dobrável (clique para ver!)
    Antena móvel com Mola (clique para ver!)


    Outras Dúvidas:
    - Tem algum macete para instalação do Radio no carro (por onde passar o cabo, cuidados com a temperatura do radio...)?
    - Tem alguma consideração acerca do tamanho do cabo? Quanto maior, melhor (mesmo que fique sobrando)?
    - Qual das antena é melhor para a faixa padrão?
    - Mesmo fazendo uma instalação "padrão" (seguindo a receita-de-bolo) é necessário medir "Estacionária"?
    -


    Claro que tem respostas "relativas" (depende do ponto de vista, opinião e uso)... mas gostaria de saber a opinião/experiência de vocês sobre esse tema.



    Valeu!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #2
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    Bom dia Titanium

    Já fiz algumas instalações em algumas viaturas e baseado no que aprendi te respondo:

    *Geralmente instalo o rádio em um ponto de fácil acesso para o operador conseguir manusear com facilidade o equipamento, em lugares preferencialmente onde há circulação de ar, o cabeamento passo geralmente pelo assoalho das portas, pois fica mais fácil. O cabo de alimentação que vem da bateria também é importante que seja bem feita a ligação junto a bateria para evitar mal contato ou interferência com outros equipamentos eletrônicos da viatura.

    *quanto ao cabo, sem dúvida, quanto menor melhor. Mas ele tem que ter um comprimento baseado no fator de velocidade do cabo usado e a frequência usada, não entrando em detalhes se você pode usar o de 3,5m use, se não for o suficiente use o de 5,5 sem cortes, pois eles já estão dimensionados para o funcionamento correto.

    *em relação as antenas, as que você colocou o link são duas boas opções, se vc tem problema com garagem baixa ou entra com frequência eu iria na antena com mola, pois já tive varias hastes quebradas ou envergadas com antena fixa, o único problema dessa antena, é que com o tempo a mola fica folgada e a antena passa a chacoalhar demais, vai depender da sua necessidade.

    *com relação a medição de estacionária (ROE) é imprescindível que seja feita, caso a refletida (ROE) esteja muito alta, a possibilidade de queima do tanque final do equipamento é bastante grande. peça um medidor emprestado ou compre um pois é uma ferramenta muito útil para qualquer eventualidade.

    Abraço!
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • #3
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Mark, muito obrigado por compartilhar sua experiência e seus conhecimentos!


    Quero instalar o rádio na viatura, mas achar um local com boa ventilação não está tão fácil... mas vou ver se a "comunidade gringa" tem alguma dica publicada nos foruns. Mesmo por que dependendo do radio, o autofalante fica apenas no corpo do aparelho.
    Dessa forma, se instalar o aparelho embutido, não dá para ouvir direito o radio capta.

    Quanto ao cabo de energia, você recomendaria alguma bitola de cabo de força? Um cabo 6mm daria conta? ou melhor pegar um mais grosso?

    O fio negativo puxa da bateria também?

    Quanto as antenas, tem uma com mola e a outra é dobrável...
    acho que a dobrável tem a vantagem de permanecer dobrada no uso diário e "montada/levantada" nos passeios / expedições (que é quando o rádio será utilizado).

    Mas fico na dúvida... já ouvi recomendações de instalar a antena na frente do carro... outros sugerem instalar na parte traseira... já vi gringos instalando BEM À FRENTE (no parachoque dianteiro)...
    O que você pensa a respeito?


    Quanto ao medidor de ROE, acho delicado comprar um pois não farei instalações em outros veículos e o investimento ficaria alto apenas para medir o meu.
    Pergunto: há necessidade de ficar verificando a estacionária? Ou fazendo uma boa instalação na primeira vez, ela fica bacana para "sempre"? rsrsrsrs


    Mais uma vez, muito obrigado pelo retorno!

    Abraços!

    PU4DMS
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #4
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    No caso, a maioria dos rádios vem com um conector traseiro que possibilita a ligação de uma caixa de som externa, sendo assim vc pode ligar até no sistema de som do carro caso ele tenha uma entrada AUX. Quanto a bitola do fio, 6mm é suficiente, no meu caso eu liguei o terra na lata do carro em um ponto interno com um conjunto de porta fusíveis de qualidade, tipo esse aqui: Porta Fusivel Acrilico Gold Agu Barril Fusivel 60ah Sd2507 - R$ 29,90 no MercadoLivr, Quanto a instalação da antena, sempre tive ótimos resultados instalando na parte traseira, de preferencia num ponto elevado como as quinas da tampa do porta malas, já vi algumas instalações onde a antena fica escondida na parte de traz do carro, prejudicando muito o seu funcionamento devido a proximidade com a lataria do veículo. O melhor ponto de instalação, segundo a literatura técnica, seria o meio do carro, mas quem é louco o bastante pra furar um teto e fixar a antena, né? Quanto ao medidor, realmente não é necessário vc possuir um, caso você tenha algum problema com a antena é que será necessário refazer a medição. Boa sorte com a instalação. Qualquer dúvida estou a disposição. 73 - PP1OZ
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/07/2015
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Instalação de VHF

    Citação Postado originalmente por mark_4x4 Ver Post
    No caso, a maioria dos rádios vem com um conector traseiro que possibilita a ligação de uma caixa de som externa, sendo assim vc pode ligar até no sistema de som do carro caso ele tenha uma entrada AUX. Quanto a bitola do fio, 6mm é suficiente, no meu caso eu liguei o terra na lata do carro em um ponto interno com um conjunto de porta fusíveis de qualidade, tipo esse aqui: Porta Fusivel Acrilico Gold Agu Barril Fusivel 60ah Sd2507 - R$ 29,90 no MercadoLivr, Quanto a instalação da antena, sempre tive ótimos resultados instalando na parte traseira, de preferencia num ponto elevado como as quinas da tampa do porta malas, já vi algumas instalações onde a antena fica escondida na parte de traz do carro, prejudicando muito o seu funcionamento devido a proximidade com a lataria do veículo. O melhor ponto de instalação, segundo a literatura técnica, seria o meio do carro, mas quem é louco o bastante pra furar um teto e fixar a antena, né? Quanto ao medidor, realmente não é necessário vc possuir um, caso você tenha algum problema com a antena é que será necessário refazer a medição. Boa sorte com a instalação. Qualquer dúvida estou a disposição. 73 - PP1OZ
    Mark,boa tarde,vc está em Vila Velha/ES?
    Preciso instalar um rádio VHF na minha SW4.
    Vc faria isso?
    Abraço
    Antonio Posse

  • #6
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    Bom dia, Antonio

    Estou afastado dessas atividades há um bom tempo, principalmente em relação a instalação elétrica, onde há necessidade de um cuidado especial, por onde o cabeamento irá passar para não prejudicar vedação nem outros tipos de ligações dos vários circuitos do veículo. Recomendo que você procure um eletricista experiente para fazer esse procedimento. Quanto ao rádio, antena e suporte, vai depender muito do modelo para avaliar o tipo de instalação. Esse tipo de instalação demanda bastante tempo para que fique bem feita, infelizmente não disponho dele para que possa lhe atender. Se precisar de alguma dica estou à disposição, abraço.

    Marcelo Paixão
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 52
      Última resposta: 17/07/2017, 17:33
    2. Dicas para instalação de Kit de gás em F 75 mecânica 6 cil. Opala
      Por Gordinhocross no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 3
      Última resposta: 14/08/2014, 00:49
    3. LOCAL PARA INSTALACAO PX E PY, radio....
      Por andre_agostinho no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/04/2014, 00:26
    4. dicas sobre radio px para cj5
      Por ricleite no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 03/08/2007, 19:33
    5. Dicas para instalação do Kit Gás
      Por Ronaldo Petri no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/07/2005, 19:45

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade