x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/04/2016
    Local
    Bsb/DF
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Minhas principais dúvidas




    Primeiramente olá a todos, tenho algumas dúvidas em relação a comunicação via rádio, mais especificamente na legislação do Brasil.

    Vamos lá.

    Estive pesquisando modelos de rádio com uma potência melhor, sempre que viajo em família ou em amigos cada carro leva um radinho da Motorola que nem sempre funciona, às vezes um carro fica muito longe e o rádinho da Motorola não funciona.
    -11870662_1gg.jpg
    "Rádinho da Motorola"


    Peço desculpas por está falando "Rádinho da Motorola" mas não sei o nome correto, vi no site de um grande varejita o nome "Radio Comunicador Walk Talk".
    Fui pesquisar e vi muita gente falando de um tal de Baofeng vi o preço achei muito barato, o modelo Baofeng Uv-5ra em um único anúncio até o momento possuí unidades 5172 vendidas e está sendo vendido por R$ 118.99, a primeiro momento pensei vou comprar esse tanto de unidades vendidas ele deve ser liberado a todos. Vi alguns videos no Youtube pessoas conseguindo interceptar a comunicação da polícia, parei um pouco e pensei só pode ser o "rádio amador" e pesquisei mais um pouco e realmente descobri que era. Mas tudo que li não é tão recente, a maioria de 2013 alguns de 2014 não me lembro e ter visto nenhum de 2016.
    Em 2013 pelo que li o Baofeng estava em processo de homologação na Anatel não sei se foi homologado. Encontrei esse link:

    Certificado de Homologação

    Primeira pergunta:

    Se comprar esse Baofeng consigo operar dentro da lei?

    Segunda pergunta:

    Se eu tirar a licença posso deixar outra pessoa utilizar meu equipamento? Por exemplo eu em um carro com um rádio, meu irmão com outro rádio e o outro carro com terceiro rádio, todos eles licenciados a mim ?

    Qual ou quais a penas para quem é pego utilizando esse aparelho sem licença ?

    Vale a pena comprar ?

    Sou iniciante por onde começar ?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -11870662_1gg.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    Boa tarde

    Você poderá usar somente o Motorola mostrado acima, o baofeng já é necessário o COER, pois opera dentro da faixa de VHF destinada ao radioamadorismo, o motorola fica bem limitado em relação a distância, os veículos tem que estar relativamente próximos, mas quebra um galho, sem dúvida. Quanto as sanções vão desde a apreensão do equipamento de radio até as sanções penais que constam na legislação. Caso você opte por fazer a prova e conseguir a licença, ela não permitirá que outra pessoa faça uso, cada licença é individual e intransferível. Opte por fazer a prova, além de possibilitar você a conhecer esse hobby único que é o radioamadorismo, também o livrará de quaisquer dores de cabeça em caso de fiscalização boa sorte.
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • #3
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Oi Dieson,

    O amigo Mark respondeu bem à sua pergunta. Vou apenas complementá-la.
    Esse tipo de rádio da Motorola tem alcance limitado, por estar na categoria de radiação restrita, não precisa de licença (Ele tem que estar homologado na Anatel para isso).
    O Baofeng UV5R está homologado e assim consideramos na fiscalização.
    A possibilidade de utilizá-lo é a de fazer o licenciamento para Radioamador classe C (Classe de entrada e que é suficiente para a utilização que você pretende).
    Para fazer esse licenciamento é necessário que você tire o COER (Certificado de Operador de estação de Radioamador). Nesse caso você precisa entrar em contato com a Anatel aí em Brasília e agendar uma data para fazer duas provas de 20 questões cada.
    Uma de legislação e outra de Técnica e ética.
    Veja mais informações e apostilas para estudo em: Radioamador - Setor Regulad
    Ao possuir o COER você poderá operar qualquer estação de radioamador que seja da classe C.
    Mas não é só isso, você ainda precisará licenciar uma estação móvel para ter o rádio em seu carro. Se são dois carros, serão duas estações.
    No caso do segundo operador, precisará também ter o COER para utilizá-la, ou seja, fazer as provas e tirar o certificado.
    Qualquer pessoa poderá falar no rádio se for para mensagens de emergência, sob a supervisão do responsável pela estação. Este deverá informar o seu prefixo antes e depois da mensagem.
    Uma outra opção seria você licenciar duas estações móveis do serviço limitado privado. Nesse caso terá uma frequência fixa e o rádio não poderá ser o Baofeng que é específico de radioamador. Em compensação não precisará do COER.
    A sugestão que te dou é que a galera que vai usar o rádio faça as provas e obtenha o COER. AS taxas são muito baratas e você poderá se comunicar com outras pessoas que estejam na frequência destinada ao serviço.
    Qualquer dúvida me chame em pvt, atualmente estou responsável por esse serviço na Anatel da Bahia e posso te orientar.
    Um abraço
    4X4 Brasil
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Gostei das explicações, é sempre bom ter mais conhecimentos sobre essa área.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Boa noite a todos,

    Complementando as complementações:

    - existe uma terceira via: o uso de rádios PX, ou Faixa do Cidadão. A licença é muito menos burocrática: basta preencher um formulário e pagar uma pequena taxa. Não é necessária a prova. Pesquise no site da Anatel. O equipamento é relativamente barato e pequeno para instalação nos carros e, com uma antena externa, permite um alcance maior que os Talkabouts Motorola além de permitir o contato com outros usuários na estrada, camioneiros por exemplo, para pedir ajuda ou passar alertas de problemas na via.

    Um exemplo de oferta: Radio Px Cobra 19 Dx Iv + Antena Px Cb-20 Voyager 40 Canais - R$ 235,50 no MercadoLivr . Outros colegas aqui no forum podem recomendar boas opções de rádios e antenas.

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #6
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por IsmaelMatos Ver Post
    Boa noite a todos,

    Complementando as complementações:

    - existe uma terceira via: o uso de rádios PX, ou Faixa do Cidadão. A licença é muito menos burocrática: basta preencher um formulário e pagar uma pequena taxa. Não é necessária a prova. Pesquise no site da Anatel. O equipamento é relativamente barato e pequeno para instalação nos carros e, com uma antena externa, permite um alcance maior que os Talkabouts Motorola além de permitir o contato com outros usuários na estrada, camioneiros por exemplo, para pedir ajuda ou passar alertas de problemas na via.

    Um exemplo de oferta: Radio Px Cobra 19 Dx Iv + Antena Px Cb-20 Voyager 40 Canais - R$ 235,50 no MercadoLivr . Outros colegas aqui no forum podem recomendar boas opções de rádios e antenas.

    Saudações,

    Ismael,

    Bem lembrado!

    Os únicos problemas que vejo na faixa do cidadão são a qualidade da comunicação, tamanho das antenas para rádios móveis instalados nos veículos e indisponibilidade de rádios portáteis homologados. Fora isso o procedimento é realmente bem mais simples que o de Radioamador.
    Quanto ao Radioamador, já está bem difundido nos grupos fora de estrada, já tendo inclusive divulgação de frequências usadas por grupos em cada estado.

    É uma decisão difícil pro Dieson... (risos)

    Abração
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #7
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Gostei das explicações, é sempre bom ter mais conhecimentos sobre essa área.
    Fala Sérgio!
    Estamos aí pra ajudar, o espírito do Jipeiro é esse mesmo.
    Abração
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/09/2014
    Local
    São Luís/MA
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    gostaria de saber as potencias,que distancias de cobertura, estva querendo adquiri um mais não faco a minima ideia

  • #9
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por perereka Ver Post
    gostaria de saber as potencias,que distancias de cobertura, estva querendo adquiri um mais não faco a minima ideia
    Oi amigão!
    Antes de mais nada você precisa definir quais as suas intenções com o rádio, ou seja, com quem você vai falar, a que distância máxima essa pessoa estará de você, se é pra uso na trilha, se vai ser uma estação fixa, móvel ou portátil e por aí vai. Defina isso e talvez possamos te dar algumas dicas.
    Abração
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 1
      Última resposta: 20/10/2014, 08:48
    2. Respostas: 7
      Última resposta: 19/10/2014, 21:31
    3. Principais Problemas
      Por lelolok no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 1
      Última resposta: 17/07/2011, 01:05
    4. Quais as principais diferenças entre o 608 e o 709
      Por Inner no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/06/2008, 13:47
    5. Amigos tirem minhas duvidas por favor!
      Por Adriano (novato) no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 10/11/2006, 13:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade