x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    06/01/2015
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    40
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Question Qual o melhor rádio amador para iniciantes???




    Estou procurando um Rádio Amador que atenda as minhas necessidades! Estou fazendo alguns passeios e trilhas ultimamente e quero instalar um no meu carro.

    QUAL RÁDIO É O MAIS INDICADO???

    Abraço a todos,

    Júnior Feitosa
    Tracker 2009
    João Pessoa/PB

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Oi Junior, boa noite,

    Quais as necessidades?

    O uso de rádios Talkabouts (por exemplo, o Motorola MH230) são práticos e baratos, são limitados e não exigem licença da Anatel. Servem para falar com os colegas próximos numa trilha.

    Para usar a faixa do cidadão (CB ou PX), o processo de licença é mais fácil. É o tipo de equipamento mais usado pelos camioneiros. Algum outro colega pode indicar um bom conjunto de rádio e antena.

    No próximo degrau estariam os rádios de VHF e UHF: para falar com os colegas na trilha, considere um Baofeng 5RA ou algum modelo mais recente. São muito bons, práticos e baratos, tem baixa potência. Se precisar de alcance um pouco maior, você pode colocar uma pequena antena magnética fora do carro ou fazer uma instalação mais elaborada com uma antena fixa no carro. Depois disso, é tentar um rádio com maior potência, saindo dos 4 watts em VHF do Baofeng para até 100 watts. Quanto maior o alcance desejado, maior o cuidado na instalação e maior o custo. Para falar com o mundo, vai uma graninha preta.

    Mas atenção: Para usar as faixas de radioamador é necessário mais tempo e esforço, sendo exigida uma prova de conhecimentos para conseguir a licença de radioamador. Sugiro entrar em contato com a Labre da Paraíba (LABRE-PB) para obter mais infomações.

    Veja com os teus colegas de aventura o que eles usam, para ficar compatível!

    Boas trilhas!

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #3
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Eu ficaria com o px....é muito legal e pega distâncias legais com uma boa antena...
    se for pro px...o cobra 148 gtl é muitíssimo bom.
    alguns rádios da aquario e Hannover tb...porém...os realmente bons Aquario rp-80 e Hannover br 9000...VOYAGER 158 EGTL dx...não cabem em alguns painéis devido ao tamanho deles...
    sao mais caros que os cobra 19 e aquario rp-40? SIM...BEM MAIS CAROS...porém sao MUITO melhores e acho que vale cada centavo...
    com relação à antena....depende do seu gosto e da viatura...eu tenho 2 Maria mole cofaseadas ..atrás...no meu jeep que pegam muito bem mesmo...mas eu gosto do estilo da maria mole...tem gente que não gosta...
    antena boa pra px...são antenas relativamente grandes...PX...DEVIDO A PROPAGAÇÃO DAS ONDAS DE 11 metros...( que é a faixa de onda que ele trabalha)... Não tem como ter antena pequena boa...nem barata demais...
    tem uns tópicos especificos de antenas nesta área do fórum...da uma pesquisada que tem vários modelos da aquario e steelbras que são top tb...sem ser do tamanho da maria mole ( caso vc não goste)
    lembre-se de entrar no site da anatel e tirar sua licença ...
    abs
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #4
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Existem muitas correntes favoráveis ao PX ou ao RADIOAMADOR. Cada um deles tem o seus prós e contras, mas não desanime por conta disso.
    Veja com o seu grupo o que eles estão usando e faça a sua opção.
    Você entrou em algum grupo off road ou está só entre amigos ou ainda sozinho?

    Prós X Contras

    PX (Rádio do cidadão)
    Para o PX você consegue comprar rádios por um preço bem mais em conta, a licença da Anatel você tira pela internet mesmo, mas vai ter que instalar antenas um pouco maiores no carro e essas antenas (a meu ver) são um problema em passeios onde às vezes temos que passar por entre árvores e folhagens.
    Nesse sistema você fala em canais (geralmente o rádio tem de 40 a 60 canais em am com 7w e mais as bandas laterais usb e lsb com 21w) Como as ondas são no início do VHF, o comprimento é maior e há propagação via ionosfera, o que possibilita que você fale com outros países à noite (quando há abertura da propagação).
    Sofre interferências com raios solares e em trovoadas.
    Existe um canal de chamada e um de socorro e o restante dos canais são livres onde você pode escolher um que esteja vago para a sua comunicação naquele momento.


    PY (RADIOAMADOR)
    Os rádios são mais caros, a licença é mais complicada de tirar, pois você primeiro vai ter que fazer uma prova na Anatel para obter um Certificado de Operador de Estação de Rádio (COER) e somente depois disso licenciar a sua estação.
    Nesse sistema, você usa uma faixa de frequências bem ampla, tem a possibilidade de utilizar repetidoras públicas em alguns lugares, as antenas são mais compactas e podem ser instaladas com mais facilidade. Você pode utilizar rádios com até 100w de potência (Na classe C) Não sofre as interferências do PX
    Aqui no nordeste a galera dos grupos prefere o PY. O investimento é um pouco mais alto, mas a qualidade da comunicação é bem melhor em até uns 5km(com portátil) ou até a mais de 30km (com um rádio instalado no carro).


    Se você tiver alguma dúvida, o melhor é procurar a Anatel.
    A Anatel aí em João Pessoa fica na Rua João Domingos s\n no bairro Miramar. Dê uma passadinha por lá e procure alguém do setor de outorga pra tirar suas dúvidas.

    Um abraço e boa sorte!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #5
    Usuário
    Entrada
    06/01/2015
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    40
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Amigos muito obrigado pelas respostas! Nunca pensei que seriam tantas e tão esclarecedoras!

    Eu estava pensando em instalar o Radio Px Cobra 19 Dx Br80 Canais Am/fm 8 Watts por ser o que atente mais as minhas necessidades, mas como eu quero entrar para algum clube fiquei sabendo que o Jeep Clube daqui utiliza o

    Radio Vhf Yaesu Ft-2900 75w !!!





    Só vou me informar sobre a questão do COER, mas por enquanto vou usando um HT PX mesmo! Muito obrigado mesmo galera!!!






    Júnior Feitosa
    Tracker 2009
    João Pessoa/PB



  • #6
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por JRFEITOSA Ver Post
    Amigos muito obrigado pelas respostas! Nunca pensei que seriam tantas e tão esclarecedoras!

    Eu estava pensando em instalar o Radio Px Cobra 19 Dx Br80 Canais Am/fm 8 Watts por ser o que atente mais as minhas necessidades, mas como eu quero entrar para algum clube fiquei sabendo que o Jeep Clube daqui utiliza o

    Radio Vhf Yaesu Ft-2900 75w !!!


    Só vou me informar sobre a questão do COER, mas por enquanto vou usando um HT PX mesmo! Muito obrigado mesmo galera!!!




    Júnior Feitosa
    Tracker 2009
    João Pessoa/PB


    Os Rádios da Yaesu são excelentes, mas vou dizer uma coisa pra você ficar informado: Qualquer rádio homologado para o serviço de radioamador vai conseguir se comunicar com os rádios do pessoal do Jeep Clube. Não precisa ser especificamente esse modelo. Pesquise bastante e veja qual marca e modelo se encaixa no seu orçamento.
    Mais uma coisinha, não ande sem a carteirinha do Rádio do Cidadão e o pagamento do fistel, pois isso garante que seu rádio não seja apreendido pelas autoridades competentes em uma blitz, ok?
    Abração e boas trilhas e passeios
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/02/2015
    Local
    brasília/DF
    Idade
    56
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    amigos li todas as linhas escritas por vcs... eu tenho uma dúvida,tenho um amigo la no PARÁ 380 km de são félix do xingú. um senhor humilde de tudo, me pediu para comprar um rádio para ele se comunicar com as outras pessoas dessa região, e de tucumã q é mais longe uns 500 km. todo mundo se comunica com essa rádio em tucumã e ele precisa se comunicar também, quero dar um presente a ele. um rádio desses. não tenho nome, merca ou referencia. preciso de um rádio bom. tem q ser bom.para esse alcance. amigo me dê uma lúz.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Ramos, bom dia,

    O que você pede tem um certo grau de dificuldade técnica por causa do alcance que você indica - 500km? Não basta um rádio "bom". Vai precisar de uma boa estação, com um conjunto bem ajustado de fonte elétrica, rádio HF, antena e outros acessórios. Isso pode custar uma boa graninha, conhecimento técnico e licença da Anatel! Ou talvez existam estações repetidoras de VHF interligadas nas áreas de cobertura que interessam.

    Não quero frustrar tua boa vontade, mas penso que usar a internet seria uma solução muito mais fácil, prática e barata, ainda que limitada às áreas urbanas. Basta um telefone celular para abrir um leque de opções de comunicação. Só não vai funcionar longe da cidade.

    É fácil dar pitacos errados quando a gente sugere uma solução sem conhecer bem o problema. Veja se consegue levantar qual o tipo de rádio e frequências usados pelas pessoas da região.

    Algum colega aqui do Forum com mais conhecimento da região pode ajudar mais.

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #9
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por RAMOS BRITO Ver Post
    amigos li todas as linhas escritas por vcs... eu tenho uma dúvida,tenho um amigo la no PARÁ 380 km de são félix do xingú. um senhor humilde de tudo, me pediu para comprar um rádio para ele se comunicar com as outras pessoas dessa região, e de tucumã q é mais longe uns 500 km. todo mundo se comunica com essa rádio em tucumã e ele precisa se comunicar também, quero dar um presente a ele. um rádio desses. não tenho nome, merca ou referencia. preciso de um rádio bom. tem q ser bom.para esse alcance. amigo me dê uma lúz.
    Meu amigo, vamos por partes como diz o famoso Jack estripador:

    1 - Em primeiro lugar precisamos saber qual tipo de rádio o pessoal da região utiliza. Quais as frequências? VHF? HF? PX?;

    2 - Se for VHF (Radioamador) vai precisar seguramente de uma repetidora instalada em um ponto alto no meio do caminho. (Existe essa repetidora?;

    3 - Se for HF, precisará de antenas diretivas bem grandes, mas o pessoal utiliza Radioamador ou SLP (Serviço Limitado Privado)?
    - Se for SLP, precisa montar uma rede em nome de uma pessoa ou empresa;

    4 - Se for PX aí é loteria mesmo, pois a potência baixa vai depender de uma série de fatores para garantir a comunicação.

    Depois que você tiver informações mais detalhadas sobre frequência, localização dos receptores da transmissão e potência necessária para a comunicação, fica mais fácil indicar um rádio e antena pra você.

    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #10
    Usuário
    Entrada
    23/04/2014
    Local
    Recife/PE
    Posts
    40
    Agradecimento: 1
    Olá pessoal,

    Quero colocar um rádio base na minha viatura. Ouvi dizer que os da marca Yaesu são muito bons, porém mais caros. Já que sou leigo no assunto, gostaria de ver com vocês qual seria o melhor custo x beneficio para atender minhas necessidades. Atualmente utilizo um rádio portátil Baofeng R5, mas quando estamos em uma trilha em que o comboio é grande, a mensagem da cabeça da gata (guia) não chega até o rabo da gata (vassoura).

    Desde já agradeço a qualquer ajuda de todos.

    Abraços!!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Gustavo,

    Uma antena externa, com base magnética para grudar no teto do carro já dá um alcance maior - rápido, fácil e barato. Você vai precisar de um cabinho para adaptar o conector do rádio com o "normal" que vem no cabo da antena.

    O rádio Baofeng é muito bom, considerando o custo e o benefício. É importante lembrar que esse radio opera nas faixas VHF e UHF de radioamadores e que é mandatória LICENÇA da Anatel. Melhor vocês se informarem com a LABRE-PE e com o escritório da Anatel aí de Recife sobre os procedimentos para obtenção da licença.

    Abraços e boas trilhas.
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #12
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Gustavo Moraes Ver Post
    Olá pessoal,

    Quero colocar um rádio base na minha viatura. Ouvi dizer que os da marca Yaesu são muito bons, porém mais caros. Já que sou leigo no assunto, gostaria de ver com vocês qual seria o melhor custo x beneficio para atender minhas necessidades. Atualmente utilizo um rádio portátil Baofeng R5, mas quando estamos em uma trilha em que o comboio é grande, a mensagem da cabeça da gata (guia) não chega até o rabo da gata (vassoura).

    Desde já agradeço a qualquer ajuda de todos.

    Abraços!!
    Como disse o Ismael, há a possibilidade de instalar uma antena externa no Baofeng.
    Eu, particularmente prefiro utilizar um rádio fixo, visto que possui potência maior e, consequentemente, maior alcance, além da melhor pegada do PTT.
    Eu utilizo um Kenwood que comprei usado e não tenho queixas. Tenho também um baofeng (Você pode ter os dois com apenas uma licença de estação).
    Veja opções entre Kenwood, Yaesu e Icom, pois são os mais robustos. No mercado Livre você encontra preços atraentes. Você vai precisar também de um kit de instalação composto por antena, cabo, conector e suporte. Se você não tiver intimidade com a instalação, um eletricista ou instalador de som automotivo resolvem isso rapidinho.
    É importante que você pesquise se o rádio escolhido possui homologação aceita pela Anatel.
    Veja em: SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.61]
    No site da Anatel você pode tirar todas as suas dúvidas quanto ao licenciamento.
    Acesse: http://www.anatel.gov.br/setorregula...adioamadorismo
    Se ainda restou alguma dúvida depois disso, na Anatel em Recife, você pode procurar o Sr. Leonardo (81) 3472 - 8321.

    Um abraço e boas trilhas
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual melhor rádio para nosso Jeep Clube ?
      Por merlin no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 9
      Última resposta: 19/11/2022, 09:28
    2. qual é o melhor radio?
      Por tonycosta no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 23
      Última resposta: 20/02/2015, 09:36
    3. Rádio AMADOR - vendo rádio HT e base
      Por Mundo Off-Road no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/04/2012, 12:29
    4. Respostas: 9
      Última resposta: 13/09/2007, 10:49
    5. O que é melhor para iniciantes?
      Por Raul no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 13/03/2004, 10:37

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade