x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/12/2014
    Local
    FLN/SC
    Idade
    46
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb qual walkie-talkie para regiao montanhoso - perto de uma estação de radar




    Bom dia,

    primeiro, muito obrigado para o site muito informativo! Estou novo aqui, e gosto muito!

    Eu sou um alemão, que vai emigrar para viver com sua mãe no Brasil (ela tem 74 anos e é brasileira).
    Ela mora em um sitio no sertão, com um monte de colinas e sem cobertura de celular (mas tem uma estação de radar a 10km de distância).
    Eu pensei, pode ser otimo (e mais seguro para ela, em caso de emergência) de ter um walkie-talkie para nos comunicar, especialmente quando um de nós está andando no sitio.

    Meu problema é que eu não tenho idéia, qual rádio para usar, e o que e permitido da Anatel. Você pode por favor me recomendar um? A distância é de até 3 km, e esta extremamente montanhoso.

    Posso usar este walkie-talkie sem uma licença especial, ou eu tenho fazer o IARP / CEPT?
    Vou fazer o teste de qualquer maneira, mas gostaria de começar o mais cedo possível.

    obrigado & abracos,
    Florian

  • #2
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Olá florian boa noite,
    bem vindo ao brasil...vai gostar muito daqui,
    os novos talkabout da Motorola falam bem pro seu caso é não precisam de licença pra vc usar.
    se quiser tb pode deixar um Px (cb radio) base na casa pra ela e comprar um bom HT PRA FALAR TB DIRETO pra base que ficaria com sua mãe na casa....
    teria que instalar uma antena base na casa ..das boas...
    se vc estiver disposto pode tirar seu COER ( tem prova pra isso na anatel...bem fácil...e em minas as vagas são liberadas) depois comprar um rádio VHF / UHF BASE E UM HT...OU DOIS HTS DOS BONS.
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #3
    Usuário
    Entrada
    11/12/2014
    Local
    FLN/SC
    Idade
    46
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    muito obrigado, Andre!!

    Sao muitos boms, os walkie-talkies, e exatamente o que procurei! Vou dar uma olhada e comprar no mercado livre.
    Tambem vou ver como fazer meu COER aqui em SC...



    Citação Postado originalmente por andre_agostinho Ver Post
    Olá florian boa noite,
    bem vindo ao brasil...vai gostar muito daqui,
    os novos talkabout da Motorola falam bem pro seu caso é não precisam de licença pra vc usar.
    se quiser tb pode deixar um Px (cb radio) base na casa pra ela e comprar um bom HT PRA FALAR TB DIRETO pra base que ficaria com sua mãe na casa....
    teria que instalar uma antena base na casa ..das boas...
    se vc estiver disposto pode tirar seu COER ( tem prova pra isso na anatel...bem fácil...e em minas as vagas são liberadas) depois comprar um rádio VHF / UHF BASE E UM HT...OU DOIS HTS DOS BONS.

  • #4
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Veja florian, vc pode armar uma estação base de PX NA CASA (CB radio) e comprar um bom ht CB tb. A licença para CB RADIO no brasil não precisa de prova.
    vc só precisa ter CPF NO BRASIL
    entrar um sistemas.anatel.gov.br/scpx .... Criar um usuário e pedir o licenciamento da estações ...pagar umas taxas super baratas e ficar legalizado.
    pode ser uma alternativa tb ao talkabout ...acho legal vc ter os dois no seu caso...sugestão....
    quando vc tirar o coer, dependendo de onde mora sua mãe, vc pode utilizar-se das repetidoras ( tem VHF E UHF) em Florianópolis...basta vc comprar um conjunto bom de rádio e antena VHF/UHF
    abs
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #5
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Florian

    Aqui em SC a ANATEL abre vagas individuais para fazer o teste na sede em Florianópolis.
    Para estudar você pode obter maiores informações em http://www.crarsul.com.br/

    Dependendo da região em que vai morar, há possibilidade de cobertura com repetidoras VHF em link.

    Abraço

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    É preciso fazer um teste, mas é praticamente certo que a 3Km em região montanhosa o Talk-About não irá alcançar, pois tem apenas 0,5 Watt.
    Um HT barato de 5W com certeza alcança, pois é comumente usados em trilhas em distâncias até superiores. Pode ser até aqueles chineses (Baofeng), disponíveis no Mercado Livre por R$ 150,00.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    11/12/2014
    Local
    FLN/SC
    Idade
    46
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Andre, PP5GAS e Walter

    muito legal, obrigado pela ajuda! Ja comprei os talkabouts no mercadolivre, e vou experimentar na semana que vem no sitio.
    Espero que funciona, e vou escrever mais como foi quando voltar.

    Para falar a verdade, nao tenho nemhuma idea o que "ht CB tb" , "HT"ou "repetidoras VHF em link" significam.. mas hey, e um bom razao para fazer a prova! ;- )

    Agradeco muito suas ajudas, e uma communidadae muito legal aqui!

    abcs,
    Florian

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    HT = handle talk (um walkie talk mais sofisticado)
    CB = citzen band ou faixa do cidadão. São os rádios que operam na faixa de 27 Mhz, cuja licença não necessita fazer prova, apenas pagar uma taxa ao governo. Pode ser fixo, veicular, ou HT.
    repetidoras VHF = estações instalada no alto de montanhas para fazer link entre rádios distantes.


    Citação Postado originalmente por Florian77 Ver Post
    Boa noite Andre, PP5GAS e Walter

    muito legal, obrigado pela ajuda! Ja comprei os talkabouts no mercadolivre, e vou experimentar na semana que vem no sitio.
    Espero que funciona, e vou escrever mais como foi quando voltar.

    Para falar a verdade, nao tenho nemhuma idea o que "ht CB tb" , "HT"ou "repetidoras VHF em link" significam.. mas hey, e um bom razao para fazer a prova! ;- )

    Agradeco muito suas ajudas, e uma communidadae muito legal aqui!

    abcs,
    Florian

  • #9
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Vc tem razão walter. Se entre a casa e o campo que elevou se deslocar...tiver uma montanha no meio vai ser complicado....mas florian, diga- nos qual região de Floripa é que podemos acertar mais...
    abs
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #10
    Usuário
    Entrada
    11/12/2014
    Local
    FLN/SC
    Idade
    46
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Oi Walter e Andre - obrigado pelo explinacao. vamos ver como funciona - eu estou parte aqui em Florianopolis (Ingleses, Norte da Ilha), e parte em Urubici (SC). No fim de semana posso experimentar se da contato ou nao... aqui em Floripa funciona otimo (os talkabouts chegavam hoje).

    abs

  • #11
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Florian

    Na região litorânea, caso de Floripa, a operação com walkie-talkie é mais viável.
    Já em Urubici eles ficarão bem limitados. Em região montanhosa é melhor operar com repetidoras, porém é preciso ter licença de radioamador.
    No seu caso será possível falar de Florianópolis com Urubici via repetidora 147.210 que está localizada em Rancho Queimado, bem ao lado da BR-282. Aliás você passa por lá para ir ao sítio. Essa repetidora está ligada a mais seis repetidoras mantidas pelo CRARSUL e pelo Clube de Radioamadores de Videira. Uma ampla cobertura do litoral ao Oeste Catarinense.
    Porém aconselho a utilizar radio base para atracar melhor as repetidoras. Embora o uso de HT também seja possível, a potência de 5 watts limita ele bastante.
    Quanto aos HT Baofeng temos tido ótimas referências. Os voluntários da Defesa Civil, com licença de radioamador, aqui de nossa cidade utilizam vinte aparelhos desses sem qualquer problema relatado até agora.
    Faça o teste na ANATEL e logo vamos trocar QSO via VHF.

    Abraço

  • #12
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
    Entrada
    19/10/2012
    Local
    Lavras/MG
    Idade
    59
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Vivendo e aprendendo! É 1ª vez que vejo mençaõ a HT para CB (PX), sempre achei que para "prestar" tinham que ser PY...

    Não são muito comuns? Difícil de achar?

    Sds.
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. detector de radar para iphone ou ipad
      Por alexborba no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 9
      Última resposta: 23/09/2014, 09:10
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 18/09/2012, 14:28
    3. Vendo 2 Walkie Talkie Radio TalkAbout T5525
      Por v1g4r1st4 no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/03/2011, 18:28

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade