x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Usuário Avatar de Leandro-SC
    Entrada
    08/02/2011
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    41
    Posts
    308
    Agradecimentos: 2

    Duvida iniciante HT vs Radio fixo




    Olá amigos


    Gostaria da ajuda de vcs sobre pros e contras do HT e do radio Fixo

    Fiz um passeio esse final de semana onde quase todos tinham radio e peguei um emprestado (Icom v80 se nao me engano). Achei bem legal e estou afim de comprar um radio para andar junto com a galera.

    Esse tal icom achei no ML pra vender algo em torno de 380 pilas, pesquisei e ele é resistente e tal, mais tem uns bem mais baratos.

    E tem tbm os fixos que ai para por no troller teria que por um console pra ficar bom mais instalação e antena(que por sinal acho bem legal uma antena no carro) mais o custo ia bem mais longe.

    Vale a pena o investimento no fixo? a principal diferença que vejo é a potencia 5w no ht e 50w pra cima no fixo isso é muita diferença? existe algum detalhe que nao percebi?

    Grato a todos






  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    Ola Leandro, primeiramente gostaria de esclarescer que qualquer equipamento radiotransmissor para uso do serviço de radioamador só pode ser utilizado por pessoas habilitadas (possuidores do COER e licença de funcionamento da estação). caso não já seja um, recomendaria ir a ANATEL buscar informações para tornar-se radioamador. A ANATEL, está investindo em um sistema de radiolocalização e, junto com a PRF, intensificando a fiscalização nas estradas, apreendendo equipamentos em situação irregular.

    Quanto ao tipo de rádio, o HT tem as vantagens de portabilidade, pode ser conectado a uma antena externa aumentando seu alcance, e a um microfone externo facilitando o uso no veículo. O rádio base so teria a vantagem de ter uma potência maior, como voce disse existe as implicações na instalação, que hoje quase nenhum carro tem espaço para instalar um rádio. A potência maior te daria um ganho em distância de poucos quilômetros em terreno plano e quase nenhum em terreno acidentado, pois o que faria a diferença é a antena externa e não a potência do rádio. o HT funciona com bateria interna o que viria a descarregar com o uso, mas existem adaptadores caso precise de uma durabilidade maior. Já o base funciona com a bateria do carro. Sem contar que o rádio base chama atenção de "amigos do alheio" e o HT voce leva pra qualquer lugar se quiser ficar ouvindo a faixa.

    abraços, Joaquim

  • #3
    Usuário Avatar de JCC :-)
    Entrada
    12/11/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    58
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leandro-SC Ver Post
    Olá amigos


    Gostaria da ajuda de vcs sobre pros e contras do HT e do radio Fixo

    Fiz um passeio esse final de semana onde quase todos tinham radio e peguei um emprestado (Icom v80 se nao me engano). Achei bem legal e estou afim de comprar um radio para andar junto com a galera.

    Esse tal icom achei no ML pra vender algo em torno de 380 pilas, pesquisei e ele é resistente e tal, mais tem uns bem mais baratos.

    E tem tbm os fixos que ai para por no troller teria que por um console pra ficar bom mais instalação e antena(que por sinal acho bem legal uma antena no carro) mais o custo ia bem mais longe.

    Vale a pena o investimento no fixo? a principal diferença que vejo é a potencia 5w no ht e 50w pra cima no fixo isso é muita diferença? existe algum detalhe que nao percebi?

    Grato a todos
    Leandro, seu eu puder sugerir algo a primeira coisa seria: antes de comprar um rádio obtenha a licença de radioamador.
    O meio mais fácil? A Labre mais próxima de você.
    Fixo ou HT? Fiquei muito tempo na dúvida. O HT tem um alcance mais limitado, mas isso quase nunca foi problema em grupos na trilha.
    Depois comprei um rádio fixo Yaesu FT-7900R. Ele tem painel destacável. A central ficou sob o banco e o painel no console central, fácil de ser retirado quando não está em uso. Considere um bom investimento na antena. 50% da performance do rádio está aí.

  • #4
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    Ola Leandro, primeiramente gostaria de esclarescer que qualquer equipamento radiotransmissor para uso do serviço de radioamador só pode ser utilizado por pessoas habilitadas (possuidores do COER e licença de funcionamento da estação). caso não já seja um, recomendaria ir a ANATEL buscar informações para tornar-se radioamador. A ANATEL, está investindo em um sistema de radiolocalização e, junto com a PRF, intensificando a fiscalização nas estradas, apreendendo equipamentos em situação irregular.

    Quanto ao tipo de rádio, o HT tem as vantagens de portabilidade, pode ser conectado a uma antena externa aumentando seu alcance, e a um microfone externo facilitando o uso no veículo. O rádio base so teria a vantagem de ter uma potência maior, como voce disse existe as implicações na instalação, que hoje quase nenhum carro tem espaço para instalar um rádio. A potência maior te daria um ganho em distância de poucos quilômetros em terreno plano e quase nenhum em terreno acidentado, pois o que faria a diferença é a antena externa e não a potência do rádio. o HT funciona com bateria interna o que viria a descarregar com o uso, mas existem adaptadores caso precise de uma durabilidade maior. Já o base funciona com a bateria do carro. Sem contar que o rádio base chama atenção de "amigos do alheio" e o HT voce leva pra qualquer lugar se quiser ficar ouvindo a faixa.

    abraços, Joaquim


    A resposta do Joaquim está correta.

    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.
    A dica que te dou é que providencie o COER e a licença de estação que é bem barata e a taxa de manutenção é anual.
    Procure a Anatel em Florianópolis no seguinte endereço:
    Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro - CEP 88010-450
    Florianópolis/SC
    Telefone: (0XX48) 3212-7000
    Fax: (0XX48) 3212-7007

    Quanto ao tipo de rádio a ser utilizado, pense no seguinte: Alcance!
    O que você realmente precisa? Acima de 5 km prefira o móvel (fixo no carro com antena externa). Abaixo disso o portátil te atenderá bem e o investimento será bem menor.
    Um abraço!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #5
    Usuário
    Entrada
    20/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0
    Fernando, boa tarde..........
    sou de SP, comprei meu 4x4 faz uns 6 meses...........nas trilhas que tenho feito, tenho usado talk about, o que normalmente me deixa ¨na mão¨............e estou interessado em tirar as licenças para só depois investir num rádio PY para o meu Jimny.
    Estou em contato com a LABRE, aqui em SP, li que eles auxiliam no trâmite para obtenção das licenças........correto?
    Abraço
    Nelson
    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    A resposta do Joaquim está correta.

    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.
    A dica que te dou é que providencie o COER e a licença de estação que é bem barata e a taxa de manutenção é anual.
    Procure a Anatel em Florianópolis no seguinte endereço:
    Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro - CEP 88010-450
    Florianópolis/SC
    Telefone: (0XX48) 3212-7000
    Fax: (0XX48) 3212-7007

    Quanto ao tipo de rádio a ser utilizado, pense no seguinte: Alcance!
    O que você realmente precisa? Acima de 5 km prefira o móvel (fixo no carro com antena externa). Abaixo disso o portátil te atenderá bem e o investimento será bem menor.
    Um abraço!

  • #6
    Usuário Avatar de JCC :-)
    Entrada
    12/11/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    58
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Nelson Foto Ver Post
    Fernando, boa tarde..........
    sou de SP, comprei meu 4x4 faz uns 6 meses...........nas trilhas que tenho feito, tenho usado talk about, o que normalmente me deixa ¨na mão¨............e estou interessado em tirar as licenças para só depois investir num rádio PY para o meu Jimny.
    Estou em contato com a LABRE, aqui em SP, li que eles auxiliam no trâmite para obtenção das licenças........correto?
    Abraço
    Nelson
    Nelson, parabéns pela sua atitude em começar certo.
    O processo direto na ANATEL não é muito fácil. No meu caso posso dizer que a Labre-SP foi fundamental na obtenção da minha licença. A Amanda da secretaria me atendeu muito bem.
    Primeiro desafio é inscrever-se para as provas. Quando a Labre informar que as inscrições estão abertas, corra e faça a sua. Estude as apostilas (incluindo as erratas). Eu usei também um material de apoio e algumas pesquisas na internet para entender e não apenas decorar. Conseguir passar para classe C é fácil.
    Com o resultado você primeiro obtem o COER e depois a licença da estação. A Labre faz tudo para você, acredite, vale a pena.
    Daí a escolha do rádio. Eu começaria com um HT mesmo, e depois um rádio fixo do carro. Sempre é bom ter um HT. Caminhando, no alto de um morro você tem grandes chances de falar com alguém. Uma vez, num ponto alto da trilha, fiz contato em Simplex com 5W a mais de 100km de distância.
    Atenção na escolha do rádio. Se for na Santa Efigênia vai constatar que 99% dos rádios estarão desbloqueados, ou seja, são capazes de transmitir fora da faixa autorizada para sua licença de radioamador (VHF 144-148MHz, UHF 430-450MHz). Você terá que garimpar um que opere corretamente. Normalmente eles apenas recolocam um jumper e resetam o transceptor para configuração de fábrica. Se for aqueles chineses genéricos esqueça, eles não respeitam qualquer tipo de legislação.
    Cansei de ouvir que esse baratinho é bom também, igual o outro. Minha experiência prática diz que não! Estou bom um Yaesu VX-7R recém adquirido, é muito superior ao genérico, além de estar homologado na ANATEL. Vale cada R$ a mais.

    Boa sorte e espero ouvi-lo em breve pelas ondas do rádio.

    JCC

  • #7
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Nelson
    Aqui tem um material para estudos: http://www.crarsul.com.br/
    Entre em Downloads para obter as apostilas. No menu Simulado vc pode verificar os seus conhecimentos. São vinte perguntas. Responda todas até o final, quando irá aparecer o resumo com as questões que vc acertou ou errou, com comentários sobre a questão.

    Bons estudos

  • #8
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por JCC :-) Ver Post
    Nelson, parabéns pela sua atitude em começar certo.
    O processo direto na ANATEL não é muito fácil. No meu caso posso dizer que a Labre-SP foi fundamental na obtenção da minha licença. A Amanda da secretaria me atendeu muito bem.
    Primeiro desafio é inscrever-se para as provas. Quando a Labre informar que as inscrições estão abertas, corra e faça a sua. Estude as apostilas (incluindo as erratas). Eu usei também um material de apoio e algumas pesquisas na internet para entender e não apenas decorar. Conseguir passar para classe C é fácil.
    Com o resultado você primeiro obtem o COER e depois a licença da estação. A Labre faz tudo para você, acredite, vale a pena.
    Daí a escolha do rádio. Eu começaria com um HT mesmo, e depois um rádio fixo do carro. Sempre é bom ter um HT. Caminhando, no alto de um morro você tem grandes chances de falar com alguém. Uma vez, num ponto alto da trilha, fiz contato em Simplex com 5W a mais de 100km de distância.
    Atenção na escolha do rádio. Se for na Santa Efigênia vai constatar que 99% dos rádios estarão desbloqueados, ou seja, são capazes de transmitir fora da faixa autorizada para sua licença de radioamador (VHF 144-148MHz, UHF 430-450MHz). Você terá que garimpar um que opere corretamente. Normalmente eles apenas recolocam um jumper e resetam o transceptor para configuração de fábrica. Se for aqueles chineses genéricos esqueça, eles não respeitam qualquer tipo de legislação.
    Cansei de ouvir que esse baratinho é bom também, igual o outro. Minha experiência prática diz que não! Estou bom um Yaesu VX-7R recém adquirido, é muito superior ao genérico, além de estar homologado na ANATEL. Vale cada R$ a mais.

    Boa sorte e espero ouvi-lo em breve pelas ondas do rádio.

    JCC

    Eu sempre penso como usuário e não como fiscal nesses momentos, quando andamos corretos e dentro da lei, não temos problema algum. Portanto, Nelson, você está no caminho certo.
    Quanto a informação do JCC, também é correta em parte.
    Veja no site da Anatel as apostilas e erratas para que você possa estudar para a prova.
    Mas o processo direto na Anatel é fácil sim, posso responder pela Gerência Regional da Bahia, onde trabalho. Não sei quanto a São Paulo que é uma gerência muito maior que a nossa. Mas o modus operandi é o mesmo.
    Vá a Anatel em SP que fica na Rua Vergueiro, nº 3073, Vila Mariana - CEP 04101-300
    Telefone: (0XX11) 2104-8800 (você pode ligar antes e pedir pra falar com o responsável por licença de radioamador - outorga).
    Ele vai te orientar sobre como deve proceder, sobre a emissão das taxas (são baratinhas) e como marcar a data da prova.
    Tire suas dúvidas com ele.
    Na Labre as provas podem ser realizadas também, mas depende de datas e na Anatel você já marca a data que for mais adequada pra você.
    Quanto ao Rádio, procure um rádio HOMOLOGADO.
    Isso será levado em consideração se um dia você for fiscalizado.
    Qualquer dúvida, posso demorar a responder, mas estou a disposição.
    Abraço a todos e boas trilhas!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0
    PP5GAS
    Valeu pela dica.........aproveitarei esses dias no final do ano...........para estudar!!!!!!!!!!!
    Obrigado mesmo............apesar de dar ¨trabalho¨ toda essa ¨burocracia¨, eu prefiro estar em dia com a lei.
    Abraço

    Citação Postado originalmente por PP5GAS Ver Post
    Nelson
    Aqui tem um material para estudos: http://www.crarsul.com.br/
    Entre em Downloads para obter as apostilas. No menu Simulado vc pode verificar os seus conhecimentos. São vinte perguntas. Responda todas até o final, quando irá aparecer o resumo com as questões que vc acertou ou errou, com comentários sobre a questão.

    Bons estudos

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0
    Fernando..............
    muito obrigado pela atenção.............e pelas dicas.......prefiro esperar um pouco..........realizar todo o processo e andar tranquilamente com meu rádio no carro a ficar sempre preocupado.
    Talvez.......neste processo........eu precise de alguma ¨consultoria¨............rsrsrs.............e com certeza, depois de estar com o rádio........iremos nos falar........quem sabe numa viagem à Chapada Diamantina!!!!!!!!!!!!!
    Abraço e obrigado



    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    Eu sempre penso como usuário e não como fiscal nesses momentos, quando andamos corretos e dentro da lei, não temos problema algum. Portanto, Nelson, você está no caminho certo.
    Quanto a informação do JCC, também é correta em parte.
    Veja no site da Anatel as apostilas e erratas para que você possa estudar para a prova.
    Mas o processo direto na Anatel é fácil sim, posso responder pela Gerência Regional da Bahia, onde trabalho. Não sei quanto a São Paulo que é uma gerência muito maior que a nossa. Mas o modus operandi é o mesmo.
    Vá a Anatel em SP que fica na Rua Vergueiro, nº 3073, Vila Mariana - CEP 04101-300
    Telefone: (0XX11) 2104-8800 (você pode ligar antes e pedir pra falar com o responsável por licença de radioamador - outorga).
    Ele vai te orientar sobre como deve proceder, sobre a emissão das taxas (são baratinhas) e como marcar a data da prova.
    Tire suas dúvidas com ele.
    Na Labre as provas podem ser realizadas também, mas depende de datas e na Anatel você já marca a data que for mais adequada pra você.
    Quanto ao Rádio, procure um rádio HOMOLOGADO.
    Isso será levado em consideração se um dia você for fiscalizado.
    Qualquer dúvida, posso demorar a responder, mas estou a disposição.
    Abraço a todos e boas trilhas!

  • #11
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Nelson Foto Ver Post
    Fernando..............
    muito obrigado pela atenção.............e pelas dicas.......prefiro esperar um pouco..........realizar todo o processo e andar tranquilamente com meu rádio no carro a ficar sempre preocupado.
    Talvez.......neste processo........eu precise de alguma ¨consultoria¨............rsrsrs.............e com certeza, depois de estar com o rádio........iremos nos falar........quem sabe numa viagem à Chapada Diamantina!!!!!!!!!!!!!
    Abraço e obrigado
    Estamos aí...
    Abração!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #12
    Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    45
    Posts
    108
    Agradecimento: 1
    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.




    Olá Fernando;
    Bom saber mais sobre este assunto. Eu sou PM do PR e trabalhei por mais de 12 no BPtran de Curitiba. Quando comecei na carreira fazia operações BLITZ e claro, as vezes um jipeiro ou outro com antena no carro acabava caindo na operação (aliás, era dito que se vissem carro com antena era pra averiguar). Uma coisa que lembro bem foi meu instrutor falar sobre a utilização dos rádios por Policiais (não quero que me entenda mal, não estou querendo dizer nada além de que não sei como é o procedimento) que não precisavam da autorização da ANATEL pra "ter ou usar" o rádios nos carros, tendo em vista que a grande maioria dos PMs tem seu próprio HT. Hoje não trabalho mais neste setor, mas gostaria de saber de vc se isso é mesmo uma doutrina assinada ou mais um caso de corporativismo? Tenho a intenção de comprar um radio para a "TREMENDONA" e claro não quero ser indagado sobre uma autorização que não tenho! Nesse caso dos Hts da PM, eles trabalham em faixa diferente dos radio-amadores. Essa carteirinha da anatel é pra faixa em que trabalha os rádios?? Como funciona isso???
    Agradeço sua atenção.
    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Chassi remarcado - dúvida de iniciante.
      Por Wil no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/08/2009, 12:49
    2. Chassis - dúvida de iniciante
      Por Ogro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 01/08/2008, 15:04
    3. Duvida de iniciante
      Por Ilton Filho no fórum Picapes
      Respostas: 29
      Última resposta: 20/03/2008, 00:08
    4. DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H
      Por Walter Carlos Brossel no fórum Suzuki
      Respostas: 16
      Última resposta: 01/03/2005, 23:09

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade