x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14

Tópico: Tamanho do cabo!

  • #1

    Tamanho do cabo!




    Pessoal,

    No meu Jeep, tenho um px instalado funcionando perfeitamente. Agora também comprei um py (2m) e eu mesmo quero instalar no Jeep. A dúvida é a seguinte: o tamanho do cabo para vhf. Sei que o tamanho do cabo para o px (11m) teve que ser a metade da onda, ou seja, 5,5 metros. Para o meu py vai ser a mesma regra Como faço para saber que tamanho de cabo devo usar
    O colega que me vendeu me disse que para vhf essa regra não existe, que eu poderia usar qualquer tamanho de cabo. É verdade
    Também me disse que não preciso me preocupar com a ROE.
    Por vavor uma
    Obrigado

  • #2
    Não sei se a regra é a mesma, acho que não, mas deve ter uma regra similar, mas recomendo comprar um cabo pronto da aquario (assim como a antena deles).

  • #3
    Senhores,

    No caso do PY, tanto para a faixa de UHF quanto VHF o comprimento não é problema, pode-se cortar EXATAMENTE o que vai se utilizar e soldar o conector e a base da antena. O ajuste de potencia, que no PX é feito no cabo e na altura da antena, no caso do PY é feito diretamente na ANTENA. Vale lembrar que o ajuste sempre deve seguir orientação do fabricante da antena. Aconselho sempre que no caso das antenas que devemos CORTAR a haste devemos ajusta-la para a sub-faixa de frequencia que vais se utilizar e ajustá-la cortanto o COMPRIMENTO um pouco maior e ir fazendo o ajuste fino cortando de pouco em pouco sempre com o auxilio do WATTIMETRO acoplado entre o transmissor e a antena, procurando a maior potencia DIRETA e a menor REFLETIDA. Uma tolerancia de 3% de refletida é aceitável. Por exemplo: se a potencia DIRETA está em 42 Watts e a refletida está em 3W está bom nã vale a pena insistir para baixar.... Mesmo no caso da compra do cabo pronto devemos proceder o ajuste da antena conforme instrução do fabricante.

    As vezes não temos um canal específico para operar na faixa de PY então devemos ajustar a antena para um canal intermediário no meio da faixa pois a performance não irá se altera na troca de canais, não pelo menos significativamente... Se voce quiser faça como eu, tenha uma antena ESPECIFICA PARA O SEU CANAL ou frequencia de trabalho e uma outra para a faixa toda (Jipeiro já adora um monte de tralha na viatura, mais umas não farão diferença e não falta de uma vara de pescar ajuda...

    Notem que as potencia permitidas para VHF são de 45 Watts e de UHF é de 25 Watts.

    Sempre que possível ou em caso de desconfiança da performance meça a potencia direta e refletida do conjunto.


    Espero ter ajudado, um abraço

  • #4
    Marcelino,
    Vc não quebrou meu galho, quebrou a árvore inteira...
    No Jeepão Veí, eu estava querendo usar o mesmo cabo para o px e para o py, ou seja, quando eu quiser usar o px, conecto o cabo ao px e coloco a antena b-2070, quando quiser usar o py, conecto o cabo no py e coloco a antena m-410c. Acho que não me dará trabalho, pois os rádios ficarão fixos abaixo do painel, ficando fácil a conexão do cabo, a antena sobressalente vai dentro da viatura e como vc disse, na pescaria...
    Mais uma coisa, cortei a aste da antena conforme orientação do fabricante e de acordo com a sub-faixa que mais vou usar, só que não entendo o que é potência DIRETA e REFLETIDA, se vc poder me explicar melhor, agradeço muito.
    Estou vendo tb que vou ter que comprar um wattimetro / medidor de ROE, que não possuo ainda. Mais uma pergunta... qual wattimetro / medidor de ROE devo comprar Ele poderá ser utilizado tanto para o px quanto para o py, ou é diferenciado



    Grande Walla,
    Obrigado por também responder

  • #5
    Marcelo,

    Se a conexão da antena for a mesma não há problema desde que voce ajuste o comprimento do cabo (ou se ele já estiver ajustado no caso de cabo comprado pronto) somente verifique se os conectores da base da antena são compatíveis. No RED ALERT optei por ter duas instalações pois numa trilha disponho dos dois meios de comunicação ao mesmo tempo, obviamente não iremos transmitir nos dois equiapamentos ao mesmo tempo mas podemos obter o melhor dos dois mundos. A instalação de duas antenas uma de cada lado da viatura fica somente restrita a estética adotada pelo proprietário, eu não estou nem aí pois a viatura não tem que se destacar pela sua beleza não é mesmo? Outro fato importante é que prefior andar com duas antenas a ter que parar para trocar antena e cabo do rádio ou correr o risco de transmitir com a antena errada (PX no lugar de PY, por exemplo)..

    Em relação às potencias vamos lá:

    POTENCIA DIRETA - É aquela enviada pelo rádio DIRETAMENTE para o rádio através do cabo.
    POTENCIA REFLETIDA- É aquela REFLETIDA ou devolvida pela antena para o rádio.

    Ambas são medidas em Watts e uma (RELETIDA) tende a anular a outra (DIRETA) diminuindo o rendimento do conjunto. Por exemplo, se um transmissor envia para a antena 45 Watts e a antena devolve ou reflete 5 watts temos como total transmitido somente 40 W.... Os fatores que podem influenciar na potencia refletida são vários (ajuste de antena, plano terra inadequado ou insuficiente, conectores mal soldados, cabo com problemas etc).


    No PX o pessoal adota mais o conceito de ROE ou Relação de Onda Estacionária que tem a ver com o rendimento do sistema, ou seja para uma ROE igual a 3 por exemplo, somente 75% da energia gerada pelo transmissor está sendo efetivamente sendo irradiada...Por isso o pessoal do PX utiliza o medidor de ROE pois este apresenta o resultado de todo o conjunto (TRANSMISSOR, CABO E ANTENA) apresentado somente o resultado ou a ROE.

    Alguns valores de ROE e sua relação de rendimento do conjunto:

    ROE RENDIMENTO DO CONJUNTO (%)
    1,00------------------100
    1,50------------------ 96
    2,00------------------ 89
    2,50------------------ 82
    3,00------------------ 75

    O ideal seria sempre uma ROE de 1:1 ou seja 100% mas até 1:1,5 está muito BOM...

    Em relação a voce comprar o wattímetro ( uma para cada faixa )vai de acordo com a sua necessidade ou disposição do pessoal da sua região em poder emprestar um.. Para o PX o medidor de ROE é bem barato, voce pode comprar um por no máximo R$80,00. Eu tenho um antigão INCTEST que já disponho há anos...

    Para o PY já é um pouco mais caro, tem um da YAESU que também apresenta ROE diretamente e deve estar na faixa de uns R$300,00.

    Para uso normal não acho que voce deva comprar sozinho os wattimetros e medidores de ROE. Opte por pedir emprestado ou comprar em conjunto com um pessoal amigo (estes não faltarão no nosso meio não?)

    A preocupação em medir o rendimento dos rádios não deve ser tão grande, se a instalação for bem feita voce deverá medir, somente para verificação, uma vez a cada seis meses ou nos casos de desconfiança de PERDA de rendimento ou algum fato estranho como quebra de antena ou uma trilha mais pesada, de forma a previnir ...

    Será que ajudei ou compliquei tudo?

    Um abraço

  • #6
    Marcelino,

    Muito obrigado, você me ajudou bastante, aprendi muito com suas explicações, parabéns
    Até os seus conselhos foram úteis para mim

    Valeu

  • #7
    Marcelo e Pessoal,

    Estou a disposição do todos os amigos do Forum, contribuo com que sei um pouco e aprendo muito com os demais, valeu, um abraço.

  • #8

    Cabo

    Marcelinho
    Poderia me dar uma dica com relação a instalação de um PX no troller, cad um diz uma coisa, gostaria de saber qual o comprimento ideal do cabo para uma antena aquariu 2070 1,62 m, poderia me ajudar ??
    abrs.
    jk

    Citação Postado originalmente por marcelino
    Marcelo,

    Se a conexão da antena for a mesma não há problema desde que voce ajuste o comprimento do cabo (ou se ele já estiver ajustado no caso de cabo comprado pronto) somente verifique se os conectores da base da antena são compatíveis. No RED ALERT optei por ter duas instalações pois numa trilha disponho dos dois meios de comunicação ao mesmo tempo, obviamente não iremos transmitir nos dois equiapamentos ao mesmo tempo mas podemos obter o melhor dos dois mundos. A instalação de duas antenas uma de cada lado da viatura fica somente restrita a estética adotada pelo proprietário, eu não estou nem aí pois a viatura não tem que se destacar pela sua beleza não é mesmo? Outro fato importante é que prefior andar com duas antenas a ter que parar para trocar antena e cabo do rádio ou correr o risco de transmitir com a antena errada (PX no lugar de PY, por exemplo)..

    Em relação às potencias vamos lá:

    POTENCIA DIRETA - É aquela enviada pelo rádio DIRETAMENTE para o rádio através do cabo.
    POTENCIA REFLETIDA- É aquela REFLETIDA ou devolvida pela antena para o rádio.

    Ambas são medidas em Watts e uma (RELETIDA) tende a anular a outra (DIRETA) diminuindo o rendimento do conjunto. Por exemplo, se um transmissor envia para a antena 45 Watts e a antena devolve ou reflete 5 watts temos como total transmitido somente 40 W.... Os fatores que podem influenciar na potencia refletida são vários (ajuste de antena, plano terra inadequado ou insuficiente, conectores mal soldados, cabo com problemas etc).


    No PX o pessoal adota mais o conceito de ROE ou Relação de Onda Estacionária que tem a ver com o rendimento do sistema, ou seja para uma ROE igual a 3 por exemplo, somente 75% da energia gerada pelo transmissor está sendo efetivamente sendo irradiada...Por isso o pessoal do PX utiliza o medidor de ROE pois este apresenta o resultado de todo o conjunto (TRANSMISSOR, CABO E ANTENA) apresentado somente o resultado ou a ROE.

    Alguns valores de ROE e sua relação de rendimento do conjunto:

    ROE RENDIMENTO DO CONJUNTO (%)
    1,00------------------100
    1,50------------------ 96
    2,00------------------ 89
    2,50------------------ 82
    3,00------------------ 75

    O ideal seria sempre uma ROE de 1:1 ou seja 100% mas até 1:1,5 está muito BOM...

    Em relação a voce comprar o wattímetro ( uma para cada faixa )vai de acordo com a sua necessidade ou disposição do pessoal da sua região em poder emprestar um.. Para o PX o medidor de ROE é bem barato, voce pode comprar um por no máximo R$80,00. Eu tenho um antigão INCTEST que já disponho há anos...

    Para o PY já é um pouco mais caro, tem um da YAESU que também apresenta ROE diretamente e deve estar na faixa de uns R$300,00.

    Para uso normal não acho que voce deva comprar sozinho os wattimetros e medidores de ROE. Opte por pedir emprestado ou comprar em conjunto com um pessoal amigo (estes não faltarão no nosso meio não?)

    A preocupação em medir o rendimento dos rádios não deve ser tão grande, se a instalação for bem feita voce deverá medir, somente para verificação, uma vez a cada seis meses ou nos casos de desconfiança de PERDA de rendimento ou algum fato estranho como quebra de antena ou uma trilha mais pesada, de forma a previnir ...

    Será que ajudei ou compliquei tudo?

    Um abraço

  • #9
    Jr. e Senhores,

    Opte por comprar o cabo pronto da AQUARIUS (aproveite que ela é do Paraná), medir o cabo e soldar o conector pode ser complicado...assim fica somente o ajuste do comprimento da antena para voce fazer.... O cabo que eventualmente sobrar deixe-o "espalhado" e escondido na viatura... NUNCA faça o que muitos fazem, enrolando-o em algum canto...

    um abraço,

  • #10

    Cabo

    Obrigado pela dica Ok

    jk
    Citação Postado originalmente por marcelino
    Jr. e Senhores,

    Opte por comprar o cabo pronto da AQUARIUS (aproveite que ela é do Paraná), medir o cabo e soldar o conector pode ser complicado...assim fica somente o ajuste do comprimento da antena para voce fazer.... O cabo que eventualmente sobrar deixe-o "espalhado" e escondido na viatura... NUNCA faça o que muitos fazem, enrolando-o em algum canto...

    um abraço,

  • #11
    Usuário
    Entrada
    21/03/2008
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    45
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Tamanho do cabo

    Citação Postado originalmente por marcelino Ver Post
    Jr. e Senhores,

    Opte por comprar o cabo pronto da AQUARIUS (aproveite que ela é do Paraná), medir o cabo e soldar o conector pode ser complicado...assim fica somente o ajuste do comprimento da antena para voce fazer.... O cabo que eventualmente sobrar deixe-o "espalhado" e escondido na viatura... NUNCA faça o que muitos fazem, enrolando-o em algum canto...

    um abraço,
    Marcelino, gostaria de saber qual seria o melhor cabo para instalar um PX numa TRACKER , comprei um da aquarius agora acho que é de 3,5 m com uma antena b2080, e estou a procura de alguém na minha cidade que faça esse ajuste de ROE você conhece alguém de João Pessoa - PB

  • #12
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sammy Ver Post
    Marcelino, gostaria de saber qual seria o melhor cabo para instalar um PX numa TRACKER , comprei um da aquarius agora acho que é de 3,5 m com uma antena b2080, e estou a procura de alguém na minha cidade que faça esse ajuste de ROE você conhece alguém de João Pessoa - PB
    Olha, eu instalei na minha tracker com uma B2050 e o cabo da aquario e ficou tudo certinho, conferindo num analisador de antena, que vai muito além de medir ROE.

    Normalmente, se a instalação não tiver nada muito estranho, as coisas saem de fábrica funcionando.

    Passei o cabo pelo lado direito do carro, e o cabo por trás da lanterna. Não consegui passar pelo flexível do porta-malas, mas com jeito e detergente (ou vaselina) deve funcionar.

    Dê uma lida neste tópico, onde eu documentei o processo. (PX ou PY para Tracker / GV...)
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabo de guincho em Kevlar - Dúvidas
      Por Nava no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 28/02/2019, 11:48

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade