x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/08/2018
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    30
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Carro para turismo 7 lugares, Salvador x Chapada Diamantina, qual comprar?




    Pessoal sou novo no forum e estou com uma grande dúvida em minha vida!


    Vamos lá!
    Para começo de conversa eu possuo um Palio Weekend ELX Fire 1.4 2006/2007.
    Meu conhecimento sobre carros é mínimo.


    Comecei a trabalhar com turismo, fazer excursões com meu carro para a Chapada Diamantina (moro em Salvador). As excursões tem distância total entre 1050 - 1600km. Minhas excursões possuem muitas partes que rodo em estrada de chão (das mais diversas qualidades). As vezes chego a rodar até 300km nelas.


    Acontece que em feriados ou viagens "encomendadas" eu vou de van/microonibus (fretadas), mas outras viagens com menos pessoas, de 4 a 8, nós vamos de carro. Eu estou querendo comprar um carro novo para que atenda diretamente as minhas necessidades nesse tipo de viagem.
    Hoje eu consigo vender o meu carro por uns 15-17mil, e eu poderia colocar mais uns 15mil para atualizar o carro, totalizando uma compra de mais ou menos 30mil.

    Já passou por minha cabeça em comprar: Doblo, Spin, Grand Livina, etc, esses 7 lugares convencionais. Sempre soube que também poderia tentar comprar um desses carros "relíquidas" que se eu desse sorte poderia comprar um carro bom, que aguenta o tranco e que a manutenção seria bem em conta.... por isso andei pensando ultimamente em comprar aquelas toyota hilux sw4 antigas (7 lugares por volta dos anos 2000), a diesel, pelo que vi faz 10-11km na cidade e 13-14km na estrada, é 4x4 e dizem que o carro nunca quebra... sem falar que é 3.0 e seria perfeito para eu rodar na chapada diamantina.

    Ainda tem o detalhe que o planejamento para o futuro é explorar o cicloturismo na região, então eu teria uma carretinha que iria puxar 7 bicicletas (aumentando o peso), então teoricamente um carro 3.0 iria ser de extrema ajuda nessa função ai...


    (Lembrando que meu objetivo NÃO é explorar estradas de offroad. A chapada diamntina tem muitas estradas de terra, é verdade, estradas com buracos, muitas pedras e cascalho, mas são MUUUITO diferentes das estradas offroad que o pessoal faz as trilhas e que aí sim exige MUITO do carro. As estradas que esse carro iria passar, qualquer carro passa, talvez quebre um item ou outro por conta da má manutenção ou forma que o motorista dirige, mas enfim, são estradas de terra "normais".)

    Esse está sendo o meu pensamento atual... em vez de comprar um 7 lugares convencional por 30mil anos 2010-2013 (no maximo), eu tentaria comprar um carro "mais adequado", mesmo que mais velho, como esse que citei.

    Como já disse, meu conhecimento sobre carros é mínimo, queria saber se eu to viajando na maionese mesmo...
    Se voces também souberem algo sobre a questão da manutenção (Que é MUUITO importante) seria legal!!

    Ficaria muito grato em trocar uma ideia com o pessoal! Estou super aberto a isso. Quero dar o máximo de segurança e conforto para meus clientes evitando ao máximo perrengues nas viagens.

    Obrigado pessoal
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por impetusturismo Ver Post
    Pessoal sou novo no forum e estou com uma grande dúvida em minha vida!


    Vamos lá!
    Para começo de conversa eu possuo um Palio Weekend ELX Fire 1.4 2006/2007.
    Meu conhecimento sobre carros é mínimo.


    Comecei a trabalhar com turismo, fazer excursões com meu carro para a Chapada Diamantina (moro em Salvador). As excursões tem distância total entre 1050 - 1600km. Minhas excursões possuem muitas partes que rodo em estrada de chão (das mais diversas qualidades). As vezes chego a rodar até 300km nelas.


    Acontece que em feriados ou viagens "encomendadas" eu vou de van/microonibus (fretadas), mas outras viagens com menos pessoas, de 4 a 8, nós vamos de carro. Eu estou querendo comprar um carro novo para que atenda diretamente as minhas necessidades nesse tipo de viagem.
    Hoje eu consigo vender o meu carro por uns 15-17mil, e eu poderia colocar mais uns 15mil para atualizar o carro, totalizando uma compra de mais ou menos 30mil.

    Já passou por minha cabeça em comprar: Doblo, Spin, Grand Livina, etc, esses 7 lugares convencionais. Sempre soube que também poderia tentar comprar um desses carros "relíquidas" que se eu desse sorte poderia comprar um carro bom, que aguenta o tranco e que a manutenção seria bem em conta.... por isso andei pensando ultimamente em comprar aquelas toyota hilux sw4 antigas (7 lugares por volta dos anos 2000), a diesel, pelo que vi faz 10-11km na cidade e 13-14km na estrada, é 4x4 e dizem que o carro nunca quebra... sem falar que é 3.0 e seria perfeito para eu rodar na chapada diamantina.

    Ainda tem o detalhe que o planejamento para o futuro é explorar o cicloturismo na região, então eu teria uma carretinha que iria puxar 7 bicicletas (aumentando o peso), então teoricamente um carro 3.0 iria ser de extrema ajuda nessa função ai...


    (Lembrando que meu objetivo NÃO é explorar estradas de offroad. A chapada diamntina tem muitas estradas de terra, é verdade, estradas com buracos, muitas pedras e cascalho, mas são MUUUITO diferentes das estradas offroad que o pessoal faz as trilhas e que aí sim exige MUITO do carro. As estradas que esse carro iria passar, qualquer carro passa, talvez quebre um item ou outro por conta da má manutenção ou forma que o motorista dirige, mas enfim, são estradas de terra "normais".)

    Esse está sendo o meu pensamento atual... em vez de comprar um 7 lugares convencional por 30mil anos 2010-2013 (no maximo), eu tentaria comprar um carro "mais adequado", mesmo que mais velho, como esse que citei.

    Como já disse, meu conhecimento sobre carros é mínimo, queria saber se eu to viajando na maionese mesmo...
    Se voces também souberem algo sobre a questão da manutenção (Que é MUUITO importante) seria legal!!

    Ficaria muito grato em trocar uma ideia com o pessoal! Estou super aberto a isso. Quero dar o máximo de segurança e conforto para meus clientes evitando ao máximo perrengues nas viagens.

    Obrigado pessoal

    Minha experiência:

    1- hilux SW4 - na real é para 5 lugares. Os dois lugares atras são para crianças pequenas !!! Nenhum adulto com mais de 1.50 mts aguentaria viajar ali. (tenho uma). E não faz 13/14 Km na estrada não. Fica entre 10 e 11.

    2- Veraneio a diesel - É para 7/8 lugares com conforto. Não tem veraneios 0 Km. (tenho uma) Motor q20b. Entre 10 e 12

    3- Furglaine Ford -É para 7/8 lugares - Motor da F1000 - Não existe 0 Km. Pode colocar tração 4x4 da F1000 (tenho uma) Entre 10 e 12

    4- Van Mercedes 0 KM - 9 lugares - Não me lembro do nome agora, acho que seria van vito

    5- Van Mercedes usada de 12 lugares

    Abs
    Alvaro Angelo
    -
    4X4 Brasil
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #3
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Difícil tarefa a sua! Já procurei muito um carro para 7 lugares!

    Quase:-
    - Chrysler Grand Caravan, em 2014 uma 2004 com 60mil km R$ 40 mil
    - Dodge Journey custava mais ainda!
    - Doblo muito pouco espaço! sem conforto.
    - Pajero GLS-B
    - Pajero Full

    No final adquiri uma Zafira 2009 Elite Flex automática, único dono com 24 mil km, tenho até hoje! 7 passageiros de verdade!
    Mecânica consagrada! Não é tão econômica de combustível como um carro médio pequeno, mas a manutenção é fácil e barata!

    (Ví uma com pneus bem maiores e lameiros, o dono dela utiliza para ir até o sítio, segundo ele não pega na lataria!)

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Tb votaria na GM Zafira.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #5
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    E ai.. bem vindo ao forum..

    Acho que estamos no mesmo barco.. moro em Mucugê, dono do Camping Mucugê. Apareça aqui um dia..


    Então, ja analisei e ainda analiso muito a questão de carro. E não sei o que fazer..rs.

    Eu tento achar um carro que seja no minimo 7 lugares, diesel e se possivel, 4x4.

    Carros como doblo, zafira e etc acho que nao aguentam o tranco de rodar nas estradas da chapada (onde até o asfalto é ruim), com lotacao maxima.. com 1 ano o carro vai estar desmontando.

    SUV 4x4 como Sw4, Pajero e etc tem 7 lugares no documento, mas o acesso a 3ª fileira de bancos é uma bosta.. e nao da pra ficar mais de 1h sentado lá..

    Van diesel acho que aguentam, pois o transporte local entre as cidades da chapada é feita por elas..

    No seu cenario, vc roda muito asfalto (deslocamento Salvador - Chapada), então tem que considerar muito isso. Para a minha, eu rodaria quase a mesma coisa de chão e asfalto..pois já estou dentro da Chapada Diamantina..

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/08/2017
    Local
    Duque de Caxias/RJ
    Idade
    52
    Posts
    161
    Agradecimentos: 7
    A única contribuição de informação que posso dar ao amigo, é quanto ao consumo da hilux, tenho uma 2002 é viajo sempre com ela e a uso no dia-a-dia e, o consumo real fica entre 10,5 (cidade) e 11,5 (estrada). Pelo menos a minha nunca fez nada diferente disso, e abasteço a cada 500 kms rodados, e todas as vezes tiro a média, já fazendo isso a mais de um ano.
    Depois de conhecer desde o Maranhão até o Chile de moto, troquei a moto por uma toyota e tô feliz pra caramba !!!!

  • #7
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Minha contribuição considerando veículos realmente e extremamente rústicos e duráveis:

    GM Veraneio com motor diesel Maxion S4 e câmbio 5 marchas

    Ford Furglaine com motor diesel MWM 229 e câmbio 5 marchas

    Micro ônibus Agrale (antigo, quadradinho de fibra) diesel com motor MWM 229.

    Há coisa de 15 anos atrás saiu na Revista 4x4 e Cia se não engano uma empresa que fazia esses passeios e tinha duas Veraneios. Reformaram as veraneios, ficou show.

    Todos que falei são veículos que podem ser comprados em bom estado na faixa de 20 a 30 mil reais e se quiser puxar reboque pra carregar bikes e tal vai de boa.

    Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Eu reitero as recomendações do colega RFDEX e inclusive tenho um Agrale 1800D, cuja mecânica (de caminhão) é muito confiável e barata.
    Esses veículos aguentam bem o uso em estrada de terra carregados.
    Por outro lado, dependendo do grau de exigência dos seus clientes, terá que partir para vans mais modernas (Sprinter, Master...) que tem ar-condicionado, são mais silenciosas e macias. Porém a médio prazo terá mais gasto com manutenção, principalmente das suspensões.

  • #9
    Colega,

    Bem vindo e não desapareça, tem muita gente que investe tempo aqui tentando ajudar os outros.

    Tudo que foi sugerido são boas opções, eu tenho uma Veraneio 94, diesel com 9 lugares, ar dianteiro e traseiro, seria perfeito para sua aplicação, mas rara de se achar e muito valorizada. Carro feito para durar gerações e passível de instalar 4x4.

    A veraneio que o colega citou da revista é da Terra Expedições: Terra Expedições - VEICULOS UTILIZADOS NAS EXPEDIÇÕES

    Porém o mais importante vc disse no começo: "meu conhecimento com carros é mínimo"...

    Sendo assim, na minha opinião, esqueça carro antigo! Por melhores sejam, fortes, robustos inquebráveis, eles exigem conhecimento do dono. A idade deles sempre pede atenção.
    Se não entende de carro até agora é pq não tem interesse nisso, portanto não é hora de aprender sobre carros e sim focar no seu projeto.

    Se seu foco é turismo, o carro não pode te deixar na mão e não pode ser sua preocupação.

    Já pensou em alugar?! Numa locação a manutenção é por conta da locadora e você não imobiliza seu dinheiro.
    Usa por 1 ano e a própria locadora já troca por outro novo.
    Carro antigo é difícil fazer seguro. Como vai se responsabilizar pelos seus clientes, desde acidente a quebra do veículo?!
    Locadoras tem fácil a Spin com 7 lugares, não sei se aquela versão com apliques é mais alta...
    Acesso ao banco do porta-malas é ruim, mas o carro será novo, o ar vai funcionar, vai ser silencioso...
    Coloca uma carretinha para as malas e de quebra, no tampo da carretinha vão as bikes.

    Pense nisso.

    T+
    4X4 Brasil Razão: português incorreto

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    taguatinga/DF
    Posts
    364
    Agradecimentos: 13
    Sua aplicação seriam viagens a trabalho ou lazer?

  • #11
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Colega,

    Bem vindo e não desapareça, tem muita gente que investe tempo aqui tentando ajudar os outros.

    Tudo que foi sugerido são boas opções, eu tenho uma Veraneio 94, diesel com 9 lugares, ar dianteiro e traseiro, seria perfeito para sua aplicação, mas rara de se achar e muito valorizada. Carro feito para durar gerações e passível de instalar 4x4.

    A veraneio que o colega citou da revista é da Terra Expedições: Terra Expedições - VEICULOS UTILIZADOS NAS EXPEDIÇÕES

    Porém o mais importante vc disse no começo: "meu conhecimento com carros é mínimo"...

    Sendo assim, na minha opinião, esqueça carro antigo! Por melhores sejam, fortes, robustos inquebráveis, eles exigem conhecimento do dono. A idade deles sempre pede atenção.
    Se não entende de carro até agora é pq não tem interesse nisso, portanto não é hora de aprender sobre carros e sim focar no seu projeto.

    Se seu foco é turismo, o carro não pode te deixar na mão e não pode ser sua preocupação.

    Já pensou em alugar?! Numa locação a manutenção é por conta da locadora e você não imobiliza seu dinheiro.
    Usa por 1 ano e a própria locadora já troca por outro novo.
    Carro antigo é difícil fazer seguro. Como vai se responsabilizar pelos seus clientes, desde acidente a quebra do veículo?!
    Locadoras tem fácil a Spin com 7 lugares, não sei se aquela versão com apliques é mais alta...
    Acesso ao banco do porta-malas é ruim, mas o carro será novo, o ar vai funcionar, vai ser silencioso...
    Coloca uma carretinha para as malas e de quebra, no tampo da carretinha vão as bikes.

    Pense nisso.

    T+

    Alugar eu acho super viável.. ainda mais que o cara vem se Salvadora pra Chapada e volta.. aluga um doblo e pronto.. se for época de chuva pode ate alugar um 4x4..

  • #12
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Eu reitero as recomendações do colega RFDEX e inclusive tenho um Agrale 1800D, cuja mecânica (de caminhão) é muito confiável e barata.
    Esses veículos aguentam bem o uso em estrada de terra carregados.
    Por outro lado, dependendo do grau de exigência dos seus clientes, terá que partir para vans mais modernas (Sprinter, Master...) que tem ar-condicionado, são mais silenciosas e macias. Porém a médio prazo terá mais gasto com manutenção, principalmente das suspensões.


    Pelo que conheço do publico da Chapada.. tem que ter o minimo de conforto.. ar condicionado e uma acomodacao aceitavel (tipo os 6º e 7º lugar da Doblo).. aqueles bancos da Sw4 nao dá.. até pra acessa a 3ª fileira é horrivel.

    Uma opção que talvez seja viável é a Defender 110 9 lugares ou uma Bandeirante longa, 8 lugares..mas todas com um investimento considerável para ter um conforto.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. De SP para Chapada Diamantina via BR-135
      Por Spike no fórum Planejamento
      Respostas: 19
      Última resposta: 07/01/2014, 14:18
    2. Chapada Diamantina, Jalapão e Chapada dos Veadeiros - Julho / Agosto de 2012
      Por roberto.cardoso@ig.com.br no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 20
      Última resposta: 18/12/2013, 14:19
    3. RJ x Chapada Diamantina
      Por vagnercarvalho no fórum Planejamento
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/12/2012, 09:01
    4. Rio - Chapada Diamantina
      Por Luiz Castilho no fórum Planejamento
      Respostas: 21
      Última resposta: 23/08/2010, 15:03
    5. Chapada Diamantina
      Por rodrigo vasconcelos no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 06/10/2008, 17:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade