x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/04/2018
    Local
    teresina/PI
    Idade
    41
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    D20 ou F1000 ou bandeirante?




    boa noite pessoal, sou novo no forum e tenho duvidas sobre um segundo veiculo a ser adquirido.
    a duvida é entre uma D20, F1000 e toyota bandeirante, este será um segundo veiculo, usado apenas pra lazer, as minha duvidas sao quanto a suspensao e a combinaçao cambio motor.

    as opçoes que tenho é a d20 s4, s4t ou s4t plus logico que vai variar de acordo com o preço, a f1000 mwm 229 turbo ou aspirada ambas 4x2, a bandeirante longa ou curta, motor mercedes om 314 ou 364 ambos aspirado.

    nunca tive experiencia com motores LSD, apenas os HSD, o que eu procuro nesses veiculos sao motores com torque em baixa aliado com uma transmissao de relaçoes curtas e nesse ponto me decepcionei com os HSD.

    Suspensao: a da bandeirante eu ja conheço, feixe de molas na frente e atras, me agrada pela confiabilidade e é firme. a suspensao da d20 e da f1000 nao conheço, por isso queria saber a mais firme e o curso, me refiro a dianteira. a unica coisa que sei da d20 é a roda que costuma cair, mas li que com o pivo original e manutençao em dia é tranquilo.

    motor/cambio: coloque este 2 itens juntos, pois nao adianta ter um motor forte e um cambio longo, eventualmente puxarei um reboque com aproximadamente 800kg, e acho um saco o motor ratiando em segunda marcha sem força logo apos passar por um quebra molas(mesmo vazia, vide HSD).

    Pesquisei bastante e tenho dados de relaçao do cambio e diferencial da D20 e bandeirante, sempre faço comparaçoes, da F1000 nao tenho conhecimento, queria que alguem me ajudasse.

    enfim, nao sei se fui claro, mas procuro um veiculo com essas caracteristicas, forte principalmente em primeira e segunda marcha, com motor que nao fique pedindo tanto pra reduzir marcha. Se alguem ja teve D20 com esses 3 motores, se manifestar, pois as s4t e s4t plus utilizam o mesmo cambio e ja a s4 tem um cambio mais reduzido.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    15/01/2018
    Local
    Assai/PR
    Idade
    36
    Posts
    71
    Agradecimentos: 4
    Meu pai teve D20 mas como motor Q20 B maçarico, muito boa só o problema e a roda, e cai mesmo não adianta por pivô original, certo é trocar sempre e em termos de conforto diria que fica entre toiota e f1000,agora ele tem uma F1000 95 mwm 229 turbo, exelente carro, econômica, motor confiável e muito barato pra mexer e de maciez não tem pra ninguem mas se for pegar uma não compre as do ano 93 ou começo de 94 pq é cambio pequeno do tipo da s10 ai não aguenta e se caso for andar e lama ai descarte de vez a d20 e procure uma band ou F 4x4

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/04/2018
    Local
    teresina/PI
    Idade
    41
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jr borges Ver Post
    Meu pai teve D20 mas como motor Q20 B maçarico, muito boa só o problema e a roda, e cai mesmo não adianta por pivô original, certo é trocar sempre e em termos de conforto diria que fica entre toiota e f1000,agora ele tem uma F1000 95 mwm 229 turbo, exelente carro, econômica, motor confiável e muito barato pra mexer e de maciez não tem pra ninguem mas se for pegar uma não compre as do ano 93 ou começo de 94 pq é cambio pequeno do tipo da s10 ai não aguenta e se caso for andar e lama ai descarte de vez a d20 e procure uma band ou F 4x4
    muito obrigado pelo feedback, sobre essas f1000, 93 começo 94, que vc disse pra nao pegar, a motorizaçao dela nao é o mwm 229? quer dizer que essa sua 95 usa o mesmo motor das 93-94 mas com cambio diferente? nao usarei em lama, o 4x4 nao sera necessario.

  • #4
    Ítalo,

    Conheço D20 S4T, na verdade uma Veraneio 1994!
    Carro em casa desde zero km.

    Hoje com 600.000km, a roda nunca caiu!
    Pivô trocamos 2 vezes os inferiores e recentemente os superiores (que ainda eram originais).
    Tudo nessa vida quebra, uns cuidam mais outros menos... Pivô dá sinais que está ruim, a roda não cai do além!

    Carro usado basicamente em rodovia (castelo branco, aqui em São Paulo) e campo (estradas de terra, pastos, etc..).
    O Motor ainda é original, nunca aberto. Turbina a mesma desde zero, tb nunca mexida.

    Só andou de guincho 2 vezes, quando o rolamento do cardan resolveu quebrar e outra o garfo da embreagem quebrou.

    Usei muito ela puxando o Jeep no towbar, para deslocar o Jeep de São Paulo para o Interior, e vice-versa.
    Nessa condição ando a 100km/h na castelo. Tomando todos os cuidados de distância, mesmo que o motor aguente levar tudo, o freio com um trambolho atrás exige cuidado.

    O Cambio que acompanha os S4T é um ZF, usado em caminhões pequeno, e tem a 5ªdrive.
    Já os cambio dos S4 é o Eaton 2615B, com a primeira bem curta e 5ª 1:1 (se não me engano). Um belo cambio tb.

    O ZF é mais robusto (e um monstro) e tem engates mais precisos, mas o 2615B me parece mais macio (tenho o 2615B no meu Jeep)

    O motor S4T na D20 cabine simples é espetacular, anda pra KCT, nela poderá puxar seus 800kg como se não tivesse puxando nada.


    Da F1000, eu pessoalmente só não gosto da suspensão dianteira, que muda geometria conforme trabalha... tipo traseira de fusca.
    Conforto da F1000 e D20, sem dúvida muito superior à Toyota.

    Ah! O Motor S4TPlus já é mais sensível a maus tratos, mas tem mais torque e potência...

    T+

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/04/2018
    Local
    teresina/PI
    Idade
    41
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    paulo andre, muito obrigado pela resposta, a minha busca é por uma d20 cabine dupla com motor maxion s4t, estou quase decidido quanto a isso, so esta meio dificil achar uma em otimo estado de conservaçao sendo cabine dupla, a maioria sao cabine simples e algumas com caçamba de madeira.

    vi algumas s4 e estou com bastante duvida quanto a diferença de desempenho em relaçao ao s4t, pois o cambio é mais curto e falta a turbina, a diferença é muito grande? se mandar turbinar fica parecido o desempenho ou nao vale a pena? sendo melhor procurar uma com turbina de fabrica?

    me explica melhor sobre a suspensao da f1000 que a geometrica varia conforme trabalha, nao entendi muito bem.

  • #6
    Ítalo,

    Não dirigi nenhuma S4 então não posso afirmar, mas numericamente é bem inferior ao S4T.
    Veja este tópico sobre esses motores:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...aco-ideia.html (Maxion S4, S4T e mais outros que não faço idéia...)

    Se pegar um S4 e turbinar, creio não haver problema nenhum, internamente o motor é o mesmo, acho que muda a BI que no caso do S4T tem LDA. Inclusive o Carlos Salles aqui do fórum tem boas receitas pra ele...
    O motor que muda internamente é o S4TPlus, o cabeçote é outro (quase certeza).

    Esse aqui tranformou um S4 em S4T:

    Forca turbo: a preparacao do motor da minha Chevrolet D-20 Custom, o Project Cars #241 - FlatOut!

    Eu prefiro pegar um S4T ja pronto de fábrica, assim não gastará com adaptações.
    Mas se não achar, sabe que terá como chegar nele por outros meios.

    Com relação a suspensão das F1000, é gosto pessoal mesmo, como disse, nada que desabone.
    O que digo que altera a geometria, é que a suspensão "Twin i Bean" quando abre a fecha o curso, acaba mudando a cambagem.
    Isso não interfere em nada, mas lembro que em rodovias, quando passa por ondulações, fica aquela frentona tipo barco quebrando onda e firmando a proa... Minha sensação é de ser mais instável, porém ela proporciona maior curso.
    Tanto as 4x2 como as 4x4 tem o mesmo princípio.
    Minha experiência com F1000 é mínima e posso estar sendo injusto, mas essas são minhas recordações de dirigir uma.

    A imagem mostra bem como a cambagem altera ao abrir e fechar (suspensão preparada ou não seria a mesma coisa).





    Enfim se necessita de 4 portas, só resta D20...

    Boa sorte!

    T+

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/04/2018
    Local
    teresina/PI
    Idade
    41
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    nao é que eu precise de 4 portas, apenas uma segunda fileira de banco seria bom, as cabinadas nao me agradaram muito, so se for um bom negocio, o que me atrai na cabine dupla é por ela ser grandona, grande espaço interno e caçamba grande.

    sobre as f1000, um conhecido disse que nao é tao boa quanto a d20, a suspensao dianteira é fragil no geral, a manutençao é mais cara que a d20 e as peças mais dificeis de achar. Eu pesquisei e vi relatos de quebra de chassi e reclamaçoes que deveria ter uma longarina na parte da frente do chassi, alguns proprietários ate colocaram para evitar trincas e fortalecer.

  • #8
    Usuário Avatar de alphazzz
    Entrada
    20/05/2016
    Local
    Rondonópolis/MT
    Idade
    37
    Posts
    162
    Agradecimentos: 9
    Eu não posso opinar ainda, estou à procura de uma também, mas você excluiu a Hilux das possibilidades pq? Ela tem CD que você precisa e consegue puxar os 800kg
    -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
    Tentando entender o mundo 4x4 e em busca da Hilux!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/04/2018
    Local
    teresina/PI
    Idade
    41
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alphazzz Ver Post
    Eu não posso opinar ainda, estou à procura de uma também, mas você excluiu a Hilux das possibilidades pq? Ela tem CD que você precisa e consegue puxar os 800kg
    creio que as hilux que vc esta falando seja aquelas quadradas 2.8 e 3.0 pelo que eu sei é um bom carro, confiavel, mas eu exclui por ser um veiculo mais moderno em relaçao a esses que citei, provavelmente sao motores hsd e com manutençao mais cara, alem de peças mais caras e apesar de ser antiga os mecanicos associam o nome com as atuais de hj e querem cobrar caro em manutençao, tem tambem o fato que eu tenho um certo gosto principalmente pela d20 e bandeirante.

    mas se eu for pensar creio que me atenderia bem, tem boa altura, bons angulos, 4x4 ainda na alavanca, tenho apenas duvida no torque em baixo giro, o que eu nao suporto nos carros de hj em dia é depois do quebra molas vc colocar segunda e o carro sair frouxo, sem força ate subir um pouco o giro e estou procurando um veiculo que me agrade tambem nesse quesito.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    06/06/2018
    Local
    Parnamirim/RN
    Posts
    14
    Agradecimento: 1
    A longarina na frente não é muito importante se você não for usa-la em estradas de terra que exijam muita torção do chassi, mas é simples de resolver não precisa de soldas, somente uma barra coma as pontas rosqueadas e 4 porcas e arruelas 2 por dentro e duas por fora aproveitando o furo original que tem na ponta do chassi a barra é como as que tem em algumas conchas de trator agrícola, no mais tudo nela é extremamente resistente, tenho uma supercab 97 com o maxion hsd e cambio mazda muito econômico e forte sempre puxo reboque com gado e cavalos e não da nem pra perceber que se esta puxando carga, a suspensão é muito boa o efeito navio se da apenas ao passar muito rápido em quebra-molas amortecedores turbogás e molas de f250 diesel ajudam a melhorar isso.

  • #11
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    D20 a unica coisa é revisar pivos inferiores, nas minhas de 5 em 5 mil, pois ando bastante em estrada de chao, e quando estou em estrada o pé é pesado, então levanta no macaco força o pivo se não tem folga vai mais 5 mil, no meu uso costuma durar 50 mil, no mais quanto a força se quer um carro esperto tem de ir de S4T , pois PLUS cabine dupla, é rarissimo, vai pagar entre 45 e 55 mil, em uma conservada, e garanto que puxando 800 kg, parece que não tem nada atras, agora se se contentar com desempenho mais modesto as com motor Q20B, desde que turbinadinhas força não falta, porem em ultrapassagens é mais lento, ai tem de dar uns ups, tenho 2 Q20B de uso, ambas mexidas , ai anda mais que S4T

  • #12
    Usuário
    Entrada
    12/04/2018
    Local
    teresina/PI
    Idade
    41
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    salles, vc que trabalha com D20 e possui o veiculo, eu me decidi. eu encontrei 2 anuncios aqui na minha regiao, porem eu tenho algumas duvidas.

    Com o que as D20 vem de fabrica? se possui direcao hidraulica, ar condicionado, vidros eletricos, trava eletrica e a partir de qual ano ou versao passaram a ter?

    vamos la, os anuncios que eu encontrei sao de ambas cabine dupla, que eh a minha escolha.

    1º anuncio, ano 91 motor perkins, diz ter ar, direcao, vidro e capota, vc sabe me dizer se sao de fabrica ar, direcao e vidro?
    o que nao me agrada nela eh que esta faltando aquela tampa de ferro que cobre o local de abastecimento e o fato de o pisca dianteiro ser da com ambar, queria saber se nas d20 mais nova vem original na cor ambar ou cristal alem das rodas que prefiro aquela de liga leve. custa 47000
    GM - CHEVROLET D-20 S / LUXE 3.9/4.0 DIESEL 1991 - 481502187 | OLX

    2º anuncio, ano 91/92, motor s4 e direcao hidraulica, me agrada o fato do pisca dianteiro ser cor cristal, tem a tampa de ferro no boca do tanque, possui estribo, a roda nao ser o modelo que gosto e esta faltando as calotinhas da roda. custa 43900
    GM - CHEVROLET D-20 CD LX S4T/TRO.PLUS/LX 3.9/4.0 TDIES 1992 - 503798557 | OLX

    claro que esses detalhes sao besteira, o que vale eh o estado do carro, lataria, mecanica, e por esta a alguns km daqui, eu nao olhei nenhum dos 2.

    a grande questao eh, eu escolho a com motor perkins q20b ou com motor maxion s4? sem levar em consideracao o estado do carro, pois irei procurar outras. vi comentarios que o motor maxion tem um defeito de vazamento de oleo, e pra trocar a peca tem que retirar o motor. de inicio eu queria uma s4t, mas pela dificuldade de encontrar eu desisti.

    mais um detalhe, todas as d20 cabine dupla possuem o tamanho?? pode ser o angulo da foto, mas a do 1º anuncio, parece ser maior que a outra e parecem ser cabine dupla de fabrica.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 5
      Última resposta: 30/11/2015, 07:53
    2. Respostas: 153
      Última resposta: 03/04/2014, 19:48
    3. Adaptação do painel da F1000 na Bandeirante
      Por Zeca - PVH no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 10
      Última resposta: 24/10/2013, 13:09
    4. F1000
      Por julio barreto no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 02/02/2005, 18:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade