x
Convex Datacenter
Página 1 de 15 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 169
  • #1

    Trailblazer x Dakar x SW4




    Estou buscando informações sobre estes veículos, que atualmente são os únicos SUV fabricados no Mercosul e vendidos no Brasil. Há muitas inverdades na imprensa sobre estes SUV, e comparações indevidas com modelos de outras categorias. Um dado que não há na imprensa e não é divulgado pela Chevrolet é sobre a tração da Trailblazer - no exterior, consta que o sistema é o mesmo da S10 - 4WD, que eu considero inadequado para um SUV.

    O motivo é que um veículo grande e pesado sem diferencial central, mesmo contando com ESP, terá manobralidade reduzida na estrada de asfalto. Assim que conseguir confirmar esse dado, vou atualizar o tópico.

    Na Dakar, os modelos HPE contam com diferencial central, podendo usar a tração 4x4 no asfalto, mas não possuem, no Brasil, sistema ESP ou controle de tração. O modelo Diesel AT da Dakar possui tração 4WD, o mesmo da Triton. A SW4 possui diferencial torsen (central), ESP e controle de tração, em todos os modelos atuais com exceção do Flex. Em termos gerais, em minha opinião, a Trailblazer acaba concorrendo diretamente é com a Dakar Diesel AT, e não com os demais modelos da categoria.

    A tabela abaixo não traz todos os dados necessários para a escolha de um veículo, mas estou verificando alguns parâmetros que são importantes para meu uso, e acredito que sirva para outros futuros proprietários.


    chassis com longarinas diferencial central 4WD ESP TCS EBD HID
    SW4 Diesel sim sim - sim sim sim sim
    SW4 Flex sim - - - - - -
    Dakar HPE sim sim - - - sim -
    Dakar Diesel AT sim - sim - - sim -
    Trailblazer (Diesel e V6) sim - sim sim sim sim -


    Agradeço qualquer informação que possa agregar conhecimento ao tópico.
    Saudações.
    4X4 Brasil

  • #2
    Conforme o manual da Trailblazer 2014:
    "Quando a tração nas quatro rodas está ativa, somente as rodas traseiras podem ser gerenciadas pelo sistema de controle de tração."


    chassis com longarinas diferencial central 4WD ESP TCS EBD HID
    SW4 Diesel sim sim - sim sim sim sim
    SW4 Flex sim - - - - - -
    Dakar HPE sim sim - - - sim -
    Dakar Diesel AT sim - sim - - sim -
    Trailblazer (Diesel e V6) sim - sim sim 4x2 sim -

    Essa característica, somando com a ausência de diferencial central, podem ocasionar dificuldades e perda de desempenho especialmente nas situações abaixo:

    > Neve;

    > Asfalto gelado ou com gelo;

    > Areia;

    > Estradas sinuosas de asfalto;
    4X4 Brasil

  • #3
    André
    Excelente o tópico que criaste. Parabéns, pela importância do tema tenho certeza que será muito visitado e comentado. Eu mesmo que tenho a Trailblazer nas minhas cogitações estarei atento.

  • #4
    Citação Postado originalmente por leao77 Ver Post
    André
    Excelente o tópico que criaste. Parabéns, pela importância do tema tenho certeza que será muito visitado e comentado. Eu mesmo que tenho a Trailblazer nas minhas cogitações estarei atento.
    Caro Leão77, a Trailblazer me interessou muito, mas fiquei um pouco decepcionado com a abordagem da Chevrolet com alguns aspectos técnicos e de acabamento. Já andei na Traiblazer, e usei as Dakar também - apenas as SW4 mais recentes, com ESP eu ainda não conheço. Mas pelo comportamento da Dakar no asfalto, notei diferença para a Trailblazer - a Dakar, com a tração 4x4H acionada "cola" no asfalto - é muito esportiva. Fui investigar melhor as diferenças entre os dois modelos, e descobri essas informações.

    O ESP só serve em situações extremas - você não usa no dia-a-dia, e também não melhora o comportamento do veículo, por exemplo, na aceleração lateral.

    Quanto ao acabamento, vou contar a experiência que tive com o Sorento novo - é um crossover, mas muito competente. Entre em um com teto-solar panorâmico, é fantástico. Fico me perguntando porque a Chevrolet não colocou as saídas de ar traseiras nas colunas e uma opção de teto-solar, em um veículo que é lançamento. Mais um ano, e teremos o modelo novo da Toyota, quem sabe com quais novidades, assim como o Ford Everest, e o modelo 2014 da Dakar ainda não chegou. Outro aspecto que me chamou a atenção é o acabamento na parte de trás dos bancos, que no Sorento é bem resistente - aquele bolso no acabamento em couro da Trailblazer é fonte de problemas para qualquer um que precise transportar crianças atrás.. o que provavelmente precisará ser resolvido com uma capa de banco, que a Chevrolet não vende.

    Esses veículos deveriam ter o acabamento do porta-malas em material emborrachado, como havia no X-Trail, FJ Cruiser, etc. É muito melhor que o acabamento em feltro, muito mais de acordo com a proposta destes veículos SUV.

    Tenho interesse na Trailblazer, mas ainda não decidi. Pretendo ter mais informações dos proprietários sobre a viatura antes.

    Saudações.
    4X4 Brasil

  • #5
    André
    Suas informações estão sendo valiosas.
    Confesso que sequer entrei numa trailblazer. Ela só tem sido uma opção em razão de que não sei se terei paciência para esperar a nova SW4, que calculo só estará nas Ccs por volta de novembro de 2014 e creio que a Everest a partir daí.
    Portanto cerca de um ano. Tinha esperanças na nova Dakar (2014), acontece que segundo a Noticias automotivas publicou nesta semana a MIT anunciou sua grade de lançamentos até 2016 e a Dakar também seria uma promessa para fins de 2014, a atual fica a desejar com seus 180 cv considerando a concorrência.
    Por hora não levo em consideração a Sorento uma vez que minha preferência absoluta é por diesel que vem sendo minha motorização nestes últimos 20 anos. (D 20, Hiluz, Sw4, Mohave, Freelander). Numa eventualidade pelos motores a gasolina acho que hoje optaria pela Forester 2014 turbinada.
    Tudo são cogitações, vou seguir te acompanhando.
    abç

  • #6
    Sobre as qualidades da Trailblazer,

    Obviamente o motor Duramax 2, mas o espaço interno, achei melhor que Dakar e SW4 - especialmente a terceira fileira de bancos. Retirando a caixa organizadora do porta-malas, o espaço que sobra é praticamente o dobro do Sorento, por exemplo - é um espaço razoável, serve para bagagens pequenas. Para quem não gosta de viajar com muita bagagem, como eu, até serve.

    Um detalhe interessante sobre esse motor: consta que o motor GM CTDi 2.8D2, fabricado pela MWM, seria na verdade o mesmo motor VM Motori (R428) ou uma variante deste. A VM Motori tinha participação de 50% GM e 50% Fiat - faz poucos dias, a Fiat adquiriu os 50% restantes da GM. É praticamente o mesmo que equipa o Wrangler Diesel (A428) na Europa.

    Falando em Wrangler diesel - só a Fiat sabe porque não temos esse modelo no Brasil.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2

    Thumbs up

    André F. Bom Dia! A Hilux Sw4 Diesel 2014 tem 4x4 permanente com reduzida, diferencial central tipo torsen com bloqueio, VSC (controle eletrônico de estabilidade) e TRC (controle eletrônico de tração).
    Fonte. Toyota - SW4
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    André F. Bom Dia! A Hilux Sw4 Diesel 2014 tem 4x4 permanente com reduzida, diferencial central tipo torsen com bloqueio, VSC (controle eletrônico de estabilidade) e TRC (controle eletrônico de tração).
    Fonte. Toyota - SW4
    Você quer dizer que o sistema de tração com diferencial central bloqueado funciona como 4WD, certo?
    Minha intenção com essa tabela é evidenciar as diferenças dos sistemas, sendo que alguns veículos possuem AWD, e outros somente 4WD, fica mais simples para quem não entende do assunto.



    chassis com longarinas diferencial central com bloqueio 4WD somente ESP TCS EBD HID
    SW4 Diesel sim sim - sim sim sim sim
    SW4 Flex sim - - - - - -
    Dakar HPE sim sim - - - sim -
    Dakar Diesel AT sim - sim - - sim -
    Trailblazer (Diesel e V6) sim - sim sim 4x2 sim -


    As siglas têm significado universal, independente das abreviaturas específicas de cada marca:

    > Chassis com longarinas: estrutura em chassis, própria de veículos utilitários, com carroçaria montada sobre este;
    > Diferencial central: mecanismo que possibilita torques diferentes para os eixos dianteiro e traseiro - possibilita o uso da tração 4x4 no asfalto, e melhora o desempenho em algumas situações de piso escorregadio;
    > 4WD: sistema de tração com torque permanente para ambos os eixos, ou em modo parcial, somente para um dos eixos (4x2);
    > ESP: Programa eletrônico de estabilidade;
    > TCS: Sistema de controle de tração;
    > EBD: Distribuição eletrônica de força de frenagem;
    > HID: Lâmpadas de alta intensidade de descarga, normalmente utilizando o gás Xenônio;
    4X4 Brasil

  • #9
    Cabe uma pequena alteração para complementar a informação anterior:

    > Diferencial central: mecanismo que possibilita torque variável para os eixos dianteiro e traseiro - possibilita o uso da tração 4x4 no asfalto, e melhora o desempenho em algumas situações de piso escorregadio;
    > 4WD: sistema de tração 4x4 com torque permanente (não variável) para ambos os eixos, ou em modo parcial, somente para um dos eixos (4x2);
    4X4 Brasil

  • #10
    Os dados abaixo, para mim, mostram o quanto a estratégia da Chevrolet está errada, com um produto novo concorrendo com outros que estão praticamente saindo do mercado, recebendo gerações novas em breve:

    Thailand 7 months 2013 – models:

    Pos Model 7m 2013 % 5m 2012
    11 Toyota Fortuner 18,471 2.2% 12 9
    22 Mitsubishi Pajero Sport 10,375 1.2% 22 14

    30 Chevrolet Trailblazer 4,407 0.5% 27 n/a

  • #11
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    53
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal...

    Saí de uma Amarok que tinha ESP, controle de tração, etc., e fui para uma Dakar hpe A/T 13/13. Apenas senti falta do computador de bordo e a eletrônica para assistência em subida e descida.

    Quanto ao sistema 4AWD, sinceramente não sinto a necessidade de andar com um veículo 4x4 sem que a pista demande. Apesar do diferencial central que as 4AWD possuem, sempre haverá um desgaste dos pneus e maior consumo.

    Esta opção me parece ser mais útil para regiões com neves e etc.

    De resto, avalio a Dakar com uma ótima opção entre as SUV a diesel. Fiz teste drive com a GM e a Toyota, mas acabei ficando com a MIT, mesmo sendo a de valor intermediário.

    Saudações

    Marco
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

  • #12
    Citação Postado originalmente por PY5KJ Ver Post
    Olá pessoal...

    Saí de uma Amarok que tinha ESP, controle de tração, etc., e fui para uma Dakar hpe A/T 13/13. Apenas senti falta do computador de bordo e a eletrônica para assistência em subida e descida.

    Quanto ao sistema 4AWD, sinceramente não sinto a necessidade de andar com um veículo 4x4 sem que a pista demande. Apesar do diferencial central que as 4AWD possuem, sempre haverá um desgaste dos pneus e maior consumo.

    Esta opção me parece ser mais útil para regiões com neves e etc.

    De resto, avalio a Dakar com uma ótima opção entre as SUV a diesel. Fiz teste drive com a GM e a Toyota, mas acabei ficando com a MIT, mesmo sendo a de valor intermediário.

    Saudações

    Marco

    Obrigado Marco pelas informações, seu relato é importante para todos os interessados.

    A Mit está com o site fora do ar desde ontem - deve vir novidades por aí.
    Quem avalia a opção pode tentar as últimas unidades, se ainda houverem, do modelo 13/13, pois certamente terão benefício excelente - as concessionárias estavam com bons descontos, e o modelo não deve mudar significativamente.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Consumo trailblazer 3.6 v6 gasolina
      Por marcusrcordeiro no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 28
      Última resposta: 03/01/2024, 14:55
    2. Ajuda no GPS da Trailblazer 12/13
      Por João Almeida no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/10/2013, 09:07
    3. Hdc s10 vs trailblazer
      Por konell16 no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/05/2013, 22:19
    4. Dakar x Sw4?E se vale apena esperar a Dakar Nacional?
      Por Gustavo Bahia no fórum Mitsubishi
      Respostas: 35
      Última resposta: 12/04/2011, 15:32

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade