x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/08/2017
    Local
    Belo horizonte/MG
    Idade
    33
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    E se vocês fossem comprar seu primeiro 4x4 hoje? O que sugeririam?




    Estou afim de começar a me aventurar nesse meio dos 4x4. Sempre sonhei em ter um, e acho que chegou a hora.

    Uso: 80% urbano 15% rodovias 5% terra

    Tenho cerca de 35 mil para comprar um carro.

    Gostaria da opinião de donos, e membros mais experientes pois sou totalmente leigo nesse meio.

    Aparência conta.

    Até o momento tenho pensado bastante nas seguintes opções:

    -MITSUBISHI PAJERO SPORT 2.5 HPE 4X4 8V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P MANUAL 2006/2007
    KM: 92.000
    > Aquecimento do motor? Ouvi dizer que esse 2.5 é problematico

    -JEEP GRAND CHEROKEE 4.0 LAREDO 4X4 6I 12V GASOLINA 4P AUTOMÁTICO 2000/2000
    KM: 76.000
    >Manutenção extremamente cara? >Consumo elevado (gasolina)

    -FORD RANGER 3.0 XLS 16V 4X4 CD DIESEL 4P MANUAL 2008/2009
    KM: 103.000


    Aceito sugestões, sei que existem outras opções mas estou focado também no design do carro, e esses 3 da lista me atenderiam demais.
    Outro ponto é, diesel ou gasolina? (Consumo é importante, mas só como fator decisivo nesses casos, não me importa muito.)

    Caso tenha ou já teve algum desses carros da lista, conheça sobre, ou queira me sugerir algum outro fique á vontade.
    Estou aberto a sugestões.

    Agradeço desde já!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Posts
    253
    Agradecimentos: 4
    Vsmalk, bem vindo ao fórum.

    Tive uma Pajero Sport 4x4 2000 Gasolina/GNV por alguns anos, saindo de um Prisma 2010 com 20mil rodados que comprei 0Km. Peguei a Pajero em 2011 com 95mil rodados e quando vendi, em 2015, estava com mais de 200mil, tive vários percalços com ela durante o caminho, vendi, recomprei, desgostei do carro e vendi novamente.

    Eu, rodo muito. Mais de 2mil km por mês. Ao menos considero muito para alguém que não trabalha com o carro, mas que usa para ir e vir. A reclamação que tenho da Pajero gasolina é não ter mais torque no motor, pq o consumo acostuma. A manutenção não é absurdamente cara se pesquisar bem, comprar você mesmo as peças e tiver um bom mecânico.

    A diferença entre diesel, gasolina e gnv são as seguintes, a meu ver:

    1) DIESEL -> consumo menor, mais torque, menos potência, manutenção preventiva mais cara, corretiva também mas se pegar um bom carro pode ser bem espaçada.

    2) GASOLINA -> consumo maior, menos torque, mais potência, manutenção preventiva mais barata, corretiva também mas mais recorrente do que na diesel.

    3) GNV -> consumo bem menor, bem menos torque e potência, se usar os kits de 2a e 3a geração, com o de 5a injetado, quase não há perda, manutenção preventiva cara, corretiva cara e diminui pela metade a vida util dos componentes elétricos, como bobina, velas, cabos, etc.

    Pneus bons são caros, mas duram até 3x mais do que os ruins.

    Finalizando: carro é custo e gosto. Procure um que gosta, e seja feliz, sendo diesel, gasolina, gnv, eletrico, ou etc... kkkk

    Boa sorte na procura, se precisar de algo, estamos aqui.
    4X4 Brasil
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Dessas opções eu iria de Ranger ou Cherokee, tive Ranger a gasolina mas essa 3.0 2009 é com motor International que tem boa reputação, e está pouco rodada. Tenho hoje uma Cherokee Sport, a Gran Cherokee é mais luxuosa e tem mais eletrônica embarcada, mas acho um ótimo carro, e com essa quilometragem é um achado. Como tive uma cabine dupla e um SUV sou suspeito, mas optei pelo SUV porque gosto de viajar e na pick-up a bagagem ia na carroceria, mesmo com capota marítima, não tem muita segurança, na SUV fica dentro do veículo, mais protegido.
    Quanto diesel ou gasolina, se roda muito, diesel pode valer a pena, se não eu iria de gasolina, não coloco GNV.
    É isso, mas bom é ouvir várias opiniões.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #4
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16
    Você não mencionou nada sobre necessidade de passageiros então sem esta informação, se fosse EU comprando, compraria o Jimny mais novo que sua grana conseguir comprar ou uma Ranger cabine simples, novamente a mais nova que a grana der.
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/08/2017
    Local
    Recife/PE
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Cool

    Rapaz, eu acabei de sair de uma Ranger 2004 Diesel 2.8
    Desses aí pra mim, sem dúvida o melhor carro. Confortável demais em todos os quesitos, e na lama é um monstro.
    Quanto ao combustível, com os preços quase iguais de hoje, depende de quanto vc vai rodar. Vai da sua necessidade. Mas Diesel é Diesel...

  • #6

    Sobre GNV

    Citação Postado originalmente por Digaum Ver Post
    GNV -> consumo bem menor, bem menos torque e potência, se usar os kits de 2a e 3a geração, com o de 5a injetado, quase não há perda, manutenção preventiva cara, corretiva cara e diminui pela metade a vida util dos componentes elétricos, como bobina, velas, cabos, etc.
    Vsmalk, desculpa pegar carona no seu tópico, amigo, mas esse assunto me interessou. À propósito, minha opinião é da ranger, mas concordo que depende muito do uso que quer dar à viatura.

    Digaum, como um cara que teve um carro gasolina/GNV por mais de 100kkm, acho que sabe algumas coisas sobre essa conversão. Você disse que a manutenção preventiva é cara, quais são esses custos? E o desgaste dos componentes elétricos, é devido à "secura" do combustível? Mais do que saber o preço da substituição dessas peças, como se percebe o desgaste prematuro?

    Estou pensando em comprar uma viatura à gasolina e converter para o GNV, já que a gasolina chegou em R$4,29 em Goiânia com esse novo aumento. Tentei achar um tópico discutindo esse assunto, não consegui. Quero conhecer mais pra saber quanto de economia REAL existe.

    Obrigado, tudo de bom!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Posts
    253
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por cmte.Taveira Ver Post
    Vsmalk, desculpa pegar carona no seu tópico, amigo, mas esse assunto me interessou. À propósito, minha opinião é da ranger, mas concordo que depende muito do uso que quer dar à viatura.

    Digaum, como um cara que teve um carro gasolina/GNV por mais de 100kkm, acho que sabe algumas coisas sobre essa conversão. Você disse que a manutenção preventiva é cara, quais são esses custos? E o desgaste dos componentes elétricos, é devido à "secura" do combustível? Mais do que saber o preço da substituição dessas peças, como se percebe o desgaste prematuro?

    Estou pensando em comprar uma viatura à gasolina e converter para o GNV, já que a gasolina chegou em R$4,29 em Goiânia com esse novo aumento. Tentei achar um tópico discutindo esse assunto, não consegui. Quero conhecer mais pra saber quanto de economia REAL existe.

    Obrigado, tudo de bom!
    cmte.Taveira




    Minha experiência com GNV diz que se rodar menos de 2000km por mês a economia será teórica. Acima disso começa a ficar vantajoso. Teórica pq vc terá economia no custo mensal, mas no anual será no mínimo igual ao da gasolina.

    Os custos, variam de carro para carro, de estado para estado, tanto de cuidado do veículo, quanto aonde reside.. No meu caso, por falta das presilhas na caixa de filtro de ar, tive vários problemas com back-fire, que destrói o filtro de ar, o que acaba quando instala o kit de 5a geração, que na época, custava perto de 3.500 temers.

    Outros problemas foram de consumo de velas e cabos, que necessitavam ser trocados na metade do prazo original, o oleo trocava com 5.000 quilômetros e as bobinas, que das 3 foram trocadas duas, e custaram bastante, eu ACHO que por volta de 400tão cada.

    Outros dois fatores são a vistoria anual e a requalificação do cilindro a cada 05 anos. Puxa, mas é a cada 05 anos! Pois é, mas custa e incomoda bagarai. Carro usando gasolina a preço de ouro e duas visitas a oficina... para retirar o cilindro e para recolocar, e não raramente, quando se meche, acha mais algo errado. E por falar em errado, SE tiver algo errado, eles vão te barrar na vistoria anual. Olham tudo, tudo e não é barata, sem contar a perda de tempo.

    Fora isso, o abastecimento além de demorar mais do que da gasolina, em Curitiba, cidade que frequentemente temos temperatura com menos de 10 graus, tem que ser feito com TODOS os ocupantes fora do carro e o porta-malas aberto, pois o cilindro estava dentro dele. Agora imagina fazer isso com a sua esposa e filha pequena, num dia chuvoso, frio e a pequena gripada? Nada agradável.

    Mais um ponto é a pressão utilizada pelos postos: ela não é igual em todos. Então quando o posto usa uma pressão baixa, entra menos gás. Vc paga menos, acha que fez economia, pq rodou bastante com o gas numa pressão legal que colocou antes num posto bacana e com clima frio, mas no final roda menos do que imaginava, pq abasteceu no final da tarde, temperatura quente e num posto com pouca pressão.

    Outro fator que me desestimulou, foi a perda de porta-malas e a impossibilidade de usar todo o espaço interno do carro disponivel, por causa dos cilindros. No começo até aceita, mas mais tarde, acaba achando falta.

    E o que realmente me fez deixar o GNV: autonomia. Como eu rodava 65 quilômetros por dia, um cilindro de 20m2, aonde entra num dia frio, com 200 psi 18 a 19 m3, rodava por volta de 120 a 130 km com um cilindro. Ou seja, a cada dois dias, abastecia. Tirando a média, de 125km por cilindro, rodando 2000 quilômetros mensalmente, abastecia 16 vezes em 30 dias!!!

    O que eu fiz: comprei um Twingo; faz 17km/l na cidade.

    Enfim, eu até teria GNV de volta, mas não num carro aonde perde-se porta-malas, e jamais com kit de 2a geração.
    4X4 Brasil
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #8
    Citação Postado originalmente por Digaum Ver Post
    [COLOR=#414141][FONT=arial][URL="http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/36121-cmte-taveira.html"]

    Enfim, eu até teria GNV de volta, mas não num carro aonde perde-se porta-malas, e jamais com kit de 2a geração.
    Nossa, muitíssimo obrigado pela descrição tão detalhada!

    Da forma que vejo, parece que o kit de 5ª geração é muito superior. Ainda assim, pelo seu relato não é tão vantajoso quanto eu imaginei. As manutenções aumentando e esse esforço todo nas vistorias, Goiás ainda não tem vistoria anual, mas não sei se no caso do GNV teria.

    O carro seria dividido comigo e minha mulher, mas mesmo assim a gente deve andar uns 1000-1500 km mês nele.
    Se por um lado são menos idas no posto, por outro, não parece amortizar a instalação tão cedo...

    Em Goiânia faz 27-35° qualquer dia do ano, frio não seria o problema hehe.

    O espaço no porta mala, como disse, não seria incômodo agora. Ainda mais que filhos irão demorar.

    Uma coisa que me chamou a atenção: 120-130 km com 18-19m²
    Dá uma média entre 6-7km/m². Era só isso que dava?? Quanto fazia na gasolina?

    Seria um golpe final na minha intenção de GNV a diferença em km/l ou km/m² ser pequena. Até porque o GNV aqui custa $3,35. Ou seja, bem mais caro que outros estados que tem maiores benefícios.

    Por fim: um Twingo que faz 17km/l?????? Que mágica é essa? Meu uno faz 14-15... Hahahahaha

  • #9
    Pode ser um carro baixo=Suzuki Grand Vitara.
    Tem que ser alto=Ranger cabine simples.
    Importado e encara a manutenção=Jeep Cherokee.
    Quer um 4x4 grande e muito bom, financia mais 10 mil e vai de sw4 3.0 2000-2002. Melhor custo-benefício.
    Bons caminhos de muito barro...

  • #10
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Sou novato no meio e no fórum. Passei por esta mesma questão recentemente. Depois de muita pesquisa comprei um Duster 4x4.

    Estou muito satisfeito. Verdade que dei sorte pois achei um 2013 com 15k por 41k. Bom negócio.

    Escrevo só pra lembrar vc de considerar esta opção. Dá uma lida no tópico do Duster aqui no fórum.

    O Duster tem mecânica nacional e conhecida, peças fáceis e mais baratas.

    O carro é muito valente. Não faço trilha, mas no caminho do sítio (ainda só um terreno) o carro se provou valente mesmo. Tranquilidade nas subidas de lama... O bicho vai que vai...

    O sistema de tração é muito legal, com opções de 2WD / AUTO / 4x4 lock. O AUTO funciona muito bem, e dá pra usar em todas as situações.

    Tem um bloqueio eletrônico via abs dos diferenciais. (Função mal documentada,e um pouco polêmica, vide tópico) E um motor "torcudinho" e potente. O carro sobra. E o câmbio, com primeira super curta, depois q vc acostuma, é uma delícia de dirigir. A primeira tem a mesma relação de um grand vitara na reduzida. No 4x4 a suspensão traseira é multi-link independente. Mais estabilidade e conforto.

    Enfim... Eu fiquei feliz com a escolha.

    Claro que também tem várias desvantagens em relação aos mais caros e importados. Mas é uma opção a ser considerada.

    abs

    V.
    4X4 Brasil

  • #11
    Vkbrv

    Poxa, um carro 2013, com 15kkm por $41k realmente foi um achado! Algo a se pensar... Parabéns e felicidades!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vale à pena comprar um io 2000/2001 hoje em dia?
      Por CRISIVAN no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/12/2014, 07:57
    2. Acessórios que gostaria fossem produzidos...
      Por dudarj no fórum Troller
      Respostas: 29
      Última resposta: 21/10/2010, 16:37
    3. Respostas: 21
      Última resposta: 17/09/2010, 18:06
    4. Comprar ou não comprar o primeiro Niva?
      Por JBassman no fórum Niva
      Respostas: 16
      Última resposta: 14/06/2010, 18:57

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade