x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 74
  • #1

    Unhappy ABS da S10: Problemas.




    Minha heróica e querida S10 (Sim! Quem de nós não tem seus "estranhos" amores), que nunca me trouxe problemas por ela mesma ( o único que teve foi por minha culpa), está com algo de errado no ABS.

    A luz do ABS acende e ele para de atuar, mas isto ocorre de forma não contínua. Há vezes que eu a ligo ela anda um pouco e a luz acende. Outras vezes mal ligo e ela já está acesa. Quando apagada o ABS funciona corretamente.

    Meu problema é a falta de oficina que tenha o software e o soquete para apontar onde está a falha. Se algum colega forista, um feliz dono da melhor pik-up do mundo, já passou por este problema e sabe a solução, agradeço por dicas.

    Ela é uma 4x4, CDTDI, 2.8MWM, 2003, com ABS nas 4 rodas.

    JP

  • #2
    Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    Minha heróica e querida S10 (Sim! Quem de nós não tem seus "estranhos" amores), que nunca me trouxe problemas por ela mesma ( o único que teve foi por minha culpa), está com algo de errado no ABS.

    A luz do ABS acende e ele para de atuar, mas isto ocorre de forma não contínua. Há vezes que eu a ligo ela anda um pouco e a luz acende. Outras vezes mal ligo e ela já está acesa. Quando apagada o ABS funciona corretamente.

    Meu problema é a falta de oficina que tenha o software e o soquete para apontar onde está a falha. Se algum colega forista, um feliz dono da melhor pik-up do mundo, já passou por este problema e sabe a solução, agradeço por dicas.

    Ela é uma 4x4, CDTDI, 2.8MWM, 2003, com ABS nas 4 rodas.

    JP
    Olá João !
    Meu amigo, apesar do meu veículo ser de marca diferente ele já apresentou falha no ABS provocando ascendimento da luz no painel. Em alguns modelos de picapes de marcas diferentes como ford e gm o fabricante dos componentes é o mesmo ( Bosch ). O meu problema foi resolvido logo após a verificação de falha mecânica no sistema de freio na conscessionária ford, isso me ajudou muito, pois sem a confirmação através do aparelho com software eu não saberia onde atuar para solucionar o defeito. É lógico que eu não resolvi o problema na ford, pois lá eles queriam trocar a válvula de controle do ABS que custava na época R$1.886,00. Acho que não vai ter jeito, vc vai ter que passar na autorizada para saber se o defeito é eletrônico ou mecânico. Uma das causas que provocam falha no ABS é não substituir o fluído do sistema de freio a cada 15.000km no mínimo. Os fluídos de freio especificação DOT3 ou DOT4 tem composição baseada em mono-etileno glicol, composto hidroscópico, ou seja, atrai umidade e provoca oxidação e travamento dos componentes mecânicos da válvula de controle do ABS. A solução é trocar por DOT5, isento de glicol, com base em silicone.

  • #3
    Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    Minha heróica e querida S10 (Sim! Quem de nós não tem seus "estranhos" amores), que nunca me trouxe problemas por ela mesma ( o único que teve foi por minha culpa), está com algo de errado no ABS.

    A luz do ABS acende e ele para de atuar, mas isto ocorre de forma não contínua. Há vezes que eu a ligo ela anda um pouco e a luz acende. Outras vezes mal ligo e ela já está acesa. Quando apagada o ABS funciona corretamente.

    Meu problema é a falta de oficina que tenha o software e o soquete para apontar onde está a falha. Se algum colega forista, um feliz dono da melhor pik-up do mundo, já passou por este problema e sabe a solução, agradeço por dicas.

    Ela é uma 4x4, CDTDI, 2.8MWM, 2003, com ABS nas 4 rodas.
    A primeira coisa que você tem que verificar é se os sensores estão limpos. Acontece que eles são magnéticos e atraem um monte de porcaria. Eu tive um Fiat Tipo que acendia a luz sem mais nem menos. Os sensores estavam cheiros de limalha de ferro...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    Minha heróica e querida S10 (Sim! Quem de nós não tem seus "estranhos" amores), que nunca me trouxe problemas por ela mesma ( o único que teve foi por minha culpa), está com algo de errado no ABS.

    A luz do ABS acende e ele para de atuar, mas isto ocorre de forma não contínua. Há vezes que eu a ligo ela anda um pouco e a luz acende. Outras vezes mal ligo e ela já está acesa. Quando apagada o ABS funciona corretamente.

    Meu problema é a falta de oficina que tenha o software e o soquete para apontar onde está a falha. Se algum colega forista, um feliz dono da melhor pik-up do mundo, já passou por este problema e sabe a solução, agradeço por dicas.

    Ela é uma 4x4, CDTDI, 2.8MWM, 2003, com ABS nas 4 rodas.

    JP
    Lembrei de mais uma coisa, o seu problema pode ser mais simples como por exemplo a limpeza dos sensores de velocidade das rodas ou até a substituição de algum sensor. No meu caso a minha picape tem apenas um sensor no diferencial e um novo custou no ano passado R$80,00 na ford.
    Boa sorte !

  • #5

    Thumbs up

    Amigos, antes de mais nada quero agradecer ao pronto conteste de vocês. As experiências e dicas de cada um me ajudarão a tentar uma saída.

    Bem, vejam só:
    Antes do ABS falhar meu mecânico de confiança (infelizmente só para pequenos reparos) detectou, quando da troca de um dos pivôs, um fio solto em uma das rodas. O fio, reportado como partido, foi soldado e o ABS tornou a funcionar corretamente.
    No entanto, pouco depois fiz a troca do fluido de freio (mas não observei qual foi a especificação que ele adotou), e dai em diante o ABS veio a falhar. Um detalhe que creio nada tem a ver: foi adicionado um nível muito acima do máximo (tive que extrair parte com uma seringa).

    Quanto ao sensor, não tenho certeza, mas, pelas informações dele, que seja mesmo no diferencial.

    Vou adotar as medidas preliminares sugeridas por vocês: tentar uma limpeza nos sensores etc. Porém, também acho inevitável checar o sistema com um soft adequado.
    Mais uma vez grato a todos.

    João Pedro
    4X4 Brasil Razão: Erro grafia

  • #6

    Cool Abs s10

    Depois da troca do óleo de freio (especificação certa), e das pastilhas, meu ABS não está trabalhando como devia e uma das rodas vem travando. Digo isto, porque uma delas "canta" em frenagens mais fortes e o barulho e acionamento do ABS não está sendo total. Ouvi dizer que há uma regulagem, ou folga ou coisa parecida, que se deixa ou faz quando da troca das pastilhas.
    Isto é vero?
    Se alguém soube, por favor, explique-me para que eu possa repassar ao meu "mexânico".
    Grato

  • #7
    Deu bode João ? Qual o ano de sua S-10 ?
    Pelo descrito, ela tem ABS nas 4. Então, não está dando aquele solavanquinhos, característicos, no pedal do freio quando você freia ? A luz do ABS, no painel, está acesa ? Não ficou ar no sistema ?
    O "grito" quando freia pode ser devido a marca da pastilha. Qual a marca que colocou ?
    As pastilhas e lonas são auto-reguláveis (inicialmente você só dá um pequeno ajuste).
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #8
    Se deu Anton, e não há coisa mais irritante que vc ter um equipamento funcionando a meia boca e logo um ítem tão imporante.
    Explico. Ela vinha de um problema de não acender a luz do ABS no painel, isto depois de desastrada operações de retiradas mal feitas da roda. Com isto, um fio se partiu, foi soldado mas babou. Além disso o carro guinchava os freios que ra um absurdo (aquele barulho de atrito das pastilhas no disco).

    Depois, fiz a troca de óleo, pastilhas e revisou-se o fio que encontrava-se novamente partido. Refez-se o serviço e o ABS até entra, dá pra se ouvir o ronco característico e alguma contra-pressão no pedal de freios, mais ele não atua 100% e uma das rodas "canta", o que é típico de travamento. O barulho das pastilhas no disco dimninuiu bastante, mas ainda é audível.
    Ah! E obrigado pelo rápido conteste ao meu pedido de ajuda.

  • #9
    Usuário Avatar de TarsoDL
    Entrada
    21/04/2009
    Local
    Itaqui/RS
    Idade
    40
    Posts
    368
    Agradecimentos: 0
    a minha tambem trava, nao acende a luz do ABS no painel, pastilhas novas e nao da a contra pressao no pedal. é só juntar nos freios que arrasta..

    abraços
    Ranger 3.0 2009 Limited 4x4.

  • #10
    Bom dia Tarso.
    Não sei se a sua tem o ABS nas 4 rodas (a minha possui), mas as que tem não travam mesmo se pisado a fundo o pedal de freio. Naquelas onde o ABS só atua nas rodas traseiras, como na minha antiga Blaser, o travamento é comum.

  • #11
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Bem.... nao sou muito fa de S10 e nem conheco sobre.... mas como a operacao e o proproi sistema sao relativamentes padrao... vao algumas dicas das minhas experiencias com o ABS da ranger.

    - mesmo que voce tenha algo danificado ou fora de lugar, muitas vezes a luz do ABS nao vai acender.
    - pastilhas/lonas gritando eh sinal de mal assentamento das mesmas (nao eh soh instalar e sair freiando)
    - qual roda foi retirada?
    - na traseira em geral soh se possui 1 sensor de velocidade/ABS... se for na traseira q esta travando, verificar o sensor do ABS traseiro (geralmente na proprioa caixa/eixo diferencial)
    - eh perfeitamente possivel q na retirada da roda dianteira + discos, tenha danificado o sensor em si, ou mudado o mesmo de localizacao... mesmo q nao seja aparente! e ainda tmb eh possivel q os discos novos (se voce trocou os mesmos) sejam diferentes do original (falseando no sinal do ABS)

    por ultimo, pelos sintomas q voce disse, deve ser uma das rodas da frente q esta travando.... um teste interessante eh desligar o ABS (retire o rele principal) e verifique se essa mesma roda trava igualmente antes de todas as outras..... voce pode estar com problemas no freio da citada roda.... (mesmo pq o ABS apenas retira pressao da linha p/ provocar o travamento da roda...)... ou no caso de um sensor deficiente tmb... porem nesse caso voce deve perceber outros sintomas.... como por exemplo o carro beeeem devagar... entrar a bomba do ABS... tipo a 2km/h...

    Se a bomba do abs esta entrando e nao atuando (ou voce acha q nao esta atuando), depois de verificados os items basicos, seria interessante por um medidor de pressao de freio... e verificado realmente se tem pressao (ou alivo)...

    Bem eh isso amigo... em geral os problemas q eu tive com o 4WABS da ranger eh...

    - nego tosco fodendo com o sensor/posicao
    - medidas diferentes frente/tras
    - sistema de freio entupido
    - sensor traseiro desconectado (conector quebrado)
    - flexiveis "estufados"
    - modulo ABS/RABS danificado/descalibrado
    - valvula/bomba do ABS danificada.

    eh isso ae... meus 20 cents

    boa sorte!

    cheers

  • #12
    Valeu Linux.
    Como descrevi, foi a partir da rutura do fio da roda dianteira esquerda, e posterior solda desse mesmo fio, que o ABS começou a apresentar problemas. Ainda creio que seja algo nessa roda e, li não sei onde de um ddddfreqüentava o forum, que há uma espácie de distãncia (creio ser essa posição que vc citou).
    O meu problema é a escassez de mecânicos especializados nisto e, principalmente, que possuam o scanner próprio para a S10. Pasme, nem a concessionária perto de mim o tem.
    Ainda assim grato pela explanação.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 21
      Última resposta: 01/11/2007, 20:33

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade