x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/03/2011
    Idade
    45
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Question Trocar ou não oleo cambio aut nova S10.




    Olá,

    Tenho uma S10 LTZ 4x4 Aut. 2013/2013. Neste mês de maio fazem 3 anos que comprei esta pickup e ela está com 86 mil km. Vi uma reportagem (Auto Esporte), informando que é aconselhável trocar o óleo do cambio automático assim que atingir 80 mil Km porque estes câmbios estão apresentando problemas devido o uso intenso nas estradas ruins e engarrafamentos. Levei a pickup hoje para trocar o óleo e desisti quando me deram o orçamento de mais de 1400,00 reais. O mecânico sugeriu que eu poderia rodar mais um pouco para depois efetuar a troca, mas, depois que ele viu que a garantia de 3 anos vence dia 14 próximo ele achou melhor trocar agora dentro do prazo de garantia, caso aconteça algum problema.

    No manual informa que a troca deverá ser feita com 80 mil se for uso normal ou 160 mil km se for uso intenso. Em três anos rodei 86 mil km, uso 90% asfalto, ás vezes forço um pouco em estradas de areia fofa, mas, muito difícil rodar na areia.

    Para atingir estes 160 mil talvez eu leve mais três anos. Se a economia melhorar muito talvez eu consiga trocar o carro antes disto, mas, no momento seria melhor economizar estes 1400,00.

    Á dúvida é, trocar ou não este óleo antes que vença a garantia?

    Desculpe pelo longo texto.

    Desde já agradeço a opinião dos amigos.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/10/2016
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    56
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Olá...
    Possuo um veículo semelhante o seu, com 82.000.
    Vc pode adquirir fluido Dexron III ou Dexron VI e fazer a susbtituição parcial.
    Com uma manggueira fina (5/8), nunca usada e muito bem limpa, introduza no local de verificação do nível, drene o que der, aprox. 3 litros. Rebasteça o mesmo volume que sair.
    Repita depois de uma semana.

  • #3
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,465
    Agradecimentos: 114
    Citação Postado originalmente por MARCOS SCALDELAI Ver Post
    Olá...
    Possuo um veículo semelhante o seu, com 82.000.
    Vc pode adquirir fluido Dexron III ou Dexron VI e fazer a susbtituição parcial.
    Com uma manggueira fina (5/8), nunca usada e muito bem limpa, introduza no local de verificação do nível, drene o que der, aprox. 3 litros. Rebasteça o mesmo volume que sair.
    Repita depois de uma semana.
    Não sou nenhum expert em mecânica por isso sempre tive essa dúvida.
    Me permitam perguntar:
    Esse procedimento melhora ou previne o quê?
    Já vi colegas perguntando e alguns também sugerindo isso.
    Retirando uma parte do óleo usado e recolocando a mesma parte com óleo novo, não irá impregnar todo o óleo da caixa novamente já que irá retirar o óleo usado pelo orifício do nível e a sujeira (limalha) continuará no fundo da caixa.
    Qual a diferença (além do preço do óleo) em fazer essa troca parcial no câmbio ou fazê-la no motor?
    Com certeza esse procedimento no motor é errado, então porque essa troca parcial do óleo do câmbio pode ser considerada correta?
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    11/10/2016
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    56
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo. Tb sou usuário, porém toda a manutenção de carros que possuo eu mesmo faço.
    A troca do fluído se faz pelo fato dele perder suas características de novo, escurece, deixa em papel absorvente de teste sujeiras do atrito e mal cheiro (característico cheiro de queimado).
    A troca parcial é por causa da dificuldade da remoção. Diferente do carter do motor, no câmbio boa parte do fluído permanece no conversor, desta forma inviabiliza o desmonte pra remoção total.
    Com a troca parcial vc vai melhorando a condição de lubrificação.
    Os detritos devem estar presos num imã no fundo do compartimento.
    Ahhhhh, e só faça troca parcial pelo fluído que lá está, ou seja original....
    Boa sorte

  • #5
    Usuário
    Entrada
    11/10/2016
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    56
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Bom dia.

    Esse fim de semana fiz a troca parcial da minha S10 2013.
    Saiu 4,6 litros de fluido.
    Recoloquei dei umas voltas e retirei mais 1,4 lt. pois havia comprado 6 lts.
    Recoloquei totalizando os 6 e fiz umas andanças.
    Percebi melhora nas reduções ao frear, por exemplo.
    Tá filé. Daqui uns 2 meses farei novamente, aí comprarei 5 lt.
    Abç.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/11/2016
    Local
    remanso/BA
    Idade
    41
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MARCOS SCALDELAI Ver Post
    Olá amigo. Tb sou usuário, porém toda a manutenção de carros que possuo eu mesmo faço.
    A troca do fluído se faz pelo fato dele perder suas características de novo, escurece, deixa em papel absorvente de teste sujeiras do atrito e mal cheiro (característico cheiro de queimado).
    A troca parcial é por causa da dificuldade da remoção. Diferente do carter do motor, no câmbio boa parte do fluído permanece no conversor, desta forma inviabiliza o desmonte pra remoção total.
    Com a troca parcial vc vai melhorando a condição de lubrificação.
    Os detritos devem estar presos num imã no fundo do compartimento.
    Ahhhhh, e só faça troca parcial pelo fluído que lá está, ou seja original....
    Boa sorte
    olá amigo, gostaia de saber com se faz pra drenar esse oleo com a mangueira, com o carro desligado? como faz pra puxar esse oleo?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/11/2016
    Local
    remanso/BA
    Idade
    41
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo, como se faz pra puxar esse óleo com a mangueira, já que a gravidade não colabora? Sugando?

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/07/2018
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Idade
    43
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Boa noite sei que faz tempo esse POST, mas eu possuo uma S10 diesel automática 2013 e fiz a troca do óleo do câmbio da seguinte forma: comprei em uma loja autorizada o fluido Ac Delco dextron VI, 6 litros, como a S10 não possui bujão para drenar o óleo eu retirei o carter do câmbio, são uns 30 parafusos 10mm, mas são de leve aperto, também utilizei um bandeja grande pq quando o óleo cai nesse sistema sai exatamente 6litros, depois de limpeza do carter inclusive dos imãs que ficam no fundo revisei o filtro que pode ser substituído caso esteja muito danificado, caso contrário é só lavar, depois é só recolocar a junta de borracha podendo fixar com pontos de silicone para não soltar na hora de colocar no câmbio, por os parafusos e fazer um aperto cruzado dos mesmos, lembrando que o aperto é leve pois a rosca na caixa é de alumínio, assim após isso coloque o óleo através de um funil pelo cano da vareta de verificação, vai caber os mesmo 6 litros que sairam. Com esse procedimento vc vai renovar 80% do sistema haja vista que para drenar 100% só desmontando o câmbio. Ai feito o serviço, com veículo quente e com o motor em funcionamento vc pode verificar o nível na vareta. Até mais pessoal.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/09/2014
    Local
    UBERABA/MG
    Idade
    46
    Posts
    530
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Alberto Pinheiro Filho Ver Post
    Boa noite sei que faz tempo esse POST, mas eu possuo uma S10 diesel automática 2013 e fiz a troca do óleo do câmbio da seguinte forma: comprei em uma loja autorizada o fluido Ac Delco dextron VI, 6 litros, como a S10 não possui bujão para drenar o óleo eu retirei o carter do câmbio, são uns 30 parafusos 10mm, mas são de leve aperto, também utilizei um bandeja grande pq quando o óleo cai nesse sistema sai exatamente 6litros, depois de limpeza do carter inclusive dos imãs que ficam no fundo revisei o filtro que pode ser substituído caso esteja muito danificado, caso contrário é só lavar, depois é só recolocar a junta de borracha podendo fixar com pontos de silicone para não soltar na hora de colocar no câmbio, por os parafusos e fazer um aperto cruzado dos mesmos, lembrando que o aperto é leve pois a rosca na caixa é de alumínio, assim após isso coloque o óleo através de um funil pelo cano da vareta de verificação, vai caber os mesmo 6 litros que sairam. Com esse procedimento vc vai renovar 80% do sistema haja vista que para drenar 100% só desmontando o câmbio. Ai feito o serviço, com veículo quente e com o motor em funcionamento vc pode verificar o nível na vareta. Até mais pessoal.
    Amigo excelente pastagem do procedimento da troca do fluido da transmissão. Tenho certeza que será de grande valia para muitos proprietários de S10.

    Agora me diga se vc estava percebendo algum funcionamento ruim antes da troca ou se depois da troca houve melhora das trocas de marchas.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    15/04/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    73
    Posts
    34
    Agradecimento: 1
    A minha é 2013/ mod 2014 (já de 200 CV). A recomendação do manual é não trocar.

    -untitled-1.jpg
    :

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/07/2018
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Idade
    43
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Sim notei diferença, as trocas das marchas ficaram mais suaves.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/07/2018
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Idade
    43
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Realmente não há previsão de troca nas modelo 14 em diante, no meu caso que é 13/13 o manual manda trocar com 80.000km no uso severo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como trocar o óleo de câmbio da Limited 96 ?
      Por Marciolee no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/07/2011, 20:19
    2. Como esvaziar o cambio da cherokee para trocar todo o óleo
      Por giulio albor no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/07/2011, 20:12
    3. L200 - Quadrada X HPE Nova - Vale a pena trocar?
      Por Lucasjahn no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 02/03/2009, 11:56
    4. Respostas: 27
      Última resposta: 24/10/2008, 14:04
    5. Trocar óleo da DH
      Por Rogerrm no fórum Ford
      Respostas: 13
      Última resposta: 30/07/2008, 21:59

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade