x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 63
  • #1

    Problema 4x4 S10 - Desativar a Roda Livre




    Caros,
    Sei que este tópico já foi bastante debatido aqui no forum, porém, verifiquei que a última discussão já tem algum tempo, portanto creio que as novas experiências possam ajudar-me, assim como aos demais.

    Trata-se do velho problema da roda livre que não aciona. Aperto o botão (HI), ouço a CT engatar e nada acontece. Quando aciono o botão (Lo), percebo que a reduzida entrou, porém permaneço sem tração na diantenira.
    O mais estranho é que algumas vezes tuda funciona corretamente.

    A +/- 1 mes eu estava com o mesmo problema, fui no mecanico e ele detectou um vazamento na bomba de vácuo que foi trocada e o problema foi resolvido. E agora sem + nem - o problema voltou.

    Não sei se pode ter alguma coisa a ver (acho improvável), mas troquei recentemente todo o óleo do diferencial dianteiro e acho que o mesmo ficou um pouco acima do nível.

    Interessante:
    O mecânico aqui da empresa (muito acostumado com caminhoes, tratores, 4x4, pickups, etc...) me disse que se eu quiser ele pode isolar o sistema de Roda Livre à vácuo diretamente nas rodas, deixando-as acionadas integralmente. Ele já fez em algumas pickus aqui na empresa e todos estão bem mais satisfeitos. Inclusive ele conversou com mecanicos da FORD que afirmaram que os carros novos já vem dessa forma.
    E o melhor, eu não teria custo algum para corrigir o problema, nem com mão de obra.
    O que vocês acham ?

    Desculpem-me eu ter me estendido.
    Agradecido[/b]

  • #2
    Eu faria isto.

    Nada píor que vc precisar da tração e ela te deixar na mão.

    Mesmo sabendo que o consumo pode aumentar um pouco. Até mesmo podem dizer que existirá desgaste das peças da transmissão dianteira... Mesmo assim eu faria.

    aliás, fiz isto no meu jeep. (eu sei que é uma comparação tosca)

    Abraços
    Théo

  • #3
    Aumenta o Consumo ?
    Então será que há também perda de desempenho ?
    Qual seria o percentual ?

  • #4
    Creio que irá refletir, também, em um maior desgaste de pneus. E é bom atentar que estamos falando de uma S10 com seus conhecidos "mais de dez" problemas de suspensão dianteira.
    De qualquer forma meu vizinho, dono de uma impecável e muito bem cuidada S10 (2002) teve problema parecido. Na dele também foi condenada a bomba de vácuo, só que um mecânico interiorano sugeriu-lhe um exame mais criterioso da bomba, em vez da troca da cara bomba. Nesta verificação foi constatado um vazamento em uma tubulação, e dela foi feito um by pass .
    Vou me informar melhor com ele e posto a solução aplicada, além de o inteiro teor do problema.

  • #5
    Ja resolvi o problema.
    Na verdade, para a maioria das pessoas (e para mim ate ontem) existe uma confusão entre a bomba de vácuo e uma outra peça que fica atras do farol direito.
    A bomba de vácuo fica do lado esquerdo do motor e é ele que cria o vácuo necessario para o sistema de freio e para o sistema de tração.
    O sistema de roda livre da S10 é um pouco diferente da Ranger. Ele nao é ligado em cada roda.
    Esse sistema de vácuo q fica atras do farol, recebe vácuo da bomba de vácuo e tensiona um cabo (parecido com embreagem) que vai direto no diferencial dianteiro, ativando a tração dianteira.
    Meu prblema era exatamente uma folga na mangueira que pegava nesse dispositivo.
    No caso da S10, não seria tão fácio deixar o sistema ligado direto. Porém, percebi que no caso de um problema mais grave no sistema de vácuo, da para fazer uma adaptação para acionar manualmente o tração dianteira. Daria inclusive para colocar o acinamento manual dentro da cabine.
    Dessa forma, seria posssível usar reduzida apenas na trazeira qnd precisasse.

    Pessoal, vamos debater esse tópico.

    Acho que o q eu coloquei acima merece algumas correções...

  • #6
    Se você já resolveu o problema, tanto melhor...desligar a roda livre e deixar tudo direto, jamais! Pelo menos eu penso assim...
    Imagine a picape na estrada a 140km/h virando tudo aquilo ? Na melhor das hipóteses vai ter desgaste prematuro do conjunto, e depois ainda tem:
    -Aumento no consumo
    -Aumento do arrasto, e consequentemente maior esforço e menor velocidade
    -O sistema todo foi desenhado para aplicar força motriz do câmbio para o cardã, este para o pinhão, depois coroa...etc...sempre desmultiplicando, ou seja, sempre aliviando cada vez mais...
    Se desligar a roda livre, é o pneu quem vai passar a exercer essa força motriz, ao invez de desmultiplicar, vai fazer o contrário e vai vibrar,
    Se o carro for novo tá tudo justinho, não se nota a vibração, mas depois começam as folgas e...
    abs

  • #7
    Tenho relatos de um amigo meu que estourou a caixa de tração, pois usou a tração em trexos muito extenços e teve que trocar 2 vezes as valvulas em uma viajem feita daki[RS] para o mato grosso.

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Igor;

    Somente a Ranger vem de fábrica pronta para rodar sem roda livre. Mas ela vem preparada, com eixos dianteiros, homicinéticas, tulipas, CT, tudo certinho para rodar sem a roda livre (ou seja, mesmo em 4x2, cardã dianteiro, diferencial, etc. rodam normalmente) e o sistema já se mostrou mais do que provado, com Rangers 2000 em diante, com mais de 300 mil km e sem desgastes anormais no sistema dianteiro.

    No caso da S10, o buraco é mais embaixo....O eixo é um AAM e a CT, se não estou errado é uma New Progress Gear, todos sistema foi projetado para permanecer parado em modo 4x2. Honestamente eu não faria a conversão. Aparentemente a AVM não fabrica RL para a S10 o que é uma pena pois seria uma boa solução.

    Abs!!!

    (Em tempo: OPINIÃO MINHA, Roda Livre é um atraso de vida ainda mais se levarmos em conta que o arrasto provocado pelas modernas CT's de corrente e o eixo dianteiro é desprezível - fazia sentido no tempo das Band's, Jeep Willys que as CT's eram de engrenagens e o motor, fraco )
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #9
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Não deixe o sistema dianteiro ligado permanente, se a RL da S 10 for igual ou semelhante a da Ranger posso te ajudar,

    Cara, que negocio é esse de cabo no diferencial? Além de achar duvidoso, nunca vi ninguem falando isso por aqui...
    Ranger CS 4x4 2001

  • #10
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Bom, em relação ao sistema de roda livre da S10, se não foi modificado pela fábrica ainda , eu chego a dizer que é o sistema mais estúpido que já conhecí.

    Certa vez acompanhei a manutenção de uma S10 da CTEEP que apresentava problemas em uma das homocinéticas e nas "cruzetas" do eixo dianteiro.

    Todo o conjunto dianteiro foi removido para manutenção e durante a avaliação dos componentes percebemos que a tal roda livre funciona de uma forma bem diferente que na Ranger por exemplo, que "desliga" os cubos das homocinéticas lá na extremidade mantendo toto o eixo e semi eixos parados.

    Na S10 existe um esquema de engate dentro do eixo que "livra" apenas um dos semi eixos (o mais comprido) da caixa de satélite. Assim, o lado oposto continua engrenado e virando. Resultado disso: O semi eixo vira, mas a coroa e pinhão não. Sabe pra quem fica a bronca???? Para as planetárias e satélites sem falar no pino das satélites que estão girando o tempo todo bem como rolamentos e homocinéticas. Isso tudo só pra não virar o cardã.

    Quanto á tcase, não acredito que possa haver desgastes por conta de virar o conjunto sem carga. Se as planetárias e satélites podem, porque não uma corrente e 2 engrenagens apoiadas em rolamentos e devidamente banhadas em óleo.

    Tá parecendo um sistema que foi feito pra nunca ser utilizado !!!!!!!!!!!!!

    Abraços a todos

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Bom, em relação ao sistema de roda livre da S10, se não foi modificado pela fábrica ainda , eu chego a dizer que é o sistema mais estúpido que já conhecí.

    Certa vez acompanhei a manutenção de uma S10 da CTEEP que apresentava problemas em uma das homocinéticas e nas "cruzetas" do eixo dianteiro.

    Todo o conjunto dianteiro foi removido para manutenção e durante a avaliação dos componentes percebemos que a tal roda livre funciona de uma forma bem diferente que na Ranger por exemplo, que "desliga" os cubos das homocinéticas lá na extremidade mantendo toto o eixo e semi eixos parados.

    Na S10 existe um esquema de engate dentro do eixo que "livra" apenas um dos semi eixos (o mais comprido) da caixa de satélite. Assim, o lado oposto continua engrenado e virando. Resultado disso: O semi eixo vira, mas a coroa e pinhão não. Sabe pra quem fica a bronca???? Para as planetárias e satélites sem falar no pino das satélites que estão girando o tempo todo bem como rolamentos e homocinéticas. Isso tudo só pra não virar o cardã.

    Quanto á tcase, não acredito que possa haver desgastes por conta de virar o conjunto sem carga. Se as planetárias e satélites podem, porque não uma corrente e 2 engrenagens apoiadas em rolamentos e devidamente banhadas em óleo.

    Tá parecendo um sistema que foi feito pra nunca ser utilizado !!!!!!!!!!!!!

    Abraços a todos
    Excelente resposta Renato! Explica o porquê a AVM não fabrica Roda livre para a S10!

    E a GM mais uma vez mostrou que é verdade o famoso ditado: "Pra que simplificar se podemos complicar?!"

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Se eu comprasso uma S-10 a primeira coisa que eu faria seria travar o sistema para me livrar dessa porcaria de roda livre!

    Planetárias e satélites não possuem rolamentos, portanto sofrem muito mais desgastes do que o resto do conjunto e com a inércia com certeza acaba fazendo o mesmo movimento do conjunto como se estivesse com as RL acopladas.

    Se aumentar o consumo será no máximo 1km/l e olha lá se for tudo isso.

    Não vai gerar vibração ou ruído algum como postaram lá em cima. Pode prender tudo e esqueça disso.

    Se fosse por isso as Rangers viveriam trocando diferenciais dianteiros, e pelo contrário, a transmissão dianteira raramente necessita de manutenção ou reparos.

    Na S-10 embora peças de desenhos diferentes, o conjunto não é subdimensionado que não suporte o uso constante do sistema acoplado.

    Pode rodar com 4x4 a vida toda nas condições previstas para o 4x4 que durará da mesma forma que se andasse em 4x2.

    Que mania o pessoal tem de pensar que essas picapes não aguentam isso ou aquilo, se fizer tal coisa pode estragar isso ou aquilo! Se tem tanto medo porque compraram uma picape turbo diesel com torque de V8?

    Mete bronca e não te incomoda mais com rodas livres!

    Daqui a quem sabe 20 anos a tua S-10 vai estar em um desmanche e a transmissão será vendida em excelentes condições ainda para algum jipeiro que esteja preparando alguma coisa pra brincar!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade