x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 63
  • #13



    Amigos, Olha muito me veio a calhar esse discussão e tenho muita experiência com S10 sei que da muito problema no diferencial dianteiro já tive varias e todas elas deram problema na tração, é isso mesmo que o pessoal falou ai o Sistema de tração da S10 é um botãozinho na painel que aciona uma solenóide elétrica que aciona uma válvula que libera um vácuo que chega a outra válvula que puxa um cabo que aciona um garfo que acopla e desacopla o semi-eixo do lado direito então os semi-eixos estão sempre girando, o do lado esquerdo a tulipa da trizeta tem um ponta macho estriada que entra direto na planetária e tem um rolamento agulha que tralha sobre a ponta da tulipa quando apresenta folga o retentor vaza e a tulipa começa chicotear fazendo com que a engrenagem plantaria trabalhe na caixa satélite causando desgaste, já o do lado direito a tulipa tem a ponta fêmea então o semi-eixo que é segmentado entra na tulipa, esse lado não apresenta tanto problema pois a tulipa não é diretamente acoplada na engrenagem satélite. Mês passado eu peguei um Hilux e perguntei para vários mecânico e todos me disseram que a Hilux não da problema como a S10, então fui verificar o que diferenciava o sistema de tração da Hilux, verifiquei que na Hilux 3.0 o sistema é idêntico ao da S10 mas ninguém soube me dizer porque não da problema, já o Sistema de tração da Hilux 2,5 ela não tem o semi-eixo segmentado, fiquei impressionado de ver todo o conjunto do diferencial dianteiro esta sempre girando e não da problema.
    Apesar do sistema de tração da Hilux ser muito mais confiável eu não gostei dela porque ela é muito dura, eu estava acostumado com a macieza da S10, mas quando me lembro dos gastos que já tive com a tração da S10 fico na duvida, então resolvi pesquisar se não teria como eu colocar uma roda livre de verdade em cada roda impedindo assim o desgaste do sistema, até liguei na AVM e me informaram que não fabricam Roda livre para S10, então gostaria de saber que alguém já soube de adaptação para roda livre em S10?
    Obrigado.

  • #14
    Amigo, se travar o sistema de "roda Livre" da S10, provavelmente vc vai ter problema com o Cardan pois ele nao usa cruzeta do lado da caixa de tração, imagino que iria vibrar muito em alta velocidade.

  • #15
    depois de ler esse topico aprendi bastante sobre o sistema da s10. gostei da ideia do cabo.

    amanha vo abrir o capô e procurar esse cabo q vem do sistema de vacuo (q é ligado a bomba de vacuo) e conecta no diferencia dianteiro. se eu achar vo falar pro mecanico de trator, q eu e meu pai costumamos levar, pra adaptar ele na cabine no lado esquerdo do motorista perto do "freio de mao" no estilo estrangulador de f1000 2 farois 86 q tivemos.

    vai resolver o problema de acionamento da "roda livre" sem nem precisarmos mecher na bomba de vacuo e suas mangueiras(provavelmente vai continuar com defeito por mt tempo).

    se eu achar esse cabo e o mecanico der positivo pra uma adaptaçao, vai ser interessante engrenar a reduzida no 4x2 tendo em vista q o motor eletrico/CT estao em perfeito estado


    obs: esse mecanico manja mt dessa area, levamos o nosso massey ferguson 285 com um problema na embreagem pra ele resolver e aproveitamos pra pedir pra ele adaptar o acelerador(q é uma alavanca pra cima e pra baixo no painel) no pé com acionamento no pedal. o serviço ficou 10.
    4X4 Brasil

  • #16
    Citação Postado originalmente por DiEgOsEiChIrLz Ver Post
    depois de ler esse topico aprendi bastante sobre o sistema da s10. gostei da ideia do cabo.

    amanha vo abrir o capô e procurar esse cabo q vem do sistema de vacuo (q é ligado a bomba de vacuo) e conecta no diferencia dianteiro. se eu achar vo falar pro mecanico de trator, q eu e meu pai costumamos levar, pra adaptar ele na cabine no lado esquerdo do motorista perto do "freio de mao" no estilo estrangulador de f1000 2 farois 86 q tivemos.

    vai resolver o problema de acionamento da "roda livre" sem nem precisarmos mecher na bomba de vacuo e suas mangueiras(provavelmente vai continuar com defeito por mt tempo).

    se eu achar esse cabo e o mecanico der positivo pra uma adaptaçao, vai ser interessante engrenar a reduzida no 4x2 tendo em vista q o motor eletrico/CT estao em perfeito estado


    obs: esse mecanico manja mt dessa area, levamos o nosso massey ferguson 285 com um problema na embreagem pra ele resolver e aproveitamos pra pedir pra ele adaptar o acelerador(q é uma alavanca pra cima e pra baixo no painel) no pé com acionamento no pedal. o serviço ficou 10.
    Amigo, o cabo fica atras do farol direito, por baixo do filtro de ar.

    Falow

  • #17
    quando o vacuo é acionado o cabo é puxado certo?? o vacuo sustenta o cabo puxado enqunto o 4x4 estiver ativo??? como a roda livre seria desativada caso acionasse o cabo manualmente????? me ficou essa duvida.

  • #18
    cheguei a conclusao q n vale a pena fazer adaptaçao no sistema, deve desvalorizar mt o carro na hora da revenda.

    testei bastante o conjunto em casa esse final de semana, o motor eletrico esta funcionando perfeitamente 4x4 e reduzida, o carda dianteiro gira em qualquer modo 4x4 mas no 4x2 nao. nenhum barulho estranho em nenhum engate(pra falar a verdade n ouvi nada). fiz os testes andando pra frente e rpa tras em linha reta(na garagem) e sem o filtro de ar pra poder ver o sistema de vacuo q fica logo abaixo e se estava funcionando. a reduzida esta funcionando perfeitamente em 4x2 onde teoricamente deveria ser 4x4.

    o sistema de vacuo é constituido por uma bomba de vacuo q fica localisado no final do assoalho do passageiro da frente(fazendo um calombo no final do assoalho) com uma fiaçao até o painel do carro, dele sai uma mangueira de ar q corre até abaixo do filtro de ar do motor,onde se encontra uma "bucha" fexada(parece uma buzina ou wastegate de turbo) onde o vacuo aciona(provavelmente puxa) um cabo de aço que ACHO(90% de certeza) q vai até o diferencial dianteiro pois desce pra tras paralelo ao motor (o cofre do motor é extremamente apertado e pouco visivel e abaixo do diferencial existe uma chapa de aço enorme impedindo a visao do diferencial).

    a mangueira de ar é todo recoberto por uma capa/proteçao de plastico sanfonado preto (o msm q recobre mt das fiaçoes), impedindo assim que eu verificase onde (caso exista vazamento) vaza pressao. verifiquei tambem que a mangueira ja havia sido mechido pelo antigo dono devido a algumas partes da "bucha fechada" possuir alguns vestigios de fita aderente transparentes e a proteçao da mangueira de ar estar com algumas partes rasgadas e faltando, as partes onde estavam faltando n vi nenhum vazamento. o cabo de aço q sai da "bucha fexada" esta bem firme me levando a conclusao q n esta rompido.

    amanha ou talvez só no proximo final de semana eu teste de novo o 4x4, vou pintar de branco um ponto na homocinetica(semi eixos) de ambos os lados e ver qual gira e qual n gira ou ambos os lados. ultimamente venho pensando q pode ser os rolamentos das rodas q n estejam mais prestando mas só vou ter certeza depois do teste de tinta branca nas homocineticas.
    se eu ver que o lado mais curto esta girando e o lado mais longo nao, vou ter certeza que o problema é o rolamento do lado longo, se o ocorrer o inverso o problema é no rolamento da homocinetica curta. se os 2 lados n girarem sao os rolamentos de ambos os lados,se os 2 lados rodarem os rolamentos estao perfeitos e o problema é ou na bomba de vacuo ou na mangueira de ar.

    esta ai meu primeiro relato, quando possivel postarei fotos por baixo do carro e do capô. estou aberto a dicas.
    4X4 Brasil

  • #19
    Usuário
    Entrada
    04/04/2010
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Olá, pessoal!
    Não entendi muito bem o funcionamento desse sistema de 4x4 da s10/blazer. Tenho uma 98/99, e neste final de semana retirei a tal bomba/acionador à vácuo de baixo da bateria e pude perceber que basta ligar o carro e o tal acionador funciona, puxando o cabo de aço, mesmo o 4x4 estando desligado. Coloquei o carro no elevador e engatei para ver o que acontecia. As rodas dianteira permaneceram paradas, mesmo com o acionador à vácuo funcionando. Só quando liguei o 4x4 foi que as rodas dianteiras giraram, uma quase parando e a outra, aparentemente, na mesma velocidade da roda traseira. No acionador à vácuo não vi mudança, com o 4x4 ligado ou não, estava acionado. Como funciona este sistema afinal? Alguém pode me esclarecer, por favor?
    Agradeço a atenção!

  • #20
    Citação Postado originalmente por BRNUNES Ver Post
    Olá, pessoal!
    Não entendi muito bem o funcionamento desse sistema de 4x4 da s10/blazer. Tenho uma 98/99, e neste final de semana retirei a tal bomba/acionador à vácuo de baixo da bateria e pude perceber que basta ligar o carro e o tal acionador funciona, puxando o cabo de aço, mesmo o 4x4 estando desligado. Coloquei o carro no elevador e engatei para ver o que acontecia. As rodas dianteira permaneceram paradas, mesmo com o acionador à vácuo funcionando. Só quando liguei o 4x4 foi que as rodas dianteiras giraram, uma quase parando e a outra, aparentemente, na mesma velocidade da roda traseira. No acionador à vácuo não vi mudança, com o 4x4 ligado ou não, estava acionado. Como funciona este sistema afinal? Alguém pode me esclarecer, por favor?
    Agradeço a atenção!
    O botão de acionamento na verdade aciona apenas a caixa de transferência. Na caixa de transferência há uma válvula que aciona a roda-livre (ela recebe as mangueiras do vácuo). O que pode estar acontecendo pra ti é esta válvula estar travada e ai as rodas livres sempre ficarão acionadas.

  • #21
    Usuário
    Entrada
    04/04/2010
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Olá!
    Valeu pela dica!
    Mas para checar essa válvula é necessário remover ou abrir a caixa de transferências?
    Seria a peça 27?
    Obrigado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problema 4x4 S10 - Desativar a Roda Livre-2000_blazer_4wd_0.preview.jpg  
    4X4 Brasil

  • #22

    Exclamation S10 2005/2006 com problemas

    Seguinte pessoal, sou novato no assunto, mas, pelo que vejo o problema é bem antigo. Estou com uma S10 2005/2006 com problemas no uso do 4x4.

    Andando de boa, do nada ela troca do 4x2, para o 4x4HI que fica piscando no painel. Ai paro, pressiono a embreagem, ela "engata" o 4x4HI e não tem cristo que faça ela voltar pro 4x2, mesmo que seja pressionado o botão 4x2 no painel. Geralmente quando acontece isso, pressiono o botão para voltar ao 4x2, que comuta a troca e logo em seguida volta pro 4x4HI.

    Certa vez ja trocamos uma peça que fica atrás do farol do lado do caroneiro que trabalha a vácuo e que estava furada. Percebi que fica ligada a uma espécie de cabo (não sei se é a tal válvula a vácuo e o tal cabo que engada as rodas dianteiras que já foi relatado por alguns membros aqui), mas enfim, verifiquei e percebi que estava furada DENOVO.

    Não sei se o problema é mecânico ou se a S10 possui algum módulo eletrônico que esteja trabalhando de forma errada, fazendo essa transferência e estragando a dita valvula a vácuo. Ja gastamos uma vez e não foi pouco, agora, denovo. Posso desligar o chicote do painel de botões que acionam o 4x4 no painel pra "desligar o sistema" ou evitar a comutação 4x2-4x4HI? Alguém ja teve problema semelhante? Como resolveu (sem fazer adaptações em painel e afins)? Há solução ou o negócio é arrumar e passar pra frente?
    Desculpem as delongas e o desabafo, mas enfim, é isso. Obrigado.

  • #23
    essa imagem anexada é mt interessante mas gostaria de saber se esse sistema da blazer é identico ao da s10, se alguem poder confirmar.

    analisando de forma geral, esse é um dos sistemas mais complexos encontrado no mercado(pelo menos na minha opniao).

    pelo q eu notei no seu depoimento daniel, seu problema deve ser no painel eletrico de acionamento da traçao, deve estar dando algum curto ou coisa do tipo acabando assim por acionar uma das traçoes. n acredito q o seu problema seja relacionado a roda livre, q pelo jeito esta funcionando mt bem.

    como e onde voce viu esse vazamento?? é naquela especie de "coifa" ou na mangueira?? a mangueira/cabo que entra ou q sai da "coifa"??

    obs:ainda n encontrei tempo pra voltar a mexer no sistema. (faculdade,concursos,etc...)
    4X4 Brasil

  • #24
    Citação Postado originalmente por DiEgOsEiChIrLz Ver Post
    pelo q eu notei no seu depoimento daniel, seu problema deve ser no painel eletrico de acionamento da traçao, deve estar dando algum curto ou coisa do tipo acabando assim por acionar uma das traçoes. n acredito q o seu problema seja relacionado a roda livre, q pelo jeito esta funcionando mt bem.

    como e onde voce viu esse vazamento?? é naquela especie de "coifa" ou na mangueira?? a mangueira/cabo que entra ou q sai da "coifa"??

    obs:ainda n encontrei tempo pra voltar a mexer no sistema. (faculdade,concursos,etc...)
    Então, também ja pensei nessa possibilidade. Descobri esse vazamento NA COIFA porque da outra vez que esse problema ocorreu ela foi trocada por estar com um pequeno rasgo na borracha. É justamente dela que sai a tal mangueira com cabo, na qual também ja mexi e percebi que "engata" ou "desengata" algo, como uma chave "liga e desliga", mas é na coifa que ocorre o vazamento. Senti que dentro dela tem uma especie de lamina de ferro redonda (sem fio de corte) que é sugada ou empurrada para fora, conforme o acionamento no painel da S10, empurrando ou não a tal mangueira. Essa peça, de certeza (a que faz o vacuo), se não puder consertar terei que trocar por uma nova denovo, justamente porque mais uma vez furou, talvez por trabalhar de maneira errada. Amanhã levarei num mecânico que trabalhou na GM e vou conversar com ele sobre a possibilidade de o problema estar no painel de acionamento mesmo. Obrigado pela dica!!!
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade