x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário Avatar de Beskow
    Entrada
    30/11/2010
    RS
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Motor Sprint soprando só na tampa do óleo (S10 2.8)




    [S10 Exec. 2002/03 MWM Sprint 2.8 TD]

    Pessoal:

    O óleo do cárter vem baixando demais (fazia 230mL/100L diesel, agora supera os 500mL) e o consumo caiu de 13 para 10-11km/L na estrada.

    Hoje notei que está soprando pela tampa de óleo do cabeçote. Em lenta só sai ar. Acima de 1900rpm espirra óleo.

    Na vareta (com a tampa fechada) não sai nada, nada.

    Testei o suspiro com tudo fechado. Está desobstruído e só sai leve e fina fumaça branca (nada de óleo líquido).

    Com o suspiro aberto, sopra óleo na tampa igual.

    Ela puxa bem até 3000rpm. Na estrada, se forço, ela dá uma arriada (perde força) lá pelos 3000-3200rpm.

    No escapamento se nota bem pouca fumaça clara (não sei a diferença entre branca e azul, mas é transparente). É mais intensa com motor frio. Fica quase imperceptível com motro quente, mas tem cheiro de óleo de cárter queimado (predomina sobre o cheiro do diesel queimado).

    Antes de notar o sopro, levei nesta semana para regular válvulas. Não notaram nada errado e falaram que "baixar óleo é normal". Eu conheço meu motor...

    PERGUNTAS:

    1) Serão os anéis?
    2) Pode ser outra coisa, já que não sopra na vareta?
    3) Retentores de válvulas teria a ver? Se afirmativo, ao regularem, não notariam?

    Estou usando o Top Turbo da Petrobrás (15W40 CI-4). Será que devo usar um outro, mais grosso? Se afirm., qual?

    O motor tem, oficialmente, 312.000km (40.000 comigo), mas desconfio que tenha mais.

    Agradeço toda e qualquer luz que os amigos puderem oferecer.

    Abç,

    Beskow

  • #2
    Usuário Avatar de Beskow
    Entrada
    30/11/2010
    RS
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Esclarecimento: com a vareta removida e a tampa do óleo fechada ou aberta, não tem sopro nenhum (nem ar nem óleo). Ou seja, o sopro é unicamente em cima, na tampa de entrada de óleo.

  • #3
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Se tivesse vazando compressão e queimando o óleo, deveria, creio eu, sair pressão e óleo pela vareta, já que é só pela parte de cima, devem ser os retentores das valvulas, tem que arrancar o cabeçote fora.

    meio litro a cada 100 km é complicado hein?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #4
    Usuário Avatar de Beskow
    Entrada
    30/11/2010
    RS
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Se tivesse vazando compressão e queimando o óleo, deveria, creio eu, sair pressão e óleo pela vareta, já que é só pela parte de cima, devem ser os retentores das valvulas, tem que arrancar o cabeçote fora.
    Esse é o tipo de raciocínio que preciso. Obrigado e faz sentido.

    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    meio litro a cada 100 km é complicado hein?
    Por sorte não. É meio litro por 100L de diesel, mas a novidade que descobri é que se manter a rotação abaixo de 2800rpm o consumo de óleo lubrificante desaparece, cai pro normal.

    Se eu acelero a 3000rpm ou mais (mesmo parada) sai pressão com ar e óleo pela tampa de abastecimento de óleo. Na vareta nada, nem um sinal de sopro.

    Levantei a questão dos retentores de válvula pro meu mecânico e ele disse que não teria a ver. Que teria que ser anéis. Tomara que tu estejas certo!!!

    Obrigado.
    Beskow
    ---------------------------------------------------------------
    S10 Executive 2002/2003 4x4 CD MWM Sprint 2.8 TDI

  • #5
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Foi mal, pensei ter lido KM.

    Olha, se fossem os aneis, ela ia queimar óleo em qualquer situação, marcha lenta, acelerado, e por ai vai, ela solta aquela fumaça branca azulada no escape quando acelera?

    Então, esse motor já foi feito alguma vez? Tu vai ficar por muito tempo ainda com o carro? Se sim, é só tu fazer as contas de quanto tu gasta com óleo por mês e cotar o preço do serviço todo pra acabar com o problema, se sair muito mais caro consertar, vai completando, já que não tem o menor problema pro motor, claro, sempre ficando de olho no nivel do oleo.

    Agora esse mecanico aí, sei não hein, leva em uma outra oficina e pede pro cara te dar um diagnostico.

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #6
    Usuário Avatar de Beskow
    Entrada
    30/11/2010
    RS
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Tens rasão, queima de óleo é direto, não só em alta.

    Vou procurar outro mecânico. Na cidade vizinha tem um autorizado da MWM. Vou ligar pra eles e trocar uma idéia.

    Se eu não voltar aqui é pq estou sem novidades.

    Valeu colega.
    Beskow
    ---------------------------------------------------------------
    S10 Executive 2002/2003 4x4 CD MWM Sprint 2.8 TDI

  • #7
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Eu começaria a olhar pela turbina.. Tirava o intercooler e as mangueiras para lavar.

    Meu mtr mwm 2.8 tem 20 mil km rodados pós retífica. Se tirar a tampa de óleo e acelerar espirra óleo para fora, acredito que seja normal.
    Vamu que Vamu !

  • #8
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    Quando eu tinha uma s10 com motor maxxion, ela costumava a sair um vapor com oleo de onde coloca-se o oleo, o problema deste motor estava na turbina, recondicionou a turbin a e ela voltou ao normal
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #9
    Usuário Avatar de RicardoCosta
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Beskow Ver Post
    Tens rasão, queima de óleo é direto, não só em alta.

    Vou procurar outro mecânico. Na cidade vizinha tem um autorizado da MWM. Vou ligar pra eles e trocar uma idéia.

    Se eu não voltar aqui é pq estou sem novidades.

    Valeu colega.
    Beskow, tudo bem?

    Pelos relatos anteriores seria de grande valia dar uma olhada na turbina, caso esteja com muita folga ela vai passar óleo em altas rotações, mas o memso ocorre com o motor, quanto mais rotações mais óleo é queimado na combustão. A fumaça clara (azul ou branca) indica queima de óleo lubrificante.

    Se for detectado que o óleo está baixando é dos anéis verifique uma retífica completa, pois somente a troca dos anéis pode lhe dar uma dor de cabeça futura. Em muitos casos os anéis não acentam no pistão/camisa por já estarem desgastados.

    Abraços

    Ricardo

  • #10
    Usuário Avatar de Beskow
    Entrada
    30/11/2010
    RS
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, seguindo as dicas, vou olhar a turbina. De lá pra cá a maquina perdeu força bem onde ela deveria entrar (+/- 2000rpm pra frente). Antes eu pisava e minhas costas colavam no banco nesse ponto. Agora se arrasta e não decola.

    Suspeito q um FDP de um mecânico de emergência que me atendeu na estrada e ficou com ela 1 semana (caixa) tenha trocado a turbina. A minha tinha 1,5 ano de idade. Não poderia estar sem força. Ele tinha um S10 igual dele... E era pilantra pois quiz me cobrar R$12 mil nas duas caixas (câmbio+tração).

    Saí de casa brabo e comprei da mesma fonte que ia pegar por $R7 mil e ainda foi caro! Tem gente assim por aí, por isso como ele perdeu R$5 mil por lhe ter mostrado q não sou muito idiota, pode ter trocado a bichinha...

    Estou só esperando pagar o preju acima e depois vou ver a sugestão de vcs.

    Obrigado amigos.
    Beskow
    ---------------------------------------------------------------
    S10 Executive 2002/2003 4x4 CD MWM Sprint 2.8 TDI

  • #11
    Usuário Avatar de Clodoberto
    Entrada
    08/08/2008
    Idade
    44
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Minha s10 é 2.8 eletronica com 185.000 rodados e pela tampa de valvula respinga oleo, ja olhei em outras s10 inclusive com menos de 100.000 e tem o mesmo comportamento a SW4 2011 do meu pai vai fazer 30.000 e sai oleo assim também, mas detalhe a minha não baixa oleo e não fumaça pela vareta e é um canhão.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/09/2011
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    47
    Agradecimentos: 0
    Boa noite,

    Caso não seja a turbina, voce poderia fazer teste com oleo pouco mais viscoso, como já esta utilizando Top Turbo da Lubrax (15W40), tente comprar o Lubrax turbo Vigoras que tem viscosidade de 25W60, mas utilize 50% de cada um na proxima troca de oleo.

    Se for por folga nos aneis este deverá reduzir consideravelmente e ai voce programa ou não a manutenção do motor quando tiver $$.

    Edson

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200 soprando óleo pela vareta
      Por zenil no fórum Mitsubishi
      Respostas: 17
      Última resposta: 21/06/2021, 16:27
    2. Motor Soprando
      Por Herculano no fórum Land Rover
      Respostas: 14
      Última resposta: 19/08/2020, 09:29
    3. Tampa oleo motor
      Por tusa no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 23/11/2010, 01:32
    4. Emergencia: tampa do óleo do motor Tracker 2008
      Por Romano4X4 no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 02/05/2008, 16:00

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade