PDA

Ver Versão Completa : Expedição pela América do Sul: inverno ou verão



MarcusTalamasca
15/12/2011, 01:53
Amigos, desde garoto sempre fiz minhas viagens ao estilo mochileiro. Então conheço grande parte da América Latina num esquema bem econômico.

E, historicamente, sempre se fala que viajar para a maior parte dos lugares é melhor no inverno. Isso porque o tempo é seco. E o frio é relativamente aceitável, exceção feita à Patagônia.

Agora mais velho, o esquema é outro. Vou de viatura. Com mulher. Outros amigos me seguindo. Aí surge a pergunta: qual a época ideal, sem considerarmos a Patagônia?

Ir no inverno torna os passeios mais fáceis no Peru e na Bolívia, com certeza. Mas será que as estradas fecham com a neve? Por outro lado, na época de chuvas temos um verdadeiro lamaçal em toda região, afinal de contas aquilo tudo vai pro Amazonas. Macchu Picchu ficou ilhada ano retrasado.

No Chile e Argentina eu sei que vários passos andinos ficam fechados no inverno. Como se faz para viajar nessa época, é desagradável a estrada? Nas cidades não é. E indo no verão, como é o NOA? Muitas chuvas, capazes de colocar as pessoas e/ou viaturas em risco?

O Atacama é o lugar mais seco do planeta, então acredito que não deva fazer diferença.

Qualquer comentário será apreciado.

rcofreitas
23/01/2012, 00:09
Olá Marcus!

NOA no verão dever ser terrível! A temperatura chega aos 38C fácil, fácil.... sem contar a humidade!

Por esta razão estarei indo para NOA e ATACAMA em Junho/2012.

As estradas na Argentina e Chile, são muito boas, mas geralmente de um faixa só.

Em alguns lugares, você vai encontar o "ripio", que é uma estrada de cascalho solto! (mas garanto que não é nada como o conhecido).

O mais importante é se adequar a legislação argentina, se preparar para falta de combustível em algumas áreas e aproveitar!

Sucesso em sua viagem!

abs,

Ricardo