PDA

Ver Versão Completa : Plano de viajem: de um rio grande ao outro (RN-RS)



BrunoRN-RS
09/12/2011, 01:44
Caros,
pela primeira vez cairei na estrada, e pretendo encarar um trecho bem longo: de Natal-RN a Santa Maria-RS. Estou criando este tópico para pedir dicas aos mais experientes sobre o melhor trajeto, precauções, etc.

Quantas horas/km dá pra fazer num dia? Iremos numa Defender90, apenas um motorista. Não gosto de correr (nem dá!!rss), ando no máximo a 100km/h, mas tenho boa resistência quanto ao sono (será que consigo fazer bem umas 10h por dia?)

Sobre o trecho que vai do sul da Bahia até um pedaço de Minas, já ouvi dizer que é um trecho perigoso em termos de assaltos em determinadas rodovias...
Pretendemos ir pelo caminho mais fácil, dado que será a primeira viagem longa, e queremos estar minimamente preparados pra encarar os imprevistos (que sempre acontecem!) numa boa!! rss

Obrigado desde já!
Um abraço,
Bruno

davidfarhat
09/12/2011, 11:30
Fala amigo! Estou fazendo o mesmo roteiro que você, só que ao inverso e saindo do Paraná...O aconselhável a fazer diariamente é na média de no máximo 1000km. Eu ia fazer o caminho por dentro de Minas (Uberlândia)chegando na Bahia (Vitória da Conquista), mas caminhoneiros do trecho me informaram que é realmente perigoso e que por longos trechos você anda no meio do nada, sem postos de gasolina por perto... Acabei escolhendo ir pela BR101, é 400km mais longe (no meu trajeto) mas a segurança e o visual compensam....Espero ter ajudado! Abraçao

Dimasi
09/12/2011, 19:51
Olá Bruno
A distância a ser percorrida depende muito da estrada e do tráfego. Creio que 1000km é uma boa média. Para rodar essa distância eu procuro usar o seguinte método. Procuro sair bem cedo ( umas 5h ), se vc estiver numa cidade já se livra do trânsito da manhã e pega estrada vazia, se tiver crianças elas vão dormindo. Quando der umas 8h vc já rodou uns 250km. Pausa p café abastecer e estrada. A segunda perna vai depender da sua ( e de seus acompanhantes ) fome, paciência e resistência. Eu procuro esticar ao máximo e para para almoçar umas 13h. O trânsito aumentou, vc passou por cidades então foram uns 600km desde que saiu. Depois do almoço roda uns 200km, para p lanchar, mais 200 e a noitinha vc chega aonde vai pernoitar, toma um banho, janta, toma umas brejas e 22h cama. Já rodei até 1400km num dia ( Rio X C. Grande ) mas foi de Civic e quase tudo com pista dupla. Do Rio a Floripa faço tranquilo em 13h e chego lá com dia claro. Já para Porto seguro que é + ou - a mesma distância, são no mínimo 16h e chego lá aos peidos. Tudo pela diferença de estrada.
O melhor caminho acho que é BR-101 até Feira de Santana e depois BR-116 até Volta Redonda. Se seguir pela BR-101 até o Rio vai pegar muito trânsito e cidades no caminho e isso atrasa prá carai. Só p passar por Vitória, Campos e Rio vai um tempão. E já sai na Dutra altura de Volta Redonda. Na Dutra altura de Taubaté pega a rod. Cavalho Pinto/ trabalhadores e sai na marginal ( programa para passar por lá fora da (s) hora de rush. Da marginal pega o acesso p Rod. dos Bandeirantes e 10Km depois o rodoanel. É um pouco mais longe, mas desvia do trânsito complicado. Dai tem duas opções. Regis Bitencourt até Curitiba, depois BR-476 e 153 ou Castelo Branco, Sorocaba, Ponta Grossa BR-153. Eu ficaria com a primeira opção.
Abs
Fabiano

BrunoRN-RS
09/12/2011, 20:17
Caros David e Fabiano,
valeu pelas dicas!! com certeza agora já dá pra ter uma idéia de como fazer... já tinham me sugerido o fazer pela BR 101 até Feira de Santana e depois pegar a BR 116, acho que vai ser este mesmo o escolhido... depois, para a volta, vou tentar um caminho mais diversificado, talvez com alguns trechos de terra e atraçoes turísticas (Chapada Diamantina está entre as opções!). Isso porque trarei meu equipo de camping lá do sul, daí a nossa casa vai ser qualquer lugar com dois metros quadrados de superfície plana...rss

Ah, mais um detalhe... naõ levamos crianças, mas em compensação levamos dois cães, o que tb vai exigir mais um tempinho de estrada, já que é bom dar umas paradas de quando em quando para elas darem uma refrescada...

Obrigado por todas as informações... vou atualizando meus planos por aqui, e depois conto como foi a experiência!!
Ah, caso tenha algum interessado em descer em comboio este trajeto, estamos aí!!

Um abraço!
Bruno