PDA

Ver Versão Completa : Qual o melhor caminho para ir de Sao Paulo - Recife



fateli
04/12/2011, 15:28
No inicio de 2012 pretendo fazer esse percurso de carro e tenho duvidas em relacao a melhor opcao de estradas.

Pelo Guia em CD Rom da 4 Rodas eles sugerem sair pela Fernao Dias indo ate Ipatinga em direcao a Vitoria da Conquista.

Sempre soube que para esse percruso o melhor caminho seria sair pela Dutra em direcao ao Rio seguindo pela 116 , pegando logo em seguida a 101.

Alguem teria como postar uma opiniao atualizada sobre qual a melhor opcao, minha duvida restringe-se no trecho de SP ate Feira de Santana na Bahia.

Abs

Fabio

edisonk
16/12/2011, 13:48
Fateli,

No começo de 2012 vou ao sul da Bahia, existe até um tópico aqui (cumuruxatiba), e para lá há 2 opções BR116 (Rio-Bahia) ou BR-101.
A recomendação de quem conhece é sempre ir pela BR-101 e DE DIA, pois parece ser mais segura do que a BR-116.

Abs!

Inner
16/12/2011, 16:50
Olá considere as distâncias pois o trajeto mais comum seria mesmo Dutra e BR101 Dutra tranquilo dua pistas já a BR101 pequeno trecho de pistas dupla e o resto pista simples tráfego pesado de caminhões e carretas considere que no trecho a partir de Vitória existe o tráfego de carretas acopladas a reboque transportando madeira que aumentam em muito seu comprimento. A 101 é uma estrada perigosa principalmente nas ultrapassagens é preciso ter paciência no início do ano fui a Bahia cheguei a andar 30 minutos atrás de carretas não dava para ultrapassar se bem que minha viatura Hilux 2.8 é lenta a noite não aconselho. Progame os pernoites pois o ideal é rodar entre 700/800Km e parar para dormir no mais depois que passar de Salvador que é o trecho mais chato aí fica melhor abraços Inner


Fateli,

No começo de 2012 vou ao sul da Bahia, existe até um tópico aqui (cumuruxatiba), e para lá há 2 opções BR116 (Rio-Bahia) ou BR-101.
A recomendação de quem conhece é sempre ir pela BR-101 e DE DIA, pois parece ser mais segura do que a BR-116.

Abs!

Dimas Offx4
16/12/2011, 20:37
[QUOTE=fateli;1583282]No inicio de 2012 pretendo fazer esse percurso de carro e tenho duvidas em relacao a melhor opcao de estradas.

Pelo Guia em CD Rom da 4 Rodas eles sugerem sair pela Fernao Dias indo ate Ipatinga em direcao a Vitoria da Conquista.

Sempre soube que para esse percruso o melhor caminho seria sair pela Dutra em direcao ao Rio seguindo pela 116 , pegando logo em seguida a 101.

Fateli:
Qual é sua programação ? que dia sai ? quantos dias tens ? pretende parar em algum lugar ou ir direto pro Recife ?
O "certo" (a rota usual comercial, inclusive dos camioneiros que têm que ir pro NE) é BR 101.
Quando digo o certo (mais usual), de SP-Capital, é primeiro pegar a Airton Senna, depois Dutra até Niteroi e então pegar a BR101 até o Pernambuco.
Mas se você for parar em algum lugar ou fazer uma rota alternativa, passear, aí é outra história.
Eu sai rumo a Fortaleza dia 26 de dezembro.
Ia sair de São Paulo, mas resolvi sair do interior (São José do Rio Preto).
Portanto, vou de Rio Preto para BH, seguir para Teófilo Otoni (MG), e seguir até pegar a BR101 rumo a Teixeira de Freitas.
Veja aí como você quer (pretende) ir e nos informe......vamos trocando idéias.....
Abraços...boa viagem.....

mouramares
18/12/2011, 19:26
Pessoal a partir de 02 de janeiro estarei subindo a Bahia vou dia 26 Dez para vitoria Es, fico até dia 02 e sigo rumo a Joao Pessoa. Se tiver alguem subindo nestas datas estaremos juntos.

Dimas Offx4
20/12/2011, 22:22
Pessoal a partir de 02 de janeiro estarei subindo a Bahia vou dia 26 Dez para vitoria Es, fico até dia 02 e sigo rumo a Joao Pessoa. Se tiver alguem subindo nestas datas estaremos juntos.

Moura:
Estou indo para Fortaleza (veja meu Tópico "De São Paulo a Fortaleza/Jericocoara").
Na primeira "perna" da minha viagem, pretendo o Sul da Bahia (Cumuruxatiba e Praia do Espelho), depois subo direto para Natal.
Saio dia 26 de São José do Rio Preto; devo estar na BA dias 28, 29 e 30 (dez2011).
Dia 31 eu parto rumo à Natal (tenho que estar lá dia 03).
Quem sabe a gente se vê.
Tô de Miti L200 prata.
Abraços....

mouramares
21/12/2011, 21:46
Dimas, eu vou sair de vitoria dia 02, até sta cruz de cabralia, depois salvador, caninde de s francisco, maceio, joao pessoa, vou estar em jp a partir de 10 de jan...vou levar o pc e estarei ligado...tbm face moura soares...qq coisa tamo por lá. abçs

Inner
21/12/2011, 23:04
Engraçado o Fateli sumiu

vinicius10
25/12/2011, 08:44
Bom dia a tds,
Sai do RJ dia 15/12 , já passei por Porto seguro, ilhéus, itacare, Canindé sao Francisco, Porto de galinhas, agora me encontro em joao pessoa. Pretendo dar uma esticada ate natale, na volta passar em Maceió e mangue seco. Roteiro maravilhoso, já venho para esta região a uns 6 anos, mas a cada ano que passa me apaixono mais. Abraços a tds e boas festas.

fateli
01/01/2012, 10:11
Amigos, estive ausente do Fórum e do Tópico achando que ninguém iria responder minha dúvida, só agora vi que os colegas gentilmente já responderam bem ao que eu queria.

Inner/edisonk/Dimas Offx4/vinicius 10

Estou saindo amanhã dia 02 com pernoite em Vitória e diante das recomendações dos amigos vou pela BR 101 mesmo, viajarei durante o dia somente, mas pretendo sair de Vitória até Feira no dia 03 e dia 04 saio de Feira e me mando para Recife onde fico até a sexta dia 06 quando dou uma esticada até Natal fico até dia 08, quando volto a Recife onde pretendo ficar até o dia 14.

mouramares
Seria um prazer enorme poder encontrá-lo na estrada, estou de Disco 4 Black.

Alguma recomendação adicional? Tá muito puxado essas 3 pernas?

Abs e obrigado a todos pelas dicas.

Fabio

guilhermej
01/01/2012, 12:30
Fateli,
Vim para o sertão de Pernambuco, saindo dia 26 de sp e chegando aqui (Serra Talhada) no dia 29. Pretendo iniciar a volta amanhã. seu caminho é um pouco diferente do meu, já que vim pela 116. Mas pretendo voltar pela 101.
O que posso dizer do caminho é o seguinte: de bh até vitoria da conquista optei por seguir via Montes Claros. Não sei se foi uma boa opção, já que de Montes Claros até Salinas é muito movimentado e tem um pouco de buraco, mas nada muito sério. A 116 na Bahia é privatizada e nào tem nenhum buraco, apesar de ter bastante trânsito.
Acho que em três dias vc chega tranquilamente ao Recife...a viagem pro sertão foi feita em 4 pernas, mas duas de meio dia!
boa viagem!

fateli
01/01/2012, 14:41
Fateli,
Vim para o sertão de Pernambuco, saindo dia 26 de sp e chegando aqui (Serra Talhada) no dia 29. Pretendo iniciar a volta amanhã. seu caminho é um pouco diferente do meu, já que vim pela 116. Mas pretendo voltar pela 101.
O que posso dizer do caminho é o seguinte: de bh até vitoria da conquista optei por seguir via Montes Claros. Não sei se foi uma boa opção, já que de Montes Claros até Salinas é muito movimentado e tem um pouco de buraco, mas nada muito sério. A 116 na Bahia é privatizada e nào tem nenhum buraco, apesar de ter bastante trânsito.
Acho que em três dias vc chega tranquilamente ao Recife...a viagem pro sertão foi feita em 4 pernas, mas duas de meio dia!
boa viagem!

Obrigado Guilherme!

Na voltar para motivar mais um pouco a viagem, pretendo aumentar o número de paradas para 3 ao invés de duas.
Pensei em Aracaju, Itabuna e Guarapari, depois Sampa direto.

O que os amigos acham dessas paradas?

Abs

Fabio

Inner
01/01/2012, 15:11
Fateli Feliz Ano Novo agora sou eu quem pergunto, como você é de Sampa como faço para pegar a Régis Bitencourt pois vou para o Sul sem passar pelo Centro de SP irei pela Dutra depois Carvalho Pinto me disseram que posso pegar o rodoanel e sair direto na Régis. É isso mesmo?

Fateli uma boa viagem um abraço Inner.

edisonk
01/01/2012, 17:07
fatelli, não sei se para você serve esta dica, mas entre em vitória pela Rodovia do Sol (pedagiada, mas dizem que vale pela vista e por ser mais segura), por isso passe por ela de dia.

Também pretendo me hospedar em Vitória, lá a dica é o triangulo das bermudas:

De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro (http://www.viajenaviagem.com/2009/07/de-sao-paulo-ao-sul-da-bahia-de-carro/)

Triângulo das Bermudas (como Novotel, Ibis Praia do Canto e Bristol Quartier Latin) e você terá bares e restaurantes à porta. No dia seguinte, suba ao Convento de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha e coma uma moqueca capixaba na Praia de Meaípe, em Guarapari (mas pegue praia na Bacutia, em Enseada Azul)

Se eu não conseguir chegar a Vitória na primeira perna, vou me hospedar em Campos-RJ, onde há extensa rede hoteleira para atender às plataformas da Petrobrás.

Boa viagem!

edisonk
01/01/2012, 17:10
Inner, dá para pegar o rodoanel sim, basta pegar um trecho da marginal tiete, suficiente para acessar a rodovia dos bandeirantes.
Na bandeirantes acesse o rodoanel sentido Sul (Regis, Raposo). Do rodoanel, basta seguir a sinalizacao e voce já cai na Regis lá na frente, longe de Sao Paulo.
Na Regis o único transtorno é a Serra do Cafezal, sempre com transito, depois é tranquilo (exceto por alguns trechos bem sinalizados com curvas)
Na marginal do tiete cuidado ao converter para a direita, em alguns trechos ela tem 3 pistas separadas por mureta, é uma confusão, muito cuidado nas conversões.

boa viagem!

fateli
01/01/2012, 17:22
Inner

Chegando em Sampa pela Dutra ou pela Ayrton Sena, voce segue direto sempre pela Marginal Tiete, andando alguns quilometros e so observar as placas indicativas do Rodoanel e posteriormente teras indicacao de como pegar a Regis.
Nao tem como errar, so fica atento as placas indicativas vais ver que a sinalizacacao e excelente.

Abs

Fabio

fateli
01/01/2012, 17:35
fatelli, não sei se para você serve esta dica, mas entre em vitória pela Rodovia do Sol (pedagiada, mas dizem que vale pela vista e por ser mais segura), por isso passe por ela de dia.

Também pretendo me hospedar em Vitória, lá a dica é o triangulo das bermudas:

De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro (http://www.viajenaviagem.com/2009/07/de-sao-paulo-ao-sul-da-bahia-de-carro/)


Se eu não conseguir chegar a Vitória na primeira perna, vou me hospedar em Campos-RJ, onde há extensa rede hoteleira para atender às plataformas da Petrobrás.

Boa viagem!

Vou pegar a Rota do Sol sim Edson, ouvi falar que vale muito a pena esse trajeto, obrigado por sua dica.
Caso chegue cedo em Vitoria , me indicaram o restaurante O Pirao para deliciar uma legitima muqueca Capixaba, alguem conhece?

Feliz 2012 aos amigos do Forum!

Abs

Fabio

edisonk
01/01/2012, 18:22
fateli,

Me indicaram o "cantinho do curuca" em Meaipe - Guarapari.
Vou tentar hospedar-me em Guarapari para sair cedinho pela rota do sol.
Talvez acabemos nos encontrando, vou com uma CR-V marrom placas de Cotia-SP

Abracos e Boa viagem!

fateli
01/01/2012, 21:55
Edson, tomara mesmo que nos encontremos, estou numa Disco Preta SP/SP.

Ouvi falar que esse restaurante faz a melhor muqueca capixaba, decidi-me pela estadia em Vitória pois a oferta de hotéis estava melhor além que peguei um hotél próximo a BR-101.

Vou estar lendo emails pelo celular, qualquer coisa é só postar por onde vais estar amanhã.

Um abraço e boa viagem.

Fabio

Marisa Justo
01/01/2012, 23:38
Farei ainda este mês, São Paulo / Recife, e as informações de todos me ajudaram muito.
Obrigada a todos pelas dicas e boa viagem para quem já está na estrada!!
Marisa



Amigos, estive ausente do Fórum e do Tópico achando que ninguém iria responder minha dúvida, só agora vi que os colegas gentilmente já responderam bem ao que eu queria.

Inner/edisonk/Dimas Offx4/vinicius 10

Estou saindo amanhã dia 02 com pernoite em Vitória e diante das recomendações dos amigos vou pela BR 101 mesmo, viajarei durante o dia somente, mas pretendo sair de Vitória até Feira no dia 03 e dia 04 saio de Feira e me mando para Recife onde fico até a sexta dia 06 quando dou uma esticada até Natal fico até dia 08, quando volto a Recife onde pretendo ficar até o dia 14.

mouramares
Seria um prazer enorme poder encontrá-lo na estrada, estou de Disco 4 Black.

Alguma recomendação adicional? Tá muito puxado essas 3 pernas?

Abs e obrigado a todos pelas dicas.

Fabio

Marisa Justo
01/01/2012, 23:39
O Cantinho do Curuca é imperdível, maravilhoso, não deixe de pedir junto com a muqueca de peixe uma de banana da terra, é maravilhosa!!!!

fateli
05/01/2012, 07:47
Amigos, já estou em terras pernambucanas desde ontem dia 04-01-12.

O trajeto escolhido foi mesmo o mais comum que é prioritariamente BR-101 a partir de Niterói.

A viagem foi tranquila apesar de alguns engarrafamentos, primeiro após uns 10 quilômetros da saída da ponte Rio-Nitéroi, não entendi bem a causa mas alguma coisa relacionada a retirada de animais na pista.
A passagem em Campos também foi demorada.
A BR-101 a exceção de um trecho em Alagoas próximo a Pernambuco apresenta boas condições, especialmente no estado da Bahia é um tapete.
O trecho do ES após Vitória é muito sinuoso e isso faz com redrobemos a prudência, as ultrapassagens ficam muito dificultadas especialmente pelo grande numero de caminhões.

Fiz uma viagem bem light com muitas paradas para cafezinho e descanso, na primeira perna até Vitória 12Hcom 980 quilometros, de Vitória até Feira mais 14H com cerca de 1.150 quilometros e finalmete de Feira para Recife 750 quilometros e mais 10 H.

Depois posto algumas informações de como se comportou a Discovery nesta viagem.

Abs

Fabio

edisonk
07/01/2012, 10:00
Eu cheguei em cumuruxabita no dia 04/01. Errei no planejamento ao calcular velocidade média de 100 km/h, na verdade acabei fazendo médias de 75 Km/h. Muitos caminhões entre vitória e divisa com Bahia.
Após passar a divisa com a Bahia o acostamento some em muitos trechos em meio ao mato. Buracos grandes na borda direita da pista, os caminhões desviam dos buracos e invadem a outra pista. Fui atrás de um caminhão que conhecia os buracos e fui desviando junto com ele. Mesmo os carros atrás não viajavam a mais de 80 km/h neste trecho (fiz este trecho à noite).
No início da semana estava chuvoso, mas agora está bem ensolarado aqui.
A visão de vitória vindo pela 3a ponte é realmente espetacular.
A moqueca do cantinho do curuca é realmente boa, mas o preço é puxado (R$ 120,00 para 2 pessoas)
Abracos a todos!

fateli
08/01/2012, 20:11
Edson

Considero que fizeste uma ótima média, essa estrada que você se refere é difícil de dirigir além dos pequenos buracos acho que é bastante sinuosa, passei por lá pela manhã e mesmo assim não é muito fácil.

Pesoal

Estou pensando seriamente em voltar de Recife para São Paulo usando a 116 por Vitória da Conquista , Governador Valadares, Teófilo Otoni e Belo Horizonte pegando então a Fernão Dias.

Pensei em fazer na primeira perna o trecho Recife até Conquista com pernoite, depois faria Conquista até Ipatinga e por fim Ipatinga São Paulo, alguém poderia falar alguma coisa sobre esse roteiro?

Abs


Fabio

vinicius10
09/01/2012, 16:13
Boa tarde,
caro amigo, sai do RJ dia 15/12 retornando dia 06/01. Fui até Canoa Quebrada CE. Junto comigo, foram mais 2 famílias, uma de SP e a outra de MG. Eu, fui e voltei pela br 101 , e, eles foram pela 116. Segundo eles me informaram a BR 116 está muito ruim, muitos buracos. Acho que é mais viável a BR 101. Espero ter ajudado! abraços!

fateli
09/01/2012, 17:43
Obrigado pela dica Vinicius!

Agora fiquei meio temeroso de voltar pela BR-101 por contas das fortes chuvas naquela região entre RJ-ES-MG.
Fala-se que a situação esta meio complicada por lá, neste sentido, penso que mesmo com a 116 esburacada, a minha opção deverá ser por lá mesmo, será que estou certo?

Abs

Fabio

edisonk
10/01/2012, 21:23
Fabio,

Fiz o trajeto de teixeira de freitas a vitoria hoje e nao encontrei problemas pela br 101

Abracos!

fateli
11/01/2012, 09:56
Edson

Assim que fizer o trecho Vitória Rio me fale como esta essa região ok?

Abs

Fabio

edisonk
11/01/2012, 21:48
Fabio

Estou em copacabana, a br 101 está normal neste trecho (vitoria-rio) tambem, pode utiliza-lo se quiser.

Abraços

Magentilbatista
11/01/2013, 13:40
Olá. Pessoal estou entrando agora neste fórum.Sou carreteiro viajo para o Brasil e cidades nos interiores de SP.
Acabei de Chegar do Cachoeira de Itapemirim e Segunda feira estarei indo para o Recife. Respondendo a pergunta do colega eu costumo ir pela Dutra e depois BR 101.
Abraços.

Magentilbatista
11/01/2013, 13:47
Olá sou carreteiro, eu fui para cachoeira de Itapemirim, porque estava fora de horário da travessia da ponte Rio Niterói, por causa da restrição, ai fui pela está BR 116 mais que rodovia ruim e outra até chegar na BR 101 é um martilho, tem que passar por dentro daquelas cidades, imagine só, se carro é ruim imagine carreta. Não gostei desta rodovia e nem do trajeto.
Abraço.