PDA

Ver Versão Completa : Cintas e pontos de apoio



Emerson de Oliveira
02/10/2003, 13:49
Olá pessoal,

Estou querendo comprar uma cinta e pontos de apoio para o meu CJ5 mas, diante da enorme variedade de modelos, não estou conseguindo me decidir :? .

No caso das cintas existem vários comprimentos, capacidades de peso, com ou sem gancho nas pontas, etc... e, para o que eu vou utilizar não sei qual escolher.

A mesma dúvida também tenho quanto aos pontos de apoio que pretendo colocar, para quantas toneladas eles devem ser :?: :?: :?:

O local de fixação dos pontos de apoio já "catei" aqui no fórum :D .

Pretendo utilizar em trilhas e passeios para, eventualmente, rebocar meus amigos e também ser rebocado :D .

[]' rebocando e sendo rebocado.

Fábio
02/10/2003, 14:50
Emerson,

Não compre nem use cintas com ganchos: Aquilo além de ser desnecessário, ruim de se usar, pode causar acidentes graves: Tente imaginar uma estilingada com um gancho daqueles.

Em relação à carga, a experiência pede pelo superdimensionamento, tanto para os pontos de apoio quanto à cintas: Já vi ambos estourando (várias vezes) felizmente não machucando ninguém em nenhuma ocasião. Não vale a pena o risco!

[]´s

Eduardo Chaves
02/10/2003, 15:34
PessoALL,

Eu utilizo uma cinta de 8m para 8 ton. sem ganchos há dois anos sem problemas... 8) 8) 8)

A cinta é daquelas de levantar containeres, ganhei de um amigo caminhoneiro que fazia o porto de Santos... :lol: :lol: :lol:

[]'s sossegados... :wink:

Giovani
02/10/2003, 20:56
:D Fala Galera!!!


Não compre nem use cintas com ganchos: Aquilo além de ser desnecessário, ruim de se usar, pode causar acidentes graves: Tente imaginar uma estilingada com um gancho daqueles.

:D Sem ganchos sim, mas tenha sempre ao menos um gancho de 2 Ton. e uma manilha, para o caso do Jeep à ser rebocado, não ter um bom ponto de apoio, com superfícies cortantes por exemplo. Senão sua cinta só dura uma puxada! Tipo assim: o cara vai pra trilha sem ponto de ancoragem na dianteira? Engate o gancho bem no meio do pára-choque, e de preferência dê um bom tranco, pra arrancar o pára-choque fora!!! :twisted: Na próxima trilha, garanto que ele vai ter posto um gancho... :lol: :lol:
:D Ah sim, e nunca "lace" a cinta em pára-choques, ou amarre ela! :roll:
[]'s

fpandur
02/10/2003, 22:10
É isso aí mesmo Giovani !! Eu já estou de saco cheio de arrebentar cinta puxando neguinho que não tem ponto de apoio decente ... :evil: :evil:

Dá vontade de fazer isso mesmo que você falou .... O problema é que ás vezes nem tem lugar p/ abraçar a manilha ... :x Na última trilha, peguei um cara assim ....

Então esses dias andei pensando a respeito e vou fazer o seguinte: ter um pequeno pedaço de corrente e nas pontas, soldado nos elos, 2 chapas "grossas" com um furo em cada uma delas. Aí quando for rebocar alguém sem ponto de ancoragem, passo a corrente e prendo os furos das chapas na manilha. E a cinta obviamente, na manilha. Mas nada impede de eu colocar a corrente bem no meio do parachoque ... :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços

andretomasi
02/10/2003, 22:22
Pessoal,

Só lançando uma dúvida, enquanto lia as mensagens do tópico lembrei disso.. quando ia viajar com a família, usávamos uma cinta para prender o freezer e todo o peso que levávamos junto no reboque. A cinta era como essas de uso off-road, mas lógico que em tamanho menor e com menos capacidade.. mas o que interessa é que aquelas cintas tinham, por dentro da malha, um arame não muito fino, mas também não muito duro, que servia exatamente para evitar que a cinta acertasse alguém quando escapasse, porque o arame segurava o movimento da cinta. Essa idéia não dá pra ser aplicada nessas cintas maiores pra evitar as "estilingadas"?

PS: Elas enrolavam sem problemas, como enrolar arame fino..

[ ]´s

Giovani
02/10/2003, 23:29
Essa idéia não dá pra ser aplicada nessas cintas maiores pra evitar as "estilingadas"?

:D Grande Keko!!!

:D Isso teria que vir de fábrica... Não sei de nenhuma que use esse sistema. Mas a idéia é interessante. Vou fazer uma corda pra mim. Vou comprar uns 50 metros de corda de nylon de 1/2". Tem um cara aqui que trança ela, fazendo laços nas pontas. O trançado é de 4 cordas, poderia pôr um fio rígido, desses elétricos, dentro do trançado. Como é trançada, ela fica elástica também. A corda fica com uns 10 metros e não arrebenta nem com reza brava... :twisted:
:D Com essa idéia do fio, ela ainda evitaria a "chicotada", caso arrebente o ponto de ancoragem... :lol: :lol:
[]'s

Giovani
02/10/2003, 23:37
Dá vontade de fazer isso mesmo que você falou .... O problema é que ás vezes nem tem lugar p/ abraçar a manilha ... :x Na última trilha, peguei um cara assim ....

:D Grande Flávio!!!

:D Ponha o gancho na cinta com a manilha. Aí é só engatar o gancho na "aba" do pára-choque... :twisted:
:D Claro, se vc amarrar com uma corrente, ainda pode levar o pára-choque pra casa, como recordação... :lol: :lol:
:D Outra é engatar no suporte das molas ou jumelos... :roll: Quanta gente faz isso... e acham o máximo! :lol: :lol:
[]'s

Fábio
03/10/2003, 11:05
dê um bom tranco, pra arrancar o pára-choque fora!!! :twisted: Na próxima trilha, garanto que ele vai ter posto um gancho... :lol: :lol:

Eu sei que é maldade, afinal ele tinha o ponto de apoio... mas que por uma obra porca de um mecânico que usou o ponto de ancoragem para soldar o amortecedor de direção, acabei arrancando ponto de apoio, com amortecedor do Samurai de um amigo...

Ainda bem que não era um Niva (o tranco foi meio forte!!!)

[]´s

xadventure
18/02/2004, 19:43
Olá Pessoal


Bem precesei outro dia de uns cabos na empresa que trabalho, e descobri esta empresa http://www.fitacabo.com.br/ eles fabricam os cabos e uma variedade enorme procure pelo Ramiro que ele lhe atenderá, e é muito barato!!!!

guilhermekrug
15/03/2004, 09:08
Possuo um Troller e me recomendaram cintas de 10 TON. É realmente preciso isto tudo???

billj
15/03/2004, 10:00
Possuo um Troller e me recomendaram cintas de 10 TON. É realmente preciso isto tudo???


Você deve lembrar esta fórmula do primeiro ano de física........

f = m * a


Faz uns cálculos e verá porque as cintas e pontos deveriam ser hiper-dimensionados........ :wink:

Abraços,

guilhermekrug
16/03/2004, 15:29
Estou acostumado com montanhismo e hiperdimensionamento, mas 8 TON não seria suficiente?

billj
16/03/2004, 16:24
Um cálculo rápido.........

f = m * a

f = força aplicada ao objeto a ser acelerado em Newtons
m = massa do objeto a ser acelerado em kilos
a - aceleração em km / h / s

Vamos considerar um jipe de 1,5 toneladas atolado e precisando de uma puxada. Um outro jipe prestará este auxílio usando uma cinta. Para sair do atoleiro será preciso alguns trancos e com isso o jipe atolado será acelerado de zero a 10 km/hr em 01 segundo, nada de mais, certo?!?

Calculando e corrigindo as unidades, temos,

f = 1500 kilos * 167,7 m / s2

f = 250.000 Newtons

e dividindo por 9,8 para convertir Newtons para kilos, temos,

25,5 toneladas


Sacou?!?


Agora, uma cinta de 08 toneladas deveria sobreviver tal tratamento, já que a maioria delas contam com umfator de segurança bem alto, de 07 vezes, se não me engano. Então, a força de ruptura desta cinta de 08 toneladas é de fato algo em torno de 56 toneladas........

HTH,

Dennis Figueiredo
16/03/2004, 16:35
Bill, sou administrador de empresas, nada a ver com fisica :D , apenas por curiosidade.... então quer dizer que uma cinta de 8 toneladas pode erguer, sem trancos, 25 toneladas????

billj
16/03/2004, 17:04
Bill, sou administrador de empresas, nada a ver com fisica :D , apenas por curiosidade.... então quer dizer que uma cinta de 8 toneladas pode erguer, sem trancos, 25 toneladas????


Por ter um fator de segurança de 07 vezes, na teoria pode sim.........

marcelino
15/02/2005, 14:55
Senhores

Gostaria de contribuir. Depois de cotar um gancho para instalar no meu CJ pela bagatela de R$ 70,00 fui atras de um fornecedor de cabos, a CARL STAHL e paguei 2 parafusos olhal, 4 manilhas tudo por R$ 78,00...

Dêm uma olhada no site deles: www.carlstahl.com.br, fone: 11-6914-7100 falem com a SUZY ( suzy.oliveira@carlstahl.com.br)....

Tem tudo para cabos, tirfor, ganchos, manilhas, cintas etc....

um abraço a todos

wagnerlopes
18/02/2005, 08:14
Duvida: uma cinta de 8m, uma de 2m para amarracao e umas duas manilhas (3/4 e 1/2) é o minimo para tirar a viatura do enrosco ? estou querendo montar um kit basico.

Wallace
18/02/2005, 13:48
mais uma manilha no minimo, além de uma boa pá.
Eu prefiro uma cinta de 3 m e não uma de 2 m. Assim fica com mais flexibilidade de uso.
A de 2 m é mais para ancorar o guincho mesmo.
O ideal é ter guincho também, se não tem guincho tem até mais um grupo sendo formado, assim compra do guincho fica leve:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7609&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

demarchi
21/03/2005, 23:41
Bill, a conta que voce fez foi há mais de um ano. Então provavelmente voce já mudou de ideia.
Aqui tem que ver qual o coeficiente de atrito do solo, decompor os movimentos verticais e horizontais no caso de tira-lo de uma "vala" feita pelas rodas e outras coisinhas mais. Senão vejamos: a "força" necessária para desatolar um jipe afundado na areia é BEEEEEM maior que a "força" necessária para somente reboca-lo em terreno plano e seco. Mais fácil seria colocar um dinamômetro na corda e medir caso a caso, ou usar a experiência para decidir. Mas isso eu deixo pros colegas mais experientes em 4x4. :mrgreen: ...
Claro que não posso deixar de mencionar que a cinta tem que suportar MUUUUUUITO mais que os 1.500 quilogramas (massa do jipe) :shock:

Dmark
31/03/2005, 06:59
Ow, gurizada de Poa e região: temum ferro-velho aqui perto de casa, com uma enorme quantidade de gatos, olhais, manilhas e mosquetões de provável origem naval. Cromados ou não. Bom, a coisa sai por 8 o quilo. :wink:

marcelino
31/03/2005, 08:26
Quem estiver perto vale pena dar uma olhada....

um abraço

andretomasi
31/03/2005, 13:13
Exatamente onde fica esse ferro velho aqui em POA?? :?:

[ ]´s interessados

Dmark
01/04/2005, 00:44
Fala Keko, fica na Assis Brasil, antes do Tumeleio, após o shoping Boulevard. Tem uma filialna frente do pardal, mas parece que é outro preço! Qualquer coisa liga: 91120924

andretomasi
01/04/2005, 18:16
Valeu Dmark, quando tiver tempo vou lá dar uma olhada. Estou precisando de umas outras "pecinhas" para o CJ, então já aproveito a viagem :D

[ ]´s