Ver Versão Completa : Tanque Alternativos de combustivel para CJ
Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 17:48
Queria saber se posso ter um tanque maior no meu CJ, já que o motor é o original 6cc e bebe bem, então queria ter mais autonomia, instalando um tanque maior...
Quem puder me ajude.
dptucunduva
05/05/2005, 17:55
Baratinho, o da F75 fica show de bola. Quase 80 litros.
Dá uma olhada no site da assinatura que tem fotos da adaptação.
Caro Luis Gustavo,
esse assunto já foi amplamente discutido aqui no Fórum. Então posso adiantar que SIM, é possível ampliar a autonomia do jeep com outros tanques e tem adaptação para todos os gostos.
Vc tem que decidir se quer o tanque no lugar original ou atrás (entre as caixas de rodas), ou entre o chassi (por baixo), enfim, são inúmeras as possibilidades e os materiais utilisados (aço inox, chapas comuns, fibra de vidro, plástico etc).
Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 18:07
Daniel.
Willys "Horácio" CJ3A 1951
curti muito seu site e vi lá a adaptação. Ajudou pacas ....
Valeu mesmo...
leovalle
05/05/2005, 18:35
Vai num ferro velho e escolhe o que quiser de nylon. mais leves e resistentes que os de metal e não enferrujam.
Paga uns 40 que tá de bom tamanho, pq aquilo é encalhe pq não estraga.
[]'s
Luiz Gustavo Mayr
05/05/2005, 18:45
Fala Leo valle,
Será que tem algum que eu possa colocar em baixo do banco no lugar do original?
Pode até acupar mais espaço, indo até o meio do jeep proximo ao bnco do passageiro.
Tem que mandar fazer.... :lol:
Luiz Gustavo Mayr
06/05/2005, 00:07
Eros ,
então não tem nenhum de outro veiculo que eu possa adaptar no lugar do original, sem q eu tenha de mandar fazer?
Eu acho que nao... :roll:
De uma pesquisada aqui no forum que tem bastante coisa...procura com a palavra TANQUE que eu acho que voce encontra. :wink:
Veja tambem nos albuns dos participantes....quem sabe voce ache alguma coisa interessante.
Ate' :!: :!: :lol:
leovalle
06/05/2005, 02:51
Fala Leo valle,
Será que tem algum que eu possa colocar em baixo do banco no lugar do original?
Pode até acupar mais espaço, indo até o meio do jeep proximo ao bnco do passageiro.
Vai num ferro velho. Tem pilhas lá. O do Santana é de 67 litros, retangular, pode ser qu e caiba. Olha de Kombi, fiesta, ka, twingo, etc.
[]'s
olá pessoal
existe tanque de plastico de algum carro que sirva no jipe, mas colocando em baixo dele? por volta de uns 60 litros.
abraços
Luiz Gustavo Mayr
06/05/2005, 11:16
Valeu leo valle , vou dar uma garimpada... mas se alguém souber de um que se adapte perfeitamente me fale, assim poupo tempo....
Ronaldo B.
06/05/2005, 12:05
Dá uma olhada no site da Igasa que lá você pode ver o foto do tanque, a capacidade, e outras informções que vão ajudar, só não tem as dimensões, mas já ajuda.
http://www.igasa.com.br/IgasaNew/inicio.html
[]´s
ramiro_eli
06/05/2005, 12:41
O do Opala cabe entre as longarinas do Jeep, mas é de chapa.
Ronaldo B.
06/05/2005, 14:14
Ramiro,
O tanque do Opala menor é o de 55 litros. É esse tanque que você tá citando ?? Você diz que ele cabe em baixo do jeep, entre as longarinas.... mas não pega na travessa, escapamento ou no diferencial?? Ou só cabe se estiver SPOAdo ??
Como meu jeep tá com motor GM151 a álcool tenho alguns probelmas com autonomia, logo, também tô tentando achar um tanque que fique bom, bonito e barato (Só eu quero um tanque assim, né !!! ....rs..). :mrgreen:
[]´s
olá amigos
alguém conheçe algum site que fale de tanques de combustivel de plastico? no site da igasa eles falam dos de aço.
abraços
megadeth
06/05/2005, 17:59
Não sei de site nenhum, mas eu adaptei outro tanque original embaixo do banco do zequinha, apenas mandei fechar a "boca" original e mandei soldar a saída para o lado esquerdo. Uní ao principal por baixo do jeep. As fotos da adaptação estão no meu álbum, dê uma olhada lá. De aspecto negativo só tive a perda da marcação de nível o combustível no painel, pois desde qu fiz esta adaptação, ele se mantém sempre na posição "cheio". Ah, não se esqueça do respiro, que não está nas fotos, mas se não tiver, vc não consegue encher o segundo tanque... serví de cobaia com esta história pelo menos!!! :D :D
[]s
Marcos ET
08/05/2005, 13:14
...Dá uma olhada no site da assinatura que tem fotos da adaptação...
Faaala Daniel, blz?
cara, o horácio tá show d bola, mas acho q vc ta "percizando" atualizar o site.... tou vendo a mesma foto desde quando meu véio 51 tava sem motor... HEHEHEHEHE
grande abraço!
dptucunduva
09/05/2005, 09:23
cara, o horácio tá show d bola, mas acho q vc ta "percizando" atualizar o site....
Preguiça.......................................... ....
Ele já tá rodando, com a DH de santana, servo de kombi c/ pedaleira de opala, bancos do golf, coluna do gol completa, e mais umas traquitanas, mas ainda falta elétrica e acabamento do interior.
Mas até diminuir as quase 500 fotos de tudo que fiz e colocar lá... puta trampo...
eu vi aqui no forum uma foto de um tanque de inox que vai la tras naquelas longarinas que formam um triangulo...
pode ser interessante..
Já houvi dizer do pesoal da Adrenalama la no Ibira, a respeito da instalação do tamque de gasolima do santana, sua capacidade é de 66L segundo eles, na parte de baixo do jeep entre as logarinas, ele é de plastico, é comum encontralo em desmanche, e relativamente barato ainda mais se comparado com os de axo inox.
Vale apena dar uma olhada.
Flávio Conte
16/10/2005, 19:37
tenho uma ideia
se tirar a caixa de ferramentas que fica embaixo ali daria para fazer um tanque de combutivel e interligar com o original ; Se tiveram outras ideias mandem!!!
megadeth
17/10/2005, 11:04
Olá Flávio...
Sua idéia foi exatamente o que eu fiz em novembro do ano passado... de uma olhada nas fotos na URL de minha assinatura! :wink:
Ficou muito bom, inclusive o problema do marcador de combustível era por problemas de aterramento. Agora ficou :concordo:
A única coisa que faria diferente era soldar mais um respiro na parte superior dos tanques, não para passagem de combustível, mas para passagem de ar, pois qdo abasteço, tenho que pausar pois o tanque original enche e não teve tempo de encher o segundo.
[]s
Flávio Conte
17/10/2005, 18:39
Valeu ,
voce me ajudou bastante, percebi que voce gosta de criar entao entra em frota 4x4 e veja projeto jeep2010 que eu estou fazendo ajude no que puder valeu
davidson_iahnn
17/10/2005, 18:53
Luiz Gustavo Mayr, :concordo:
Cara eu ja vi muito sobre tanque aki no forun . só pesquisar blz ! aki vc acha de tudo ... falow !
Va em PESQUISA blz ! :concordo:
Te dou umas ideias .... do opala entre eixo e tbm o da kombi ... blz! t + :concordo:
Pedro Freitas
18/10/2005, 00:09
se tirar a caixa de ferramentas que fica embaixo ali daria para fazer um tanque de combutivel e interligar com o original
Como seria a ligação de um tanque ao outro? que tipo de solda utilizar? Não corre o risco de perder o tanque? :pensativo:
[]'s
Flávio Conte
18/10/2005, 13:41
Pedro o megadeth tirou as minhas duvidas olhe as fotos
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=1031
Como seria a ligação de um tanque ao outro? que tipo de solda utilizar? Não corre o risco de perder o tanque?
[]'s
Pedro, esta é a melhor, mais barata, mais confiável e mais segura maneira de dobrar a capacidade de autonomia do CJ.
Basta retirar a cx de ferramentas e colocar um tamque no lugar, cabe certinho !!!!!!
Detalhes:
- Ou v. matem a outra boca do tanque para quando for encher, ou a mangueira que v. colocar de ligação tem que ser bem grossa !!! caso contrário vai demorar muito pra transferencia de de combustível de um tanque para outro no posto de gasolina !
- Não esqueça de fazer um respiro !!!
- V. pode cortar a boca do 2º tanque e soldar uma chapa ! fica excelente !
****Muito cuidado com soldas no tanque !!! faça isto antes de colocar qualquer combustível dentro !!! Depois de colocado o combustível, mesmo que você tire continuam os gases que são altamente inflamáveis ****
Qualquer outra adaptação vai ter que ser entre o chassis, debaixo do veículo ou em outro lugar que com certeza não ficará tão "bão"
Abraços,
Flávio Conte
21/10/2005, 16:26
olha como os jeep sahara os que andavam no deserto na epoca da guerra tinham os tanques
preste atençao os soldados sentavam essima dos tanques e alem disso
levavam um entre eles um na traseira em no parachoque dianteiro um na lateral do motorista uns cinco em sima do capo e dependendo mais uns 10 na pante de tras que loucura!!!!!!!!
Flávio Conte
21/10/2005, 16:27
tanque entre eles
Venceslau Xavier de Lima
27/10/2006, 17:33
Senhores!
Resolvi ressucitar esse tópico, pq tenho algumas duvidas sobre tanque...Tô precisando mudar meu tanque e tô querendo aumentar a capacidade dele! só que eu não quero peder a caixa de ferramentas e nem o espaço de trás do jeep... daí pensei em duas alternativas: tanque embaixo do carro (entre as longarinas) como já foi discutido em outros tópicos... e mandar fazer outro tanque e colocar no local do original... Sobre colocar embaixo do carro, eu olhei, mas não vi muito espaço por dois motivos: o meu possui o implemento agrícola (acho que é assim q chama) onde fica o reboque e dele partem duas longarinas para a carroceria, o que limita o espaço... e ainda por cima, não quero que ele fique muito baixo, pois tenho medo dele rasgar em alguma pedra em uma trilha... As fotos em anexo mostram o espaço que meu carro embaixo da carroceria...
A outra opção é fazer um tanque novo para o local do original, porém um pouco maior (mais alto e encostando na caixa de ferramentas) com isso calculei que dava pra fazer um de 55 litros... Não sei o consumo do meu motor (pois o odômetro está quebrado) mas é um AP 1.8 alcool com carburador 2E, eu terei uma autonomia razoável com 55 litros? Qual é o melhor material pra fazer o tanque ( discartando o inox, pois além de ser caro, posso depois querer fazer outro tanque de maior capacidade pra colocar em outro lugar...) Se eu fizer de chapa calvanizada ele aguenta o alccol (em relação à corrosão)? Exite alguma tinta que resista ao alcool para eu pintar o interior do tanque?
obrigado!
Venceslau Xavier de Lima
27/10/2006, 17:55
áí vão as fotos do espaço debaixo do carro
Venceslau Xavier de Lima
27/10/2006, 18:05
Mais fotos e a última é do espaço dentro do carro
José Augusto
27/10/2006, 19:50
Venceslau, procure fazer uma coisa bem feita e definitiva, gaste apenas uma vez.
O melhor lugar para o tanque considero que seja atrás, tanto que fiz o do CJ em inox com 65 litros.
Mas no seu caso como possui aquele "arado" (caso vc não queira tirar), existem os tanques da CLA, de material plástico, são duplos que substituem o original e a caixa de ferramentas.
Venceslau Xavier de Lima
28/10/2006, 00:06
E aí José Augusto, beleza?
Pois é, em baixo seria muito bom, mas vejo esses problemas que relatei... realmente não queria tirar o arado! Não que eu queira abrir uma roça rssss mas é que se eu tira-lo, iria perder o reboque... Mas no seu caso, o fundo do tanque não ficou muito baixo? Vc fez de que material? Prende o tanque como? Se vc tiver fotos dele no local e as medidas do tanque e puder me mandar, te agradeço bastante!!!
Abraço e obrigado pela dica!
José Augusto
28/10/2006, 17:11
O tanque foi feito em chapa de inox grossa, é parecido com esses que o portugues4x4 vende, mas como meu CJ tem os suportes dos calços altos (11 cm + calços) a região entre as travessas de reforço em V sobe e aproveita este espaço.
Em baixo para proteção temos uma chapa de 5/16" (pouco mais 3 mm), entre o tanque e a chapa existe umas tiras de manta de borracha.
O tanque foi feito em chapa de inox grossa, é parecido com esses que o portugues4x4 vende, mas como meu CJ tem os suportes dos calços altos (11 cm + calços) a região entre as travessas de reforço em V sobe e aproveita este espaço.
Em baixo para proteção temos uma chapa de 5/16" (pouco mais 3 mm), entre o tanque e a chapa existe umas tiras de manta de borracha.
E quanto saiu ($$$) a obra?
[]´s interessadíssimos num tanque desses
amigo , pode tirar o arado , vc n perde o reboque , so vai ter q reposiciona-lo , esse arado sos erve pra deixar o angulo de saida mais baixo e agarrar em qlq coisa .
José Augusto
30/10/2006, 13:26
E quanto saiu ($$$) a obra?
[]´s interessadíssimos num tanque desses
O tanque com a chapa de proteção R$ 700,00, o projetinho com as medidas estão em anexo.
O importante é atentar para a distância da tampa do diferêncial traseiro e a chapa de proteção que não deve ser menor que 3 cm.
Fala pessoal
Soldei dois tanques originais do jeep, vai ficar no lugar original do tanque.
Só vou ter q dar um angulo nas alavancas da reduzida que ficam pegando no tanque e fazer outro suporte para o banco do navegador.
Como levantei a corroceria com calços altos, não tenho mais o tunel da cx e tirei a cx de ferramentas.
Troquei as mangueiras e coloquei 3 filtros de comb. ,acho q ficou com uns 65L +/-.
30latas um tanque usado + 30latas solda = 60latinhas um tanque de 65L caseiro.
Otávio Luiz
31/10/2006, 09:45
30latas um tanque usado + 30latas solda = 60latinhas um tanque de 65L caseiro.
Muito bom!!!:palmas:
Só algumas dúvidas/considerações... o tanque do carona é mais alto que o do motorista, para o cobustível descer até o pescador? Tem alguma parede anti-onda?
E três filtros de combustível não é aconselhável, já li aqui no fórum só não lembro porque (dica do Leopoldo). Se não me engano é porque cria uma depressão na linha ou talvez aumente a pressão pra puxar o combustível, danificando a bomba... essa minha memória de ameba é fodis...:?
Talvez a receita feita por muitos, um filtro antes e outro depois da bomba seja melhor...:pensativo:
Fala Otavio,
Os 3 filtros vou usar so agora no começo, depois tiro ,pode ter alguma
fagulha de solda ainda, meu carburador não anda lá muito bom, mais é melhor previnir.
Os 2 tanques sao originais, tem aquelas divisoes no meio deles.
Tem um pequeno inclinamento na solda dos tanques, justamente para a
gasolina descer para a esquerda, mas tbem dava pra ter feito com uma
mangueirinha ligando as duas saidas por baixo, caso uma entupir tinha a outra livre, mas depois que soldei uma das saidas foi q pensei nisso:parede: .
Uma das vantagens é q estou usando a bóia original do jeep:dance:
Otávio Luiz
31/10/2006, 11:08
Legal, então não tem porque não dar certo.
Thiago Serpa
31/10/2006, 23:15
alguem tem um link com fotos da adpatação do tanque de santana no cj? procurei aqui no forum, mas no consegui abrir os acessos... valeu
alguem tem um link com fotos da adpatação do tanque de santana no cj? procurei aqui no forum, mas no consegui abrir os acessos... valeu
eu fiz a minha, vou tirar fotos amanhã e posto aqui à noite...
Venceslau Xavier de Lima
01/11/2006, 13:01
Oi Pessoal,
Resolvi fazer meu tanque de inox mesmo e vou faze-lo dentro do carro no lugar do tanque original.. Fiz o orçamento da chapa 18 de inox já cortada e "virada" no formato do tanque... o problema está na solda... O cara da metalurgica disse que tinha que ser soldada em solda MIG (que mé muito cara) porque na solda com eletrodo não dá estanqueidade... Os colegas do fórum que fizeram tanques em inox, todos usaram solda MIG ou algum usou eletrodo?
abraços não soldados (ainda...rssss)
José Augusto
01/11/2006, 14:43
Venceslau, no CJ eu tinha um tanque de inox no lugar do original (alias está guardado na garagem), e como já comentei mandei fazer outro que agora está embaixo do jeep.
Já que vai gastar um pouco (inox) pense bem como fazer e onde instalar.
O problema de usar eletrodo é (mesmo usando um bem fino), a chapa tem que necessáriamente ser mais grossa (para não furar ou derreter) e o cuidado tem que ser redobrado .
pcervieri
02/11/2006, 02:03
Oi Pessoal,
Resolvi fazer meu tanque de inox mesmo e vou faze-lo dentro do carro no lugar do tanque original.. Fiz o orçamento da chapa 18 de inox já cortada e "virada" no formato do tanque... o problema está na solda... O cara da metalurgica disse que tinha que ser soldada em solda MIG (que mé muito cara) porque na solda com eletrodo não dá estanqueidade... Os colegas do fórum que fizeram tanques em inox, todos usaram solda MIG ou algum usou eletrodo?
abraços não soldados (ainda...rssss)
E ai Venceslau, tudo bem.
Acho que seu tanque de inox vai ficar muito bom, so de uma pesquisada com relacao a solda, acredito que a mais aconselhavel seja a TIG e nao a MIG, digo isto pois trabalho com laticinio e para soldar tanques e encanamentos usamos somente solda TIG.
Agora nao meu pergunte a diferenca entre uma e outra pois de solda nao entendo nada.
Um abraco.
Venceslau Xavier de Lima
04/11/2006, 14:07
E aí pessoal, beleza?
José Augusto, eu ainda estou na dúvida quanto ao local, pois estou preocupado com o excesso de peso na traseira do carro, pois também penso em colocar gás natural nele, e os cilindros ficariam na carroceria (em cima do tanque...)
pcervieri, fui atrás de me informar, e vc tem razão mesmo, a solda ideal é a TIG. O problema é o preço da solda aqui em Fortaleza... eles cobram por centímetro...
m.vinicius
05/11/2006, 07:42
olha galera o tanque do cara, e tem o site dele, porem não sei detalhes do mesmohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8457, vamos pedir mais detalhes
Alguém teria um croqui ou desenho do tanque original do CJ5? Procurei no forum e não encontrei.
José Augusto
05/11/2006, 22:59
E aí pessoal, beleza?
José Augusto, eu ainda estou na dúvida quanto ao local, pois estou preocupado com o excesso de peso na traseira do carro, pois também penso em colocar gás natural nele, e os cilindros ficariam na carroceria (em cima do tanque...)
pcervieri, fui atrás de me informar, e vc tem razão mesmo, a solda ideal é a TIG. O problema é o preço da solda aqui em Fortaleza... eles cobram por centímetro...
Venceslau, se vc colocar os cilindros vc provavelmente não levará ninguem na traseira do jeep (uma coisa compensa outra), tudo é uma questão de distribuição de peso, um tanque no centro do jeep joga carga "mais ou menos" 50% para cada eixo, um tanque atrás do eixo traseiro além de jogar toda carga no eixo traseiro ele ainda "rouba" ou melhor "transfere" cerca de 30% de seu peso (tanque) do eixo dianteiro para o eixo traseiro.
pessoal estou fabricando ( em casa) um tanque para o meu cj, com chapa inox, porém surgiu uma duvida de como colocar uma chapa quebra onda dentro do tanque, alguém sabe ou tem como me ajudar nisto?
A propósito se alguém tiver interesse em um tanque desses, posso ver para fabricar. Acho que o preço deve ficar um pouco salgado em função do preço do material e solda, mas vale a pena, garanto que fica show. O tanque é para ser colocado na traseira, fica muito bom. Vou ver se arrumo minha maquina para tirar fotos.
porém surgiu uma duvida de como colocar uma chapa quebra onda dentro do tanque, alguém sabe ou tem como me ajudar nisto?
Oi Beluca,
essa chapa quebra onda se resolve soldando uma chapa com uns furos, no meio do tanque como o original, outra dica interressante é fazer um "copo" na saida do combustivel, para ter um "reserva" eficiente, evitando que
o combustivel falte em subidas e descidas.
Fiz um desein:mrgreen: ...
José Augusto
20/11/2006, 18:45
Beluca, para o quebra ondas além furos (bem poucos e pequenos) como JrGurak escreveu, o mais importante as chapas (sim pelo menos 2, divindo o tanque em 3, que não precisam chegar até a parte superior) devem ser "chafradas" nos cantos (abertura de 3x3 cm por onde a maioria do combustível passa), não esqueça tambem de instalar um dreno para esgotar o tanque em algum canto, além dos respiros um na parte superior do tanque e outro no bocal, se for para diesel não esqueça do retorno.
Fiz um desein:mrgreen: ...
valeu pela dica..
na Donatti ta 475,35 latas, essa é a base de preço:(
http://www.jet.com.br/donatti4x4/busca.asp?PalavraChave=tanque
na Donatti ta 475,35 latas, essa é a base de preço:(
http://www.jet.com.br/donatti4x4/busca.asp?PalavraChave=tanque
Obrigado pela informação JrGurak, mas eu queria saber se o Claudio I.S. da Metalúrgica CLA vende direto, e quanto custaria comprar dele!
Daniel Donda
25/11/2006, 08:33
Pessoal, ontem eu vi um tanque no josewal4x4 que vai do banco do motorista até o do passageiro por 450 latinhas.... (um pouco mais do que o bobro do original).
Abraços
Esse que o Daniel citou, eu tb já vi, e parece uma boa opção ...
mas só se vc não tiver a caixa de ferramentas embaixo do banco ao lado do motorista ...
Jimmy Offroad
25/11/2006, 20:14
Tuna
Sem querer abusar da boa vontade já tem a foto do tanque do santana???
Obrigado
Jimmy
Xavier4x4
11/12/2006, 08:26
Amigos, estava dando uma olhada no site da garra4x4 e vi este tanque (1ª foto) de combustivel de 55l que fica embaixo do chassi na parte traseira, mas fique na duvida se o mesmo poderia sofre algum tipo de impacto (dano) quando se estivesse dando ré no carro tentando subir algum obstaculo, rampa ou qualquer outro tipo de coisa. (foto 2 e 3).
Tambem vi o tanque de de 60l da C.L.A.(foto 4) minha outra duvida seria em relação a distribuição de peso no jeep, seria melhor colocar o tanque da traseira ou este da cla que fica embaixo dos bancos dianteiros? Uma outra duvida que tenho em relação a estes tanque é se daria para usar bomba de combustivel elétrica neles. Lembrando que meu jeep é um cj3 com motor de ranger 3.0. Obrigado
Garra4x4
11/12/2006, 10:52
Olá,
O tanque traseiro vc pode colocar uma bomba elétrica externa ( por exemplo, gol GTI, Monza e etc.. )
Quanto a poder bater em obstaculo, pode acontecer. Na engesa tb fica ali o tanque, no JPX tb... e vc pode colocar um protetor de tanque, feito de chapa de aço ou Aluminio. Se tiver dificuldade de fazer, podemos indicar quem faça.
Abraços.
José Augusto
11/12/2006, 13:06
Xavier4x4, vai de tanque atrás com chapa grossa de proteção, tem fotos do meu tanque e da proteção neste tópico.
pcervieri
11/12/2006, 17:20
Acho que atras fica muito bom pra que nao faz trilhas mais pesadas, se voce for descer um barranco muito alto a primeira coisa que vai pegar e o tanque.
Esse da CLA parece ser muito bom, comprei pela donatti mas nao instalei ainda.
Aproveitando, alguem sabe onde posso comprar uma bomba de combustivel externo que de mais de 4 bar?