PDA

Ver Versão Completa : JPX em Trilhas



maikkel
03/05/2005, 23:10
Pessoal, como se comporta um JPX em trilhas? Ouvi falar que o motor Peugeot eh uma b****. Por isso estou olhando um com Motor Maxion, gostaria de saber, se em trilhas um pouco mais pesadas, se ele manda bem, se da muita manutenção, e se quebrar, oq normalmente ele quebra.

Desde jah agradeço.

Att. Maikel

Fabil
04/05/2005, 07:55
cara.. eu nao ia muito com a "cara" do JPX, mas depois que eu ví um JPX original ( tava apenas calçando pneus 29 e tinha motor AP2.0 turbo diesel) arrasando numa trilha fudida de dificil ( deixando p/ tras willys spoado, pneus 31, etc..) meu conceito dobre JPX mudou muito... a suspencao original dele trabalha muito!! é fenomenal....

o unico problema é o motor XUD... trocando ele por outro diesel, fica 100%

nerinei
04/05/2005, 09:52
eu não reclamo de nada no jpx, e olha que o meu tá todo original, inclusive motor....
agora qualquer momento que eu precise de 4x4 eu já jogo a reduzida, aí ele vai fácil a qualquer lugar, se não usar a reduzida da uma impressão que força demais tanto embreagem quanto motor.......o meu tá com 31" a/t e nunca fez feio....
a única coisa que moeu no meu até hoje foi o cambio, mas acho que não foi por causa de trilha.....foi por que o dono anterior deixou faltar óleo mesmo, tava tudo azulado dentro do cambio....
uma coisa que eu reparei é que os suportes de amortecedor do meu tão meio esquisitos, vou ter que reforçar, me parece que é comum acontecer isso....
de resto, nunca quebrou nada, nem eixos, nem caixa de transferencia....tudo tranquilo....
Abraços

maikkel
04/05/2005, 12:19
Pessoal, eh o seguinte, to olhando um com motor Maxion e caixa de Ranger a diesel, acho que essa mecânica alem de muito forte eh inquebrável, soh gostaria de saber sobre os eixos, ou se o JPX tem algum outro problema cronico como o motor.

Att. Maikel

nerinei
04/05/2005, 14:58
o eixo do Jota eu acho muito bom, acredito que seja tão resistente quanto um dana 44, é flutuante e tem bloqueio parcial no diferencial traseiro.....
o problema dele é que a manutenção é bastante complicada, tanto da parte de freio quanto de rolamentos e diferencial....tudo é extremamente caro pra ele...
então em geral quando dá uma merda meio grande nos eixos (quebra de coroa e pinhão por exemplo), o pessoal prefere adaptar um dana 44 de rural, ou um eixo de toyota....
mas é como eu falei, os meus eixos estão com aproximadamente 180 mil quilometros e por enquanto só troca de óleo do diferencial e bucha dos munhões....não tive motivos pra troca-los ainda...
Abraços

ricardolm
04/05/2005, 20:11
Maikel, bele?

Apenas fazendo um adendo, os eixos sao bons desde que o motor seja XUD, que poe apenas 14 kg na roda, se vc colocar um maxion, que por baixo deve ter o dobro de forca ai moe mesmo! Fora que o xud é um motor de rotacao e nao de torque (força), ou seja a relacao é muito diferente, veja os comentarios do Ge no yahoo groups (sobre JPX), ele tem mum JPM (Maxion)!


[]s e boa sorte!

Marcelo R. A. da Cunha
04/05/2005, 22:08
Maikel,

Eu tenho um JPX com um MWM e rodei uns 15.000(trilhas, estrada, cidade) com os eixos originais, troquei pelos Dana 44 apenas pelo motivo da relação do Eixo. Com relação ao J na trilha com certeza e o melhor 4x4 que vc vai ter.

Boa sorte e espero que vc se junte ao clã :D .

rgds,

Marcelo

maikkel
05/05/2005, 12:28
Tb espero entrar no grupo

Martin Melcop
05/05/2005, 15:54
Vou colocar minhas considerações.....

Com motor original o meu JPX é MUITO, MUITO superior em qualquer tipo de trilha, quando comparado ao Troller.
Exemplo claro para mim foi que:
Num fim de semana fizemos uma trilha só de J, fomos a cacaria aqui no rio, boas erosões, muitas pedras e vários degraus.... na semana seguinte coloquei o troller na mesma trilha, mesmas condições.... tudo bem onde o J passava de 1ª reduzida o troller passava de 3ª sobrando motor :D mas perdi a conta de quantas vezes o troller ficava em 3 rodas, quando o J parecia estar passando em uma estrada de terra somente....
Antes que falem, ambos estava com o mesmo tipo de pneu BFG AT, onde o o J era um pouco menor 245/75/16 contra 31/10,5 no troller.

Digo, sou apaixonado pelo J, meu sonho é colocar um MWM nele....

PS: Não acho o motor XUD ruim em si, tem suas limitações mas vai indo....

AdrianoJPX
05/05/2005, 19:23
PS: Não acho o motor XUD ruim em si, tem suas limitações mas vai indo....


Aí falou alguem com propriedade suficiente para opinar sobre o Jota.

Concordo contigo Martin.

gvogetta
05/05/2005, 23:08
Caro Maikkel et all,

Sem querer "puxar a sardinha" para a nossa brasa, mas até hoje o único veículo 4x4 que nunca me deixou "na mão" em trilhas e viagens longas foi justamente o JPX, e olha que já tive CJ e Band, além de já ter andado muito em Suzukis, Nivas e picapes 4x4, além de ter rodado mais de 30 mil Km com o motor original XUD...

Bate de longe Cjs, Lands, Suzukis, Troller e Bands. Talvez (olhem bem, talvez...) só um Engesa equipado se equipare a um Jota bem conservado em trilhas médias/pesadas... Sem falar que fora das trilhas é o JIPE mais confortável que existe em termos de suspensão (estou falando "jipe de verdade" e não esses mascarados SUVs que andam por aí).

Em janeiro do ano passado, após uma tremenda viagem de 3800 Km e 20 dias de muito barro, trilhas e estradas ruins pelo Sul do Brasil, já quase chegando em casa, meu XUD abriu o bico, com mais de 125.000 Km e daí, em virtude da relação c/b, decidi que era ora de aposentá-lo, motivo pelo qual o troquei por um International-Maxion HS 2.5, hoje em fase final de adaptação. Diferenciais já eram Dana 44 e o câmbio original foi trocado junto com o motor por um Eaton/Clark.

Um detalhe final: nos jotas com eixos Carraro originais, procure verificar com o antigo/atual proprietário que marca/tipo de óleo está usando no diferencial. Se ele não souber, pule fora :shock: Muitos diferenciais Carraro traseiros (com bloqueio parcial, tipo LS) foram literalmente "moídos" por erro e falta de cuidado com a lubrificação, que exige um tipo especial de óleo, para diferenciais "Limited Slip"... O meu jota mesmo, antes de comprá-lo, sofreu este problema...

Saudações,

Carlos Lima
06/05/2005, 11:49
Tenho um JPX a um ano. Numca fiz trilhas com ele pois ainda estou reformando e isso, por si só, já está consumindo todo meu dinheiro. Também falta tempo para isso.
Do ponto de vista técnico (de engenheiro), conheço o JPX antes mesmo de ele ser fabricado aqui. O projeto nacional teve vários erros, turbinar o XUD talvez tenha sido o pior. Contudo, moro no Rio de Janeiro, local onde é quente pra c... e a única coisa que me incomoda é a ineficiência do ar condicionado. Com as adaptações no radiador e ventoinhas, que quase todos fizeram, eles esquentam muito pouco.
A suspensão é simplesmente fantástica. O projeto, como um todo, poder ser melhorado muito, porém com muita grana aplicada.
Resumindo é um ótimo jipe para quem não quer pagar um zero ou para quem precisa de um trilheiro muito bom.

fmev2
11/06/2005, 14:09
Só revivendo este tópico,

Carlos, o que você melhoraria numa suspensão do jota? Outra coisa, alguém
aqui no fórum tem alguma foto do chassis e dos pontos onde ficam presos
os leques (triângulos) e tirantes da suspensão do jota ?

Eu vi no manual do mecânico na página do jpx aqui no 4x4brasil uma figura
esquemática do chassis, mas não tinha as medidas e a imagem estava mal
digitalizada.

Augusto Braga
12/06/2005, 16:44
Grd abraço pra tds, no meu ponto de vista , o motor original consegue atender a quem tem espirito de Jipeiro, sem pressa, sem querer fazer mais que o bom senso aconselha. Depois que Vc engata a reduzida, fica td igual, onde outros Jeejs sobem o J tb sobe.

Augusto Braga
12/06/2005, 16:59
Pra quem não tem grana pro um Upgrade, e, esta satisfeito com o XUD,que é o meu caso,tem que tratar o bichinho a pão de ló, trocar oleo com 3000km,não passar de 3500rpm na estrada,esquentar antes de sair,engatar a reduzida logo que entrar na trilha,e, torcer pra chover no fim de semana!

geraldo paulino filho
29/07/2005, 20:06
Indiscutivelmente, NÃO EXISTE nenhum jipe para trilha como o JOTA, mesmo com sua mazelas, [até as do motor são contornáveis c/pequenas adaptações]. Fiquei surpreso ao ser rebocado por um Jota na Serra de Igarapé SP/MG, é um subidão sem fim e muito inclinada, 4 adultos e 3 crianças e o XUD deu conta do recado [esse já estava com os furos da junta de cabeçote alargados e as mangueiras de água sem retorno de água quente para o motor, e mais NADA] :palmas: :palmas:

ricardolm
01/08/2005, 09:04
Ola Geraldo, bele?

Hoje foi a segunda vez que li "mangueiras de água sem retorno de água quente para o motor" uma aqui e outra no clube do jota (yahoo), alguem ja fez isso? é simples e eficaz como citam? Gostaria de fazer no meu, mas gostaria de ter alguma orientacao para nao fazer besteira.

[]s

Augusto Braga
01/08/2005, 20:32
Fala Ricardo. Este retorno é uma mangueira/tubo de ferro que sai da caixa da termostatica( olhando o motor de frente, fica do lado direito) e vai ate uma peça plastica de distribuição de agua do outro lado do motor , passando por tras. No meu Jota este sistema foi isolado com a colocação de batoques nas duas mangueiras. Este mes, com a quebra do eixo virabrequim do meu jota, pude ver que ele já não tinha tb a termostatica,acho que para isolar este retorno não pode usar termostatica ( é achismo mesmo ). O meu Jota não passa do meio da escala do marcador, mesmo agora com o motor retificado,tb tenho as saidas de volvo no caput e , coloquei o filtro de ar pra fora . Tenho um Motor completo montado em casa, vou ver se tiro umas fotos para postar aqui. Grd Abraço Joteiro.

gvogetta
01/08/2005, 21:11
Caro Augusto,

Pelo que vi, tu gosta bastante do Jota... Vou te fazer uma "proposta indecente": já que tens o motor original montado fora do jipe, que tal escrever um artigo para o Mundo JPX com o processo de eliminação dessa conexão by-pass da água? Terei prazer em publicá-la quando atualizar o site, que pretendo melhorar ainda mais até o final de ano. Os créditos serão publicados juntamente com a matéria e as fotos que puder tirar ilustrando o processo...

Um abraço,

Augusto Braga
01/08/2005, 22:09
Grande Getulio, esta eliminação do by-pass já veio feita no meu Jota, este motor extra que tenho em casa continua com a configuração original,menos o trocador de calor do oleo lubrificante que foi retirado em algum momento,coisa que eu não acho legal. O antigo dono do motor reclamava de aquecimento,não super aquecimento , mais aquela subida de temperatura que o cara fica doido pra subida acabar. Não sou adepto de retirada de valvula termostatica, já enchi muito o saco de donos de barco com quem trabalho por causa da temperatura muito baixa, mas, no caso deste motor XUD, agora sabendo que o meu não tinha a valvula, não vou colocar . A temperatura fica um pouco acima da faixa azul, que deve ser por volta de 75 a 80 graus,que acho aceitavel. Como minha maquina fotografica ainda é a carvão, assim que der coloco aqui as fotos. Grd abraço.

gvogetta
01/08/2005, 22:18
Valeu...

No meu, quando o motor ainda era original, também já era sem o "by-pass", mas com o trocador de calor... Por isso nunca pude "fotografar" ou documentar o processo. Os dos colegas aqui do sul que conheço, são todos já adaptados outros motores ou com o motor sem by-pass, por isso a dificuldade em encontrar alguém que tenha o troço "ao vivo". Como sei que tem muito jota ainda rodando com o desvio de água quente para o motor, pensei em publicar matéria no Mundo JPX sobre isso, por isso o convite a você, que continua de pé...

Saudações,

Augusto Braga
01/08/2005, 22:38
Ta fechado! Não vai ter como fotografar o motor montado no carro já sem o By-pass, mais tiro do original e fica facil explicar a mudança a fazer. O seu tinha termostatica sem By-pass ? A minha duvida é por onde vai circular a agua com a valvula fechada , diz o Gustavo da MGL que ela tem como circular no bloco mesmo estando bujonado . To saindo pra Minas amanhã pra aproveitar o restinho das ferias, na volta eu tiro as fotos do trem. Grd Abrs.

gvogetta
01/08/2005, 23:13
Adriano,

O meu estava sem a termostática também... Não é o ideal, pois o motor diesel precisa estar na temperatura ideal de trabalho, cerca de 80°C e sem a válvula ele demora um pouco mais a atingir esta temperatura, aumentando o desgaste (trabalho frio), mas em se tratando de JPX com motor XUD, este é o menor dos problemas...

Com a Válvula e sem o by-pass, creio que o Gustavo está certo, a água circulará antes pelo bloco e depois que abre a válvula pelo sistema de arrefecimento, mas acho arriscado isso, pois se a termostática vai para o beleléu de uma hora para outra (não é raro acontecer) o motor frita quase na hora, pois sobreaquece muito rápido, deixando pouquíssimo tempo para tomar qualquer atitude :evil:

Aguardamos então sua reportagem...

Saudações,

SJKCaio
02/08/2005, 09:11
Só deixando a minha impressão........

Quando comecei procurar um 4X4 fiquei dois dias com um Jota para experimentar a viatura, se não fosse pelo problema de aquecimento (ferveu na minha mão) teria ficado com ele.
O que me impressionou foi a suspensão, pois passei em cima de um monte de terra deixado por um caminhão como se estivesse passeando.
O nivel de conforto da cabine bate de longe os Troller da vida, porem fiquei receoso de partir para uma troca de motor.

Hoje tenho uma Camper que teve a suspensão modificada inspirada no sistema do Jota (triangulo oscilante)

É isso ai 8) 8)

nepomuk
02/10/2005, 21:54
Pessoal,
COmprei um Jota com motor recêm retificado e já fiz o primeiro teste nele (130km de Castello Branco). Ele foi muito bem, só por um momento rápido o ponteiro de temperatura passou um pouco da metade mas baixou logo que liguei a ventoinha (no botão :mrgreen: ).
Li o povo comentando sobre o ponteiro não ultrapassar a faixa azul. Mas a faixa azul fica lá embaixo! O correto não é ficar no meio? Como todo veículo?

E tem outra. Será que colocando-se um óleo menos viscoso no motor não se reduziria (um pouco que seja) O AQUECIMENTO EXCESSIVO? Tendo em vista que não podemos ultrapassar 3000rpms em um motor que normalmente roda a 4500 em carros de passeio na argentina, essa mudança de viscosidade não afetaria a durabilidade do sistema.

Obrigado,
Paulo

ricardolm
03/10/2005, 08:40
Ola Paulo, beleza?

O normal (pelo menos no meu) é ficar exatamente no meio, a partir dai ele liga a ventuinha e esfria ate quase no azul, mas nao chega a entrar no azul (que seria motor frio) tento a dizer que a 80~85 graus ele liga a ventiunha e desliga em 70~75

[]s

Fabil
20/10/2005, 20:02
povo... originalmente o motor do JPX vem equipado com radiador de oleo?? se nao, acho que a instalacao seria valida p/ ajudar a resfriar o motor...

T+

ricardolm
21/10/2005, 09:59
Ola Fabiano,

É verdade, ele nao vem, tem alguns que colocam para tentar reduzir a temperatura do XUD, eu nao vi nenhum report aqui falando como ficou, mas meu mecanico ta louquinho para instalar um no meu Jota.

[]s

Celsogvs
21/10/2005, 15:53
ALL, hoje tenho em meu jota o motor Maxion 2.5 e também o radiador de óleo.

Independente do motor, o radiador de óleo pode ajudar muito.

[]'s de cabeça fria.

Augusto Braga
24/10/2005, 13:03
Ola a Tds. O motor Xud vem com radiador de oleo,fica onde prende o filtro de oleo lubrificante,tem pessoas que tiraram,pode ser o caso do Jota de Vcs,reparem se onde fica o filtro não tem uma peça onde são ligadas 2 mangueiras. Abrs.

ricardolm
24/10/2005, 15:32
Ola Augusto, bele?

Acho que o que vc esta falando é o trocador de calor (pela descricao dada por vc) :concordo:

[]s

Mourão GP
12/11/2005, 19:38
Meus amigos estou imprecionado com o desempenho do JPx em trilhas! :palmas: Agora tenho certeza que comprei o Veiculo certo p/ isso. Acabei de chegar de umas trilhas moderadas aqui em Sete Lagoas, na qual foi um CJ3 ohc 4 cc, um Troller 2.8 tdi, e um JPX AP 2.0 gas. carburado. Resumindo tinha uns lugares onde o cj ia com dificuldade, o J ia na maciota s/ esforçoe o troll. acompanhava.Logico q tinha algumas diferenças: motoristas-cj experiente, J novato muito tranquilo, troller experiente do pé pesado; pneu cj graber, J graber, troll. BF all-terr. Nas subidas o troll. subia rasgando, oJ na maçiota, mas nos terrenos acidentados, houve um lugar onde o troll. ficou com a roda tras. suspença no ar e o J passou só exterssando bastante a suspenção com as 4 no chão.Houve lugar onde o cj(1°)custou passar, o J(2°) passou traquilo e o Troll.(3º) garrou varias x ,até usarmos pá p/ ele passar. São 3 valentes off-roads, mas o JPX é muuuuuuuito bom, e até faz muito p/ motoristas inesperientes. Show de bola.
O meu J ( O Encardido) vai ficar ´´pronto``esta semana vou fotografar detalhes e colocar ele na frota.
[ ]´s satisfeitos c/ o JPX :D :dance: