PDA

Ver Versão Completa : Canais para radio escuta



Petya
16/04/2005, 22:17
Oi ALL :
Peguei um Icon VHF IC-V8 em uma troca e estou "corujando" . Sei que tenho que ir à Labre , etc etc , vou fazer isto assim que finalizar o processo do PX , que está no final .
Vcs poderiam indicar as repetidoras e canais legais de escuta , bem como se Jeepeiros que usam VHF utilizam algum canal específico ; só `to ouvindo copom e radio taxi :roll:
Tks

marcelino
21/04/2005, 13:46
Amigo Edu

Os clubes de radiamadores têm na sua maioria listas com as frequencias de repetidoras da região, só que na faixa de radiamodor.... Se voce está escutando o COPOM e outras frequencias o seu rádio está aberto, ou seja recebendo e as vezes transmitindo na faixa comercial de VHF... Faça uma rádio-escuta com a função SCAN do rádio, varrendo de 5 em 5 khz que fica mais fácil "achar" transmissões nas cercanias... Detalhe importante, faça a varredura de frequencias em vários horários e trafegando por vários locais pois sabemos que muitas vezes existem comunicações somente em determinados horários....

Teve um tempo em que eu ficava em varredura no rádio do meu carro de passeio o tempo todo, anotando as frequencias num caderninho para depois selecionar as mais interessantes para escuta...daí é só programar na memória e um abraço...

por falar nisso, um abraço a todos.

Petya
25/04/2005, 14:06
Marcelino :
Obrigado.

marcelino
25/04/2005, 15:22
Ai???

Vargem Grande Paulista é perto de São João da Boa Vista não???

Temos parentes aí, o pessoal gosta de plantar batata não??? (na boa)

um abraço a todos

Petya
26/04/2005, 10:08
Marcelino :
Você viajou legal na maionese :mrgreen: ; tomara que você não seja o guia para visitar a parentada :mrgreen:
Perto de SJBVista é Vargem Grande do Sul ; Vargem Grande Paulista é próximo de Cotia , São Roque , Ibiuna .

marcelino
26/04/2005, 11:23
Edu

Valeu, ainda bem que os parentes são da cobra da minha sogra... A boa noticia é que eles não estão perto de voce e bem longe de mim....melhor seria se ela estive lá em eles, enterrrada na plantação de batata.

um abraço

bacana00
26/08/2006, 19:33
à Vargem Grande do SUL que fica perto daqui... Se quiser as frequencias daqui posso procurar pra vce...

Leonardo Raffi
04/12/2009, 14:04
Recebi este email....

PROPOSTA:



Frequência Padrão para Off Roaders - 146.520 Mhz (Canal Marítimo 16)



- Muitas vezes cruzamos com colegas dirigindo um 4x4 e uma saudação no VHF não é possível por não termos idéia da freqüência que o amigo está usando.

- Em passeios e expedições passamos por cidades com vários 4x4 circulando e não conseguimos pedir ajuda por não termos idéia da freqüência.

- Na região Sul do Brasil, assim como deve ser em todas as regiões, sabemos que cada Jeep Clube acaba usando a freqüência que lhe parece mais simpática.



Assim sendo, vendo o artigo do amigo Roberto Guedes – Jornal Virtual 4x4 mais lido no Brasil e do professor Neto, gostaria de propor para todos os Off Roaders (4x4)que simpatizarem com a idéia..., para passarem a usar esta como sendo a freqüência padrão. Quando algum grupo precisar privacidade usa a freqüência de sua escolha...porém no dia a dia usar a padrão...



Está lançado a idéia.

A partir de hoje, estarei nesta freqüência...é só chamar quando enxergarem na estrada um Troller Cinza com o mapa da Transamazônica no capô...



Abraços,



Luis Klauck

"Highlander"

www.LameirosDoSul.com.br

Novo Hamburgo – RS

(51) 8114-9999

e-mail: Luis@Gelvinn.com







____________________________________________

“OFF ROAD” E RÁDIO AMADOR

“Joca” reafirma que 146.520 Mhz é a freqüência universal para jipeiros



Tendo em vista a definição da freqüência 146.520 Mhz como canal universal para chamadas de socorro para “off roaders”, como foi , apresentada esta semana em Notícias de Jipeiros por um praticante de atividades fora de estrada, o geólogo Joaquim das Virgens Neto, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ex-presidente da seccional norte-rio-grandense da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão (Labre), voltou a reiterar a certeza de que se trata do canal universal de “simplex”, indicando-se para este segmento da sociedade brasileira.

Norte-rio-grandense de Natal e dono de larga experiência com o uso do rádio VHF em pesquisas científicas em lugares remotos, a exemplo do que fez durante anos nos rochedos de São Pedro e de São Paulo, entre o litoral potiguar e o arquipélago de Fernando de Noronha, “Joca”, como é mais conhecido no Rio Grande do Norte, voltou à carga em mensagem que enviou ontem ao jornalista Roberto Guedes, criador e editor de Notícias de Jipeiros.

Esta é, na íntegra, a mensagem de Joca:

“Caro Roberto:

Relativo ao uso da frequencia 146.520, ela não é canal internacional de socorro, é ‘Canal intertnacional de Chamada’. Traçando um paralelo com o VHF marítimo, o canal 16 é ‘canal interncional de Chamada’, e não ‘de Socorro’, como muita gente pode achar ou supor.

Buscando um embasamento mais técnico, a ARRL, a Labre dos Estados Unidos da América, diz que 146.520 é a ‘National Simplex Calling Frequency’ – ou, ao pé da letra, ‘Frequência nacional de chamada simplex’.

Nada impede que em uma freqüência de chamada se possa pedir socorro. Agora, acho difícil se pedir socorro numa freqüência que não tenha ninguém.

Algumas recomendações se fazem necessárias, tais como dar espaços de câmbio, estar sempre atento a chamadas de socorro, na medida do possível deixar a freqüência livre, chamar a estação desejada e fazer QSY para outra freqüência etc

Um abraço.

Joca PS7JN

P.S. Meu computador ta lento, senão daria mais informações”.





Joca falando no VHF em pleno sertão do Piauí: 146.520 é a freqüência universal.





Luis Klauck

"Highlander"

www.LameirosDoSul.com.br

Guilherme Velloso
06/12/2009, 10:56
[QUOTE=Leonardo Raffi;1044974]Recebi este email....

PROPOSTA:



Frequência Padrão para Off Roaders - 146.520 Mhz (Canal Marítimo 16)




Como usuário do VHF, acho a idéia muito boa, MAS...
é necessário uma maior divulgação no meio 4X4:concordo:

Leonardo Raffi
06/12/2009, 20:57
ja apareceu opiniao diferente...
olhe este email

Algumas explicações relativos ao rádio, primeiro, o canal 16 é 156800, canal marítimo de emergência internacional, qualquer lugar do mundo é a mesma freqüência, o uso é crime federal no brasil, 146520, freqüência de uso exclusivo de radioamadores, os quais estão sempre em alerta quando alguém invade a sua freqüência, de 144000 a 148000, usam rádios de freqüência aberta, ou seja, podem utilizar rádios onde se é possível mudar a freqüência através do dial do rádio, sem que seja pré-determinada, como é o caso do rádio marítimo que é em canais pré-determinado a freqüência, dentre eles o canal 16.
Os rádio que a maioria dos jipeiros usam, é destinado exclusivamente aos radioamadores, seu uso é crime federal, como as conhecidas rádios piratas, de freqüência modulada, comum de se ver nos noticiários, o crime é o mesmo, a interferência é maior ainda, pois utilizam a freqüência direta, como exemplo o canal 16 marítimo, que no seu uso, é apenas para emergência, não se mantem conversação no canal 16, chama-se a embarcação, estação, etc., quem esteja autorizado a utilizar e muda-se para outro canal e se prossegue o contato.
Assim, caro amigo Jerônimo, a tentativa do colega jipeiro, de estipular uma freqüência para uso dos jipeiros, esta completamente equivocada, fala em canais proibidos de ser utilizado, e ainda confunde uma freqüência de radioamador com um canal marítimo.
Um grande agraço
Charles Berçot - Advogado - radioamador PU3NVN, a disposição para maiores informações e dúvidas sobre a informação acima, bem como o que é necessário para se legalizar
charlesbercot@hotmail.com <charlesbercot@hotmail.com>

dcifu
07/12/2009, 17:31
ja apareceu opiniao diferente...
olhe este email

Algumas explicações relativos ao rádio, primeiro, o canal 16 é 156800, canal marítimo de emergência internacional, qualquer lugar do mundo é a mesma freqüência, o uso é crime federal no brasil, 146520, freqüência de uso exclusivo de radioamadores, os quais estão sempre em alerta quando alguém invade a sua freqüência, de 144000 a 148000, usam rádios de freqüência aberta, ou seja, podem utilizar rádios onde se é possível mudar a freqüência através do dial do rádio, sem que seja pré-determinada, como é o caso do rádio marítimo que é em canais pré-determinado a freqüência, dentre eles o canal 16.
Os rádio que a maioria dos jipeiros usam, é destinado exclusivamente aos radioamadores, seu uso é crime federal, como as conhecidas rádios piratas, de freqüência modulada, comum de se ver nos noticiários, o crime é o mesmo, a interferência é maior ainda, pois utilizam a freqüência direta, como exemplo o canal 16 marítimo, que no seu uso, é apenas para emergência, não se mantem conversação no canal 16, chama-se a embarcação, estação, etc., quem esteja autorizado a utilizar e muda-se para outro canal e se prossegue o contato.
Assim, caro amigo Jerônimo, a tentativa do colega jipeiro, de estipular uma freqüência para uso dos jipeiros, esta completamente equivocada, fala em canais proibidos de ser utilizado, e ainda confunde uma freqüência de radioamador com um canal marítimo.
Um grande agraço
Charles Berçot - Advogado - radioamador PU3NVN, a disposição para maiores informações e dúvidas sobre a informação acima, bem como o que é necessário para se legalizar
charlesbercot@hotmail.com <charlesbercot@hotmail.com>
Charles,
Obrigado pelas colocações!!!
tenho uma pergunta !!! Eu tenho barco e, tenho que ter VHF ( obrigatório pois é um dos equipamentos de segurança do braco, principalmente na categoria aguas abertas navegação costeira). Não tive que ter licença para ter meu rádio.. Acredito que isso seja devido ao fato de ser algo caracterizado como emergência.

Além de emergências, sou obrigado a reportar saída, chegada e atender chamados de socorro. No meu caso, fico em QAP no canal 68, que é o canal da marina que deixo o barco, p'rém converso com outras embarcações, se nece''sario, em outros canais ( 72, 74, etc..)

Neste sentido, no caso dos Jeepeiros como nós, não existiria a possibilidade de se estudar o uso do PY em frequencia pré-determinada para emergências e comunicações entre Jeeps.

Te pergunto isso porque acho o PY muito útil. Tenho PX e fui na ANATEL há mais de 8 meses e até agora meu indicativo de chamada não saiu. Ou seja, esperar 2 anos para regularizar algo que para os Jeepeiros as vezes é vital é complicado.

Imagina então para conseguir tirar a licença de PY, que é mais indicado devido a qualidade e distância, tenhoq ue esperar meu registro sair, marcar a prova que demora mais 1 ano e esperar o resultado da prova etc...

Outra coisa, a faixa do UHF ela é restrita também ou é aberta e nào precisa de licença, pois daí pode ser uma soluçào, falar nas faixas mais altas, porém todo radio UHF é VHF (dual band).

Abraços,

Daniel

Geist
10/12/2009, 10:57
Charles,
Obrigado pelas colocações!!!
tenho uma pergunta !!! Eu tenho barco e, tenho que ter VHF ( obrigatório pois é um dos equipamentos de segurança do braco, principalmente na categoria aguas abertas navegação costeira). Não tive que ter licença para ter meu rádio.. Acredito que isso seja devido ao fato de ser algo caracterizado como emergência.

Além de emergências, sou obrigado a reportar saída, chegada e atender chamados de socorro. No meu caso, fico em QAP no canal 68, que é o canal da marina que deixo o barco, p'rém converso com outras embarcações, se nece''sario, em outros canais ( 72, 74, etc..)

Neste sentido, no caso dos Jeepeiros como nós, não existiria a possibilidade de se estudar o uso do PY em frequencia pré-determinada para emergências e comunicações entre Jeeps.

Te pergunto isso porque acho o PY muito útil. Tenho PX e fui na ANATEL há mais de 8 meses e até agora meu indicativo de chamada não saiu. Ou seja, esperar 2 anos para regularizar algo que para os Jeepeiros as vezes é vital é complicado.

Imagina então para conseguir tirar a licença de PY, que é mais indicado devido a qualidade e distância, tenhoq ue esperar meu registro sair, marcar a prova que demora mais 1 ano e esperar o resultado da prova etc...

Outra coisa, a faixa do UHF ela é restrita também ou é aberta e nào precisa de licença, pois daí pode ser uma soluçào, falar nas faixas mais altas, porém todo radio UHF é VHF (dual band).

Abraços,

Daniel
bom dia, só novato nesta area e quero por um radio na minha ranger, mas quero por um radio que consigo falar com os camioneiros que geralmente falam em 5 AM e me comunicar com os cluber e viaturas 4x4, alguem me indica algo ou como que devo fazer????
abraço...

Benacchio
16/12/2009, 14:20
Em SP

Alguns exemplos de frequencias.

CCR Rodoanel 467,4375
Regis Bitt.. 162,410
Resgate Zona Norte 169,990
GCM 173,330
Fernao dias 162,130
PM Guarulhos 172,795
Ecovias 162,270

Na regis até curitiba são 3 freq diferentes.

Marcelo
PU2PWM/PX2Y8384

GWG_SP1980
27/02/2015, 14:22
Estou copiando radio taxi tbm.

quais as frequencias?
COPOM e TAXI?

estou iniciando meu processo do PX, e trabalho com fotojornalismo.

Oi ALL :
Peguei um Icon VHF IC-V8 em uma troca e estou "corujando" . Sei que tenho que ir à Labre , etc etc , vou fazer isto assim que finalizar o processo do PX , que está no final .
Vcs poderiam indicar as repetidoras e canais legais de escuta , bem como se Jeepeiros que usam VHF utilizam algum canal específico ; só `to ouvindo copom e radio taxi :roll:
Tks