PDA

Ver Versão Completa : Filtro de Ar e Filtro Separador de Água



Aurélio
07/09/2003, 11:26
Galera,

Em busca de melhorias na minha Band, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o seguinte:

1) A substituição do filtro de ar banhado a óleo por um filtro de ar de elemento seco num motor OM314 acarreta em algum benefício?
Ou seja, vale a pena substituir o filtro?

2) A instalação de um filtro para separar água do óleo diesel ( entre o tanque e a bomba injetora ) no OM314 ( não projetado para isso ) pode acaretar problemas de desempenho da bomba injetora ( quanto a fluxo, pro exemplo ) e consequentemente do motor?
Acho que todos os carros com motor diesel de algum tempo para cá têm esse filtro separador e com a "qualidade" do nosso diesel, me pareceu
boa idéia instala-lo. O que vocês acham?

[]'s cheio de dúvidas

Aurélio

bebetobandeira
16/01/2009, 08:02
Galera,

Em busca de melhorias na minha Band, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o seguinte:

1) A substituição do filtro de ar banhado a óleo por um filtro de ar de elemento seco num motor OM314 acarreta em algum benefício?
Ou seja, vale a pena substituir o filtro?

2) A instalação de um filtro para separar água do óleo diesel ( entre o tanque e a bomba injetora ) no OM314 ( não projetado para isso ) pode acaretar problemas de desempenho da bomba injetora ( quanto a fluxo, pro exemplo ) e consequentemente do motor?
Acho que todos os carros com motor diesel de algum tempo para cá têm esse filtro separador e com a "qualidade" do nosso diesel, me pareceu
boa idéia instala-lo. O que vocês acham?

[]'s cheio de dúvidas

Aurélio



Grande AURÉLIO, tô interessado nesse tópico, pois tb tenho uma Band 78, OM 314, e penso em fazer essas modificações :parede:

Byby :!:

Bebetobandeira

Aurélio
16/01/2009, 09:30
Grande AURÉLIO, tô interessado nesse tópico, pois tb tenho uma Band 78, OM 314, e penso em fazer essas modificações
Opa.
Como diria Jack, vamos por partes:
1) Vale a pena substituir o filtro, pois o motor "respira" melhor. Esse filtro com óleo é para quem usa a viatura o tempo todo em estradas sem pavimento o que não é mais nosso caso. :concordo:

2) O filtro separador de água pode ser instalado sem problemas quanto à restrição de fluxo, conforme fui informado por um um representante da Racor à época em que buscava essa informação.
Vendi a Bandeirante sem faze-lo, mas o comprador instalou o filtro e segundo ele foi muito bom, pois dependendo de onde abastecia saia água ao drenar o filtro.

De toda forma pesquise no Fórum Toyotas que tem muita coisa boa http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=37 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=37)

Abs

Francisco Bicalho
16/01/2009, 10:06
Oi Aurelio

O filtro seco é mais prático e parece que dá mais vazão de ar.

O filtro decantador de água, também chamado de RACOR vale a pena se você abastece em postos com diesel ruim, e não gosta de fazer a manutenção ou troca dos dois filtros de diesel com frequencia. Esse filtro RACOR é mais um filtro, e um potencial para entrada de ar na pior das hipóteses, mas, eu acho que se você decidir instalar um, seria bom ir num revendedor de caminhões Mercedes, e instalar o original, com elemento filtrante original. Esse modelo que instalei no meu carro serve para qualquer motor MB compacto, e custa uns R$ 250 com o elemento filtrante que dura (acho 10.000 km). Se você instalar um, recomende ao mecânico para mandar a mangueira do copinho para o RACOR, e então para os filtros duplos.

Agora, se você abastece em postos bons, ou usa diesel de qualidade como o Podium da BR, está sempre com o tanque cheio (para evitar umidade) e troca os filtros de 5 em 5 mil km não vai fazer a menor diferença instalar o RACOR.

Abraço;
Chico

Aurélio
16/01/2009, 16:11
Oi Aurelio. O filtro seco é mais prático e parece que dá mais vazão de ar. O filtro decantador de água, também chamado de RACOR vale a pena se você abastece em postos com diesel ruim, e não gosta de fazer a manutenção ou troca dos dois filtros de diesel com frequencia. Esse filtro RACOR é mais um filtro, e um potencial para entrada de ar na pior das hipóteses, mas, eu acho que se você decidir instalar um, seria bom ir num revendedor de caminhões Mercedes, e instalar o original, com elemento filtrante original. Esse modelo que instalei no meu carro serve para qualquer motor MB compacto, e custa uns R$ 250 com o elemento filtrante que dura (acho 10.000 km). Se você instalar um, recomende ao mecânico para mandar a mangueira do copinho para o RACOR, e então para os filtros duplos. Agora, se você abastece em postos bons, ou usa diesel de qualidade como o Podium da BR, está sempre com o tanque cheio (para evitar umidade) e troca os filtros de 5 em 5 mil km não vai fazer a menor diferença instalar o RACOR. Abraço; Chico
Opa.
Chico, suas impressões serão uteis ao nosso amigo Beto.:concordo:
Abs