PDA

Ver Versão Completa : Biodiesel... quando??



Carrilo
28/03/2005, 00:46
Olá pessoal, boa noite!

Demorei um pouco pra comprar minha Toyota Band, por motivo do motor diesel ser muito poluente, mas quando ouvi falar do Biodiesel me animei e prometi só usar Biodiesel na minha Toyota.
Mas cadê? Algué sabe sobre o projeto? Vai ser só misturado ao Diesel ou terá Biodiesel puro para nós consumidores?

FrommarS
28/03/2005, 10:52
Bom...

O que sei são a partir de entrevistas e algum material disponível no site Greenpeace.

O biodiesel não poderá ser usado puro, os óleos vegetais serão adicionados ao diesel. A proporção será similar a quantidade de gasolina adicionada ao alcool.

O projeto é do Paraná, o primeiro estado a ter o Biodiesel disponível será MG.
É uma grande sacada, tanto como o álcool, só é uma pena que aqui damos pouco valor a nosas coisas... se não isso revolucionaria!

Sei que é póssível ser voluntário para os testes do biodiesel, só não me pergunte como. Não me lembro onde ví, mas tente entar em contato com as empresas envolvidas. Pelo que sei o motor tem que estar em perfeitas condições e é necessáio que seja feita uma vistoria préva e troca de uma série de itens que tem desgaste com o combustível e com a combustão... a intenção é avaliar os danos causados pelo "novo" combustivel. Só não me candidatei por estes pré-requisitos o motor do meu jipe não ta lá estas coisas e no momento não tenho $$ para deixá-lo apto.

Espero que o combustivel esteja disponível o quanto antes.... quase morro do coração qdo penso no mau que causo a atmosfera...

Procure na net que tem muita coisa sobre o projeto... :wink:

[]'s a espera de um combustível menos poluente!

Carrilo
28/03/2005, 11:44
Valeu FrommarS,

Não sabia que não poderá usar puro, ou é pressão do exterior (OPEP), vi uma reportagem da UNESP que eles estavam usando o Biodiesel puro em tratores e dava super certo até com diminuição de desgaste de peças do motor em relação ao Diesel normal.

Fábio
28/03/2005, 12:45
Vocês estão parecendo aqueles ecochatos que preferem usar metal à madeira para preservar as reservas naturais do nosso planeta... :? :? :? :roll: :? :? :?

Diesel é menos poluente que a gasolina! Desde sua produção até o consumo final!!!!

O que não pode é comparar motor diesel com projeto de 20 anos atrás com motor gasolina injetado e de concepção ultramoderna.

FrommarS
28/03/2005, 13:30
ecochatos


Tomara que seus bisnetos ainda tenham água para beber.



O que não pode é comparar motor diesel com projeto de 20 anos atrás com motor gasolina injetado e de concepção ultramoderna.


Com certeza vc tem toda razão certamente os motores modernos tem um controle maior na emissão de poluentes.... mas o ótimo é inimigo do bom....

Ótimo seria se todos os motores com concepção e tecnologia antigos fossem trocados por novos.... modernos e melhores...

Mas eu e com certeza os donos da grande frota poluidora de caminhões e onibus velhos que circulam pelo pais não temos grana para isso...

e sem esquecer que o diesel e a gasosa veem do petróleo... esgotável, sujo e quase mnonopolizado (iraque, te lembra algo?)

Seria muito bom se com um combustível de uma fonte limpa e renovável fosse desenvolvido, os benefícios seriam inumeros...

menos poulição, mais empregos, mais um produto de exportação... dentre outros...

[]'s

Chacal do Pantanal
28/03/2005, 13:41
Só por curiosidade, o biodiesel não é uma novidade, sendo inclusive utilizado puro em algumas regiões do planeta, pesquisem sobre uma ilha chamada Bougainville (A Guerra dos Côcos), no pacífico, onde verão que lá o biodiesel é inclusive obtido por métodos bem primitivos e é praticamente a única fonte de energia.

Fábio
28/03/2005, 14:40
ecochatos


Tomara que seus bisnetos ainda tenham água para beber.



Quando falo em ecochatos, falo naqueles panacas que não entendem a diferença entre fonte renovável (madeira) daquelas não renováveis (metal), como citei no exemplo.

Também são ecochatos aqueles que pregam que nossos veículos poluem e devastam uma trilha mais mesmo do que um simples iate passeando numa represa e despejando detritos.



e sem esquecer que o diesel e a gasosa veem do petróleo... esgotável, sujo e quase mnonopolizado (iraque, te lembra algo?)

Acho que você entendeu minha mensagem e se entendeu a carapuça não devia servir.

marcelo nunes
28/03/2005, 23:54
Faço parte de um dos grupos políticos que atuam na implantação do Projeto Biodiesel.

A princípio, o que pode ser divulgado com plena certeza é o seguinte:

Proporção inicial de adição de biodiesel: 2% a partir de setembro de 2005, até meados de junho de 2006.
Após esta data haverá acréscimo, ainda em estudos. A princípio não se chegará a 6% a curto prazo. Será obrigatória a adição de 5% de biodiesel até 2010. Mas é tecnicamente possível chegar a 20% de biodiesel a médio prazo.

Desde 1982 há projetos para implantação de biodiesel integral, inicialmente originário de óleo de mamona e de soja. Hoje em dia as alternativas são colza, dendê e similares. O biodiesel não será produzido a partir da soja por razões estratégicas.

Até 2008 será possível a queima de 100% de biodiesel, mas em motores específicos, para transporte público por exemplo. Não é factível a produção de um biodiesel que possa ser queimado integralmente (100% biodiesel) com a tecnologia atual.

Ou seja, 100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente efinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral.

Similarmente ao que ocorre com motores "total flex", a queima de combustível fóssil ou vegetal é parâmetro de pojeto.
Seria o mesmo que colocar álcool num motor a gasolina de 1970 e querer que funcionasse em condições ideais. Num motor de 2005, projetado para tal, é possível.

FrommarS
29/03/2005, 13:48
Proporção inicial de adição de biodiesel: 2% a partir de setembro de 2005, até meados de junho de 2006
Após esta data haverá acréscimo, ainda em estudos. A princípio não se chegará a 6% a curto prazo. Mas é tecnicamente possível chegar a 20% de biodiesel a médio prazo.



Que bom termos alguém com conhecimento de causa para nos passar as quentinhas do assunto.

Diga-me esta adição será em todo o combustivel distribuido nacionalmente?
Isto implicará em alguma redução de preço nas bombas?

Carrilo
29/03/2005, 14:32
Valeu Marcelo,

Vc deu uma boa esclarecida no assunto, agora então é só esperar !

Não é questão de ser ou não ecochato, mas sim pela questão de buscar alternativas de combustíveis mais limpos, barato e que gere empregos no nosso País, tornando nos independentes do mercado externo, fato que influencia muito na nossa economia de maneira negativas.

Caio
29/03/2005, 16:49
Marcelo,

2% do consumo nacional significa quanto em milhões de litros????
Resume um pouco o processo de extração do óleo,pois pelo pouco que li, envolve alcool no processo (esterificação????)
É isso ou tô escrevendo besteira???

marcelo nunes
29/03/2005, 20:41
Diga-me esta adição será em todo o combustivel distribuido nacionalmente?
Isto implicará em alguma redução de preço nas bombas?

Será adicionado em todo o diesel automotivo, não no marítimo.
Pelos valores atuais de extração e distribuição, não deverá haver alteração do valor em bomba.[/quote]

marcelo nunes
29/03/2005, 20:46
Valeu Marcelo,

Vc deu uma boa esclarecida no assunto, agora então é só esperar !

Não é questão de ser ou não ecochato, mas sim pela questão de buscar alternativas de combustíveis mais limpos, barato e que gere empregos no nosso País, tornando nos independentes do mercado externo, fato que influencia muito na nossa economia de maneira negativas.

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, lançado em novembro pelo Governo Federal é, certamente, um daqueles programas que marcará história e representará uma mudança extraordinária na economia do país. Como foi por exemplo o Proálcool, que teve erros e acertos mas é até hoje o maior programa de substituição de derivados de petróleo do mundo.

Num país - e num mundo - onde a principal matriz energética é o petróleo, a introdução do biodiesel significará uma revolução, pois nos dará uma fonte de energia alternativa, renovável, muito menos poluente.

Além disso pelo fato de poder ser extraído da mamona, do girassol, dendê e até de bagaço de cana, o biodiesel representará uma opção para os pequenos agricultores familiares. A produção destas plantas é simples, elas são de grande resistência e haverá toda uma cadeia produtiva que irá absorvê-las. A legislação em aprovação simplesmente proíbe a concessão de financiamentos para produção de biodiesel para usineiros, somente serão concedidos para pequenos e médios agricultores e para cooperativas.

Com a aprovação da lei que obrigada a colocar 2% de biodiesel a cada litro de diesel já é possível garantir uma produção significativa.

Não será absurdo pensarmos em ver, dentro de poucos anos, uma "volta ao campo" por parte dos milhares de trabalhadores expulsos para as periferias das cidades grandes, pois terão uma forma concreta de sobrevivência e de crecimento econômico.

marcelo nunes
29/03/2005, 20:51
Marcelo,

2% do consumo nacional significa quanto em milhões de litros????
Resume um pouco o processo de extração do óleo,pois pelo pouco que li, envolve alcool no processo (esterificação????)
É isso ou tô escrevendo besteira???

O País importa 10% dos 38,2 bilhões de litros de diesel consumidos anualmente.

Portanto esses 2% são 765 milhões de litros de diesel. Ou seja, aproximadamente 25% de todo o diesel importado.

O programa estabelece que, dentro de cinco anos, a adição de 5% de biodiesel no óleo diesel representará uma economia de US$ 400 milhões na balança comercial.

A produção é sim por transesterificação. O agente de alcoólise é metanol ou etanol, o catalisador é hidróxido de sódio ou de potássio e o modo operacional pode ser contínuo ou em batelada.

Caio
30/03/2005, 07:45
Valeu pela info Marcelo,

Sem querer abusar vc tem a conta por exemplo de um alqueire (24200m2) de mamona ou outra semente quanto irá produzir de óleo????
Na verdade eu queria ter ideia do tamanho da área que irá ser necessário para produzir os tais 700 milhões de litros.

[ ]´s Pensando em fabricar no fundo do quintal

marcelo nunes
30/03/2005, 08:52
Uma pequena propriedade de 20 ha produz 100.000l de óleo de dendê por ano, com as técnicas atuais (rústicas). A produtividade da palma é um pouco maior, da mamona é um pouco menor.

Para 765 milhões de litros por ano, são 150.000 ha. Aproximadamente a área da região metropolitana da grande SP.

Para que se tenha uma idéia, hoje há 189.000 ha de área plantada só com mamona e só no nordeste. A vantagem da mamona é ser a cultura que mais gera empregos e que pode ser feita em plena caatinga.

Carrilo
30/03/2005, 10:32
[ ]´s Pensando em fabricar no fundo do quintal

Então Caio,
Estamos na mesma cidade, também tenho interesse nessa produção, vamos trocar informações e idéias.
Eu moro no Bosque e vc ?

FrommarS
30/03/2005, 10:47
concessão de financiamentos para produção de biodiesel para usineiros, somente serão concedidos para pequenos e médios agricultores e para cooperativas



Marcelo, desculpe-nos os abusos ... mas é difícil encontar informações fidedignas sobre este projeto ainda mais tão detalhadas e digeríveis como as quem tem nos passado.

Pela sua percepção já está na hora de investir na produção desta materia prima base.... a palma seria a melhor opção? Há algum risco de este projeto não seguir adiante?

Vc poderia nos passar algumas fontes de informação para que possamos nos aprofundar no assunto.

Tenho uns 2,5 alquere e pretendo investir em alguma cultura, quem sabe esta seria interessante.

[]'s virando fazendeiro

BrunoBB
30/03/2005, 11:45
Marcelo:

E o girassol? Li que além do óleo extraído o produtor ainda poderia vender a torta, aproveitando praticamente tudo, quase um avestruz do reino vegetal.

marcelo nunes
30/03/2005, 14:48
Marcelo, desculpe-nos os abusos ... mas é difícil encontar informações fidedignas sobre este projeto ainda mais tão detalhadas e digeríveis como as quem tem nos passado.

Pela sua percepção já está na hora de investir na produção desta materia prima base.... a palma seria a melhor opção? Há algum risco de este projeto não seguir adiante?

Vc poderia nos passar algumas fontes de informação para que possamos nos aprofundar no assunto.

Tenho uns 2,5 alquere e pretendo investir em alguma cultura, quem sabe esta seria interessante.

[]'s virando fazendeiro

A palma e o girassol tem maior rendimento. A soja e o café também, mas estes dois estão nas mãos de latifundiários e não interessa ao governo dar-lhes sustento.

Será dada prioridade à mamona para fomentar a criação de empregos.

Risco de não seguir adiante, apesar do violento pontapé inicial sempre existe. Até o proálcool patinou entre 1991 e 1998.

Há farto material nos sites da Unicamp e do Ministério de Minas e energia.
Nas próximas semanas será iniciada a popularização das informações. Você vai ouvir falar de biodiesel até enjoar.

O BNDES já está divulgando os parâmetros para obtenção do financiamento.

Sergio Rocha
30/03/2005, 18:12
Marcelo

Pela reportagem q eu assisti, foi inaugurada a primeira usina de biodiesel no Brasil, e ela tem capacidade para produzir 12 milhões de litros por ano.a obrigatoriedade de adicionar 2 % de biodiesel no diesel consumido representa uma demanda de 765 milhões de litros, ou seja quase 100 fabricas iguais a essa recentemente inaugurada.
Será possível daqui a 5 ou 6 meses termos condiçào de produzir esses milhões de litros biodisel ?
Eu espero ter entendido errado.E que minhas informações estejam bastante equivocadas.
Qual a capacidade atual de produção de biodiesel ?
Descobri este site para quem estiver interessado:http://www.biodiesel.gov.br./

editado as 19,45hs


[]'

Reinaldo
30/03/2005, 20:48
Prezados,

Tentando contribuir com o pouco que sei:
- A tecnologia do biodiesel já está totalmente dominada. Existem vários protótipos rodando pelo país movidos exclusivamente a biodiesel. Existem, inclusive, protótipos de fundo de quintal.
- O problema ainda é o custo. O biodiesel ainda é mais caro que o diesel e, como há mercado garantido, não há produção em larga escala. Por isso a iniciativa do governo em adicionar biodiesel ao diesel é muito bem vinda, pois garantirá uma demanda previsível pelo biodiesel. Com isso poderão ser feitos investimentos em tecnologia de produção para aumentar a eficiência e o rendimento, o que reduzirá o custo. Se, em adição, o preço do petróleo continar subindo, o biodiesel será economicamente viável muito em breve.

Esse link da COPPE é bem interessante:
http://www.ivig.coppe.ufrj.br/pbr/proj_biodiesel.htm

Para quem pensa em levar a história mais a sério, link para a página do BNDES que fala sobre financiamento ao biodiesel:
http://www.bndes.gov.br/programas/infra/biodiesel.asp

Reinaldo
30/03/2005, 20:50
Parece que o problema do custo será resolvido rapidamente:
Tirei essa nota do site da Radiobrás:


Especial 5: Nova técnica torna custo do biodiesel competitivo até sem subsídio, diz Petrobrás

16:45


Liésio Pereira e Leonardo Stavale
Repórteres da Agência Brasil

São Paulo – A Petrobrás desenvolveu uma nova tecnologia para produzir o biodiesel com grande ganho de rendimento e custo a partir, por exemplo, da mamona, planta que pode ser produzida em qualquer região do país. Em vez de gerar biodiesel a partir do óleo, a nova técnica extrai o combustível da própria semente que é fonte do óleo, o que diminui os custos do processo.

"A tecnologia desenvolvida no mundo inteiro, principalmente na Europa, onde o projeto do biodiesel praticamente se iniciou, parte do óleo vegetal. Esse é ‘o estado da arte’ hoje. Esse cenário para o Brasil não funciona bem porque um litro de óleo vegetal custa mais caro do que um litro de diesel. Então, a gente não pode substituir um produto com o dobro do preço dele em relação ao produto original. A grande vantagem da tecnologia que eu desenvolvi nos centro de pesquisa da Petrobrás foi o fato de usar como matéria-prima a oleaginosa e não o óleo. O preço do óleo dentro da semente é muitíssimo mais barato do que o preço do óleo já refinado", explica Carlos Khalil, pesquisador sênior do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Centeps).

De acordo com Khalil, pelo novo processo, conhecido como transesterificação [reação química com um álcool, na presença de um catalisador, que produz biodiesel e glicerina], converte-se a semente diretamente em biodiesel. A oleaginosa mais utilizada é a mamona, apesar de bons resultados com soja, amendoim, girassol e outras fontes.

"Conseguimos converter diretamente uma semente em um biodiesel de alto grau de pureza. Isso torna o produto competitivo com o diesel de petróleo, dispensando inclusive o subsídio do governo federal. Podemos produzir biodiesel a preço de diesel e com uma grande vantagem, por ter como matéria-prima uma fonte renovável que vem da cadeia agrícola. Essa é a grande diferença entre o processo da Petrobrás e os processos existentes no mundo inteiro e no Brasil também, porque há diversos pesquisadores desenvolvendo tecnologia para a produção de biodiesel, mas partem da mesma premissa de que a Europa e os Estados Unidos partiram", disse.

Para Khalil, é preciso se preocupar com a regionalização do biodiesel, verificar as potencialidades da produção de cada região do país. Ele alerta, entretanto, que em boa parte do território do país ainda há disponibilidade para o plantio de novas culturas e, entre as possibilidades, a mamona se sobressai. "[A mamona] é uma cultura rústica. Você pode plantar com menos tecnologia do que as outras oleaginosas. A grande diferença é que, na semente da mamona, encontram-se até 54% de óleo. Para se ter uma referência, a soja - que é tão badalada, tão falada - só tem 18% de óleo. E, para quem vai produzir biodiesel, o que importa é o óleo, não o conteúdo de proteínas, que é o caso da soja", ressalta.




10/11/2004

------


Fotografia
Acesso

Especiais
Reforma Universitária
Lucro dos bancos
Fórum Social Mundial
Veja todos

Centro de Imprensa

Cadastre-se

Sinopse

Hoje
Anteriores











© Agência Brasil - Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte

marcelo nunes
30/03/2005, 21:09
Marcelo

Pela reportagem q eu assisti, foi inaugurada a primeira usina de biodiesel no Brasil, e ela tem capacidade para produzir 12 milhões de litros por ano.a obrigatoriedade de adicionar 2 % de biodiesel no diesel consumido representa uma demanda de 765 milhões de litros, ou seja quase 100 fabricas iguais a essa recentemente inaugurada.
Será possível daqui a 5 ou 6 meses termos condiçào de produzir esses milhões de litros biodisel ?

[]'


Serão realmente dezenas de usinas produzindo de 10 a 12 mil m3 por ano por todo o país. Para o biodiesel não são necessárias usinas do porte das de açúcar e álcool e muito menos do porte de refinarias de petróleo. Podem ser distribuídas nas proximidades das zonas produtoras.

Uma usina com capacidade para produzir 10 milhões de litros por ano é orçada em cerca de US$ 3,5 milhões. Ou seja, aproximadamente 0,1% de uma refinaria de petróleo de médio porte.

Luis Assis
30/03/2005, 21:17
Atendendo a pedidos, e como o interesse é greal, estou movendo o tópico para a board Geral...
[]´s
Gustavo

Carrilo
05/04/2005, 09:49
Primeira usina brasileira de biodiesel é inaugurada


01 de Abril de 2005 Fonte: Ethical Corporation (www.ethicalcorp.com)
Comentário Akatu: Por um lado, o biodiesel polui menos do que o diesel convencional; por outro, se os grãos forem plantados em monoculturas extensivas, poderá ocorrer assoreamento de rios, contaminação de águas superficiais e subterrâneas por agrotóxicos e destruição de habitats, comprometendo a biodiversidade. Diminuir a dependência energética externa do país e promover a agricultura familiar são idéias interessantes e positivas, mas o custo ambiental deve ser observado de perto.

A inauguração da primeira usina de biodiesel no Brasil, no final do mês passado, dá alento às promessas de acabar com a importação de combustível fóssil, mas existem barreiras econômicas e ambientais a serem ultrapassadas.

A refinaria Soyminas, sediada em Cássia (MG), terá capacidade instalada para produção de 12 milhões de litros do novo combustível, produzido a partir de girassol e nabo forrageiro, por ano.

A usina confirma o Brasil como o produtor pioneiro de alternativas agrícolas para os combustíveis fósseis. Os recentes investimentos na pesquisa do biodiesel, uma alternativa ambientalmente favorável ao diesel comum, faz parte de um programa de 30 anos para desenvolver substitutos para o petróleo.

A maioria dos automóveis no Brasil tem motores que usam tanto gasolina quanto álcool. A gasolina vendida nos postos tem mistura de 22% de álcool de cana-de-açúcar. O biodiesel será misturado ao diesel em apenas 2%, e os veículos não necessitarão de adaptação especial.

O biodiesel promete diminuir a dependência de combustível estrangeiro. Atualmente, 15% do consumo anual de 40 milhões de barris de diesel é importado.

A busca de combustível alternativos pode ajudar a atingir metas ambientais. Resultados de uma pesquisa feita durante um ano pela Universidade de São Paulo em conjunto com a montadora francesa Citroen revelou que as emissões poluentes em carros com mistura de 30% de biodiesel foram reduzidas em 16%. Em Curitiba, os ônibus municipais estão funcionando com 20% de biodiesel desde 1997 e produzem até 33% menos poluição do que o diesel comum, testes indicam.

O governo brasileiro também espera que os combustíveis agrícolas possam beneficiar os agricultores mais pobres do país, especialmente no Norte e no Nordeste. Pequenos produtores estão sendo encorajados a plantar mamona para vender à indústria do biodiesel.

Mas os combustíveis vegetais custam duas ou três vezes mais do que o diesel comum, o que dificulta a ampla comercialização do produto. Subsídios de cerca de R$ 260 milhões seriam necessários. Atualmente, a venda de combustível com 2% de biodiesel é opcional, mas o governo pretende torná-la obrigatória até o final de 2007, com misturas de 5% a 20%.

Outro problema sério é o aumento considerável das lavouras de sementes oleaginosas necessário para que o biodiesel se torne popular. Isso significaria mais lavouras de soja, o que desagrada os ambientalistas, que já culpam a soja como um agente de desmatamento. O biodiesel pode prometer muito, mas ainda há uma grande distância a ser percorrer antes de se tornar o combustível do futuro.

marcelo nunes
05/04/2005, 12:23
Há alguns erros conceituais importantes na matéria acima transcrita:

1- As monoculturas para biodiesel não serão extensivas. O princípio é justamente evitar esse tipo de lavoura.

2- Atualmente são importados 10% do diesel consumido e não 15%

3- O consumo anual não é de apenas 40 milhões de barris, mas sim de 240 milhões de barris.

4- A informação do custo do biodiesel ser de duas a três vezes mais caro não procede. Dependendo da cultura o custo já chega a ser aproximadamente o mesmo, considerado o transporte, armazenamento, evaporação, perda por contaminação bacteriológica e distribuição. Além disso o custo do biodiesel é 100% em Real.

5- Empréstimos serão concedidos mas o valor é superior, destinado ao financiamento das culturas. Não são subsídios.

6- conforme salientei anteriormente, a soja não será a alternativa inicial, para que não sejam privilegiados os grandes latifundiários em detrimento da agricultura familiar. Além disso a soja é commoditie, portanto o custo do biodiesel ficaria atrelado ao preço internacional da soja e é justamente disso que se pretende fugir.

Carrilo
07/04/2005, 18:26
http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/index.php?pg=ecoentrevistas&tipo=temas&cd=811

Elmer_Jeep
09/04/2005, 09:42
http://www.folhabv.com.br/cidade/RR09.htm
RR produzirá matéria-prima
para exploração do biodiesel

Depois do boom da soja, a nova promessa de cultivo para os lavrados de Roraima está sendo o girassol, em razão da sua utilização para produção do biodiesel, o combustível ecologicamente correto.

Um grupo de empresários vindos do Rio de Janeiro esteve reunido com representantes do Governo do Estado, produtores e técnicos na tentativa de achar parceiros para a produção de girassol, segundo disse o diretor da Divisão de Atração de Investimentos da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento), Sileno Ramos.

A proximidade com os portos do Caribe, foi um fator determinante na hora de fazer a opção pelo Estado, além da falta da necessidade em desmatar áreas de mata para o cultivo.

O diretor destacou que o cultivo do girassol deverá impulsionar a agricultura já que o projeto prevê o plantio de aproximadamente 100 mil hectares. “A verba para implementação do projeto já está liberada por um banco europeu”, comentou o diretor.

“Em Roraima, a flor [do girassol] vai ser cultivada, quando passará pelo processo de retirada do óleo para ser exportado até a fábrica do biodiesel. O resido que sobrar da retirada será aproveitado no manuseio de ração, pois ele é rico em proteínas”, explicou.

O diretor falou que incentivos fiscais e apoio logístico foram a parte que coube ao Governo Estadual. Quando procurado pelos empresários, deu informações a respeito do tipo de solo, entre outras explicações.

“O Departamento de Atração de Investimentos serve para isso. O interessado nos procura com intuito de esclarecer dúvidas a respeito de Roraima. Foi assim com essas pessoas, e agora nós vamos implantar um site para informar melhor e de maneira mais rápida a nossa clientela”, destacou.

[]'s :D

iNsAnE
10/04/2005, 02:23
Eu acho que o BioDiesel é bem mais complexo do que se fala. Nao sei se ele é parecido com o alcool, mas se for, o alcool depende do petroleo para existencia. BioDiesel = combustivel ecologicamente correto :roll: Sera que ele é realmente correto? o alcool por exemplo, a cana é extremamente agressiva com o solo. Depois da terceira colheita de cana se nao for feita a recomposiçao do solo nao nasce mais nada nele. O bagaço de cana se deteriorando produz acidos altamente poluentes, MUITO MAIS POLUENTES que a propria combustao do material. As areas de plantil dessas sementes? Acredito que precisará duma bela extençao de terra para isso. Os residuos da fabricaçao do biodiesel, como serao?
NOTA: O petroleo nao é só usado pra fabricar combustiveis. Deêm uma olhada a sua volta e vejam quantas coisa sao provenientes do petroleo, se nao quanto a composiçao, no transporte.
Agora eu lhes pergunto: Será que a questao é mesmo o combustivel ou é nos que nao sabemos usar direito esta fonte de energia?
É gurizada quando acaba o petroleo nos vamos ter que amarar nossas calças com barbantes :lol:
Bom pode ser que eu esteja errado (tomara que sim) mesmo porque nao sou um entendido no assunto :) , mas acho que a situaçao é ainda mais caotica do que nos pensamos :(

Abraços :D

Ah... E de olho na Amazonia que os EUA pega ela :D

iNsAnE
10/04/2005, 02:27
Discurpa os erro di purtugueis é qui eu nao tenho paciensa di currigi elis (que falta faizi o corretor ortografico) :D

joaquim
10/04/2005, 19:49
"mas o governo pretende torná-la obrigatória até o final de 2007, com misturas de 5% a 20%."
É isso que gostaria de entender.
Se o Biodiesel é tão bom assim, por que a obrigatoriedade?
Tempos atrás, ainda na era FHC quiseram adicionar alcool no Diesel, só não vingou porque todas as montadoras e fabricantes de peças bateram o pé, alegando que o álcool por ser mais corrosivo que o Diesel inviabilizaria a garantia dos produtos.
Aí vem alguém com uma fórmula mágica e resolve o problema da importação do Diesel.
Quem paga o pato da experiência? todos os que possuem motores Diesel, pois até aí a garantia já acabou.
Eu não conheço nenhum óleo vegetal que não deixe grandes resíduos de combustão, só prá exemplificar, alguém aí já lavou uma frigideira sem Teflon?
Fica uma meleca grudenta que só raspando sai. Imaginem isso num motor...
Tem mais, a fórmula mágica sempre vem acompanhada de um plano econômico mágico, lembram do pró-álcool? quem pagou os usineiros? o Tesouro Nacional - resumindo nós os trouxas de sempre.
Com a Biodiesel alguém tem dúvida de que será diferente?
Vai ser realmente uma maravilha, mais um monte de gente sem nenhuma capacitação sendo sustentada com o nosso dinheiro, os fabricantes de peças vendendo mais, mais serviços para os mecânicos, mais impostos...
Certamente o biodiesel será o segundo milagre econômico brasileiro!

Joaquim/SP

marcelo nunes
11/04/2005, 08:25
vou tentar responder a algumas de suas dúvidas, afinal a maioria das pessoas enxerga todo esse assunto como uma grande interrogação.



"mas o governo pretende torná-la obrigatória até o final de 2007, com misturas de 5% a 20%."
É isso que gostaria de entender.
Se o Biodiesel é tão bom assim, por que a obrigatoriedade?

Para impedir que haja variação da proporção. Senão em cada região haverá uma proporção. E se nao houver obrigatoriedade, fica tudo como está.



Quem paga o pato da experiência? todos os que possuem motores Diesel, pois até aí a garantia já acabou.


As experiências foram iniciadas em 1977, por duas montadoras e por alguns órgãos oficiais. seguindo o mesmo raciocínio, a gente "paga o pato' contínuamente, afinal a composição da gasolina, do diesel, do álcool, mudam a todo momento em função de alterações de aditivos, composição, até mesmo do petróleo base.


Eu não conheço nenhum óleo vegetal que não deixe grandes resíduos de combustão, só prá exemplificar, alguém aí já lavou uma frigideira sem Teflon?
Fica uma meleca grudenta que só raspando sai. Imaginem isso num motor...


Num motor a combutão interna sempre há resíduos, mas o combustível fóssil tende a deixar mais resíduos, especialmente o diesel e o querosene. O biodiesel não é "frito" dentro do motor, a combustão é muito mais completa.


Vai ser realmente uma maravilha, mais um monte de gente sem nenhuma capacitação sendo sustentada com o nosso dinheiro,

Quem? só se você considera os agricultores sem capacitação e eu acho que eles sabem fazer o trabalho deles na terra muito melhor do que eu e você faríamos.


os fabricantes de peças vendendo mais, mais serviços para os mecânicos, mais impostos...

Por que? só se com o aumento de produção de diesel fosse possível liberar a venda de automóveis a diesel no país, o que aumentaria a produção interferindo nesses fatores.

joaquim
27/04/2005, 11:26
Pois é, não era para favorecer a agricultura familiar?
A Agropalma só possui parentes?
Seria a releitura do Proalcool?
Notícia do Estadão de 27/04:

"Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje, no fim da manhã, fazenda do Grupo Agropalma entre os municípios paraenses de Moju e Tailândia, para ver plantações de palma (espécie de palmeira que produz frutos oleaginosos). Também vai conhecer, na região, projeto de agricultura familiar que vem sendo desenvolvido em área de 600 hectares. Às 12 horas, o presidente participa de cerimônia na escola da comunidade do Arauaí. Logo depois, segue para Belém onde, às 15h15, no bairro de Tapanã, inaugura a usina de biodiesel do Grupo Agropalma. A unidade de produção de combustível usará como matéria-prima o fruto da palma.

marcelo nunes
27/04/2005, 20:57
Favorecer, não ser exclusividade, senão o volume de produção levaria alguns anos até atingir o mínimo suficiente para implantação do programa. ( Não é só jogar sementes na terra e colher no dia seguinte...)

Carrilo
05/05/2005, 02:12
A Agropalma funciona como uma cooperativa de pequenos produtores rurais, dando total assistência técnica à eles, sem isso os pquenos não teriam espaço (preço) no mercado.
É uma maneira de beneficiar a agricultura familiar indiretamente.

joaquim
05/05/2005, 10:52
A nova técnica para produção do biodiesel sem hexano, por outro lado, é daquelas inovações que fazem com que, nós brasileiros, fiquemos um tanto tristes. Esta foi uma linha de pesquisa, não totalmente abandonada no Brasil, mas que não prosseguiu no ritmo que poderíamos esperar. Agora, ou continuamos a importar o hexano, ou pagamos "royalties" pela patente dos americanos.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115050503

"Um cientista do Serviço de Pesquisas Agrícolas dos Estados Unidos descobriu uma nova forma de produzir biodiesel que elimina uma etapa cara e problemática desse processo. A técnica permite a produção de biodiesel a partir da soja sem a utilização do hexano, um elemento altamente poluidor.

O hexano é um líquido inflamável e sem cor, derivado do petróleo. Ele é utilizado tradicionalmente para extrair triglicérides de óleos vegetais a partir da matéria-prima bruta, antes da fabricação do biodiesel.

O novo método, desenvolvido pelo bioquímico Michael Haas, elimina esse passo, substituindo-o pela incubação da soja com metanol e hidróxido de sódio, atualmente já utilizados para a extração de óleo.

Os pesquisadores acreditavam que a umidade naturalmente presente nos grãos de soja - cerca de 10 por cento no flocos de soja - iria exigir uma quantidade muito grande de metanol para que a reação pudesse acontecer.

Mas a utilização de flocos secos resolve o problema. Os custos de processamento utilizando flocos secos foram estimados pelo pesquisador em US$1,02 por galão (3,785 litros), cerca de US$2,12 a menos do que o biodiesel feito a partir da soja úmida.

A pesquisa foi publicada no exemplar de Abril da revista Agricultural Research."

DanOnTuba
16/05/2005, 17:41
Ou seja, 100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente efinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral.


Sinto muito amigo, isto não é verdade. Há 20 anos muitos indivíduos nos EUA, Canada e em outros países manufaturam seu próprio biodiesel em casa a partir de óleo vegetal reciclado e usam biodiesel em seus picapes e geradores normalmente. No Brasil isto não é divulgado por motivos culturais e institucionais.

Leia como fazer seu próprio biodiesel (que com certeza será proibido no Brasil se isto se tornar amplamente divulgado)

http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html

pboratto
20/05/2005, 17:47
Olá pessoal,
alguém tem usado o Biodiesel ? Tem notado alguma diferença em consumo, potência e/ou fumaça ?

Semana passada abasteci com Biodiesel, marca ALE, que segundo a propaganda vem com 2% de Biodiesel e 98% de diesel aditivado (R$1,699). Não notei diferença nem na potência nem na emissão de fumaça, mas senti um ligeiro aumento do consumo. Meu carro, que faz normalmente entre 10,5 a 11 Km/l (10,83km/l no dia do abastecimento com biodiesel), fez apenas 10,14 km/l com o Biodiesel, fazendo sempre o mesmo trajeto. Completei novamente e na proxima semana vou checar novamente a média, se foi casual ou realmente o carro consome um pouco mais com a adição do Biodiesel.

Gostaria de saber se alguém está utilizando e as impressões.

pboratto
01/06/2005, 15:08
Olá !
dando continuidade ao assunto do consumo com o Biodiesel, semana passada pude confirmar em mais um abastecimento que o consumo do meu carro subiu com o Biodiesel, 9,86Km/l. Para conprovar, abasteci novamente com diesel comum e quando reabastecer vou verificar se a mádia volta ao normal.

Um abraço

marcelo nunes
01/06/2005, 18:17
Ou seja, 100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente efinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral.


Sinto muito amigo, isto não é verdade. Há 20 anos muitos indivíduos nos EUA, Canada e em outros países manufaturam seu próprio biodiesel em casa a partir de óleo vegetal reciclado e usam biodiesel em seus picapes e geradores normalmente. No Brasil isto não é divulgado por motivos culturais e institucionais.

Leia como fazer seu próprio biodiesel (que com certeza será proibido no Brasil se isto se tornar amplamente divulgado)

http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html


Venha primeiro participar das comissões de formação de tecnologia em biodiesel da SAE e da Petrobrás, após ser engenheiro automobilístico na área de desenvolvimento de motores por mais de 16 anos em tres montadoras e na BR, para saber o que ocorre nesta situação.

Não estamos discutindo receitinhas de adaptações caseiras, mas tecnologia para aplicação prática em grande escala.

100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente refinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral, embora leigos considerem isso possível.
O efeito desta prática será consumo exageradamente elevado, formação de borras orgânicas, alto índice de emissão de particulados e diminuição drástica da vida útil do motor.

marcelo nunes
01/06/2005, 18:20
Olá !
dando continuidade ao assunto do consumo com o Biodiesel, semana passada pude confirmar em mais um abastecimento que o consumo do meu carro subiu com o Biodiesel, 9,86Km/l. Para conprovar, abasteci novamente com diesel comum e quando reabastecer vou verificar se a mádia volta ao normal.

Um abraço

Realmente em alguns motores o aumento de consumo será perceptível, embora deva ser levada em consideração toda a série de variáveis, desde a temperatura ambiente (qualquer motor consome mais em dia mais quente), até o grau de pureza do combustível.

DanOnTuba
02/06/2005, 17:02
Prezado Marcelo Nunes,

O que o senhor diz é uma verdade parcial – o biodiesel puro (B100) é problemático em motores mais velhos (antes de 1995) que usam borracha natural. Em relação a motores novos, há inúmeras experiências documentadas nos EUA que contradizem o senhor. Pena que neste país a arrogância dos burocratas “especialistas” e funcionários públicos nunca promovem a autosuficiência e independência do cidadão.


No modifications are necessary to use biodiesel. As long as your engine is a diesel, you can use biodiesel.
http://www.gobiodiesel.org/tiki-index.php?page=BiodieselBasics

Biodiesel is usable in its pure form, known as “neat biodiesel” or B100.
http://www.epa.gov/otaq/consumer/fuels/altfuels/420f00032.pdf

Biodiesel (B100) will run in ANY diesel engine.
http://www.propelfuels.com/facts.html

Straight non-mixed Biodiesel (“B100” or “neat Biodiesel”) can also be burned as fuel in diesel engines, but greater precautions must be taken to ensure that the fuel is suitable for use.
http://www.dieselforum.org/factsheet/biodiesel.html

It can be used in its pure form (B100) or can be blended at any level with petroleum diesel. It can be used in diesel engines with few or no modifications.
http://www.b100fuel.com/archives/2005/03/

Is biodiesel used as a pure fuel or is it blended with petroleum diesel? Biodiesel can be used as a pure fuel or blended with petroleum in any percentage.
http://www.biodiesel.org/

One of the major advantages of biodiesel is the fact that it can be used in existing engines and fuel injection equipment with little impact to operating performance.
http://www.biodiesel.org/pdf_files/fuelfactsheets/Myths_Facts.pdf

B100 may cause rubber seals and gaskets from engines older than 1994 to wear faster or fail. Biodiesel also acts as a solvent, which can dissolve sediments in diesel fuel tanks and clog fuel filters during an initial transition from petroleum diesel. Despite these issues, some fleets are successfully using B100. Berkeley, California is successfully running 100% biodiesel in 90% of their public diesel fleet vehicles including fire trucks.
http://www.ucsusa.org/clean_vehicles/trucks_and_buses/page.cfm?pageID=1415

Biodiesel runs in any conventional, unmodified diesel engine. No engine modifications are necessary to use biodiesel and there is no “engine conversion.” In other words, “you just pour it into the fuel tank.”
http://www.metaefficient.com/metaefficient/archives/biodiesel/

marcelo nunes
03/06/2005, 08:16
Prezado Marcelo Nunes,

O que o senhor diz é uma verdade parcial – o biodiesel puro (B100) é problemático em motores mais velhos (antes de 1995) que usam borracha natural. Em relação a motores novos, há inúmeras experiências documentadas nos EUA que contradizem o senhor. Pena que neste país a arrogância dos burocratas “especialistas” e funcionários públicos nunca promovem a autosuficiência e independência do cidadão.




Não sei, não conheço nenhum burocrata e nem sou funcionário público para avaliar. De qualquer forma entre quem é especialista no assunto, nas montadoras de motores, nos produtores de oleaginosas e na Petrobrás, não existe qualquer contradição no tema.

E é realmente pena que leigos que têm cultura de banca de jornal e de internet se arvorem em escrever sobre o que não sabem.

DanOnTuba
03/06/2005, 13:21
Conheço bem o seu tipo de arrogância intelectual. "leigos" com "cultura de banca de jornal" não tem a capacidade mental para pesquisar outras fontes...todos tem que ser subservientes e não desafiar os "especialistas" como o senhor, ou expor o seu interesse econômico particular.

Acima, cito apenas algumas fontes de informações de confiança, inclusive do próprio governo americano, que divulgam dados inconvenientes para você. Tenha um pouco de humildade.

Boa sorte... fico por aqui neste assunto.

nfsleo
03/06/2005, 15:11
Calma molekada :D nâo briguem pois ambos têm razâo, hehe. DanOnTuba, pelo menos uma das fontes que vc citou confirma o que o Marcelo Nunes disse a respeito do uso do B100:

"Biodiesel is commonly mixed with ordinary petroleum diesel to make Biodiesel blends like "B5" or "B20." B5 is a blend of 5% pure Biodiesel and 95% petroleum diesel; B20 is a blend of 20% pure Biodiesel and 80% petroleum diesel. Straight non-mixed Biodiesel (“B100” or “neat Biodiesel”) can also be burned as fuel in diesel engines, but greater precautions must be taken to ensure that the fuel is suitable for use. There are no approved specifications for 100% Biodiesel blends and OEMs generally do not recommend its use in existing engines. "

http://www.dieselforum.org/factsheet/biodiesel.html

Particularmente acho que o biodiesel é um projeto que renasceu (esse negócio de biodiesel é mais velho que andar pra frente) morto economicamente, pois vale a pena apenas pra quem tem como fazer seu próprio biodiesel, se for pra acrescentar os impostos, tbm conhecidos como roubo institucionalizado, o biodiesel fica caro D+. Isso de achar que os "pequenos agricultores familiares" vâo fazer milagre é conversa eleitoreira pra boi dormir, mais um programa falido do desgoverno brasileiro. Qualquer produto agrícola está sujeito a variaçôes muito bruscas de preço e a utilização do biodiesel hoje se dá mais pelo seu suposto benefício ambiental do que econômico. Biodiesel vale a pena pra quem faz na fazenda e mistura na proporção de 20% com o óleo comum, muita gente realmente faz isso.

Isso sem falar que os combustíveis fósseis ainda tem um longo caminho pela frente, a aposta do momento é no aprimoramento e aplicação de uma técnica que permite a obtenção dos derivados do petróleo (diesel inclusive) a partir do gás natural, que tem grandes reservas ainda inexploradas e com baixo custo de prospecçâo. A GTL (gas to liquids) permite obter combustivel muito mais limpo que o gerado pelo refino convencional e a aposta é que em um futuro próximo mesmo o óleo líquido extraído bruto seja primeiro transformado em gás e depois transformado nos derivados conhecidos utilizando a GTL. Tudo bem que os combustíveis fósseis um dia acabam, mas sinceramente, se quando isso acontecer a humanidade estiver tâo atrasada tecnologicamente a ponto de ainda depender de motores a combustâo, tamo tudo ferrado! :twisted:

marcelo nunes
16/06/2005, 22:12
Conheço bem o seu tipo de arrogância intelectual. "leigos" com "cultura de banca de jornal" não tem a capacidade mental para pesquisar outras fontes...todos tem que ser subservientes e não desafiar os "especialistas" como o senhor, ou expor o seu interesse econômico particular.

Acima, cito apenas algumas fontes de informações de confiança, inclusive do próprio governo americano, que divulgam dados inconvenientes para você. Tenha um pouco de humildade.

Boa sorte... fico por aqui neste assunto.

Não vou perder meu tempo discutindo com leigos que se arvoram em ser enciclopédias de coisas inúteis...
Estude, aprenda, atue no ramo, antes de escrever besteiras de tamanho quilate.

Eduardo Velo
18/06/2005, 00:41
Recebemos esse comunicado hj - Achei que caberia aqui -

Kit Biodiesel: do Cenpes para o Japão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pedido especial ao Ministério de Minas e Energia, antes de embarcar para a sua última viagem à Ásia: levar amostras de biodiesel. O presidente já havia recebido amostras produzidas no Cenpes em outras ocasiões, mas esta foi a primeira vez em que Lula fez um pedido direto para levar o kit em viagem internacional. O kit foi produzido em tempo recorde pelas gerências gerais de Desenvolvimento Sustentável, Produção e Abastecimento do Cenpes.

Segundo o coordenador do Programa Tecnológico de Energias Renováveis (Proger), Norberto Noschang, os presidentes Lula e José Eduardo Dutra (que também integrou a comitiva) quiseram presentear os presidentes do Japão e da Coréia com biodiesel de qualidade: "o objetivo foi levar ao exterior o programa de biocombustíveis do país, que está baseado em biodiesel e álcool (o álcool já é um programa antigo, o biodiesel é um programa novo) para mostrar o que o Brasil está fazendo em torno do álcool.", afirma Norberto.

Apesar de ter sido produzido em um intervalo de tempo muito curto, o kit atende a todas as especificações necessárias. "Nós recebemos o pedido em casa, às 21h da noite do dia anterior. Por sorte havia mais algumas amostras já preparadas e, principalmente, analisadas, porque não poderíamos enviar biodiesel que não tivesse certificado por análise. Se alguém no Japão ou na Europa quiser testar o nosso biodiesel, ele vai passar, e isso nos dá tranqüilidade", conta José Antônio Vidal, consultor do Abastecimento.

O primeiro passo para a produção do kit foi a listagem de todas as sementes e produtos já existentes no Cenpes - uma maneira prática de tentar agilizar o processo. "O que nós tínhamos no laboratório era a soja, o girassol e a mamona. Colocamos no kit essas três sementes, o biodiesel de cada uma delas, farelo de soja e farelo de mamona", diz o químico de petróleo, André Ferreira. "Adicionamos o farelo de soja porque ele vai para a cadeia alimentar e o farelo de mamona porque dá origem ao etanol - matéria-prima do nosso processo de produção", complementa Ferreira.

A encarregada de levar o kit para o Ministério de Minas e Energia, em Brasília, foi a química de petróleo, Lúcia Cristina Ferreira. A pesquisadora trabalhou com o consultor Carlos Khalil e conhece os detalhes da produção de biodiesel a partir de sementes de oleaginosas. "Tive uma receptividade muito boa em Brasília. Eles ficaram muito satisfeitos com a elaboração do kit, desenvolvido de forma rápida e correta", afirma a técnica.

O kit permitiu que a comitiva do presidente Lula apresentasse o álcool e o biodiesel como combustíveis alternativos. O governo federal criou um grupo de trabalho com o Japão, justamente para que eles possam utilizar esses biocombustíveis. O Japão aderiu ao Protocolo de Kyoto e vai precisar de um aditivo menos poluente na gasolina.

Caso a mistura de 3% de etanol à gasolina passe a ser obrigatória no Japão, o Brasil terá um mercado de 1,5 bilhão de litros de etanol por ano. A balança comercial do país com a Coréia do Sul e o Japão é positiva, mas tem potencial para ser muito maior, em especial, com a exportação de álcool e de biodiesel.

Entenda o processo desenvolvido pelo Cenpes

O Cenpes está fazendo a sua parte. O consultor Carlos Khalil desenvolveu um processo de produção de biodiesel auto-sustentável, a partir de sementes de oleaginosas, que é capaz de reaproveitar todos os derivados da produção, inclusive a mamona. Com uma tonelada de sementes, por exemplo, os pesquisadores do Cenpes conseguem produzir 630 litros de biodiesel, 50 quilos de glicerina (que podem servir de matéria-prima para a produção de cosméticos), 200 quilos de casca (um rico fertilizante) e 300 quilos de polpa (constituída de proteínas e carboidratos).

Através do processo de fermentação, o carboidrato gera 105 litros de etanol - 24 litros a mais que o necessário para transformar a semente em biodiesel, no início do processo. A proteína restante, por sua vez, é aproveitada em ração animal. "A partir de uma tonelada de semente de mamona, conseguimos obter cinco produtos. Isso oferece uma sustentabilidade econômica considerável à produção de biodiesel", afirma o consultor Khalil. "Acredito que a produção de biodiesel a partir da semente de mamona tem uma forte identificação com todo o programa de governo: as questões ambiental, social e de empregabilidade. Isso sem contar que o desdobramento desses co-produtos retorna para a atividade rural", complementa o consultor.

***
Comunicação Institucional
Rio, 16/06/2005

[]s ...

marcelo nunes
18/06/2005, 09:39
Eduardo

Estou de passagem pelo Cenpes antes de voltar a SP.
Abri o site agora pela manhã e mostrei este tópico e alguns relacionados para alguns abnegados daqui (carioca trabalhando em pleno sábado...).
O Khalil ( que não é jipeiro, mas gostou do site e disse que vai ver se consegue tempo para se tornar membro) se surpreendeu com a menção e pediu para que eu agradecesse a sua divulgação honesta e desinteressada .

Eduardo Velo
19/06/2005, 02:26
Fala Marcelo , achei a matéria super interessante , parece que estamos na ponta das alternativas ...

[]s ... aguardando os resultados satisfatórios dessa alternativa auto-sustentável ...

toakiuai
30/06/2005, 20:37
Não vou perder meu tempo discutindo com leigos que se arvoram em ser enciclopédias de coisas inúteis...
Estude, aprenda, atue no ramo, antes de escrever besteiras de tamanho quilate.

Caro amigo Marcelo,

o DanOnTuba tem toda razão, infelismente há poucos brasileiros que querem ver o bem das outras pessoas, muitos como vc sabem o caminho, a melhor a solução das coisas mas c vc não ganhar alguma coisa vc não ajuda ninguém também. È por isso que nosso Brasil não vai pra frente. Em vez de vc ficar impedindo, pensando em coisas que prejudiquem os outros de terem uma vida melhor ou uma carreira profissional para favorecer a tua, CRIE OPORTUNIDADES para que eles sejem felizes assim como vc. Vc vai perceber q quem vai ganhar com isto é vc mesmo. Dê oportunidade para os leigos também ter uma carreira e sucesso como vc.

O biodiesel é uma realidade mundial, mas INFELISMENTE muitos brasileiros, empresários, políticos, FP e burocratas não falam claramente a receita de fazer o biodiesel porque se ensinar ELEs ACHAM Q PODE FICAR POBRE E OS OUTROS GANHAR DINHEIRO NAS COSTAS DELEs. Infelismente é assim o pensamento de muitos brasileiros inclusive O TEU. C vc quer ser + FELIS, INTERESSE pelo bem estar dos outros, FAÇA eles crescerem, ganhar DINHEIRO, PRESTÍGIO, AJUDE as pessoas SEM INTERESSE PRÓPRIO querendo ganhar algo em troca.

Pq os países + ricos japão, EUA, Europa enriquecem a cada ano? C eles verem os seus cidadãos passando fome eles fazem de tudo para ajuda-lo, promovem eventos incentivando o emprego, abaixam impostos eles valorizam e muito uns aos outros e c haver alguem q prejudiquem seu vizinho ele compram a briga, aqui no Brasil c vc ver um cidadão passando fome, c puder passar por cima deste cidadão vc passa, c não ganhar alguma coisa em troca.

PARE d pensar negativo, querendo a infelicidade dos outros em favor teu. Se vc não puder ajudar então na atrapalhe. Vc sabe muito bem q a Petrobras está investindo Bilhões para fazer o biodiesel, c isto fosse algo ruim para os motores ela não entraria no mercado. :D

E uma VERDADE vc confessou com suas PRÓPRIAS PALAVRAS contradizendo a vc mesmo quando CITOU:não existe qualquer contradição no tema. ENTÃO, porque vc está contra a fabricação do BIODIESEL CASEIRO? Qual é o seu interesse comercial nisto? :evil:

marcelo nunes
01/07/2005, 13:15
Já vi que voce não entendeu absolutamente nada do que eu escrevi, senão teria entendido que eu sou consultor justamente da Petrobrás nesse desenvolvimento.

Além disso já escrevi há tempos, nesse mesmo tópico, que o grande mote do biodiesel é exatamente fomentar a agricultura lamiliar.

Infelizmente ( e não "infelismente" como você insiste ), quem chega tarde ainda quer sentar na janelinha.

b0fh
01/07/2005, 18:46
marcelo nunes,

você quer dizer que o governo vai incentivar pequenas empresas (e até mesmo indivíduos) a produzirem o biodiesel (já que qualquer um com acesso a matéria prima vegetal e aos reagentes certos pode fazer isso), abrindo mão do monopólio da petrobrás?

espero viver pra ver isso. ia restaurar um tiquinho da minha já nula fé neste país.

[]s

nfsleo
01/07/2005, 20:32
você quer dizer que o governo vai incentivar pequenas empresas (e até mesmo indivíduos) a produzirem o biodiesel (já que qualquer um com acesso a matéria prima vegetal e aos reagentes certos pode fazer isso), abrindo mão do monopólio da petrobrás?


Nâo, na prática ele quer dizer que o governo pretende "incentivar", com empréstimos que serâo utilizados para tudo menos para o fim ao qual se destinam, determinados cultivos, e comprar a matéria prima a preço de banana podre para ser refinada pela Petrobra$$ e assim dar origem a mais um monopólio escroto :mrgreen:

Eduardo Velo
01/07/2005, 21:40
Pelo que entendi , o Cenpes só está desenvolvendo o processo , mas não acho que deve ser interessante para a Petrobras montar planta de processo para Biodiesel , será que interessa ???? Pode até incentivar quem queira montar ...
O que pode acontecer é a Petrobras ser obrigada pelo governo a montar uma planta de processo pq ninguém vai querer investir ...
O Monópolio não existe mais , o problema é que nenhuma petrolífera se interessou em montar refinaria no Brasil , elas querem adquirir o que já tem por breso de brimo , ja vimos esse filme né - Telefonia , Energia Eletrica , Estradas tudo quase doado ... a gente só se ferrou até agora , as tarifas ficaram muiiiiiiiiito mais caras e vão subir algumas esse mes , e se era pra ficar com as tarifas tão caras como estão , então se não tivesse privatizado estaria dando lucro ...

Não acho que vale a pena discutirmos quem está certo ou errado , o que temos que discutir é o caminho pra energia alternativa sustentável , o alcool já deu certo se os usineiros não sacanearem o povo de novo pra vender açúcar ...

[]s...

marcelo nunes
01/07/2005, 22:08
Produção caseira de biodiesel?? Que temeridade!!

Alguém imagina colocar no tanque um combustível sem um mínimo de padronização?

Que monopólio? Não existe mais monopólio da Petrobrás há quase 11 anos...

nfsleo
01/07/2005, 23:08
Produção caseira de biodiesel?? Que temeridade!!


Pode ser temeridade, mas muita gente que tem como fazer usa (sempre misturado com óleo comum, geralmente na proporçâo de 20%) e até agora têm falado que vale a pena...



sem um mínimo de padronização

Nesse caso, nâo sei o que é pior, a falta de padronizaçâo, ou a existência da padronizaçâo de má qualidade como a que ocorre no bra$il... a gasolina é tâo ruim que somente depois da gambiarra do álcool os motores nacionais puderam ter sua taxa de compressâo elevada sem bater pino... mesmo assim continua uma água suja. Queria ver a Petrobosta mandar esse combustível que vende aqui pra abastecer aquela equipe de fórmula 1...



Que monopólio? Não existe mais monopólio da Petrobrás há quase 11 anos...


Tá bom, quer dizer que qualquer empresa, nacional ou nâo, pode extrair petróleo em território nacional e praticar o preço que bem entender?

toakiuai
02/07/2005, 17:05
Caro NfsLeo,

Cara! vc detonou o Marcelo, quebrou o cara ao meio. Gostei muito... NOSSO Presidente LULA, GLORIA A DEUS foi alguém "pé de chinelo" e sofreu as mesmas lutas q vivemos no dia a dia pra ganhar o pão de cada dia, ELE NÃO NASCEU EM BERÇO DE OURO COMO O FHC, muitos torcem contra infelismente pq ainda vivemos na era da COLONIZAÇÃO, políticos apoiando o enriquecemento DOS MAIS RICOS, mas Graças as Deus, pelo que tudo indica, o domínio deste segredo de tecnologia caiu na graça do povo. Os mais leigos que não conhecem de química em breve poderão
fazer seu biodiesel em casa, se o seu motor pifar ou não o PROBLEMA É SEU a Petrobras não tem nada haver com isto como NUNCA TEVE MESMO. c vc é pobre e o seu motor de UNO pifar por causa do combustivel tu vai ficar na mão mesmo mas se tu for RICO com uma Ferrari ou BMW vc consegue uma idenização na justiça superior. Graças a Deus o segredo do biodiesel esta ai pra todo mundo provar.

Acredito q agora todos nós brasileiros podemos sonhar um pouquinho. O
biodiesel na graça do povo levará a um aumento no intelecto do povo, será mais inteligente, pensará menos no carnaval, festas e folias e vai se
preocupar mais em fazer forums nas casas uns dos outros para ver o q
acontece, aprenderá a usar o metro, quimicas, inglês, matemática e
informatica, comércio rural e urbano, amizades, esperanças para quem estuda terminou os estudos e não sabe o q fazer com aquilo q aprendeu no 1 e 2º graus cheio de formulas e números, o povo terá sonhos.

Agora chame um amigo q sabe ingles ou vc aprenda o ingles e acesse a página http://www.localb100.com/cbt/mainpage/ e manda vê! Coloca em prática tudo o q nos temos comentado aqui NESTE FORUM. A coisa é 10, é show, já fiz um litro do Biodiesel e estou fazendo planos futuros. Mão na massa galera! Eu não vou dar nada d graça tem q pesquisar o caminho tá ai, pesquisa assim como eu pesquisei e sucesso. Valeu! :twisted:

nfsleo
02/07/2005, 18:26
Brother, meu objetivo nâo é detonar ninguém... Muitas das coisas que o Marcelo Nunes falou estâo 100% corretas, outras sâo meias verdades, como o lance do monopólio, que foi quebrado apenas em parte... particularmente acho muito pouco prático fazer biodiesel em casa e estocar no fundo do quintal, o pessoal ao qual me refiro que faz, nâo sâo pessoas isoladas mas sim donos de fazendas que têm acesso à materia prima vegetal pq a produzem! Têm toda uma estrutura montada para isso e mesmo assim só fazem biodiesel pq consomem muito combustível e a escala faz valer a pena... Quanto ao Mula e ao PartidoTrolha, nâo é que eu torça para as coisas darem errado, o que acontece é que na minha modesta opiniâo, eles sâo completamente despreparados, incompetentes e ladrôes...

marcelo nunes
02/07/2005, 19:51
Produção caseira de biodiesel?? Que temeridade!!


Pode ser temeridade, mas muita gente que tem como fazer usa (sempre misturado com óleo comum, geralmente na proporçâo de 20%) e até agora têm falado que vale a pena...


A questão é a produção caseira do biodiesel e qualquer pessoa que tenha conhecimento em refino sabe que é impossível, totalmente inviável em baixa escala. A não ser que alguém queira colocar no tanque um diesel impuro, com alto teor de umidade e sem qualquer teste amostral em laboratório.

Misturar em casa o biodiesel padronizado em proporções variadas é claro que muita gente vai fazer, por sua própria conta e risco...




sem um mínimo de padronização


Nesse caso, nâo sei o que é pior, a falta de padronizaçâo, ou a existência da padronizaçâo de má qualidade como a que ocorre no bra$il... a gasolina é tâo ruim que somente depois da gambiarra do álcool os motores nacionais puderam ter sua taxa de compressâo elevada sem bater pino... mesmo assim continua uma água suja. Queria ver a Petrobosta mandar esse combustível que vende aqui pra abastecer aquela equipe de fórmula 1...



Um mínimo de conhecimento em combustíveis:

A gasolina vendida no Brasil atende a todos os requisitos da API, tanto que é exportada para os Estados Unidos e alguns países europeus exatamente nas mesmas especificações daqui, desde 1994.

O álcool anidro é booster de octanagem, por isso a gasolina sai do modal da BR em especificação muito superior à regular americana. Digamos que ela é "amansada" para exportação.

A F1 foi realmente um bom laboratório, aliás somente sete empresas distribuidoras de petróleo no mundo conseguiram fazer em larga escala a Racegas de 135 octanas como a Petrobrás faz.



Que monopólio? Não existe mais monopólio da Petrobrás há quase 11 anos...



Tá bom, quer dizer que qualquer empresa, nacional ou nâo, pode extrair petróleo em território nacional e praticar o preço que bem entender?

Exatamente. Extrair e refinar petróleo desde 1995.
Distribuir desde 1949.

marcelo nunes
02/07/2005, 20:01
Caro NfsLeo,

Cara! vc detonou o Marcelo, quebrou o cara ao meio.

Taí mais um que leu e não entendeu nada...
Como me dizia um professor de Direito Civil há uma década: o sujeito pra entender alguma coisa, tem que ler com olhos de quem quer entender...
Tente de novo e a gente conversa sobre o tema nos mesmos termos.

nfsleo
03/07/2005, 01:12
Um mínimo de conhecimento em combustíveis:

A gasolina vendida no Brasil atende a todos os requisitos da API, tanto que é exportada para os Estados Unidos e alguns países europeus exatamente nas mesmas especificações daqui, desde 1994.


Essa realmente eu nâo sabia... vc saberia dizer quais sâo os Estados Americanos e/ou Países Europeus que compram a mesma "gasolina" vendida aqui, isto é, aquela que contém 1/4 de alcool?



O álcool anidro é booster de octanagem, por isso a gasolina sai do modal da BR em especificação muito superior à regular americana. Digamos que ela é "amansada" para exportação.


Alcool realmente possui mais octanas, se nâo me engano em torno de 116, por aí (nâo tenho certeza)... sendo assim, como a gasolina americana, que nâo possui alcool nenhum em sua composiçâo (na maior parte dos Estados) pode ter especificaçâo inferior à brasileira, já que a mesma só alcança a octanagem da americana (considerando ambas as regulares) quando misturada com alcool? A gasolina exportada nâo seria outra, talvez uma pódium ou premium pura e menos refinada?



Que monopólio? Não existe mais monopólio da Petrobrás há quase 11 anos...


Realmente, houve "abertura" embora legalmente a Uniâo ainda detenha o monopólio... me dá um help cara, quantas empresas além da petrobras trabalham voltadas para o mercado INTERNO brasileiro, vendendo aqui diretamente ao consumidor (nâo para a petrobras) o petróleo (na forma de derivados claro) que extraem? Isto é, quantas empresas têm sua própria estrutura de extraçâo, refino e distribuiçâo, nâo vendendo ou comprando nada da petrobrás? A ANP nâo regula mais preços?

toakiuai
03/07/2005, 17:18
caro Nfsleo,

Vc tirou as palavras dos meus dedos, tu disse tudo e bem acertado. Como fica esta situação Marcelo? Com tantos ricões em nosso país já era para termos pelo menos uma empresa BRASILEIRA particular de extração, refinaria e distrituição de derivados de petroleo, nem q seje, micro empresa sem a interverção da petrobras de qualquer sentido. Com certeza Marcelo, vc conhece e tem muitos amigos ricões que, juntando recursos um com o outro dá para montar uma no mínimo uma micro extração de petroleo. C voces montarem uma por acaso será q a petrobras vai permitir vocês trabalharem sossegados colocando o preço q vc acharem melhor totalmente independente dela? vc jé pensou nisto?

Eduardo Velo
04/07/2005, 09:33
Galera , não estou defendo ninguém , mas não estou acreditando nisso tudo que estou lendo ...
O Monopólio não existe mais , e faz é tempo , ja escrevi isso antes ... , mas ninguém quer investir no Brasil , infelizmente , teríamos mais campo de trabalho , tem refinarias que não são da Petrobras sim , todas controladas pela ANP , eles fazem o preço ( ANP ) , é taxa pra kct em cima do preço inicial ...
Quem quiser montar uma refinaria pode montar . Os padrões para montagem de refinaria são internacionais ... Agora pq ainda não montaram é uma grande dúvida , qdo quebrou o monopólio todos pensaram que iria ter uma invasão de refinarias por aqui ...

Se for gasolina fora de especificação pra alguma cia ( Shell , Esso ...) é devolvida via carreta pra refinaria e tudo pago pela Petrobras , a gasolina que vai para as cias é pura e especificada , agora dali pra frente é ruim de saber o que acontece , tive problema de borra no meu Fiesta 98 e só abastecia em posto de bandeira conhecida , pra ver que nem isso é garantia ...

Conheço um monte de biodigestores pelo interior que funcionam perfeitamente , se eu fosse milionário dono de fazenda com certeza investiria nisso ...

[]s...

Beto Lacerda
04/07/2005, 11:32
Alcool realmente possui mais octanas, se nâo me engano em torno de 116, por aí (nâo tenho certeza)...

cuidado p/ não fazer confusão , alcool não tem nenhuma octana , por proporcionalidade e testes de compreção atribui-se ao alcol um indice de octanagem proximo a 116 , porem isooctanas somente combustiveis de cadeia longa ,dica : 8 carbonos :wink:
[]'s

Beto Lacerda
04/07/2005, 11:33
Pessoal , mantenham a discução sobre Biodiesel , sem levar para o lado pessoal .
[]'s
__________________
Beto Lacerda
Moderador 4x4brasil

bruno_
05/07/2005, 02:12
Tenho uns 2,5 alquere e pretendo investir em alguma cultura, quem sabe esta seria interessante.

[]'s virando fazendeiro

Precisando de assistência técnica é só chamar, faço ótimos preços!(recém formado)



Vai ser realmente uma maravilha, mais um monte de gente sem nenhuma capacitação sendo sustentada com o nosso dinheiro,

Quem? só se você considera os agricultores sem capacitação e eu acho que eles sabem fazer o trabalho deles na terra muito melhor do que eu e você faríamos.

Obrigado por defender a classe de agricultores e de técnicos agricolas e agrônomos!


( Não é só jogar sementes na terra e colher no dia seguinte...)

Obrigado outra vez!

Como foi dito antes que as culturas que fornecem matéria prima ao biodiesel irão destruir o solo, as nascentes etc,etc,etc , issso tudo depende do bom senso de quem ta plantando, também acredito que fazer o combustivel no fundo de casa não é uma boa saída, pois algumas pessoas vão comecializar esse produto sem nenhuma garantia,com problemas de armazenamento(gerando poluição), sonegação de impostos, problemas de saúde, enfim tudo irá contribuir para um bom projeto como esse ir por água abaixo!!!

b0fh
05/07/2005, 12:04
sonegação de impostos

ahá ai chegamos no ponto... mas, pra quem não sabe, grande parte da economia do Brasil é puramente informal (alguém sabe dizer quantos %?), gerando absolutamente ZERO de impostos. O motivo disso é, obviamente, a carga tributária absurda que existe na bananalândia, e o fato que uma porcentagem imensa da população é pobre demais pra pagar imposto.

O dia que o governo resolver investir no bem maior de um país, que são os CIDADÃOS e parar de se preocupar somente em MAMAR o dinheiro e enriquecer ilicitamente, quem sabe o brasil vira um país de verdade. Por enquanto, é simplesmente ridícula a situação.

[]s

nfsleo
05/07/2005, 17:16
Quem quiser montar uma refinaria pode montar . Os padrões para montagem de refinaria são internacionais ... Agora pq ainda não montaram é uma grande dúvida , qdo quebrou o monopólio todos pensaram que iria ter uma invasão de refinarias por aqui ...


Nâo é bem assim nâo... Legalmente (pois na prática continua a mesma coisa) o monopólio da Petrobrás foi quebrado, mas ainda existe monopólio exclusivo da Uniâo no setor, e é a Uniâo que decide SE vai contratar empresas privadas ou nâo, bem como as regras para que elas possam operar... Não acho que seja simples falta de interesse estrangeiro o fato que a Petrobrás, na pratica, continue monopolizando o mercado.



cuidado p/ não fazer confusão , alcool não tem nenhuma octana , por proporcionalidade e testes de compreção atribui-se ao alcol um indice de octanagem proximo a 116 , porem isooctanas somente combustiveis de cadeia longa ,dica : 8 carbonos
[]'s


É isso mesmo brother, valeu por esclarecer a questão :D

marcelo nunes
05/07/2005, 18:28
Essa realmente eu nâo sabia... vc saberia dizer quais sâo os Estados Americanos e/ou Países Europeus que compram a mesma "gasolina" vendida aqui, isto é, aquela que contém 1/4 de alcool?



Na Europa: Bélgica, Alemanha e Inglaterra desde 1994, e essa não tem como eu esquecer pois foram contatos firmados por mim quando atuei na área. Atualmente também para Espanha e Portugal, mas não mais para a Inglaterra.

Nos USA,e fácil lembrar: todos os estados menos o Alaska, Hawaii e os que começam com W e C...





Alcool realmente possui mais octanas, se nâo me engano em torno de 116, por aí (nâo tenho certeza)... sendo assim, como a gasolina americana, que nâo possui alcool nenhum em sua composiçâo (na maior parte dos Estados) pode ter especificaçâo inferior à brasileira, já que a mesma só alcança a octanagem da americana (considerando ambas as regulares) quando misturada com alcool? A gasolina exportada nâo seria outra, talvez uma pódium ou premium pura e menos refinada?



Do álcool na verdade não se mede a octanagem, mas sim se calcula a chamada octanagem equivalente. Mas , ao contrário do que se diz por aí, o álcool "não é essa octanagem toda não". A grosso modo, a cada 10% de adição de álcool à gasolina, se ganha apenas 1 octana...

Há dois métodos para a medição da octanagem : o RON ( Research Method), que dá números mais altos e é usado na Europa, e o MON ( Motor Method), mais fiel porém menos utilizado.
Nos USA se divulga a média entre os dois métodos, chamado método IAD.
No Brasil se divulga o RON e o IAD para não haver dúvida.

Ao contrário do que se pensa, toda gasolina vendida no continente norte-americano tem algum booster de octanagem, seja MTBE ( metil-tercio-butil-éter...complicou? Metanol...), seja álcool ou pior, chumbo. Ou seja, a gasolina sai daqui sem álcool mas recebe o booster lá, como toda gasolina vendida naquele país.

A gasolina comum e a aditivada vendidas no Brasil, com álcool, tem 95 RON e 87 IAD.
A premium tem 98 e 91 e a Podium, já um tanto baseada na Racegas F1, tem 101/95.
Na verdade a Podium se aproxima de uma reedição da gasolina branca da década de 80, chamada por muitos de avgas.

Sem álcool, a comum, que ainda é exportada, tem 93 RON, enquanto a "Regular" americana tem 87. Mas toda gasolina lá recebe booster, variando qual será e qual a quantidade dependendo do estado em que será a venda. A diferença é que os americanos nunca adicionam mais de 10% de álcool na gasolina brasileira, senão ela ultrapassaria a especificação da gasolina "extra".

Atualmente se exporta a premium sem álcool com 95 RON, para receber adição de metanol ou chumbo nos USA, e a premium com álcool, de 98 RON, vendida como gasolina "Extra" lá do jeito que sai daqui..

Os distribuidores americanos em geral apreciam a gasolina brasileira no quesito octanagem, mas tem restrições quanto à oxidação.



Realmente, houve "abertura" embora legalmente a Uniâo ainda detenha o monopólio... me dá um help cara, quantas empresas além da petrobras trabalham voltadas para o mercado INTERNO brasileiro, vendendo aqui diretamente ao consumidor (nâo para a petrobras) o petróleo (na forma de derivados claro) que extraem? Isto é, quantas empresas têm sua própria estrutura de extraçâo, refino e distribuiçâo, nâo vendendo ou comprando nada da petrobrás? A ANP nâo regula mais preços?

Somente a Petróleo Ipiranga tem estrutura de refino, na refinaria de Manguinhos no RJ.

A União não escolhe SE e PARA QUEM, mas sim abriu licitações para os poços já existentes e ninguém se interessou.
A cada novo poço "em potencial", ou seja regiões em que geólogos de qualquer empresa do remo adimitem a possibilidade de existir petróleo, é aberta nova licitação, mas não houve interessados nos últimos 11 anos...

Não se pode esquecer que o subsolo pertence à União EM QUALQUER PAÌS DO MUNDO. Se você achar um poço de água mineral, gás, petróleo, uma mina de ouro, ou o que seja no seu quintal, em qualquer país, terá que pagar para explorar o subsolo.

Nenhuma outra empresa do ramo se interessou por extração porque o petróleo brasileiro está essencialmente no mar, e a Petrobrás é atualmente imbatível mundialmente nesse padrão de extração.

Nenhuma outra empresa do ramo se interessa pelo refino, a não ser que seja pela compra de refinarias existentes a preço de banana.

Por isso todas somente distribuem, e podem comprar do exterior para distribuirem, o que ainda não é vantajoso para elas atualmente, mesmo com dolar baixo.

A regulação de preços da ANP é essencialmente na distribuição, porque o preço do óleo base é o vigente no mercado internacional, como toda commoditie.

marcelo nunes
05/07/2005, 18:31
caro Nfsleo,

Vc tirou as palavras dos meus dedos, tu disse tudo e bem acertado. Como fica esta situação Marcelo? Com tantos ricões em nosso país já era para termos pelo menos uma empresa BRASILEIRA particular de extração, refinaria e distrituição de derivados de petroleo, nem q seje, micro empresa sem a interverção da petrobras de qualquer sentido. Com certeza Marcelo, vc conhece e tem muitos amigos ricões que, juntando recursos um com o outro dá para montar uma no mínimo uma micro extração de petroleo. C voces montarem uma por acaso será q a petrobras vai permitir vocês trabalharem sossegados colocando o preço q vc acharem melhor totalmente independente dela? vc jé pensou nisto?

Se você tiver 1 bilhão de dólares e o FHC voltar a ser presidente a gente compra a refinaria de Duque de Caxias.
( Era esse o preço pedido por ela no pacote da venda da Petrobrás, só que nós do Sindicato dos Engenheiros de Petróleo da BR calculamos em 25...)

Micro extração de petróleo?? Só se eu meter a broca no oleoduto da refinaria de Capuava, que passa a uns dois quilômetros daqui...

nfsleo
05/07/2005, 21:37
Na Europa: Bélgica, Alemanha e Inglaterra desde 1994, e essa não tem como eu esquecer pois foram contatos firmados por mim quando atuei na área. Atualmente também para Espanha e Portugal, mas não mais para a Inglaterra.

Nos USA,e fácil lembrar: todos os estados menos o Alaska, Hawaii e os que começam com W e C...


Amigo, sua resposta foi meio confusa. Como vc mesmo relata, a gasolina exportada é PURA, País nenhum no mundo compra a mesma "gasolina" vendida aqui, ou seja, misturada com alcool na proporçâo média de 1/4, e era isso que eu havia perguntado.



Ao contrário do que se pensa, toda gasolina vendida no continente norte-americano tem algum booster de octanagem, seja MTBE ( metil-tercio-butil-éter...complicou? Metanol...), seja álcool ou pior, chumbo. Ou seja, a gasolina sai daqui sem álcool mas recebe o booster lá, como toda gasolina vendida naquele país


Olha bicho, nisso vou ter que discordar... o que acontece nos EUA, é que depois do Clean Air Act de 1990, NAS ÁREAS URBANAS com altos índices de poluição houve obrigatoriedade de venda de gasolina "clean-burning" como eles dizem, nâo como booster, mas sim com o propósito de controlar os índices de poluiçâo. Embora algumas companhias já utilizassem esse sistema desde meados dos anos 70, a obrigatoriedade da utilizaçâo de algum aditivo que aumente o nível de oxigênio na gasolina (metanol ou alcool) é relativamente recente e a utilizaçâo desse tipo de gasolina vem caindo, sendo que o uso de metanol chegou a ser proibido em alguns Estados, pois estava contaminando lençóis freáticos...
Mesmo havendo obrigatoriedade legal de se misturar alcool ou metanol na gasolina, houve uma enchurrada de processos em cima das companhias distribuidoras, pois a perda de potencia/torque, aumento de consumo e diminuiçâo da vida útil de vários componentes dos automóveis nâo passou desapercebida pelos consumidores americanos. E olha que lá nunca chegaram a usar 1/4 de álcool, a mistura ocorre em pequenas proporções, e nâo em TODA a gasolina.



A União não escolhe SE e PARA QUEM


Bom, nesse caso esquecerem de mudar a Constituição Federal, pois o parágrafo 1. do art. 177 é claro em dizer que a Uniâo "PODERÁ contratar com empresas estatais ou privadas..." Veja bem, poderá e nâo deverá... nada obriga a Uniâo a abrir mâo de seu monopólio, e seja lá o que estiver expresso na legislaçâo infraconstitucional que regulamenta o tema, se for contra a Constituiçâo, é ilegal.



Se você achar um poço de água mineral, gás, petróleo, uma mina de ouro, ou o que seja no seu quintal, em qualquer país, terá que pagar para explorar o subsolo.


A diferença é que em muitos outros Países vc pode extrair da maneira que achar melhor, por sua conta e risco ou contratando outros para fazê-lo. Pode até mesmo decidir deixar quieto e nâo extrair. Aqui, a Uniâo literalmente faz o que quiser na sua propriedade e te paga uma merreca em troca.

Quanto a situaçâo da exploraçâo do petróleo no Brasil, como vc mesmo confirmou, o que existe é monopólio de fato da petrobrás, pois somente ela atua em todas as cadeias do setor... estou apenas constatando um fato, sem atribuiçâo de "culpa"...



Micro extração de petróleo


Existe em tudo que é lugar, desde que haja óleo, evidentemente... do Texas aos Estados do Nordeste e Norte do Brasil...

marcelo nunes
06/07/2005, 10:22
Amigo, sua resposta foi meio confusa. Como vc mesmo relata, a gasolina exportada é PURA, País nenhum no mundo compra a mesma "gasolina" vendida aqui, ou seja, misturada com alcool na proporçâo média de 1/4, e era isso que eu havia perguntado.



Não há confusão, vai ver você não leu tudo ou não chegou a entender os termos.
O álcool é mero booster, por isso quando a gasolina vai sem álcool atende as especificações internacionais perfeitamente.
Para todos esses países que relacionei ela vai com álcool ou sem, a pedido dos diversos clientes. Geralmente vai sem para que seja adicionado lá.

Quando vai com álcool, especialmente para os USA como eu disse, ela extrapola quanto à octanagem. Por isso alguns estados americanos a pedem sem álcool senão ela "atropela" as especificações da gasolina "extra" e lá ela é vendida como 'regular', devido ao preço e à tributação.




Ao contrário do que se pensa, toda gasolina vendida no continente norte-americano tem algum booster de octanagem, seja MTBE ( metil-tercio-butil-éter...complicou? Metanol...), seja álcool ou pior, chumbo. Ou seja, a gasolina sai daqui sem álcool mas recebe o booster lá, como toda gasolina vendida naquele país


Olha bicho, nisso vou ter que discordar... o que acontece nos EUA, é que depois do Clean Air Act de 1990, NAS ÁREAS URBANAS com altos índices de poluição houve obrigatoriedade de venda de gasolina "clean-burning" como eles dizem, nâo como booster, mas sim com o propósito de controlar os índices de poluiçâo. Embora algumas companhias já utilizassem esse sistema desde meados dos anos 70, a obrigatoriedade da utilizaçâo de algum aditivo que aumente o nível de oxigênio na gasolina (metanol ou alcool) é relativamente recente e a utilizaçâo desse tipo de gasolina vem caindo, sendo que o uso de metanol chegou a ser proibido em alguns Estados, pois estava contaminando lençóis freáticos...
Mesmo havendo obrigatoriedade legal de se misturar alcool ou metanol na gasolina, houve uma enchurrada de processos em cima das companhias distribuidoras, pois a perda de potencia/torque, aumento de consumo e diminuiçâo da vida útil de vários componentes dos automóveis nâo passou desapercebida pelos consumidores americanos. E olha que lá nunca chegaram a usar 1/4 de álcool, a mistura ocorre em pequenas proporções, e nâo em TODA a gasolina.


A adição é sempre com o propósito de se obter umento de octanagem. O que se exige ena maioria dos estados é que seja booster que gere oxigenação, ao invés de chumbo.
O combustível com MTBE ainda é vendido livremente nos estados onde os sindicatos de revendedores ( proprietários de postos, não empregados) não conseguiram barrar a venda.
Gasolina com chumbo somente em estados do meio-oeste e no Alaska.
Gasolina com álcool anidro é vendida em todos os estados americanos, exceto o Alaska.




A União não escolhe SE e PARA QUE

Bom, nesse caso esquecerem de mudar a Constituição Federal, pois o parágrafo 1. do art. 177 é claro em dizer que a Uniâo "PODERÁ contratar com empresas estatais ou privadas..." Veja bem, poderá e nâo deverá... nada obriga a Uniâo a abrir mâo de seu monopólio, e seja lá o que estiver expresso na legislaçâo infraconstitucional que regulamenta o tema, se for contra a Constituiçâo, é ilegal.


Não esqueceram de mudar nada. Como você não é advogado, não teria obrigação de saber reconhecer textos legais ou interpretar a CF. Mas como eu sou, eu tenho.

A Emenda nº9 deu ao § 1º a redação "poderá contratar com empresas estatais ou privadas", porque antes havia a obrigatoriedade de entregar à Petrobrás a lavra. Foi aí que quebrou-se o monopólio.

É mera questão de hermenêutica jurídica e constitucional. A CF não diz o que se deve fazer, mas o que se pode fazer..

A exceção é quanto à administração pública, a qual recebe o ônus do poder-dever. Tudo que ela PODE fazer, ela DEVE fazer.

A União poderá entregar a um ou outro, empresa estatal ou privada. O critério de escolha, como tudo o mais pela lei 8666, é por licitaão.

Mas DEVERÁ fazê-lo, sob pena de crime de responsabilidade do administrador público que tiver conhecimento da existência de petróleo e não o entregar à exploração.

O §1º dá à lei a força de regulamentação do tema, que foi feita pela Lei 9478.

Tenha sempre em mente que ler somente um texto constitucional e querer aplicá-lo ipsis litteris nunca dá certo.




Se você achar um poço de água mineral, gás, petróleo, uma mina de ouro, ou o que seja no seu quintal, em qualquer país, terá que pagar para explorar o subsolo.


A diferença é que em muitos outros Países vc pode extrair da maneira que achar melhor, por sua conta e risco ou contratando outros para fazê-lo. Pode até mesmo decidir deixar quieto e nâo extrair. Aqui, a Uniâo literalmente faz o que quiser na sua propriedade e te paga uma merreca em troca.

Quanto a situaçâo da exploraçâo do petróleo no Brasil, como vc mesmo confirmou, o que existe é monopólio de fato da petrobrás, pois somente ela atua em todas as cadeias do setor... estou apenas constatando um fato, sem atribuiçâo de "culpa"...


Extrair dessa forma só se for descoberto em algum país não civilizado. Isso é regido por tratado internacional. Ou você pensa que os poços da Standard oil no texas pertencem aos fazendeiros?

São todos da federalizados, o governo americano indeniza pela lavra, como ocorreria aqui. O que ocorre lá é que esses fazendeiros (Rockfeller, etc...) receberam a concessão de lavra na forma de contrato de risco.

Aqui é igual, só que a concessão é da Petrobrás pois ninguém mais teve interesse, ou não teve como competir com a Petrobrás, que já tem toda a estrutura pronta em solo brasileiro.

Qualquer país do planeta tem o seu subsolo pertencente à união. Se o sujeito descobrir o petróleo e ficar quieto e o vizinho descobrir e divulgar, o óleo vai sair todo pelo poço do vizinho e o 'esperto' vai ficar chupando o dedo, como era muito comum acontecer no oeste americano.

Um fazendeiro encontrava o óleo e "sentava no poço', como se diz no ramo. O vizinho encontrava, divulgava, recebia pela lavra e retirava o óleo por anos.

Se o levantamente geológico não fosse bem feito, o poço do vizinho podia ser até pior, mas era dali que se extraía.
Daí o "esperto" divulgava que também tinha óleo na terra dele, mas a União resolvia que um poço só já era suficiente... que o dele podia ser até em local melhor mas não compensaria mudar toda a estrutura de lugar. Tem muita família texana xingando o bisavô até hoje.

Não existe "monopólio de fato", o que existe é o desinteresse econômico das empresas estrangeiras em retirar e refinar petróleo aqui.



Micro extração de petróleo

Existe em tudo que é lugar, desde que haja óleo, evidentemente... do Texas aos Estados do Nordeste e Norte do Brasil...

No Brasil o que existe á a mera colocação de "cavalos de pau" em poços muito antigos em Mossoró. Exatamente como no Texas onde se extrai da mesma forma. Isso tambem eu vi no México e em alguns países árabes.

Mas trata-se sempre de um mesmo lençol que está mais próximo da superfície ou tem solo mais favorável em determinados pontos. O petróleo não se "acomoda" em pequenos bolsões.

Em Mossoró, por exemplo, há um único poço com mais de 60 cavalos de pau. Poderia ser tudo extraído num local só. Só não se faz isso por ser mas caro retirar todos os "cavalos de pau" pequenos para lavrar de um local só e porque o poço é muito antigo e não tem mais pressão.

Daí ser anti-econômico e não se aplicar mais hoje em dia esse tipo de extração( há uns 40 anos não se faz mais isso), é muito mais lógico e barato extrair tudo de um único ponto.

Quem resolver 'tirar do quintal" vai obter petróleo muito mais caro, por ser em vazão mínima, e vai ficar com ele guardado na garagem, porque ninguém vai pagar mais que o preço internacional por ele.
[/i]

nfsleo
06/07/2005, 14:10
Não há confusão, vai ver você não leu tudo ou não chegou a entender os termos.
O álcool é mero booster, por isso quando a gasolina vai sem álcool atende as especificações internacionais perfeitamente.
Para todos esses países que relacionei ela vai com álcool ou sem, a pedido dos diversos clientes. Geralmente vai sem para que seja adicionado lá.

Quando vai com álcool, especialmente para os USA como eu disse, ela extrapola quanto à octanagem. Por isso alguns estados americanos a pedem sem álcool senão ela "atropela" as especificações da gasolina "extra" e lá ela é vendida como 'regular', devido ao preço e à tributação.




A adição é sempre com o propósito de se obter umento de octanagem. O que se exige ena maioria dos estados é que seja booster que gere oxigenação, ao invés de chumbo.
O combustível com MTBE ainda é vendido livremente nos estados onde os sindicatos de revendedores ( proprietários de postos, não empregados) não conseguiram barrar a venda.
Gasolina com chumbo somente em estados do meio-oeste e no Alaska.
Gasolina com álcool anidro é vendida em todos os estados americanos, exceto o Alaska.



Brother, pelo jeito vc conhece as razôes dos americanos melhor do que eles mesmos, pois as informaçôes do American Petroleum Institute e da U.S. Environmental Protection Agency nâo condizem com o que vc está dizendo. Quem tiver curiosidade pode procurar e tirar suas próprias conclusôes.




Mas como eu sou, eu tenho


Bom, nesse caso vc tmb teria obrigaçâo de saber que o direito nâo é uma ciência exata e a obrigatoriedade do poder-dever nos termos em que vc está apresentando nâo existe neste caso. O poder-dever existe para a autoridade pública não se furtar de agir quando a lei assim o determinar ou quando as circunstâncias exigirem, nâo para obrigar o poder público quando legalmente existe possibilidade de atuaçâo. A interpretaçâo nâo é literal, mas sistemática. Caso a obrigatoriedade existisse no caso em questâo, a própria emenda n 9 seria inconstitucional, já que iria de encontro ao restante do artigo 177. Interpretaçâo igual à sua existe, mas não é unânime e está longe de ser considerada verdade universal.

Quanto ao monopólio, acho que vc está fingindo nâo conhecer o significado da palavra, entâo não irei perder tempo tentando explicar. Digo apenas que a previsâo legal nâo é necessária para sua ocorrência.

Dito isso, I rest my case 8) amigo, respeito suas posiçôes, apenas não concordo com elas. Tbm posso estar estar errado, nâo sou arrogante a ponto de me achar dono da verdade, apenas acho a discussâo salutar, uma vez que pode incentivar outras pessoas a pesquisar e tirar suas próprias conclusôes. Como diz o ditado, toda unanimidade é burra. :mrgreen:

marcelo nunes
07/07/2005, 03:33
Bom, nesse caso vc tmb teria obrigaçâo de saber que o direito nâo é uma ciência exata e a obrigatoriedade do poder-dever nos termos em que vc está apresentando nâo existe neste caso.


Tenho a obrigatoriedade de saber sobre a matéria sim, pela minha atividade profissional nos últimos 16 anos e pelo cargo que ocupo desde 1995, como membro da comissão inventariante da Petrobrás Distribuidora. Por isso não tenho porque discutir o que é ou o que não é monopólio com ninguém.

Assim sendo, Direito Constitucional e Administrativo eu não discuto, a não ser com quem também fez pós graduação latu sensu, em ambos os ramos do Direito, antes de dar "palpites"...

E entendo muito bem as tais "razões" que você elencou erradamente, por ser associado do API e da SAE como engenheiro pesquisador desde 1994.

Mas parece que seu intuito não é aprender sobre o tema com quem é diretamente envolvido e leciona a matéria, mas sim negar tudo, baseado em conceitos errôneos.

Alessandro Henrique
07/07/2005, 12:21
100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente refinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral, embora leigos considerem isso possível.
O efeito desta prática será consumo exageradamente elevado, formação de borras orgânicas, alto índice de emissão de particulados e diminuição drástica da vida útil do motor.
Retomando a conversa, gostaria de saber opiniao do Marcelo sobre qual seriam as modificacoes necessarias em um motor diesel convencional para obter a melhor queima possivel do biodiesel.
Me recordo neste momento do motor alemao Elko, sendo que alguns foram instalados no Brasil nos anos oitenta, acho que em 86. Pergunto: o mesmo nao seria a melhor opcao para o uso do biodiesel?

Sds.

marcelo nunes
10/07/2005, 22:42
100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente refinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral, embora leigos considerem isso possível.
O efeito desta prática será consumo exageradamente elevado, formação de borras orgânicas, alto índice de emissão de particulados e diminuição drástica da vida útil do motor.
Retomando a conversa, gostaria de saber opiniao do Marcelo sobre qual seriam as modificacoes necessarias em um motor diesel convencional para obter a melhor queima possivel do biodiesel.
Me recordo neste momento do motor alemao Elko, sendo que alguns foram instalados no Brasil nos anos oitenta, acho que em 86. Pergunto: o mesmo nao seria a melhor opcao para o uso do biodiesel?

Sds.

O projeto ELko, do Elsbett Institute, esteve em voga em 1988.

Sua patente foi adquirida nos USA, Europa e Ásia por duas das "sete irmãs" petrolíferas, para ser devidamente sepultado.

No Brasil a patente foi adquirida pelo Grupo Garavelo e, na falência deste, por um investidor nosso conhecido que a mantém guardada para uso no momento certo.

Um motor Elko utiliza qualquer óleo vegetal ou mineral como combustível, em qualquer proporção, embora com dificuldades relativas aos padrões de emissões de poluentes hoje em vigos. Mas nada que umas milhares de horas em laboratório não resolvam.

Para a melhor queima possível do biodiesel, os testes têm dito que 1/3 do caminho é o uso de "common rail". Motores com essa tecnologia não necessitam de qualquer modificação para mix de até 5% de biodiesel.

Os demais, sem injeção eletrônica, comprovadamente não necessitam de alterações para os 2% que serão adicionados nos próximos anos.

As adaptações dos motores atuais para uso de 100% biodiesel foram impraticáveis até agora. O cronograma aponta para motores capazes de queimar 50% biodiesel daqui a seis a oito anos, mas somente em caráter experimental.

AdrianoJPX
23/07/2005, 23:44
Só pra reaquecer o assunto, alguem já viu este programa?

http://baixaki.ig.com.br/site/detail18497.htm

Por gentileza os "experts" não leigos (desculpe a redundância) poderiam se pronunciar a respeito?

toakiuai
27/07/2005, 10:35
AdrianoJPX,

Se for do ponto de vista teorico é não é muito bom a nivel de esclarecimento universitário, mas dá pra quebrar o galho inicialmente. A nível prático, é ZERO, não tem esclarecimento prático nenhum, brasileiro é assim mesmo, mas nós vamos mudar esta cultura :pensativo: . Se vc pretende fazer d fato o biodiesel em sua casa ou num laboratório na sua escola, vc acessa http://www.biodieselcommunity.org/mainpage/ e boa sorte. C vc morar em um apartamento em meio a av. Paulista em Sampa, tu pode esquecer, vc não chegará a lugar algum por falta d espaço para mexer com as químicas, É PERIGOSO. C tu morar proximo a uma região agricula d um grande centro como SP, tu vai c dar bem. Eu faço aqui no interior d Rondônia e o negócio é show. O problema é a glicerina, q agora estou procurando algum comprador. :dance:

ojaneri
31/08/2005, 16:52
Indo para o assunto do tópico, ontem vi um onibus escrito atrás

Prefeitura de Fortaleza
Esse onibus funciona com bio-diesel!

Mas nao mencionava nenhuma porcentagem...:-P

Julio Militão
02/02/2006, 20:45
Caros colegas de forum,

Por que não usar o óleo vegetal puro diretamente? Pelo que sei antigamente era bastante utilizado! Outra, vi na Alemanha um automovel com motor a diesel funcionando com oleo vegetal puro, so fazia um pre aquecimento no oleo para diminuir a viscosidade (80 graus Celsius). Este veiculo, segundo o proprietario ja rodou mais de 150.000 Km so usando oleo puro!!!! Transformar oleo vegetal em biodiesel (que na realidade é um ester metilico ou etilico) sai caro pois incorpora tecnologia, enquanto o oleo vegetal puro sai bem mais em conta! Obte-lo em casa é facil. Purifica-lo da um pouco de trabalho, comecem misturando com diesel em proporções pequenas e troque os filtros periodicamente. No forum http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16513 tem um colega que diz utilizar 50% diesel 50% oleo vegetal, se pre aquecer o oleo puro vai 100%!

Um abraço

Luca
23/02/2006, 21:23
Bom, segue texto que recebi, sobre o biodiesel. Pesquisei sobre a autora na internet, e parece que ela tem formação (Unicamp) prá dizer o que segue. Tô vendendo como comprei.
[]´s

A farsa da mamona e os pseudofabricantes de biodiesel
06/02/06
Profª. Drª. Adriana Flach
Universidade Federal de Roraima

Centro de Ciências e Tecnologia
Departamento de Química


Logo após o discurso em que Lula se apresentou humildemente como o Getúlio Vargas do biodiesel e anunciou que a Petrobras contratou a compra de 65,3 milhões de litros desse combustível, ofereceu um frasco de sementes de mamonas ao governador do Paraná, Roberto Requião que, de pronto, passou a mastigá-las como se fosse amendoim salgado.

Risadas de Lula e um aviso, "É tóxica".

Requião, governador de um Estado que "vive" de agricultura, não sabia até ontem o básico, o bê-a-bá que um trabalhador rural aprende antes mesmo de dar o primeiro golpe de enxada.

Do óleo de mamona se extrai a ricina, um portentoso veneno, mais mortífero que o da jararaca. Em pequenas quantidades, como se encontra no óleo de mamona, provoca um poderoso efeito laxante. Todavia, hoje foi banido da farmacopéia por sua elevada periculosidade.

As risadas de Lula-Getúlio e a fome de Requião (em ano eleitoral) não são bons sinais para o programa do diesel vegetal. Um programa que pode substituir o petróleo, gerar alternativas renováveis, renda e emprego.

A própria toxicidade da mamona que será plantada, segundo Lula, em grande quantidade no Nordeste trará problemas ambientais desde o plantio até a industrialização. Mamona deverá doer não só no estômago e nos pulmões dos desavisados, ela afetará já na primeira fase os bolsos dos agricultores.

É um óleo, próprio para uso lubrificante (utilizado para este fim na aviação), comercializado a US$ 1.000 a tonelada, valor que lhe garante competitividade com o barril de petróleo acima de US$ 150. Absurdo, ainda, suar para produzir um óleo de US$ 1.000 a tonelada para transformá-lo em diesel que vale internacionalmente US$ 480. Alguém usaria uísque de 18 anos para produzir outro de 8 anos? A relação custo/benefício e as características químicas da mamona não atendem ao programa de biodiesel, como não atendem por outras razões sementes oleaginosas como a soja, o nabo forrageiro, o girassol e o amendoim. Nos ambientes (sérios) de estudo e pesquisa já se conhecem essas limitações. É uma pena, todavia, que apareçam nas telas de televisão malabaristas para badalar o assunto. Por que razão os maiores esmagadores mundiais de soja (quem mais entende do assunto) não aderiram ao programa exaltado por Lula? Tem algo errado. Ou tem algo eleitoreiro demais.

Ainda sobre a mamona: vale lembrar que a produtividade média por hectare no Brasil é de uma tonelada, seu preço é R$ 500 e requer plantio e colheita manual a cada ano. Um hectare fornece, portanto, cerca de 440 litros (40% do peso da semente) de biodiesel por cada hectare plantado, uma quantidade ínfima para um plano de larga abrangência e geração de renda. Basta pensar que um hectare de cana, que se replanta uma vez a cada quatro colheitas, produz em média no Brasil 7.000 litros de combustível. Mais problemas: a combustão do biodiesel de mamona, pelo excesso de resíduos, empastela o motor.

Com o mundo movido a dinheiro precisa enfrentar outro obstáculo: não existe margem econômica para quem planta apenas mamona, para quem extrai seu óleo visando ao combustível e para quem o comercializa como biodiesel. Outra impossibilidade crônica é o fato de que a União e os Estados deveriam retirar todos os tributos que mordem na venda de combustível e fornecer subsídios desbragados a todos os participantes da cadeia.

Preste-se atenção, também, ao rol das empresas que assinaram contrato com a Petrobras: a maioria delas não tem condição de produzir nem poucos litros por dia, suas plantas industriais são tecnicamente inviáveis e rudimentares.

Quem é técnico do setor alerta que em menos de dois anos esses pseudofabricantes fecharão as portas, algumas sem ter produzido uma tonelada.

Na Internet sobram alertas, explicações científicas, cálculos econômicos sobre a inviabilidade do programa lançado pelo Planalto.

Alguns, professores e cientistas, o ridicularizam sem meios termos.

Ainda é preciso lembrar que a Petrobras, coordenadora oficial do programa, ganha (e muito) com extração de petróleo. Sabemos que na estatal são todos santos, mas não existe dentro dela qualquer estímulo para desenvolver uma tecnologia que concorra com seu monopólio. Ou alguém gostaria de atirar no próprio pé?

O programa é viciado de ingerências, de exaltações eleitoreiras, de demagogia, de lógica marqueteira. Pretende- se com ele fazer sonhar o "pobre" nordestino, como já se tenta com a transposição do São Francisco que nunca dará certo, pois se trata de "loucuras" sem lastro.

O biodiesel chegará sim a resultados, por outros caminhos, com outras técnicas que não as propaladas. Até lá os improvisos, as precipitações, as sabotagens, os interesses oblíquos e eleitorais provocarão perdas de tempo precioso e de capitais. Um enxame de escroques já ronda o negócio, alguns cobrando royalties e preços obscenos para vender água com açúcar como elixir de longa vida!

Os tropeços do programa, em suas fases iniciais, deixarão a via livre aos combustíveis fósseis, a cada dia, mais caros e lucrativos.

E se Requião não sabe o que come, Lula não sabe o que diz, ou diz apenas o que é bom.

Rogério Tortato
23/02/2006, 23:42
cara, a discussão tá ficando boa.

já descambou pro lado pessoal, pra gasolina, pro álcool, pro direito e agora pra política.

vamos por partes.

motor 100% bio - só a título de lembrete, já que isso todos devem saber, o primeiro motor a diesel (que recebeu este nome por causa do seu inventor, cujo sobrenome era justamente Diesel) funcionou com óleo de amendoim. sim, 100% vegetal. foi depois substituído pelo óleo mineral que também acabou sendo batizado de diesel por causa do ciclo do motor. a substituição se deu em razão dos custos da época.

é claro que tal fato não quer dizer devamos sair por aí colocando óleo vegetal em motores projetados para óleo mineral, mas eu acredito ser absolutamente viável a fabricação ou conversão de um propulsor para funcionar ou totalmente ou com grande percentagem de óleo vegetal.

vamos falar dos custos:

não acredito que os custos de produção inviabilizem o bio (não é o bill).

só a título de lembrete. aqui na minha cidade, um litro de óleo de soja (que na verdade é 900ml) na prateleira do mercado custa mais barato que um litro de diesel na bomba do posto.

quanto a este dado, deve-se ainda levar em consideração que o óleo comestível deve ser refinado e industrializado seguindo um rígido controle sanitário de esterilidade e ainda ser envasado litro a litro. entrando aí outros diversos custos (embalagem, rótulo). sem falar que o transporte é em caminhões baú e em caixas. já o diesel é "a granel" sem embalagem própria e trasportado em caminhões tanque. se o óleo vegetal seguisse também este "trilho", ficaria ainda mais barato.

assim, difícil acreditar que o problema esteja só nos custos. está no sistema, na tributação, nos controles, na comercialização ou em outro lugar qualquer, ou em todos eles.

vamos ver a parte política (também chamada ou mascarada de social)

Marcelo, em primeiro lugar gostaria de te agradecer profundamente. voce realmente foi paciencioso ao despender seu tempo nos explicando muitas coisas, ainda mais levando algumas pedradas que, na minha opinião não foram merecidas e mesmo assim continuo firme. acho que todos devem ter direito a opinião, mas devem saber expressá-las. como dizia "che", enrijecer sim, mas sem perder a ternura.

mas na verdade é uma bobagem excluir do programa alguns produtos como o soja, só para não beneficiar latifundiários, talvez a exclusão de algo mais viável, para fazer demagogia, custe caro lá na frente. isso é idéia de socialista (ideologia a que respeito, mas com a qual não concordo). vivemos em uma economia de mercado e se não se der espaço aos grandes, o programa não decola.

tem gente capacitada e preparada. sabe a lei de Darwin, da teoria da evolução? pois é, o agricultor brasileiro sofreu com tantos desmandos, com tantos juros altos e com tanta falta de incentivo durante tantos anos, que muitos ficaram pelo caminho. só sobrou a nata, uma espécie de seleção natural. hoje o agricultor brasileiro, sem qq subsídio ou incentivo, muito pelo contrário, sempre pagando juros altos, insumos caros e máquinas a preços estratosféricos, compete com o mundo todo mesmo tendo os agricultores lá de fora os seus incentivos e muitos subsídios.

não sou contra dar espaço aos pequenos, sou a favor. não é isso que está em discussão. mas pretender que pequenos agricultores recém assentados em programas de reforma agrária sejam a única fonte do bio, não me parece muito seguro para o futuro do programa. acho que há espaço para todos.

além do que, não há nenhuma garantia de que o sojicultor, vendo futuro ou melhores lucros na mamona, não vá plantar no ano seguinte tal cultura em suas terras, isso com máquinas modernas, adubação de primeira, solo corrigido e tudo mais. certamente vai, vai produzir mais e melhor e ninguém pode impedí-lo.

também há outra coisa, a EMBRAPA, esta magnífica empresa brasileira, certamente vai melhorar e muito as sementes para produzir mais óleo e de melhor qualidade, isso se o atual governo não a "sucatear" antes, pois é isso que vem fazendo com tão importante órgão.

então, em suma, é a minha opinião: o programa é ótimo, é viável, acredito em seu futuro, mas está sendo lançado na contra-mão, como trunfo eleitoreiro e demagógico.

espero que entendam o que eu disse.

abraços.

Chacal do Pantanal
24/02/2006, 12:00
So pra lembrar e constar:

òleo vegetal é obtido a partir de diferentes culturas, amendoim, soja, mamona, babaçu, coco, bacuri, buriti, algodão, etc, etc, etc.

O binômio soja-mamona é só uma alternativa, em funçao das áreas plantadas e disponíveis, a pesquisa é que tem de se aprofundar, identificando alternativas. (p.e. em MS bacuri é uma palmeira nativa, abundante e com potencial para produção de óleo).

[]´s

Marcio Vargas
24/02/2006, 13:35
Contribuindo

Saio na Zero Hora de quarta feira.

A empresa BsBios vai inaugurar no inicio de 2007 uma unidade de produção de Bio Diesel em Passo Fundo.
A Capacidade instalada desta unidade atenderá já no primeiro ano toda demanda do RS e o exedente sera "exportado" para outros estados. Não lembro agora os numeros da produção e estou com preguissa de olhar lá no site da Zero....

Tudo a partir de soja e de plantações familiares...

A OleoPlan outra empresa gaucha, de Veranopolis, já esta desenvolvendo tb uma unidade para produção do combistivel, porem esta bem menos que da BsBios...

Elsbett
08/11/2006, 13:24
O projeto ELko, do Elsbett Institute, esteve em voga em 1988.

Sua patente foi adquirida nos USA, Europa e Ásia por duas das "sete irmãs" petrolíferas, para ser devidamente sepultado.

No Brasil a patente foi adquirida pelo Grupo Garavelo e, na falência deste, por um investidor nosso conhecido que a mantém guardada para uso no momento certo.

Um motor Elko utiliza qualquer óleo vegetal ou mineral como combustível, em qualquer proporção, embora com dificuldades relativas aos padrões de emissões de poluentes hoje em vigos. Mas nada que umas milhares de horas em laboratório não resolvam.

Para a melhor queima possível do biodiesel, os testes têm dito que 1/3 do caminho é o uso de "common rail". Motores com essa tecnologia não necessitam de qualquer modificação para mix de até 5% de biodiesel.

Os demais, sem injeção eletrônica, comprovadamente não necessitam de alterações para os 2% que serão adicionados nos próximos anos.

As adaptações dos motores atuais para uso de 100% biodiesel foram impraticáveis até agora. O cronograma aponta para motores capazes de queimar 50% biodiesel daqui a seis a oito anos, mas somente em caráter experimental.

A Elsbett está atuando no brasil com seu sistema de conversão diesel para óleo vegetal.
Para maiores detalhes: http://www.elsbett.com.br (http://www.elsbett.com.br/)

DanOnTuba
09/11/2006, 00:14
A Elsbett está atuando no brasil com seu sistema de conversão diesel para óleo vegetal.
Para maiores detalhes: http://www.elsbett.com.br (http://www.elsbett.com.br/)

Tentei encaminhar email para vocês, sem êxito...
----- Original message -----
Mail Delivery Subsystem
This is an automatically generated Delivery Status Notification
Delivery to the following recipient failed permanently:
info@elsbett.com.br

BIOCOM
28/02/2008, 13:51
Segue como convertemos a d-20 para ov in natura. mais detalhes em www.fendel.com.br

BIOCOM
28/02/2008, 13:54
acho que agora vai.

BIOCOM
29/02/2008, 13:05
http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=comunidades&op=principal&idcom=250&new_comunidade=fa70c62fd6fc5fa1839ed1f446cab8af&control=edit
não sei se vai sair linkado mas podem pesquisar na pagina do globoonliner que vai aparecer. tem informações úteis e links.
sds
EVandro