PDA

Ver Versão Completa : Suspensão



Paulonas4
02/09/2003, 09:29
Boas !!! :lol:

Tenho mais dúvidas a respeito do NIVA e agora sobre a suspensão, navegando pela net , conheci vários sites sobre 4x4 com muitas dicas e macetes e tudo mais... Bom visitando o site da JR 4x4 uma empresa aqui de SP que monta sistemas de suspensão para veículos 4x4, vi que els possuem um sistema muito interessante para o NIVA que segundo a JR "levanta" o jipe umas 10" (+ou- 30 cm) acima do normal :!: :twisted: lá tem fotos... minha intenção não é essa , "andar nas nuvens", mas por curiosidade queria saber quais os prós e contras, já que o NIVA é monobloco e poderia sofrer esforços além do que foi projetado ?

Eduardo Velo
02/09/2003, 12:38
Paulo , tá se engatando no Niva mesmo cara ?
O pessoal suspende o Niva pra andar com pneus maiores , assim não pega na lata e na ponta dos para lamas , mas lógico que isso compromete n coisas no Nivinha , as esferas da homocinética trabalham fora do trilho já feito (Tem que mandar alargar as casas e aumentar as esferas) , as barras etabilizadoras forçam a parte móvel pra dentro ( Tem que alongar) , além de esforçar todo cj de transmissão .
Colocando os Rodo-rurais vc fica com ele de bom tamanho e não esforça nada , só coloca o kit com calços de PU (25 a 30 mm) se quiser aumentar um pouco o vão livre .

Paulonas4
05/09/2003, 14:52
Paulo , tá se engatando no Niva mesmo cara ?
O pessoal suspende o Niva pra andar com pneus maiores , assim não pega na lata e na ponta dos para lamas , mas lógico que isso compromete n coisas no Nivinha , as esferas da homocinética trabalham fora do trilho já feito (Tem que mandar alargar as casas e aumentar as esferas) , as barras etabilizadoras forçam a parte móvel pra dentro ( Tem que alongar) , além de esforçar todo cj de transmissão .
Colocando os Rodo-rurais vc fica com ele de bom tamanho e não esforça nada , só coloca o kit com calços de PU (25 a 30 mm) se quiser aumentar um pouco o vão livre .

Boas !!!

Pois é to ... já to preparando a vodka pra batizar o meu Niva :lol: :!:
Bom, dentro das minhas condições e para a utilização que pretendo ou é Niva ou CJ já que uma Band em boas condições está fora de questão $$$ :( , e o CJ perde em conforto, ou melhor, versatilidade "interior" , resumidamente esta m&@# significa : o Niva me dá mais opções para instalar som, acessórios, passageiros, enfim enfeites...
Falando do que interessa, este Kit com calços de PU são confiáveis ? duráveis? já vi em outros sites e não fiquei com uma boa impressão, estive no Ibirapuera numa Quinta Feira só que começou uma chuvinha chata fora o frio e espantou muita gente, não deu pra olhar muito bem os Nivas que lá estavam... principalmente estes detalhes, aliás , por ter sido a primeira vez que eu fui lá, só deu pra ficar babando mesmo :shock: :!:

Até mais

Eduardo Velo
05/09/2003, 15:52
Aí Paulo , agora ficou russo pro teu lado mesmo ...
Esses calços são pra vida toda + 6 meses , é por e esquecer , eles não sofrem nenhum esforço é só pra levantar o carro .
Só 1 conselho , não feche negócio sem a consulta com um Jipeiro (ou Niveiro ) , tem muita tranqueira á venda por aí , se fizer bom preço tudo bem encara pra reformar , mas pagando tudo tem que estar tudo em cima .
Vai fundo ...

Giovani
05/09/2003, 21:28
Tenho mais dúvidas a respeito do NIVA e agora sobre a suspensão, navegando pela net , conheci vários sites sobre 4x4 com muitas dicas e macetes e tudo mais... Bom visitando o site da JR 4x4 uma empresa aqui de SP que monta sistemas de suspensão para veículos 4x4, vi que els possuem um sistema muito interessante para o NIVA que segundo a JR "levanta" o jipe umas 10" (+ou- 30 cm) acima do normal :!: :twisted: lá tem fotos... minha intenção não é essa , "andar nas nuvens", mas por curiosidade queria saber quais os prós e contras, já que o NIVA é monobloco e poderia sofrer esforços além do que foi projetado ?

:D Grande Paulo!!!!

:D Cara!!!!! Não entre nessa fria!!!! :shock: :evil: :evil: Fuja da JR!!!!! E da Extreme 4x4 também!!!! :evil: :evil: :evil: É tudo picaretagem!!!! Procure um tópico aqui no site sobre as supensões Extreme!!! O cara era dono da JR... Veja todo o papo que rolou!!!! Qualquer coisa me dê um "grito"!!!!! :o :o
[]'s preocupados com os colegas...

Paulonas4
05/09/2003, 23:35
BLZ !?

Giovani, eu estava a algum tempo atrás lendo tudo que rolou neste tópico e em certas horas o clima "esquentou" :twisted: :twisted: :twisted: ,inclusive notei o conhecimento técnico do colega Billj que demonstrou firmeza e domínio do que fala...,as suas respostas caro Giovani, também foram bem elaboradas. Bom, valem as recomendações afinal as latinha$ saem do meu bolso :wink: , na realidade tenho um conhecimento "meia boca" sobre mecânica, busco melhorar isso pra não entrar em frias ou ser iludido por algo que encha os olhos e esvazie os bolsos... :cry:

Estamos aí , toda informação é bem vinda :wink: :!:
Até mais

Giovani
06/09/2003, 00:18
Estamos aí , toda informação é bem vinda :wink: :!:

:D Grande Paulo!!!

:D Veja só! Vc olha uma foto e... "UAU", que maravilha... Mas vamos analisar friamente...
:D Veja os circulos e riscos em azul nas fotos do Niva! Ele sobe numa mísera rampa e já está com as rodas no ar... Para se medir o curso da suspensão, 1 roda sobe a rampa e 3 ficam no chão. Logo, para isso acontecer, o Niva deve descer um pouco mais daquela rampa... :wink:
Note que o "aumento" da suspensão se deu pela "baixa" do conjunto mecânico, na dianteira. Veja também nos "traços" o verdadeiro curso da suspensão.
Na outra foto, da traseira, note o pneu traseiro no ar e o trambolho abaixo do eixo, limitando o vão livre... Ótimo para enroscar em pedras... :wink:

:D Agora veja a foto do Samurai. Note que o suporte do braço dianteiro tem um ângulo de 90º em relação ao chassi. Isso limita o curso e faz estourar o embuchamento em pouquíssimo tempo! :wink:
Olhe o suporte do braço traseiro, o que lhe parece?? Entortou por conta ou foi uma "marretagem" de última hora, para "ajustar" a suspensão???? :shock:

:D Buenas... Fico longe desse troço!!! Dá uma olhadinha no meu álbum. Lá no tópico da Extreme eu falei que estava fazendo uma. Agora está pronta e as fotos estão no álbum... :wink:
Atalho: http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=105
[]'s

Paulonas4
08/09/2003, 13:57
BLZ !

Giovani , ao visitar o site da JR baseado em informações e naquilo que aprendi sobre suspensão logo vi que o fato de o Niva ao subir a rampa levantar as outras 02 rodas era algo fora de critério, pois como disse o colega uma roda sobe a rampa e as outras 3 ficam no chão, quanto a " marretada" na suspensão do Samaurai eu me dei conta de que realmente existem falhas nos projetos da JR . é melhor manter distância .

Vi as fotos da suspensão em seu álbum :wink: :!:

Até mais !

Eduardo Velo
09/09/2003, 15:18
Paulo e Giovanni , já vi muitos Niveiros sofrerem por ter levantado o Niva sem nenhuma técnica . Se vc for analisar friamente não vale a pena erguer o Niva , se quiser um bicho pra erguer pega um CJ .
Como já havia dito , se erguer até 1" nem precisa mexer em nada , acima disso , vai ter que regular (esticar) as estabilizadoras e os braços de articulação , recondicionar as homocinéticas , trocar molas e amortecedores , não acho que vale a pena , afinal vai estar forçando diferenciais e pontas de eixo ( já vi quebrar de montão de Niva erguido com pneus maiores, sempre dianteiro ) .
Meu Niva tinha pneus R. Rural , mas tinha guincho , por isso acompanhava meus colegas com CJs e Engesas , vc sabe " passarinho que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo " , por isso ou vai preparado ou vai de Zéquinha .

Paulonas4
12/09/2003, 17:30
Paulo e Giovanni ,

"Meu Niva tinha pneus R. Rural , mas tinha guincho , por isso acompanhava meus colegas com CJs e Engesas , vc sabe " passarinho que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo " , por isso ou vai preparado ou vai de Zéquinha" .

Boas !

OK, Eduardo, vc tocou em outra dúvida , já que teve um NIVA e usava pneus RRural , qual o pneu na sua opnião mais indicado para o NIVA levando em consideração o meu plano de uso : 60% "on road" e 40% off-road, sendo que pretendo levantar ele dentro do "normal" ou seja até umas 3" ? E o Guincho é uma boa , no caso um elétrico ? é um acessório bem caro $$$ :cry:

Até mais

Eduardo Velo
13/09/2003, 11:25
Paulo , os Rodo Rurais são os mais indicados para o que vc está pedindo , o desgaste deles não é muito forte e se comportam bem na trilha , existem outros pneus com desenhos bons pra 60% asf. , mas são bem mais caros tbm . Se erguer 3" como vc está pensando tem que mexer muita coisa , ergue só 1" que vc não precisa mexer em nada .
O Guincho , consegui um Work 2500lbs por 450 lts , mas o guincho é um investimento pera seu uso , qdo vc vender o carro tira ele . O meu vendi com tudo pq tinha comprado um Engesa e coloquei nele um Work 12000 lbs .
Tem camarada que compra Niva e vende rapidinho pq o consumo assusta um pouco , esteja preparado para esse detalhe ...
Se vc puder dar um pulo no poliesportivo de S. Bernardo vai ver um monte de adaptações em Nivas , toda terça das 20:00h em diante no começo da Av. Keneddy com a Sen. Vergueiro , perto do Carrefour , no estacionamento superior .

Paulonas4
13/09/2003, 21:01
Boas !

OK Eduardo ! eu realmente preciso ir até São Bernado e dar uma olhada nesta "feira" ou se não me engano é algum tipo de "encontro" dos camaradas da niva ABC..." .

Bom quanto a erguer o jipinho pelo que estou vendo vou ficar em 1" mesmo, sobre o consumo , já estou bem ciente do que vem pela frente...$$$ :cry: , acho que lá na Rússia o combustivel é muito barato $ :D . Bom estou estudando a substituição do motor ou a instalação de GNV até mesmo a tão comentada "preparação esportiva" feita pela AEROCAR ... . Você disse que usava um Work 2500Lbs, a instalação requer muitas adaptações ? Fica bom? o sistema elétrico tem que ser readequado eu creio, aliás , ele será pois pretendo instalar uns Watt's somando-se som,iluminação e acessórios... É .... eu gosto de planejar , está sendo uma boa o 4x4 Brasil, uma verdadeira mão na roda :!: :wink: e em quanto isso vou juntando minhas latinhas :wink:

Até mais
(Vou abrir um outro tópico somente sobre acessórios para o Niva)

monge
23/10/2003, 01:55
Fala Gente... :D

Não li o tópico todo não, mas na hora que vi as fotos já até estou imaginando o pé da conversa... :D :D

IMHO, eu acho uma tremende bobagem mudar totalmente a suspenção original da viatura por estes kits meia boca.... :shock: :? :)

Na suspenção original foi gasto engenheiros, cálculos e mais cálculos, testes e mais testes, e nada nada uns 20 anos de testes e ajustes aqui e ali. :shock: :? :)

Æ vc ve uma foto igual as que estão postadas aqui e fica doido. Acha o máximo!!! :!: Gasta uma quantia considerável numa adaptação que as vezes (na maioria das) não fica bom. :x

Mas, como diz o ditado: "Sua consciencia... seu guia..." :D

Eu não me arrisco nestas adaptações. Embora meu jeep já seja SPOA. :D

[]'s

Eugênio

Niveiro X
16/12/2003, 11:54
eu levantei do modo "normal" o jipe, ou seja, com o kit especifico. o problema é que mesmo levantando e rebatendo os paralamas, os pneus 225/55 firestone aro 15 está pegando(atrás) e por sinal em 1 lado mais que outro. Embora não esteja pegando muito, caso voce vá levantar e colocar pneus largos(o que eu considero o mais recomendado para seu uso-e o meu tb), é recomendável que voce troque os amortecedores também, principalmente os traseiros. Maiores e mais duros. Ouvi dizer que os da besta dão conta do recado. Eu fiz a besteira de colocar os do kadett no meu jipe, ai fica pegando as vezes. :wink:

Beto Lacerda
10/03/2004, 21:53
tava dando uma fuçada na net ,e achei algo que deve interessar os niveiros que estão querendo dar uma "erguidinha"
http://www.trilha4x4.com.br/dica29.htm
[]'s