PDA

Ver Versão Completa : Mecanica do JPX em um Willys



ricardolm
03/03/2005, 17:40
:D O meu mecanico tinha um willys com tudo do Jota, motor, cambio, etc... segundo ele ficou muito bom, so nao entendi como ele fez, pois segundo ele, foi mantido o radiador original do willys, segundo ele nao fervia nunca!! :shock:

Qdo eu for la novamente, se eu lembrar, vou levar a maquina fotografica para documentar este fato!!

Aproveitando, ontem eu reboquei uma engesa!! :D :) :D :) :D :P :wink:

falei para meu amigo que ia tirar foto (a engesa dele pifou o motor hehehehe)

[]s

Martin Melcop
03/03/2005, 18:10
O Willys eh mais leve que o jota isso ajuda, e se tiver um bom radiador o carro vai bem e sem problema.

nerinei
03/03/2005, 18:25
provavelmente ele tbm está trabalhando com uma pressão de turbo bem baixa, tbm devido ao menor peso pra empurrar....
se bem meu xud depois que dei uma geral não tá com vontade de verver mais não....

Beto
03/03/2005, 19:57
Estou colocando esse motor no rocsta, iria colocar o 2.5 maxion, mas não deu, então comprei esse e achei esses dias um intercoller do gol turbo, alguem já colocou? Melhorou? É só colocar ou precisa mecher em alguma coisa? Achei pequeno, ele não vai dar falta de ar?

nerinei
03/03/2005, 20:09
falta de ar ele não vai dar, mas talvez ele não de um ganho muito grande, vai depender da forma como for instalado...
depois de instalar é bom consultar um bombista, talvez seja necessário abrir um pouco o débito da bomba para ter um ganho melhor.....
Abraços

Beto
03/03/2005, 20:31
Mas será que vai compensar? Ou a diferença será muito pouca?

nerinei
03/03/2005, 21:00
Beto, pelo que eu andei vendo a diferença não é grande, mas é significativa.....pelo que eu estive conversando com meu mecanico, ele falou que eu posso esperar um ganho de cerca de 5%, sem alterar a pressão do turbo....ou seja, 3 ~ 3,5 CV....
embora seja uma diferença pequena, eu estou pensando em adotar, por que embora não seja um ganho grande eu estaria minimizando o problema de superaquecimento do XUD....
o que o pessoal costuma fazer é aumentar a pressão do turbo, quando instala o intecooler....já que você tem uma refrigeração extra, teoricamente dá pra aumentar a pressão do turbo um pouco e continuar não fritando tudo.....mas acho que o XUD já trabalha no limite, então aconselho não usar mais do que 0,4 ~ 0,5 BAR no turbo......
Abraços

Beto
03/03/2005, 23:35
Vc. nunca viu nenhum instalado? Muita gente reclama que o JPX esquenta, mas tem gente que nunca teve esse problema, será que é por causa de manutenção? Será que se melhorar o radiador e ventuinha já não resolve esse problema? Acho que no meu caso vou esperar p/ ver como que vai ficar o desempenho dele, pra depois partir p/ pressão, intecoller e bomba.
Como que é o jota em baixas rotações, tipo sem a turbinar acionar, com uns 1800 a 2200 rpm? Ele tem força? E qual o limite final de giro? E qual a rotação ideal p/ andar?
To enchendo o saco né, só mais uma perguntinha, ele tem 90cv? A diferença é muito grande para os da 504?

nerinei
03/03/2005, 23:52
Já vi instalado de marea turbo e me disseram que o resultado foi bom, é como eu falei, nao fez milagre, mas o ganho foi sensível e melhorou o problema de superaquecimento.
o superaquecimento eu posso falar da minha experiencia.
o XUD ferve e ferve bonito, se quando eu peguei meu jota eu já não tivesse avisado disso, tinha fundido ele faz tempo.
o que resolveu no meu foi até bem fácil, tive que tapar uma mangueira que sai da valvula termostática e volta pra bomba, ou seja recircula água quente sem passar pelo radiador!!! e depois peguei a mangueira que sai do trocador de calor do óleo e joguei ela pro radiador....e fim completo dos meus problemas de aquecimento....posso colar o pé embaixo em uma subida bem forte que ele esquenta mas não chega no vermelho....
a sim ele está com duas ventoinhas, mas o radiador é o original...
estou pensando de colocar o intecooler só pra garantir....:D
pelo que eu sei o xud9 tem 91 cv com o turbo em 0,7 bar(?dúvida?)....o xud7 que equipa a 504 tem 70cv...
sobre força em baixa ele é meio fraquinho.....mas tipo, pro beu uso tá dando conta....e quando a coisa aperta eu nem penso muito e jogo a reduzida....aí ele vai pra qualquer canto fácil....rotação boa de trabalhar, pra mim é de 3000 - 3300 rpms.....velo de cruzeiro entre 100 - 110km/h
Abraços

Beto
03/03/2005, 23:59
E como que ele é de força em baixa rotação? Ele perde muito nas subidas? Pq. o rocsta com pneus maiores fica triste de andar na cidade, na trilha vc. coloca e reduzida dai sem problemas, mas na cidade...... aiaiaia..... e na estrada em subida tb. é triste e de 5, 4, 3 e giro a 2500 p/ não forçar a 70km.
O jota perde muito em subidas ou a trubina mantem a velocidade?
No caso de colocar pneus maiores, sem exagero, 16x7.50, perde muito?

nerinei
04/03/2005, 00:09
o xud tem que aprender a usar......agora que eu já acostumei, eu ando com ele em um ritimo bom, e nem sinto muito falta de força, mas no começo foi embaçado....
na subida não tem como, ou sobe o giro ou ele não anda.....a 2500, não sobe nem subidinha fraca....viu subida não tem jeito, marcha pra baixo e giro sempre acima de 3000, de preferencia entre 3500-4000 se a subida for forte....
eu costumo andar com ele acima de 3000 que é justamente pra ter força, senão qualquer subidinha pede quarta.....
agora na cidade é de boa, nunca senti falta de força...e olha que meus pneus são maiores que os originais....to com uns 31"...qual o peso do rocsta???
Abraços

Beto
04/03/2005, 00:19
se eu não me engano entre 1500 a 1800. Esse motor chega a 4000 rpm na boa? O 2.2 magna ( besta, sportage) com 3000 já está forçando.
Como que pe sair com ele de primeira em um farol com subidão? O rocsta tem que queimar a embreagem e pasciencia.

nerinei
04/03/2005, 00:59
até 3500 ele trabalha de boa, 4000 ele tá "gritando", mas como a máxima do jpx é 129 km/h e nessa velocidade o xud está a singelos 4500rpm´s, acredito que esticar 4000 eu ainda não esteja matando o motor.....
o peso do rocsta é parecido com o do jota....sei lá, quando a subida é muito forte, engata a reduzida por que senão a embreagem vai mandar aquele abraço.....é meio chato por que depois tem que parar e desengatar, e nem sempre o transito permite, mas como a embreagem é cara, acho que vale a pena.....:(
agora é muito raro eu ter que fazer isso.....acho que quando eu vou levar os parentes no cristo redentor, se eu tiver que parar aí só na reduzida pra começar a subir novamente, mas lá tem uns lugares que é uma pirambeira que vale a pena..... :D

Beto
04/03/2005, 08:39
é parece que temos o mesmo problema, no meu caso acho que é um pouco pior, o negocio é esperar e analisar a diferença, já estou montando, só falta acertar a furação da flange ~p/ acertar o conj., depois vem coxim, mang., etc..... mas o principal já está quase pronto.
Esse cabeçote dá muito problema, com trincas? O meu é uma tranqueira, se começar a força ele trinca inteiro e se deixar ferver, pode ter certeza que vai dar alguma zica no cab.

nerinei
04/03/2005, 10:34
Cabeçote de alumínio é assim mesmo, ferveu já era....empena mesmo...
agora nunca tive problemas com trinca....nem é um problema muito comum de se ouvir falar....
se colcar um cambio clark você vai ter menos esse problema de arrancadas, por que ele tem a primeira uma coisinha mais reduzida que o cambio peugeot......mas o custo da troca é alto...
Abraços

Beto
04/03/2005, 10:58
Mas meu cambio é diferente, acho que não saiu na pegeuot e nem nas bestas, talvez seja igual da sportage. Menos mau, pq. o cabeçote da kia não presta, qdo. fiz meu motor, o cabeçote tinha trincas, qdo. comprei o outro com motor estourado na loja kia, tinha uma sportage 2.0 turbo acho que 2002 com o cabeçote ruim, a sportage da minha noiva vendeu e o cara tb. teve problema de cabeçote, outra conhecida, sportage 2003, comprou 0km, tb. teve problema de cabeçote. Não sei pq., acho que o material de lá não deve prestar.

gvogetta
06/03/2005, 23:04
Caros,

Realmente os cabeçotes dos motores da Kia são muito ruins... Ou há alguma outra coisa de errado com estes veículos/motores. Basta ver a quantidade destes veículos nas oficinas de motores. Numa oficina de um conhecido meu aqui em Curitiba, estes dias havia 6 veículos Kia na fila, 2 bestas, 3 Sportages e um Rocsta. Das 3 Sportages, 2 eram 2003 e uma 2002... :shock:

Diagnóstico de todos: cabeçote empenado!

Saudações,

Beto
07/03/2005, 08:48
Nos casos que eu passei o problema foi trincas no cabeçote, pergunta pro seu conhecido se esses cabeçotes tinha trinca, não pq. acontece isso? será que é o material?

J. Alberto Berwanger
25/03/2005, 22:42
Pergunto:
Por que investir na instalação deste motor?
Não melhora o desempenho do Willys, acho que piora por ser um Diesel x Gasolina.
Só p/ andar de Diesel?
O motor tem sérias dificuldades no fornecimento de peças.
O investimento não feito, daria p/ andar muito tempo à gasolina.
Se o Willys está bom, ponha um motor de verdade.
Este negócio de cuidar de mais um ponteiro (da temperatura) além combustível!!!!
Tô fora
Abraço
Alberto