PDA

Ver Versão Completa : Capotar????? Ou não Capotar???



Renatão
01/03/2005, 13:34
Sou niveiro de primeira viagem!!!

Tenho um certo receio, por minha falta de experiência, em capotar o carro. Gostaria de saber sobre os macetes e o grau que posso transpor com o meu Niva.

:?:

Renatão

FrommarS
02/03/2005, 01:55
Normalmente o grau máximo de inclinação lateralque sugerem pros jipes é 30, ao menos é o que tem na ficha técnica do meu e da maioria que vi por aí.
Se não me angano os inclinometros também tem esta medida como limite....

hasta luego.... tb nas primeiras investidas

NeRo
02/03/2005, 08:53
Fala Renatão!
Pinga aí Marciano!

Renato... velho... vou te dizer uma coisa... só se aprende fazendo... :|
Você lê tudo que aparece, pesquisa no fórum mas o que funciona mesmo é o lema: "macaco vê, macaco faz".

Na minha opinião inclinômetro não serve pra nada, porquê na hora que o bicho estiver inclinado você nem vai lembrar dele! :mrgreen:

Eu também estou aprendendo e até agora só fiz cagada...
Quando estiver na trilha com o pessoal, pergunte, saia do carro e observe como os colegas passam, legal um cara experiente sentar do seu lado para orientar a passagem.
Essa última aconteceu comigo, uma subida erodida que o pessoal apanhou bem pra fazer, sentou um amigo que manjava do lado orientando e foi de primeira! :twisted:

Ah! Bem vindo!

DougBRSP
02/03/2005, 11:29
Olá Renatão

Pelo que sei, para evitar a capotagem em uma inclinação lateral, ao sentir que o carro começa a virar deve-se virar as rodas para o sentido em que o carro está tombando, a reação geralmente é o contrário e virar as rodas no sentido de subida da inclinação é capotada certa, mesmo assim nada garante que vc não vá capotar um dia, então vale uma boa checada no cinto de segurança e ao tombar, manter as mãos no volante, pq a reação normal é tentar segurar o jeep com o braço pela janela.. eu sei pq jah fiz isso :oops: felizmente nao ocorreu nada, mas podia ter sido pior.

[]s

Wallace
02/03/2005, 13:25
Manter as mão no volante pode ser perigoso também.
O ideal é manter junto ao corpo.

Martin Melcop
02/03/2005, 17:35
daqui a pouco o cara nem vai querer sair de casa

NeRo
02/03/2005, 18:52
Fala Die!
Ninguém aqui falou que jipe tomba só de olhar. :D
Ele quer aprender os macetes, só se aprende fazendo.
O que transpor com um Niva? Onde ele não conseguir passar alguém puxa! :D
Não tem maiores traumas... 8)

FrommarS
03/03/2005, 02:04
Onde ele não conseguir passar alguém puxa!
Não tem maiores traumas...



ou não

NeRo
03/03/2005, 07:41
Boa Marciano! :mrgreen:

Renatão...
Velho o Niva é valente pra caramba! Você irá se surpreender com o que o bichinho é capaz de fazer! :D É só botar o pé na lama...

Eu já tombei, voltando pra casa, no asfalto, foi uma BURRICE sem tamanho! :x
E na trilha já levei um susto, por falta de experiência, fiquei preso demais à literatura, achei que sabia o que fazer e quase me ferro. Converse sempre com o mais experiente sobre o que fazer.
As vezes as pessoas acham que você sabe, mesmo quando não sabe!

E tem um certo porco-doido no fórum que anda aprontado também. :D

Não tô querendo assustar ninguém, só passando minha experiência pessoal... existem trilhas perigosas e trilhas que não oferecem perigo algum. :D

Acompanhe o tópico Trilhas Off-Road, é só chegar e já ir postando...
Abraço!

Renatão
03/03/2005, 12:07
VALEU A FORÇA GALERA!!!

Primeiro vou fazer uma revisão, porque está com vários estálos na frente, principalmente após passar em uma valeta, o engraçado é que sempre após o primeiro estalo, estala novamente.

e Depois vou colocá-lo na lama e capotar até apreender...hehe!!!

Martin Melcop
03/03/2005, 12:48
Nero,

onde foi isso q todos passaram e vc não?

FrommarS
03/03/2005, 12:58
onde foi isso q todos passaram e vc não?



Desculpe-me a intromissão....

Foi na Serra do Japi I... tem um tópico com fotos ... o Nero Ficou na primeira versão da trilha ... choveu.....
Já na segunda vez que fomos... JapiII The Mission... tava seco e todos passaram... F75s, Samurais, Cjs, Engesas, Niva, Javali... e alguns estavam com pneus AT ...
Ah a foto de assinatura do Lubento é o tal buraco.



VALEU A FORÇA GALERA!!!



Velho ... apareça no Ibira que depois de conhecer o povo ... seus receios terminarão ... além de ter gente bem experiêntes os cara dão a maior força...
Somado a um pouco de porralouquisse, e muita observação vc vai na boa...
E o Niva é valente mesmo... para vc ter idéia foi um niva original com pneus quase AT que nos guiou no Japi... veja as fotos....

Hasta Luego

Hélio
03/03/2005, 16:15
Na minha opinião inclinômetro não serve pra nada, porquê na hora que o bicho estiver inclinado você nem vai lembrar dele! :mrgreen:



Serve pra enfeitar o painel, principalmente se for CJ :roll:


[]'s com painel enfeitado

billj
03/03/2005, 16:57
Porra, tudo mundo fala como capotar fosse o fim do mundo............. :roll:
























:mrgreen:

Abraços virados,

Martin Melcop
03/03/2005, 17:10
Bill,

o meu problema não é a capotagem em si é o custo dela depois, dependendo da situação o custo vai ser bem alto, isso no Troller, agora se for com o JPX eu estou pouco me f*&%$#

NeRo
03/03/2005, 17:14
Porra, tudo mundo fala como capotar fosse o fim do mundo............. :roll:
Você já tá acostumado, né?
O meu problema, para ser sincero é não ter dinheiro para arrumar depois. :D

Die... Quando for capotar o Enterprise Canguiça me chama! :twisted:

billj
03/03/2005, 17:48
Também não tenho grana para arrumar depois, por isso não arrumo............. :wink:

NeRo
03/03/2005, 18:30
Também não tenho grana para arrumar depois, por isso não arrumo............. :wink:
:lol:

Sergio Rocha
03/03/2005, 20:56
Também não tenho grana para arrumar depois, por isso não arrumo............. :wink:



Como vc mesmo disse em outro topico "carroceria é opcional " :lol:



[]'

Renatão
04/03/2005, 10:50
Eu já capotei outro carro. É adrenalina pura.

Acredito que tenho receio, pois após capotar ficarei anos para voltar a andar com o Nivinha!!!

A galera cola sempre no Ibira?? Todas as quintas?? Preciso mesmo de uns toques e principalmente uma galera que me reboque nas primeiras trilhas!!! :lol:

FrommarS
04/03/2005, 13:46
A galera cola sempre no Ibira?? Todas as quintas?? Preciso mesmo de uns toques e principalmente uma galera que me reboque nas primeiras trilhas!!!


Sim Senhor....

Vai experimentando as brejas .... qdo vc tomar a mais quente ... chegou esta é a barraca do Cabral... olhe do lado do frezer um monte de mentiroso contando história... a maioria bêbado

DICA:... se quiser ser aceito ... lembre-se de sempre ter os bolsos cheios das fichinhas amarelinhas..... e não deixe ninguém de lata vazia na mão.... faz bem tb levar um aperitivo... ontém tinhamos dois tipos de bagaceira portuguesa e jurupinga... :twisted:

hasta quinta... e não esqueça a DICA :mrgreen:

NeRo
05/03/2005, 11:16
Serve pra enfeitar o painel, principalmente se for CJ :roll:
Ou pra tirar foto! :D
O Marcelo da Megajabiraca sempre tira uma foto ou filma o aparelho marcando a inclinação. :lol: Pode estar com a cara colada no vidro que ele arruma tempo pra isso. :wink:

Edintruder
05/03/2005, 16:46
Já tomei muito escorregão lateral na Ranger, e com o cu na mão pois se virar vai sair muito $$$ parra arrumar. O último foi de noite no pé de um morro de areia na esquerda e mato de junco na direta e eu indo até a venda mais próxima pegar água para o acampamento!

Juninho
04/04/2005, 21:28
dae galera !!

Meu recio no meu Samuka é qto ao entre-eixos ... na mina opinião parece ser muito curto .. o que facilita ( eu magino) capotar num descida mto ingrime ou num subidão daqueles ..

outra coisa ... bill .. o fato de eu achar que o meu samuka torce pouco o chassi em lugares mto acidentados ..( valetas ...erosões) ... parecendo um agangora em certos lugares ..deve-se ao pequeno curso de supensão????? ..(detalhe: rancho 5000 na frente ... traseiros originais ... jumelo alto .. feixes originas )

Valeu galera !!

[ ]´s .. concordando com o Die .. $$$ pra arrumar depois .. problema dos grandes !

Pedro Freitas
18/09/2005, 15:01
Capotar faz parte.
Quando voce sentir que o jeep vai capotar, cuidado, fique no seu lugar com os braços junto ao corpo. Já vi gente querendo sair do jeep e com o balanço do corpo o jeep pode cair em cima da pessoa... mto cuidado. :wink: sempre peça ajuda.
Abraços

lucas felipe
18/09/2005, 19:23
Galera !

"Capotar não é o fim do mundo, somente da lataria e do seu bolso" :mrgreen: :mrgreen:

Fabil
26/09/2005, 19:10
pra quem tá com medo de capotar..
capotar de frente ou de ré, só se o cara estiver literalmente escalando paredes, JUNINHO, fique tranquilo, samurai mesmo com seu entre eixos curto, capotar de frente/tras é bem improvavel ( só se vc fizer muita merda mesmo), eu já embiquei o meu que nem eu acreditei quando ví o barranco, mas foi na boa...

acho que pra galera que ainda é novato, o negocio é NAO abusar e ir aos poucos conhecendo os limites do seu jipe, tipo assim, vai testando aos poucos os limites, quanto a capotar de lado, dá pra ir testando na manha, numa trilha num lugar onde tem inclinacao lateral, mas tem um barranco dá pra ir testando o limite e se tombar o maximo vai ser um encostada de leve num barranco. obvio, nao experimentem fazer isso na beira de um precipicio :wink: :!:

inclinometro, boberometro , baramgometro, nao servem p/ nada...

T+

Edintruder
27/09/2005, 20:34
Em casos de capotagem SEMPRE segure firme o volante com as DUAS mãos e calce o pé do lado que o Jipe está virando. Isso salva muitas vidas em empilhadeiras nos casos de capotagens e com certeza ajuda bastante a sair ileso de uma capotagem no Jipe.

lucas felipe
28/09/2005, 23:52
Edintruder,

Sem contar que a presença de uma gaiola, banco concha ou apenas cinto quatro pontos
ajuda não é ? :D

Bom mais nem todo mundo tem grana para bancar esse equips... mais isso é quase
obrigatorio em veículos off-roads...

NeRo
29/09/2005, 07:20
Uma gaiola básica, aproveitando o Santo Antonio, não fica tão cara.

Giovani
29/09/2005, 23:21
Em casos de capotagem SEMPRE segure firme o volante com as DUAS mãos e calce o pé do lado que o Jipe está virando. Isso salva muitas vidas em empilhadeiras nos casos de capotagens e com certeza ajuda bastante a sair ileso de uma capotagem no Jipe.
Epa... Numa empilhadeira concordo. Mas num veículo que pode estar numa velocidade maior ou rolar por um barranco, a última coisa que vc deve fazer é segurar firme no volante. Ou vc consegue controlar, evitando a capotagem, ou larga de vez.
As rodas podem sofrer um impacto, forte o suficiente para quebrar os dedos da sua mão. O correto é estar usando o cinto, 3 pontos no mínimo, 4 ou 5 pontos, com banco concha (ideal para jeeps), e cruzar os braços junto do peito, fazendo um X. Assim não sobra mão nem braço para ser batido ou quebrado. :concordo:

[]'s

SmootH_
10/01/2006, 19:50
me diz uma coisa
como seria um cinto de 5 pontos?
abraço!

Giovani
10/01/2006, 20:27
me diz uma coisa
como seria um cinto de 5 pontos?
abraço!

http://www.corsaracing.com.br/produtos.asp?id=48

[]'s :concordo:

Wallace
11/01/2006, 13:38
O 5 ponto passa no meio das pernas, é muito util para evitar que a fivela fique subindo como acontece num de 4 pontos.

samukanvas
15/01/2006, 12:13
Melhor que o de 5 pontos (cinto de menina) é o de 6 pontos :concordo: Te digo o porquê: é que ao contrário do de 5 pontos, onde o cinto inferior passa pelo meio do seu saco (separando os bagos, o que não é muito confortável), o de 6 pontos passa pelas duas virílhas, deixando as bolotas livres de qualquer acidente :concordo: Por isso que o cinto de 5 pontos é de menina... lá no meio eles travam que é uma beleza.... :roll: :concordo:

Acho que a principal funcão desses cintos de 5 e 6 pontos é evitar o efeito "submarino" que é quando vc tende a escorregar com a bunda pelo banco em direção a pedaleira numa batida ou freiada mais brusca.... esses cintos são obrigatórios em competições de fórmulas pela posição que se anda.... que é praticamente deitado.

abs

Wallace
15/01/2006, 12:20
Como voce falou, é mais usados em formular pela posição de dirigir.
Em jipes o 5 ponto normalmente nem deveria encostar em vc se bem instalado.
E pela posição do banco não tem como afundar nele.

samukanvas
15/01/2006, 12:32
Wallace,

Eu acho válido usar cintos de 4 pontos pelo menos pela segurança.... é um bom investimento. Os de 5 ou 6 pontos podem não ser necessários, principalmente se o jipe tiver um banco concha bom que contribua cancelando o efeito "submarino" (é claro que o cinto deve estar bem apertado. Caso contrário o banco não ajuda muito). :concordo:

Só uma coisa acho que vc está equivocado :roll: . Em qualquer cinto de segurança, a folga pode ser muito perigosa. Principalmente em acidentes. Essa folga faz com que o corpo seja jogado contra o cinto podendo causar lesões graves. O ideal é andar com o cinto bem "justo" porque assim o corpo acompanha a desaceleração do carro. :concordo:

PS: Veja que vc pode até montar o cinto de 6 pontos a partir do de 4 pontos.... as duas cintas inferiores são presas nas cintas que passam pela cintura.... http://www.sparco.it/catalogo/BinaryPreview.aspx?objType=objSchedeProdotti.Immag ine&prodottoID=428

Sandro Tannuri
15/01/2006, 17:01
Rodrigo,

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
No regional de Gol aqui no RJ um cara quebrou o esterno (com "S" mesmo é um osso que fica no peito) por usar cinto frouxo.
Cinto tem que ficar apertado sempre. Eu uso ele frouxo no trial para conseguir enxergar, assim que vou passar um lugar mais complicado aperto ele.


Abraços,

Wallace
16/01/2006, 10:15
Claro que cinto é sempre bem apertado, mas dependendo da instalação como falei o 5 ponto é basicamente para evitar que a fivela suba, ai ele pode mal enconstar no corpo.
Mas ai é quando fica dificil ter o efeito submarino, mas é claro que ele também evitaria tal efeito.
Mas quando o banco é bem deitado, ai sim deve ter o 5 e/ou 6 ponto apertados e junto ao corpo, ai como voce falou o com 6 pontos é mais confortavel...