PDA

Ver Versão Completa : Intalacao de px em Vitara 95 3p, Alguem tem alguma dica?



Augusto_Bnu
17/02/2005, 01:33
Comprei um vitara 95 super inteiro de uma menina q soh usava na cidade, agora quero deixar ele bala para fazer viagens.
Pretendo instalar um px...
Alguem sabe de algumas dicas de aparelhos, antenas, e local de instalacao do radio e antena, levando em consideraçao q este eh meu unico carro, ou seja: irei usa-lo no dia-a-dia....
Obrigado desde entao....
Augusto....

Fábio
17/02/2005, 11:30
O Cobra DXII cabe direitinho no buraco do cinzeiro de alguns Vitaras. Verifique se é o seu caso.

Quanto a antena, sugiro as Aquarius B2070 ou B2080. Eu uso a B2050 e mesmo com um ganho inferior às duas primeiras me atende muito bem.

[]´s

Augusto_Bnu
22/02/2005, 12:35
Nao, no meu nao cabe.... Acredito q soh nos 97....
Valeu..
Obrigado.....

LuizCabral
22/02/2005, 20:01
Quando eu tinha o meu vitara eu usava embaixo do volante, logo abaixo do painel. Para fixar eu fiz 2 furos no painel.

chris_scub
28/07/2005, 15:59
instalei no meu vitara 3D na parte de cima, logo abaixo do espelho interno. Fiz um suporte com chapa, preso nos parafusos que seguram o retrovisor, coloquei conduite preto plastico de 3/8 e passei toda fiacao pelo conduite. O comprimento do cabo (sem cortes) deu certinho até na parte traseira onde está a antema MMole.

Ficou show e funciona tudo perfeitamente, até pq o falante do PX tem saida por baixo no radio, que nao abafa a escuta.

Abs em QAP!
Chris - Vitara 3D
Jundiaí - SP

mir000
14/09/2005, 21:58
Fala Augusto, blz???

Instalei o meu essa semana e achei um bom lugar...

Debaixo ( por tras) do painel (atras da manopla da marcha)... Fixei com umas chapinhas com buracos para parafusos e ainda usei um retalho de espuma pra o radio ficar bem justo...
Ele ficou um ligeiramente suspenso e como não tenho carpete, o som não ficou abafado...

Segue alguma fotos... :concordo:

http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/mecanica/px1.jpg

http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/mecanica/px3.jpg

http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/mecanica/px4.jpg

http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/mecanica/px5.jpg

[s]

gustavo signori
16/09/2005, 00:27
olá a todos.

augusto aqui vão as dicas de como instalei o px no meu vitara.

se v. ainda não tiver o rádio, prefira os cobra. é uma boa marca e com preço acessível. se quiser algo melhor, procure um cobra mais antigo usado, preferencialmente de 1990 p/ baixo. os novos tem +- 2 ou 3w de saída. o meu tem 5w de potência de saída e é de 1989, só que é bem mais caro e difícil de achar. tem também yaesu's motorola's, keenwood's só que são caros e não os conheço muito bem.

quanto à antena existem vários tipos:

tem umas com base imantadas para colocar no teto do carro. são pequenas 0,5 m, e v. pode tirar qdo. quiser. as desvantagens são que elas podem riscar o carro e tem baixo ganho.

tem umas pequenas fixas tambem com 0,5 m, inconveniente é tambem o baixo ganho.
nas duas acima se compensa a impedância com bobinas na base ou no meio da antena.( isto já vem montado na antena).

há algumas que v. pode chamar de média tem 1,5 m, são fixas, e na minha opinião são as de melhor custo-benefício, pois a fixação pode ser menos robusta, v. pode entortá-la para passar por lugares baixos, estéticamente fica bonita no vitara, tem um bom ganho e potência e precisa de pouca compensação com bobina.

e por último tem as antenas ( são comercialmente chamadas de "maria-mole") de quase 3,0 m de comp. é exatamente 1/4 do comprimento de onda da citzen band que é a faixa que o px opera, logo não precisa de bobina. técnicamente é a melhor antena de todas, mas praticamente não satisfaz muito pois a sua base tem que ser reforçada devido ao seu peso e tamanho e na minha opinião não combina no vitara.

as boas antenas são sempre com a haste de aço inox e os demais componentes em metais de boa qualidade (não oxidam) e preferencialmente com conector para o cabo ( há algumas com o cabo ligado direto). a minha é da antenas presidente prudente é uma das melhores aqui em sp. o preço varia muito, pesquise bastante.

quanto ao lugar pra por o rádio, tinha feito a mesma coisa que o chriswebhot, só que, no meu vitara acredito que devido ao peso do meu rádio, ele ficava balançando, e não tinha lugar p/ por o mike, tinha que deixá-lo no painel e ficava aquele fio pendurado bem na minha frente, além de chamar a atenção dos "mano".

acabei optando por colocá-lo dentro do porta-luvas. foi quase "p'np". perdi um pouco de espaço mas acho que ficou bonito, funcinal e discreto.

minha antena eu coloquei na porta traseira no canto direito, sobre aquele plástico preto que fica em cima da dobradiça superior pelos seguintes motivos:
a antena já fica com a sua base aterrada diretamente na lata da tampa, a lata ali é mais reforçada, se precisar entortar a antena para passar em lugares baixos posso fazê-lo no sentido transversal do carro e a porta traseira ainda fica funcional, não é preciso furar a lata para a passagem do cabo pode passar pelo vão da porta sem problemas e já tem a bucha de passagem dos fios da porta alí do lado ( mas infelizmente precisa furar pra fixar o suporte da antena).


dicas:

nunca corte o cabo da antena, ele já vem calculado para a imedância e comprimento de ondas correto. se sobrar cabo, deixe a sobra jogada dentro das forrações do carro, mas nunca enrolado v. fará outra "bobina" deste modo.
tenha certeza da impedância da antena que deve ser 50 ohms. e de que a base da antena está garantidamente aterrada na estrutura do carro ou seja, -12 vcc e finalmente de que a antena não está em curto.
nunca tecle o mike do rádio com a antena desconctada, ele queimará.
é aconselhável conectar o mike antes de ligar o rádio.
qdo v. for comprar a antena certamente te empurrarão uma base cheia de frescuras para a antena, prefira fazer a sua com chapa de 1"x 1/8 com 0,12m de comprimento dobrada em 1/4 do comprimento, que já é mais do que suficiente e sai de graça em qqr serralheria.


se tiver dúvidas consulte rádio-amadores que na maioria são gente boa e "dão" as dicas.

espero ter ajudado.

mir000
16/09/2005, 09:56
Olá gustavo signori,

tem como postar uma foto pra gente ver como ficou... Idéia muito boa, tenho medo do PX chamar atenção dos "mala"... :evil: :parede:

No mais éh isso!!!

[s] em QAP

Grassmann
29/05/2006, 13:20
Eu tenho um Vitara 97 e instalei o PX recentemente.

Aproveitei a caixa do relógio no painel, logo abaixo do CD player. O relógio eu não usava mesmo...

O mecete é retirar o relógio, cortar o paniel frontal dele no tamanho do PX e o fundo da caixa do relógio. Ajuste o PX por ali, e pronto! Para cortar o plástico da caixa do relógio, usei uma faca velha aquecida. Aquecia um pouco, cortava um pouco... Depois dei uma lixadinha pra tirar as rebarbas.

A antena instalei sobre o acabamento plástico na porta traseira. Assim ela atrapalha menos do que do lado do motorista. Utilizei uma B2080 da Aquário, que não fica excessivamente alta.

Para prender o suporte da antena (Aquário para porta-malas) foi necessário desbastar o plástico na parte superior e forçar um pouco o suporte para deixá-lo mais aberto. Ficou 10!

Seguem as fotos...

Grassmann
29/05/2006, 13:25
Ops...
As fotos da antena... hehehe