PDA

Ver Versão Completa : Eloi Mendes / Varginha até São Thome das Letras



Carlos Monaco
11/02/2010, 14:49
Pessoal,

estou indo para meu sítio neste carnaval, e a namorada do meu primo levantou a sugestão de ir conhecer São Thome das Letras~.

Pelo Guia mais, dá uma distancia de 330 km, acho mta coisa para fazer bate volta, então olhando no Google Earth, vi que tem alguns caminhos de Três Corações para São Thome, que parecem ser bem mais curtas (aparentemente 40 km), então pergunto para o pessoal da região ou para os que conhecem algum caminho para chegar.

Lembrando que tenho uma S10 4x2, porém não tenho medo de barro muito menos estrada de terra, todas as sugestões de rotas, são bem vindas.

Sei que está bem em cima, mas espero ajuda da galera.:concordo::concordo:

Girti
11/02/2010, 15:16
Pessoal,

estou indo para meu sítio neste carnaval, e a namorada do meu primo levantou a sugestão de ir conhecer São Thome das Letras~.

Pelo Guia mais, dá uma distancia de 330 km, acho mta coisa para fazer bate volta, então olhando no Google Earth, vi que tem alguns caminhos de Três Corações para São Thome, que parecem ser bem mais curtas (aparentemente 40 km), então pergunto para o pessoal da região ou para os que conhecem algum caminho para chegar.

Lembrando que tenho uma S10 4x2, porém não tenho medo de barro muito menos estrada de terra, todas as sugestões de rotas, são bem vindas.

Sei que está bem em cima, mas espero ajuda da galera.:concordo::concordo:

Carlos, o caminho "oficial" para STL é o que passa por Três Corações. Há outro por Cruzília, mas seria um grande desvio para quem vem de Elóis Mendes/Varginha.

Entretanto, devo prevení-lo, se é para fazer um "bate-e-volta", passando apenas o dia lá, não recomendo. Em primeiro lugar, porque provavelmente a região vai estar lotada de turistas, e a muvuca irá atrasar qualquer programa que você pretenda fazer por lá. Segundo porque as atrações de STL estão distantes, tanto da cidade como entre si, o que faz com que um dia não seja suficiente para fazer muita coisa.
Resumindo: se for só para passear pela região, menos mal, dá para fazer, mas prepare-se para algum movimento nas estradas da região. Mas se for para conhecer STL, acho que é melhor você deixar para fazer isto com calma, reservando no mínimo dois dias para isto, de preferência em um fim-de-semana normal ou em um feriado menos movimentado.

Carlos Monaco
11/02/2010, 15:33
Carlos, o caminho "oficial" para STL é o que passa por Três Corações. Há outro por Cruzília, mas seria um grande desvio para quem vem de Elóis Mendes/Varginha.

Entretanto, devo prevení-lo, se é para fazer um "bate-e-volta", passando apenas o dia lá, não recomendo. Em primeiro lugar, porque provavelmente a região vai estar lotada de turistas, e a muvuca irá atrasar qualquer programa que você pretenda fazer por lá. Segundo porque as atrações de STL estão distantes, tanto da cidade como entre si, o que faz com que um dia não seja suficiente para fazer muita coisa.
Resumindo: se for só para passear pela região, menos mal, dá para fazer, mas prepare-se para algum movimento nas estradas da região. Mas se for para conhecer STL, acho que é melhor você deixar para fazer isto com calma, reservando no mínimo dois dias para isto, de preferência em um fim-de-semana normal ou em um feriado menos movimentado.


Obrigado pela resposta rápida, agora que surgiu a idéia, estou com vontade de ir no domingo, para conhecer alguns pontos da cidades como as igejas, casarões e o tal do disco porto, não pretendo conhecer a cidade inteira (mesmo pq não daria tempo), mas que para uma próxima visita, possa ser feita com calma e com mais planejamento:mrgreen::mrgreen:

O transito vai ser consequencia do carnaval, mas por lá domingo de manha não deve estar movimentado, mesmo pq melhoram mto a estrada de eloi até três corações.

Tem alguns pontos que vc me indicaria para fazer esse bate volta????

Girti
11/02/2010, 15:56
Obrigado pela resposta rápida, agora que surgiu a idéia, estou com vontade de ir no domingo, para conhecer alguns pontos da cidades como as igejas, casarões e o tal do disco porto, não pretendo conhecer a cidade inteira (mesmo pq não daria tempo), mas que para uma próxima visita, possa ser feita com calma e com mais planejamento:mrgreen::mrgreen:

O transito vai ser consequencia do carnaval, mas por lá domingo de manha não deve estar movimentado, mesmo pq melhoram mto a estrada de eloi até três corações.

Tem alguns pontos que vc me indicaria para fazer esse bate volta????

Carlos, estive em STL em 1986, depois nunca mais voltei, pois não gostei da cidade, muita sujeira, muita miséria. Pelo que eu soube de gente que foi depois de mim, isto não só não melhorou, como piorou, devido ao maior número de visitantes que há hoje em dia. Os lugares que eu gostei ficavam fora da cidade, eram cachoeiras, mas eu não saberia lhe dizer como chegar lá. O que posso dizer é que a região é bonita, mas nada muito diferente de outras partes do Sul mineiro, e as coisas bonitas que você poderia ver na cidade... bem, como eu já escrevi, acredito que STL vai estar lotada de turistas, portanto o risco de, ao visitar a cidade, você não ver nada a não ser carros e gente é bastante grande.

O que você talvez possa fazer, para "enganar" a muvuca, é sair beeeeem cedo de São Paulo (4:00/5:00) e ir diretamente para STL. Chegando lá no sábado bem cedo, provavelmente a cidade ainda não vai estar lotada, pois os turistas ainda estarão chegando ou no caminho para lá. Assim, você poderá passar a manhã e parte da tarde passeando lá e depois seguir para o seu sítio, aproveitando o fato de ter luz do dia até por volta das 20:00, devido ao horário de Verão.

Carlos Monaco
19/02/2010, 10:03
Bom abri o tópico e agora vou colocar meu relato sobre São Thome das Letras.

A distância de Varginha para STL é de mais ou menos 70km, as estradas estão muito boas, asfalto novo e bem sinalizados.

Como fui de Eloi Mendes, tive que entrar por dentro de Três Corações, dentro da cidade existem placas indicativas para se chegar a STL, porém ainda precisam melhorar pois em alguns momentos, elas somem e vc precisa perguntar como pegar a estrada para STL.

Em STL as ruas são de pedras (não de paralelepipedo), por sinal é bem ruim de se andar, o carro fica pulando mais do que em estrada de terra.

A cidade em si é bem pequena é existem 5 ou 6 pontos turísticos dentro da cidade, o outros ficam a pelo menos 10 km da cidade e normalmente em estradas de terra, com muita poeira, mesmo assim todos os pontos são sinalizados por placas dentro da cidade e durante o caminho.

Para quem gosta de acampar, existem muitas opções, acho que nunca vi tanto camping por metro quadrado, devo ter visto mais de 10 placas de campimg.

Eu particularmente, não achei a cidade tão suja e tão pobre como o Griti comentou, pelo que vi a cidade deve ter melhorado bastante de 1986 até hoje. Porém à cidade é muito mistica, e por isso existem muitos ripes, por sinal alguns bem estranhos.

Como fui no domingo de Carnaval, as cachoeiras estavam lotadas e por isso fui em apenas uma. No centro existem bastantes lojinhas com bastante pedras e artesanatos.

Acho que vale a pena conhecer, mas para passar um fim de semana só se voce for de loge.

Carlos Monaco
19/02/2010, 10:10
Algumas fotos da estrada para STL

Carlos Monaco
19/02/2010, 10:15
mais algumas

Carlos Monaco
19/02/2010, 10:20
mais um pouco dentro da cidade

Carlos Monaco
19/02/2010, 10:28
A última foto é da ladeira do Amendoim, onde o carro sobe ao invés de descer, não sei o motivo mas é interessante, pois mesmo sendo mais pesada do que os celtas e palios, que estavam lá a caminhonete tambem subiu, vou ver se coloco o vídeo no youtube, e depois posto aqui, mas quem quiser existem bastante vídeos sobre essa ladeira.

Carlos Monaco
19/02/2010, 10:30
Se os moderadores quiserem alterar esse tópico para RELATOS E VIAJENS, acho que agora fica mais adequado.:concordo::concordo::concordo: