PDA

Ver Versão Completa : Tanque de Combustível

CJ 60
10/08/2003, 20:10
Salve galera...

Estava pensando aki, na parte de baixo do assoalho traseiro do jeep, será que caberia algum tanque de algum carro (boa essa heim.. algo de algo), mais ai vem as dúvidas, será q pondo um de plástico, dos carros mais modernos ele aguentaria o pau numa trilha, ou ele cheio num morro qual seria o comportamento do jeep com mais peso atras? se alguem tiver alguma experiencia vamos opinar...

[]´ss

Giovani
10/08/2003, 20:20
Estava pensando aki, na parte de baixo do assoalho traseiro do jeep, será que caberia algum tanque de algum carro (boa essa heim.. algo de algo), mais ai vem as dúvidas, será q pondo um de plástico, dos carros mais modernos ele aguentaria o pau numa trilha, ou ele cheio num morro qual seria o comportamento do jeep com mais peso atras? se alguem tiver alguma experiencia vamos opinar...

:D Grande Wilson!

:D Dá uma olhada no meu Álbum, no jeep do meu Brother. Colocamos um tanque de 100 litros. Feito sob medida. É preciso tirar aquela travessa em "V", e reforçar a travessa traseira, para poder pôr os ganchos de reboque. :wink:
:D Aqui no RS fabricam um tanque de fibra "moldado", de forma que não é preciso tirar a travessa, mas a capacidade é de uns 55 litros... Não tenho maiores informações sobre ele. Quanto ao peso, só ajuda, equilibrando o jeep. :wink: Muitos jeepeiros daqui têm o tanque na traseira, não atrapalha nada!
[]'s

CJ 60
10/08/2003, 20:28
Certo.. mais o quero dizer e ir na AUTO PEÇAS (leia-se desmanchacar) e comprar um tanque qualquer será q dá certo?

walter.andreis
10/08/2003, 20:57
Certo.. mais o quero dizer e ir na AUTO PEÇAS (leia-se desmanchacar) e comprar um tanque qualquer será q dá certo?

Nanaum... se você comprar um tanque qualquer não deve dar certo não.. hehehehehehe
Já se você pegar as medidas certinhas e procurar um tanque com as dimensões corretas, não tem porque não dar certo...
O ideal é retirar as travessas em V como o Giovani falow, então será mais fácil de achar um tanque com dimensões ideais... caso faça isso, nos diga aqui no fórum, que modelo de tanque dá certo no CJ...
Também estou neste impasse, e só não tirei a travessa pois estou preocupado com a resistência dos pontos de apoio / ponto de reboque...

Aqui no RS fabricam um tanque de fibra "moldado", de forma que não é preciso tirar a travessa, mas a capacidade é de uns 55 litros... Não tenho maiores informações sobre ele. Quanto ao peso, só ajuda, equilibrando o jeep

Giovani, comenta mais aí sobre o reforço feito na travessa traseira...
Diz aí também se o tanque feito em fibra ae no saudoso RS possui alguma forração interna, ou o combustível entra em contato diretamente com a fibra...
Sobre a posição do tanque, o certo mesmo é coloca-lo no meio do CJ... acredito que por este motivo que o tanque original, vem onde vem, em baixo dos bancos... Nesta posição o tanque estando cheio ou vazio não altera o "equilíbrio" do CJ. Ex.: O tanque posicionado atraz, quando está cheio, o CJ por ex. fica estabilizado, já quando está no fim, ele fica com a frente mais pesada q a traseira...
No meu caso, as baterias (2) do CJ ficarão posicionadas na parte de trás do CJ, e o tanque eu gostaria de deixa-lo o mais no centro possível, mas acho que não vai ser possível...
Alguma dica? Fiquem a vontade...

[]´s

Giovani
10/08/2003, 21:14

:D Fala Wilson!

:D Não dá certo não... Fazer sob medida é a melhor saída. :wink:

Giovani, comenta mais aí sobre o reforço feito na travessa traseira...
Diz aí também se o tanque feito em fibra ae no saudoso RS possui alguma forração interna, ou o combustível entra em contato diretamente com a fibra...

:D Grande Walter!

:D O tanque, nada de mais, a gosolina entra em contato com a fibra sim. :wink:
:D A travessa traseira original (aquela peneira) foi retirada. Fizemos uma sob medida com chapa de 1/4" (6,35mm) e soldamos nas pontas das longarinas. Soldamos ainda uma outra chapa por dentro dessa travessa, fazendo o "C" virar um "E". Esse reforço segue ainda por dentro das longarinas mais uns 15 cm. Pode pôr gancho G e puxar à vontade! Testado e comprovado! :wink:
[]'s

Luis Assis
10/08/2003, 21:33
Se seu jipe estiver levantado um pouco, cabe o tanque do opala. São 90 litros a seu dispor, e não precisar de grandes adaptacoes... No meu jipe, esta sendo colocado, mas ele vai ter spoa e a suspensão vai ser toda refeita...
[]'s
Gustavo

mr.robles
11/08/2003, 12:25
Eu tbm estou na maior dúvida!!!!! :?

Não sei se acabo com uma caixa de ferramentas debaixo do banco traseiro e faço um tanque, ou se acabo com a caixa debaixo do carona para colocar um tanque igual ao original ou coloco algum que caiba por baixo do carro :? :? :? :?

Não gosto muito do tanque original, pois aquele cheiro de gasolina o tempo todo incomoda, alé dos problemas disutidos em outros foruns, de falta de gasolina em certas posições e gasolina vazar quando inclinado para a esquerda.

O que estou mais afim de fazer é um tanque de inox, por na traseira por baixo com captação da gasolina por pelo menos 3 pontos que saem um um mini tanque. Assim eu evito o problema do cheiro, aumento a autonomia, equilibro o carro com peso na traseira e minimizo a falta da gasolina nas inclinações. Além de tentar ser mais fácil a desmontagem para a limpeza!!!!
8) 8)
Abraços :D

andretomasi
13/08/2003, 04:12
Robles,

No meu cj, o tanque é lá atrás, embaixo da carroceria, escondido entre os feixes de mola.. na saída do combustível embaixo do tanque ele tem um copinho de 700ml em inox mesmo onde a gasolina fica, mesmo em inclinações, garantindo uma reserva de combustível.. tem as fotos, olha nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=5646#5646

Não sei se a idéia ajuda, mas é uma idéia :D

[ ]´s

mr.robles
13/08/2003, 10:15
Grande Keko!!!

Ficou muito bacana :D

Tenho umas dúvidas :lol:

Como é que vc faz o abastecimento? :?

Teria como ve tirar umas fotos dele instalado? :lol:

Quanto vc gastou + ou -? :roll:

Abraços

andretomasi
13/08/2003, 11:25
Robles,
O abastecimento é pelo bocal normal do cj, apenas foi modificada a sua posição na lataria, ele passou lá pra trás na lata, depois da caixa de roda.. Ficou fixo no chassis, com buchas de borracha pra poder torcer junto com o chassis, e a mangueira de combustível que também é flexível também permite essa torção.. Fiz pensando no tanque da rural, que tem características semelhantes, porque se apenas usasse o tubo de ferro onde vinha instalado o bocal original, ele ia partir na primeira volta do cj, pois o tanque no chassis e o bocal na lataria se movimentam separados..
Ele foi instalado esses dias pra conferir a posição e o espaço, mas tiraram pra arrumar a lataria.. quero ver se fica pronto até o mês que vem, quando estiver com ele instalado eu tiro mais fotos; mas adianto que ele ficou bem pra dentro do cj, não senti perigo de enroscar em nada porque ele ficou bem mais alto que o diferencial traseiro.. até tinha pensado em pôr uma chapa desses protetores de cárter por baixo do tanque pra garantir, mas nem foi preciso porque ele já foi feito reforçado com uma dupla camada embaixo..
Não gastei nada, pois foi feito numa empresa que constrói tanques inox para cervejarias, onde meu tio trabalha.. mas segundo ele, esse tanque morreria em umas 150 latinhas se fizer em um lugar que trabalhe só com inox.

Abraço,

mr.robles
13/08/2003, 11:33
Nesta fixação ao chassis vc teve que retirar a travessa em "V"? :(

Em que posição aproximada ficou? :lol:

Vc teria as dimensões do tanque (C x L x H )? :lol:

No bocal de abastecimento vc tirou aquele embutimento original, passando-o para a parte de trás? :?

Pensei em pegar um tanque de moto, cortar a parte do bocal e adaptar na lataria do Jeep. :D :wink:

andretomasi
13/08/2003, 11:54
1.Nesta fixação ao chassis vc teve que retirar a travessa em "V"? :(
Não, até porque os braços que seguram o tanque foram fixos nela

2.Em que posição aproximada ficou? :lol:
Ficou pra trás do eixo traseiro, bem pra cima, perto da carroceria, entre os feixes de mola, com um espaço até as barras laterais do chassis e um espaço até a carroceria, onde o tubo que liga no bocal passa por esse espaço

3.Vc teria as dimensões do tanque (C x L x H )? :lol:
Olhando ele como na foto:
Altura = 30 cm
Largura = 60 cm
Comprimento = 35 cm

4.No bocal de abastecimento vc tirou aquele embutimento original, passando-o para a parte de trás? :?
Sim, apenas foi "desgrampeada" a lata com o furo onde está embutido o bocal, e feito um novo furo na nova posição, onde foi soldado a lata do bocal

5.Pensei em pegar um tanque de moto, cortar a parte do bocal e adaptar na lataria do Jeep. :D :wink:
Também pensei, na verdade ainda penso, mas com o preço que vi por um bocal de tanque, desisti da idéia, mas fica muito show, olha esse aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/97d7bb64f01d510f6f3009c33f0ad811.jpg

Qualquer coisa, estamos aí
Abraço,