PDA

Ver Versão Completa : Manutenção no Cardan



wagnerlopes
24/01/2005, 15:40
Gostaria de saber como realizar a manutenção correta no eixo cardan do Land Rover, como deve ser lubrificado. Minha intenção é colocar a mão na graxa mesmo, afinal mecânico e conce$$ionários estão os :shock: da cara!

lfab
25/01/2005, 14:35
No cardã vc só precisa por gracha nos pontos de gracha. Vários postos tem gracheira e quando vc manda dar geral já pode pro cara dar gracha nestes pontos.

Abs

Luiz Felipe
Def 90
Rio de Janeiro - RJ

Henrique Josino
25/01/2005, 14:40
São 3 por cardã uma em cada cuzeta e uma na luva.......o bom são aquelas maquinas q funciona com ar comprimido, as manuais até lubrifica mas pode não entrar em todos os lados da cruzeta!


[]'s

billj
25/01/2005, 14:51
o bom são aquelas maquinas q funciona com ar comprimido, as manuais até lubrifica mas pode não entrar em todos os lados da cruzeta!

[]'s


:?:


Qual diferença que faz de ser de ar comprimido ou manual?!?

Abraços sem entender,

Eduardo Velo
25/01/2005, 15:05
Sempre usei a bomba manual e sempre consegui bombear até aparecer a graxa velha , as vezes é o bico está com problema e aí tem que trocar .
Essa de ar comprimido deve facilitar o trampo , mas a troca de graxa deve ser a mesma .

Henrique Josino
25/01/2005, 15:51
Tambem uso a manual (tenho ela em casa) só q só na luva, nas cruzetas sempre tive problema com a manual com ela não consigo tirar toda a graxa velha de dentro, sempre tem um lado q não sai, acho até q perdi uma cruzeta por má lubrificação, ja nas pneumaticas fora de ser muito mais facil :lol: , a pressão tira tudo de la de dentro inclusive mau olhado, olho gordo...... :lol:

Não sei se isso ocorre por causa do tamanho dos dutos interno da cruzeta das land, mas é uma merda mesmo, tenho uma cruzetas q é de wiilys e ja não tem esse problema....

Outro problema q ocorre é q as cruzetas da Land na canequinha tem tipo um cone em plastico, q serve para "espalhar" a graxa nos roletes, esse cone com a temperatura derrete obstruindo mais a passagem da graxa, das cruzeta q desmanche ja tirei fora eles......pra compensar to lubrificando mais seguido elas...


[]'s

Henrique Josino
25/01/2005, 15:58
Antes q perguntem....

A cruzeta de willys não é PnP na land, tem q refazer o cardã.
Mas o flange do villys tem a mesma furação que as land. :wink:

[]'s

wagnerlopes
25/01/2005, 19:27
Henrique, de quanto em quanto tempo vc engraxa os cardans ???
Essa engraxadeira manual é fácil de encontrar para vender?
A graxa usada seria a Texaco Starplex NGLI-2 ?

[]'s cheios de dúvidas!

Henrique Josino
25/01/2005, 20:25
Henrique, de quanto em quanto tempo vc engraxa os cardans ???
Essa engraxadeira manual é fácil de encontrar para vender?
A graxa usada seria a Texaco Starplex NGLI-2 ?

[]'s cheios de dúvidas!

:arrow: Sempre antes de cada trilha, coloco diesel no carro e ja vejo as cruzetas no posto onde faço isso custa 1 real a graxeira,.....meio exagerado mais preferido gastar pouco agora q muuuito depois......bem q ja achei outra solução :wink:

:arrow: Não é dificil...mas ai no RJ não faço a menor ideia....

:arrow: Sinceramente não sei, mas texaco não é, isso eu tenho certeza!! O posto onde abasteço é Ipiranga :lol: :lol: :lol:


[]'s

wagnerlopes
26/01/2005, 13:18
Não é caro para mandar uma graxa, vale a pena, sao tres graxeiras em cada cardan, sai R$ 6,00 tudo. Tranquilo.
Mas vou ver se compro a bomba manual, se alguem souber onde encontrar aqui em SP, o Bill ou Eduardo aí em cima sabem me dizer :?: :?: :?:

[]'s All

Eduardo Velo
26/01/2005, 13:48
Comprei no Copafer , mas tem em qqer loja de ferragem .
Aqui perto de casa na Winston Churchil tem uma loja de ferragens e tem a graxeira igual a minha .

Compra a média ...

[]s...

wagnerlopes
26/01/2005, 14:28
Valeu a dica Eduardo.
Vou correr atras!

Wallace
26/01/2005, 17:01
Procure comprar a com mangueira flexivel e não com a tubulação rigida na ponta.

isaianet
26/01/2005, 23:09
Como o Henrique já falou,
Deixe pra lubrificar a cruzeta quando fores abastecer em esses postos que também atendem caminhões, todos eles tem bomba para engraxar. Mas é claro, não vá fazer isso 1x por ano.

Abraços com as cruzetas e cardã engraxados hj a tarde

wagnerlopes
27/01/2005, 12:41
Hoje dia posto de cidade, pelo menos aqui em SP, só serve para encher o tanque, e as vezes nem diesel tem.
Para levar a viatura e lavar por baixo, já tem que procurar um bocado!
Se for pedir para mandar uma graxa o cara me bate! :D
Tem que ser em posto que atende caminhao mesmo, a dica é boa.

_portela
01/02/2005, 09:47
Nem sei mais quem perguntou da graxa aqui no Rio.

Mas aí vai...(Experiência coma Toyota)

Tenho a graxeira manual que comprei na Mercedes-Benz na Av. Brasil, próximo a entrada da Ilha do Fundão.
Realmente, não é sempre que ela consegue expulsar toda a graxa antiga...
No Rio qualquer posto de beira de estrada onde tem caminhão parado faz o serviço de engraxamento.
O problema que em 99% deles a graxa utilizada é à base de sabão de cálcio e a especificação tanto da Land quanto da Toyota é sabão de lítio.
Pelo que sei, a grande diferença entre as duas é a resistência à temperatura. A de lítio aguenta temperatura mais elevada.
Na prática, o que sinto entre uma e outra é que com a base de cálcio sinto a necessidade de lubrificar com um tempo menor que com a base de lítio.

Ah! Geralmente faço este serviço a intervalos de 2500km (metade do especificado para condições severas, pela Toyota) ou claro, toda vez que submerge, molha muito e situações similares.

Espero ter ajudado.

[]s

wagnerlopes
01/02/2005, 13:09
Sim ajudou a esclarecer alguns pontos, principalmente quanto ao problema do tipo da graxa utilizada. Minha dúvida era exatamente se um posto qualquer desses iria utilizar o tipo recomendado de graxa, a base de litio.
No caso da bomba manual, já me haviam avisado que fica dificil de tirar toda a graxa, mas de qualquer forma, para uma situacao de emergencia, talvez fosse bom ter uma, andei olhando por aqui e está saindo cerca de R$ 45,00 uma bomba de 500g, parece na ideia.
[]s

_portela
01/02/2005, 19:43
Wagner,

Acho que paguei mais ou menos isto na minha há 1 ano atrás. A marca é Bozza, foi a mais robusta que vi, para 500g também. O único senão e aí estou com o Wallace, é que a tubulação é rígida e, para a Toyota isto, por exemplo, para os pontos que saem da caixa de transferência para o eixo dianteiro, é limitante, só consigo engraxar se levantar.
Se puder compre uma flexível.
Existem também umas bombas para uns 5kg, que não são para carregar, que custam uns R$80,00 e possuem mangueira flexível para a aplicação, além de dar mais pressão, devido a um êmbolod e maior curso. É uma outra opção para ter em casa. Acho que qualquer dia eu comprarei uma desta.

[]s e boa sugeira :lol: :lol: :lol:

_portela
01/02/2005, 19:50
Ah! O que mais impressiona é que a maioria de nós utiliza a graxa a sabão de cálcio nos postos de beira de estrada, eu mesmo algumas vezes, todos os caminhoneiros se utilizam deste serviço e rodam milhares de quilômetros em condições severas de uso...E os postos não se dão conta disto :shock:

Agora fica uma pergunta. Alguém já teve ou conhece alguém que teve problemas por só usar graxa à base de sabão de cálcio???? Parece que os caminhoneiros estão satisfeitos :?

A minha experiência empírica é que quando uso a sabão de cálcio, ela não dura muito, talvez pela baixa temperatura do ponto de gota...Logo, logo tenho que lubrificar novamente e em condições normais não consigo ir além de 2500km com este tipo.

[]s

wagnerlopes
02/02/2005, 13:08
Foi o que pensei tambem, se caminhoneiro usa graxa de sabão de calcio e roda pra caramba com maquinas gigantescas por aí, por que nao posso usar na 90tinha?
Será que tem a ver com o motor ter rotacao mais alta ou coisa parecida?

_portela
02/02/2005, 23:06
Huuummmm :?
Pode ser, maior rotação, maior atrito, maior calor...

wagnerlopes
05/02/2005, 15:33
Continuando na linha de manutenção, deixando o cardan um pouco de lado, estou querendo verificar o nivel do oleo no diferencial, só que para abrir o orificio precisa de uma chave diferente, alguem sabe qual o tipo dela, talvez o amigo Josino aí no sul tenha uma dica!

_portela
06/02/2005, 16:11
Wagner,

Se não me engano a chave é do tipo Allen ou Torx. Naõ tenho certeza, darei uma olhada aqui nas escrituras da Land, mas o Josino com cereteza tem isto na ponta da língua...

[]s

wagnerlopes
08/02/2005, 06:51
Ola Portela,

A chave pode ser Allen, mas tem o formato quadrado, e nao sextavado. Tenho alguns manuais Land Rover mas nao achei a referencia a esta chave.
Quanto ao engraxamento do cardan, funcionou bem, comprei uma bobmba de graxa de 500g e a gaxa de litio. Aproveitei o domingo e dei uma engraxada no cardan e cruzetas. O bico flexivel ajudou bastante, pois as engraxadeiras as vezes estão em um posição que é impossível de conectar com o bico rígido.

_portela
08/02/2005, 17:05
Wagner,

Sabia que tinha o encaixe interno no parafuso, por isto falei em Allen ou Torx, mas não lembrava extamente da forma...
Como é quadrada eu iria sugerir utilizar uma chave de roda com uma ponta quadrada (a Gedore tem isto), mas entrei no site e vi que seu tamanho é de 12,7mm, enquanto o que você precisa é 13mm.
Vou pesquisando...Se achar algo coloco aqui.
Parabéns pela bomba e pelo engraxamento. Você fez a melhor escolha!

[]s

Eduardo Velo
08/02/2005, 17:32
Essa chave catraca (soquete) que está no canto direito da mala tira essa porca .
Tem que ser quadrado de 1/2"

[]s...

_portela
08/02/2005, 17:52
Edu,

1/2" cai na questão do 12.7mm. Talvez qualquer chave que encaixe soquete (tamanho comum, ou seja, 1/2") tire realmente o parafuso, mas tem que tomar cuidado para não danificar o encaixe devido a folga dos 3mm. De repente calçando com um pano/borracha este senão se elimine.

Wagner, eu tentaria esta idéia do Edu. Muito prática 8)

[]s

Eduardo Velo
08/02/2005, 18:08
A chave soquete de 1/2" serve certinho , é com ela que tira o bujão . Pode ser a catraca ou cabo de força , talvez precise de uma extensão curta .
A gente tinha Land no trampo ...

[]s...

wagnerlopes
08/02/2005, 19:07
Sim, a chave catraca de 1/2!
Eu cheguei a ver em uma loja, me chamou atenção porque parecia servir direitinho no bujão do diferencial, mas fiquei na dúvida se iria servir por isso não comprei.
Obrigado, Eduardo e Portela.

[]'s.

gvogetta
01/08/2005, 22:01
Caros,

Só para constar:
Uso engraxadeira manual de alavanca, idêntica à da imagem abaixo. Muito boa, boa pressão, expulsa bem a graxa antiga e é fácil de operar, além de rápida. Paguei na época que comprei, R$ 130,00. Tenho duas, uma para graxa e outra uso para bombear óleo para diferenciais, caixa e onde mais eu precisar. Como temos 3 jipes na família (meu pai, meu cunhado e eu) os 3 acabam usando...

Assino embaixo.

Saudações,

_portela
02/08/2005, 08:01
Getúlio,

Mês passado também adquiri uma destas. Sem comentários. Eu tenho uma outra Bozza de 500g (daquelas pequenas) que nunca deu certo...Mas esta de 7kg é animal :palmas:

Recomendo a qualquer um.

P.S.: Agora comprei pela bagatela de R$175,00. O preço sugerido no site da Bozza está em R$186,00.

Abraço,

wagnerlopes
02/08/2005, 09:47
Eu também tenho uma Bozza de 500g e realmente é bem difícil de expulsar a graxa antiga, comprei uma extensão flexível pensando que ia melhorar, mas qual nada! continua a mesma coisa, um trabalho danado para colocar um pouco de graxa, e ainda fico na dúvida se engraxou legal mesmo.
Vou tentar uma destas de 7kg, na época até fiquei na dúvida na hora de comprar, mas achei muito grande, agora me arrependi!

Abraço pessoal!

_portela
02/08/2005, 10:12
Grande Wagner,

Pô, tava pensando em utilizar a mangueira da minha de 7kg na de 500g só para testar, mas já que é assim, nem me darei este trabalho :cry: Que M...

Agora, com a de 7kg é outra história. A graxa parece que "explode", igual a graxeira pneumática de posto de gasolina, sem o menor esforço...Além do bico da graxeira encaixar e ficar preso sem esforço ao bico da graxeta do carro. Dá para soltar o bico lá e bombear...Realmente é excelente...O único incoveniente é o tamanho.

Abraço,

wagnerlopes
02/08/2005, 10:17
Pois é Portela, não sei se é falta de jeito meu, mas não consigo colocar a graxa direito com o flexível na bomba pequena, passei a usar o normal que vem com a bomba, mas é uma desgraça e enche o saco ficar bombando!
Estou partindo para esta maior, e ainda tem a vantagem que o Getulio falou de poder colocar oleo no diferencial e outras partes, parece uma solução legal! Já está justificando o emprego da grana!

Abraço,

_portela
02/08/2005, 10:23
Wagner,

Se for comparar pela quantidade de material empregado na graxeira de 7kg, acho que ela foi mais barata que a de 500g. E funciona muito, muito bem. É animal :dance:

Abraço

wagnerlopes
02/08/2005, 15:22
Com certeza! A de 500g foi uma economia bem porca da minha parte :parede:

_portela
02/08/2005, 15:33
Da minha também :parede:
Mas a maior sacanagem é a Bozza, uma tremenda fábrica de instrumentos de lubrificação, aliás, a maior do Brasil, vender uma graxeirinha de M...como esta de 500g.

Interessante é que o material e o acabamento dela são muito bons, mas não funciona.

Abraço

educamarabr
08/08/2005, 09:45
Tá, até pensei em comprar 1 engraxadeira igual a essa, mas quanto vcs pagam pelo kilo da graxa, onde compram e qual tipo de graxa utilizam?

[]´s

Edu

_portela
08/08/2005, 09:52
Graxa de lítio...Preço entre R$7,00 e R$12,00 o quilo.

Lubrax GMA-2, Castrol LM2, Texaco Marfak, FAG Graxazul, Esso Multi H, Shell Retinax WB...

Só para citar as que vendem em potes de 1kg e 1/2kg.

No momento estou utilizando Marfak, pois é muito fácil de encontrar e a bons preços.

Tem também Molykote BR-2, mas esta está em torno de R$17,00 1/2kg.

Abraço,

cristiano
08/08/2005, 10:07
Caros,

Só para constar:
Uso engraxadeira manual de alavanca, idêntica à da imagem abaixo. Muito boa, boa pressão, expulsa bem a graxa antiga e é fácil de operar, além de rápida. Paguei na época que comprei, R$ 130,00. Tenho duas, uma para graxa e outra uso para bombear óleo para diferenciais, caixa e onde mais eu precisar. Como temos 3 jipes na família (meu pai, meu cunhado e eu) os 3 acabam usando...

Assino embaixo.

Saudações,

Getulio,

Como eu tenho dois jeeps e o meu sogro tem outro, também estou estudando a compra dessa engraxadeira, minhas dúvidas são:

:arrow: Ela aproveita o finalzinho do tambor ou tem que manter sempre na metada para bombar ?
:arrow: Você comprou a graxa Molikote ou colocou a normal ? Porque essa pode ser colocada em todos os pontos, já a normal somente em cruzetas, braços, terminais e etc...

Eu achei a Molykote aqui por R$ 22,00 1/2kg... meio carinho, já que tenho que colocar ~5kg para a engraxadeira funcionar direito... digo a de 7kg...

_portela
08/08/2005, 10:25
Cristiano,

A engraxadeira da Bozza, como a minha e a do Getúlio, tem compactador de graxa, o que permite que ela seja utilizada com pouca graxa.
Agora, por exemplo, estou com 2kg na minha e funciona perfeitamente bem. Acabei de comprar a minha e coloquei 2,5kg. Mas acho que funcionará igualmente com 1/2kg.

Abraço,

wagnerlopes
13/08/2005, 16:04
Ola Portela,

A dica da chave catraca 1/2'' foi boa, comprei um conjunto com cabo T e extensão, e funcionou perfeitamente para abrir o bujão do diferencial. O que atrapalha um pouco é a chapa de aço de proteção que fica bem em cima do diferencial, mas com a extensão e um pouco de jeito acabou abrindo.
Assim que abri o orifício de enchimento o oleo já começou a quere vazar, concluí que o nivel do óleo do diferencial está ok.
Valeu,

Abraço,

_portela
13/08/2005, 16:42
Beleza Wagner!

Bons fluidos :mrgreen:

lucati
02/09/2005, 02:43
Hoje dia posto de cidade, pelo menos aqui em SP, só serve para encher o tanque, e as vezes nem diesel tem.
Para levar a viatura e lavar por baixo, já tem que procurar um bocado!
Se for pedir para mandar uma graxa o cara me bate! :D
Tem que ser em posto que atende caminhao mesmo, a dica é boa.


Wagner,

vc. já sabe de algum Posto em SP. para lavar a viatura por baixo e mandar uma graxa??? :oops:

Valeu.

Abraço.

wagnerlopes
03/09/2005, 17:02
Pois é, em SP em não sei, porque agora estou morando em Brasilia :!:
Mas os postos perto do inicio das rodovias, onde param caminhões fazem este serviço.

Abraço,

wagnerlopes
10/09/2005, 16:32
Olá pessoal,

Aproveitei o final de semana para fazer a troca de oleo e filtros, e lubrificar o cardan, cruzeta e cubos da roda. Mandei uma inspeção geral também nos diferenciais e caixa de transferência. Só que o caixa de câmbio tem um plug com encaixe torx. alguém sabe a medida exata da chave torx que abre o orifício de inspeção do óleo do câmbio ???
Não sei pra que a fabrica usa uma chave diferente para cada coisa, deve ser para complicar mesmo!

wagnerlopes
24/09/2005, 15:36
Só para constar,

A chave que abre o orifício de recompletamento da caixa de câmbio é uma torx T55, para abrir o orifício de escoamento do óleo é uma chave de 32mm. O local é apertado e uma extensão também ajuda para melhorar o torque.

UiRá
27/07/2013, 21:52
Prezados, ressuscitando o tópico...rs

vi que apesar de ser um tópico sobre manut. Dos cardans, fala mais de engraxar, mas pergunto:

algum amigo tem, ou sabe de algum tópico aqui com um bom DIY de manut. dos cardans, com retirada deles, inclusive troca de cruzetas?

certa vez comentei com um amigo que é mecânico especializado em 4x4 e ele disse que remover (e depois recolocar) um cardan não é tarefa simples. Um dia até passei uns minutos embaixo da vtr olhando, e tenho chaves que servem nos parafusos, mas não arrisquei nem tentar, pois como são componentes importantes de transmissão, melhor não brincar ai...rs

mas e ai? Quem já se aventurou nesse passatempo? :karate:Se tiver alguém, compartilhe.

att

Waldmartins
27/07/2013, 23:48
Uirá,

EU nunca retirei um cardã, mas quarta-feira passada meu mecânico retirou o meu traseiro para troca da cruzeta e retentor do pinhão. Ele, com experiência em Defender, demorou um tempo "bom" para tirá-lo (em torno de 2h).


Talvez não seja tão complicado retirá-lo, mas a troca da cruzeta é um pouquinho mais complicada se vc não tiver uma prensa em casa.

Abs

Wald

Hugo4x4
28/07/2013, 10:21
Tem muito material, exemplo:

Land Rover 90 - UNIVERSAL JOINT REPLACEMENT - YouTube (http://youtu.be/CIUmmOdFZ6E)

UiRá
30/07/2013, 15:56
Bacana, mas pelo que vi parece que retirar e recolocar o cardan não é tão complicado, mas já as cruzetas...faltam ferramentas específicas, espaço, e a prensa...rs.

Gostaria de poder retirar as mesmas para dar uma engraxada BOA mesmo, pois via bicos a graxa parece nunca entrar de jeito, sempre parece que ela entra um pouco mas começa sobrar para fora antes mesmo de entrar no bico e só desperdiça (uso minha bombinha manual...) e a graxa azul custa caro para desperdiçar toda vez...paciência.