PDA

Ver Versão Completa : Respiro do diferencial



Américo
31/07/2003, 08:10
Pessoal tive observando, meu diferencial traseiro está sem o respiro, tem os bujões p/ escoamento e reposição de óleo, e aí tem algum problema? pois no dianteiro existe os bujões e o respiro. Alguém pode me ajudar?

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: parado ainda, acho que é o arranque.

dptucunduva
31/07/2003, 09:46
Américo,

Procure pelo conector do respiro no próprio eixo, não na bolota do diferencial. Nos eixos traseiros normalmente é assim.

Américo
31/07/2003, 11:11
Valeu Daniel,
Mas você poderia me dizer mais ou menos em que parte do eixo? fica próximo a que? :( Espero não está exigindo muito. :oops:

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Alexandre Vaz Ferreira
31/07/2003, 12:23
Américo
Há pouco montei o sistema de snorkel do diferencial e caixa com total ajuda do pessoal aqui do fórum, principalmente o Giovani :) .
O respiro do meu CJ5 66 é, quem olha por trás, a Esquerda do diferencial, bem por cima do eixo :wink: . O que acontece, mas não deveria, é que as vezes, algum mexânico coloca um parafuso no lugar do respiro :shock: . Vê se este não é o seu caso :wink: .
Espero ter ajudado.
Um abração
Alexandre

dptucunduva
31/07/2003, 12:27
Uai!

Não sei que eixos vc usa, aí vareia. Se for o Dana 44, o respiro fica no próprio eixo, no lado maior.

Explicando, veja o cano maior, que sai da bolota do diferencial e vai pra roda. Nele tem um lugar, apontando + ou - pra cima, na vertical (um pouquinho tombado), que vc conecta a mangueira.

Mauro B.
31/07/2003, 12:43
Não sei que eixos vc usa, aí vareia. Se for o Dana 44, o respiro fica no próprio eixo, no lado maior.

Fala Daniel !!! :D

Mas todos os cj's não são Dana 44???

[]'s

Américo
31/07/2003, 13:02
Falou Daniel, vou verificar mas diante mão, no meu diferencial tem um nº 44 bem visível pelo lado onde se conecta o eixo cardã.

Obrigado
Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01)

dptucunduva
31/07/2003, 16:12
Mas todos os cj's não são Dana 44???

Nope!

Vc tá esquecendo dos construídos! :))) Eixo de toyotas, Dana 46, Dana 60...... :P :D

E os CJs mais antigos não são Dana 44. CJ2A por exemplo é 23 ou 41 atrás e 25 na frente. O CJ3A saiu com Dana 41 também. Só depois de algum tempo de produção que virou Dana 44.

Mas os CJ5 nacionais são todos com Dana 44 atrás, os mais velhos canela fina e os mais novos canela grossa (que aguenta até V8 fácil fácil).

ribon
01/08/2003, 12:44
Pedro,

Acho que o diferencial do seu jipe é diferente, o respiro é só um minúsculo furo que fica na parte traseira do diferencial do lado esquerdo, olhando o jipe por traz.

O respiro como conhecemos acho que foi implementado no jipe após 60.

Abraço..

Américo
01/08/2003, 16:49
valeu Ribon,
Mas todo diferencial não tem que ter um respiro?

Amanhã estarei verificando, todo o diferencial e eixo traseiro até achar esse tal de respiro.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: Aguardando o sábado pra ver se o problema é arranque mesmo.

Mauro B.
02/08/2003, 02:05
Fala Daniel !!! :D


O CJ3A saiu com Dana 41 também.

:P Opa! Isso me interessa! Meu pai comprou um cj3A 51 por RS500 que segundo o antigo dono, tinha relação do diferencial longa. Pois bem, eu iria pegar ela e colocar no meu cj5...pois eu achava que era tudo Dana 44! Daniel, é fácil ver se é Dana 44? Só de vista me parece que é igual ao do cj5....e se não for Dana 44, será que dá pra trocar as relações com as do meu cj5???


Mas os CJ5 nacionais são todos com Dana 44 atrás, os mais velhos canela fina e os mais novos canela grossa (que aguenta até V8 fácil fácil).

Daniel, o eixo traseiro do meu cj5 (1960) tem aquela porca na ponta...sabes vme dizer se é "canela grossa" ou "canela fina"??? :shock:



Acho que o diferencial do seu jipe é diferente, o respiro é só um minúsculo furo que fica na parte traseira do diferencial do lado esquerdo, olhando o jipe por traz.
O respiro como conhecemos acho que foi implementado no jipe após 60.

Ribon, pelo que eu saiba, os cj5 com aquela porca na ponta do eixo tinham o respiro na tampa do diferencial, e os cj5 que não tem aquela porca tem o respiro no próprio eixo, no lado esquerdo....alguém confirma?? :roll:

[]'s

Giovani
02/08/2003, 22:31
Daniel, é fácil ver se é Dana 44? Só de vista me parece que é igual ao do cj5....e se não for Dana 44, será que dá pra trocar as relações com as do meu cj5???

:D Grande Mauro!

:D Não sou o Daniel, mas respondo: não dá! É fácil diferenciar os dois modelos: o 44 tem a "bola" maior que o outro. Isso quer dizer que o diâmetro da coroa é maior, logo não são intercambiáveis. :wink:


Daniel, o eixo traseiro do meu cj5 (1960) tem aquela porca na ponta...sabes vme dizer se é "canela grossa" ou "canela fina"???

:D É canela fina! Meça o diâmetro do tubo do eixo. Se tem 2,5" é fina, se tem tem 3" é grossa. Mas o seu, com certeza é fina! :wink:


Ribon, pelo que eu saiba, os cj5 com aquela porca na ponta do eixo tinham o respiro na tampa do diferencial, e os cj5 que não tem aquela porca tem o respiro no próprio eixo, no lado esquerdo....alguém confirma??

:D Eu "desconfirmo"... :lol: Um amigo meu comprou um Jeep ano 60 original, do Exército, canela fina, com a porca na ponta de eixo, e tinha o suspiro na "canela" esquerda do eixo. :wink: Obs.: tinha a data de fabricação gravada no eixo. :wink:
[]'s

Américo
05/08/2003, 08:20
Bom galera, obrigado pelas informações, mas ainda não consegui achar o tal do respiro e olha que passei quase meia hora embaixo do bicho olhando por trás, frente e lado e nada, mas vou continuar procurando.

Pedro Américo

CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: Funcionando a todo vapor era o tal motor de arranque.

Mauro B.
06/08/2003, 02:35
Fala pessoal !!!

Primeiramente, Giovani, muito obrigado pelas respostas! Realmente é o "canela fina", pois já tinha medido e tinha 2,5" de diâmetro mesmo!!

Américo, já que vc não achou o respiro, talvez a tampa do diferencial esteja trocada! ou seja: seu diferencial originalmente teria o respiro na tampa...mas a tampa foi trocada pela do outro tipo! Pode ser....eu acho.... :)

[]'s

Américo
06/08/2003, 08:30
Valeu mais uma vez Mauro, realmente não tinha pensado nisso, você pode estar com a razão. Mas vou continuar procurando se não achar vou trocar a tampa, por acaso alguém aqui tem uma sobrando? :wink:

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Green-go
30/12/2004, 22:36
Américo postou esse topico, mais eu vou tirar poeira para tentar achar resposta.

Estou com o mesmo problema , meu Jeep e 1959 , mesmo que o de Américo, e nao achei o respiro ainda :? . Será que nao tem?, isso pode virar um problema??

[]s,

Sergio

Green-go
07/01/2005, 14:55
Ninguem tem nehum comentario para fazer ??? :cry:

Sera que o diferencial traseiro dos CJ5 1959 nao tem respiro?, nao é um problema isso???. :?

[]s,

Sergio

cristiano
07/01/2005, 15:32
Uma dúvida que sempre tive, por acaso o canela grossa é melhor que o canela fina ??

Sergio Rocha
07/01/2005, 15:57
Ninguem tem nehum comentario para fazer ??? :cry:

Sera que o diferencial traseiro dos CJ5 1959 nao tem respiro?, nao é um problema isso???. :?

[]s,

Sergio

Fala Gren-go

Vou repetir pra vc o q eu falei no outro topico.
Faz um respiro na tampa.

Todo diferencial de cj tem q ter respiro.Se o seu não tem , está errado.
Faça vc mesmo o respiro.Dá uma olhada na foto que eu postei abaixo.

billj
07/01/2005, 16:03
Uma dúvida que sempre tive, por acaso o canela grossa é melhor que o canela fina ??


sim

Tatão
08/02/2005, 12:16
Uma dúvida que sempre tive, por acaso o canela grossa é melhor que o canela fina ??


simpor que??, é mais resistente :?:

Sergio Rocha
08/02/2005, 17:21
SIM
[]'

Carlos ZN
07/12/2006, 18:13
Olá Amigos,

Tem um motivo para ter o respiro, qual???
Se estiver sem o que acontece?
Aqueles balãozinhos funciona??
Porque no cambio não tem respiro, só na redusida???

Escolho a ajuda dos universitários!!!!

leopoldo
07/12/2006, 18:47
Sem respiro, ao aquecer em funcionamento, o ar pressuriza a carcaça e ajuda a expulsar óleo. Ao resfriar, a depressão poderá deformar os retentores e "engolir" um lábio deste, provocando mais vazamento.

Se estiver sem .... o que acontece é o que está acima.

O que são balãozinhos?

Cambio tem respiro sim ... no caso do jeep, o respiro é o próprio furo onde está a alavanca, embora a pressão do ar esteja em equilíbrio nas 2 caixas pois não se esqueça que no cambio tem um furo de uns 4 mm, que se comunica com a redução, então, basicamente, só na redução seria suficiente.


Se não acredita no problema de ventilação, pega uma garrafa PET de coca, vazi, aperta bem a tampa e põe no sol.

Veja como ela estufa.

Depois, põe na geladeira, veja como colapsa.

Sergio Rocha
07/12/2006, 21:25
Sem respiro, ao aquecer em funcionamento, o ar pressuriza a carcaça e ajuda a expulsar óleo. Ao resfriar, a depressão poderá deformar os retentores e "engolir" um lábio deste, provocando mais vazamento.

.

Exemplificando:

Vc vem com o dif quente e entra na agua.Ele resfria rapidamente e CHUPA um monte pra dentro.Isso serve tb pro cambioe t-case.

[]´

Carlos ZN
08/12/2006, 15:04
Olá Leopoldo,

Os Balãozinhos são este da foto, feita pela Fes, parece chupetas que teoricamente com a pressão interna infla.

leopoldo
08/12/2006, 16:17
Chupetas para Jeep

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Nunca tinha visto !

pcervieri
09/12/2006, 02:54
Bem engracadinhos esses baloes, pra que servem???

Pedro Bachir
09/12/2006, 10:02
Bem engracadinhos esses baloes, pra que servem???

ospra!

axo q serve pra não deixar agua entrar pelo respiro, e como eh tipo um balão ele infla e murcha conforme o volume de ar dentro do diferencial muda... só não sei se essa variação do volume do balão eh suficiente pra manter a pressão lah dentro do diferencial +- estabilizada...

[]'s

Rodrigo59
09/12/2006, 10:55
Meu cj também e um 1959 e não tem respiro mesmo no diferencial traseiro!!

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
09/12/2006, 13:19
Pedro,

Acho que o diferencial do seu jipe é diferente, o respiro é só um minúsculo furo que fica na parte traseira do diferencial do lado esquerdo, olhando o jipe por traz.

O respiro como conhecemos acho que foi implementado no jipe após 60.

Abraço..

Desculpe Ribon, mas creio haver uma certa confusão aí...

No catálogo "Master Parts List for Willys Trucks and Trailers" (editado em 1943 e cobrindo os modelos MA, MB de 40 a 43) aparece o suspiro (pág 106) como "diferential vent plug" - part Nr A-870.
Já no "Parts List Jeep" (modelos CJ-2A e 3A) essa peça é chamada de "breather" (respiro) com o mesmo nr A-870.
No manual do CJ-3B (cara de cavalo) também aparece referência ao "respirador de mola". Em todos estes modelos o suspiro ficava na tampa da caixa do diferencial.
A certa altura da produção (creio que nos primeiros DANA 44) o suspiro passou para o tubo mais longo e não na tampa. Mais tarde, voltou para a tampa.

Portanto é o mesmo suspiro e já existia em 1940 (e nunca deixou de existir).

Como as tampas "parecem" intercambiáveis, muitos mexas as trocavam sem atentar para essa particularidade. Essa a razão de alguns CJs não terem suspiro.

MAS TODOS TÊM DE TER e, se o JEEP/RURAL/F75 etc, de algum dos meus amigos não o tem (quer no tubo, quer na tampa) faz-se urgente que o instalem.

Para instalação, o mais simples é:

1- Remover a tampa de cada diferencial (depois de drenar o óleo);
2- A tampa tem uma parte plana logo acima do bujão de enchimento pelo lado de dentro deve ser soldada (a "metal") uma pequena chapa de 20x20x3 mm (1/8") para engrossar a parede.
3- É aí que se faz um furo passante de 8,75 mmØ (11/32");
4- Com um macho de 1/8"-27 NPT (rosca gás), abre-se rosca;
5- Usando um flexível de freio bem comprido (compatível com esta rosca), instala-se o "snorkel" cuja outra extremidade deverá ficar a um nível acima do ponto de "vadiagem" (fora da água);
6- Use a sua criatividade para o "chapéu" nesta extremidade.
Obs- Caso não se encontre um flexível suficientemente longo, podem ser "emendados" vários, até o comprimento conveniente, lembrando que o "snorkel" deve ter uma folga (curva) para os deslocamentos (máx/min) do eixo.

Se o seu diferencial estiver completamente desmontado (inclusive sem os eixos) pode ser instalado em um dos tubos, seguindo-se o passo-a-passo de 3 a 6 e tendo o cuidado de limpar as limagens de dentro do tubo.

ATENÇÃO A TODOS! OS "SUSPIROS" TÊM DE SER VERIFICADOS COM FREQUÊNCIA PARA REMOVER A SUJEIRA (acúmulo de óleo e barro) para permitir o seu funcionamento. NENHUM LAVADOR DE POSTO FAZ ISSO, portanto tem de ficar a cuidao do jeepeiro


ABRAÇO A TODOS E BOA VADIAGEM!!!...

Alexandrino

Carlos ZN
10/12/2006, 11:38
Olá pcervieri,

Como o amigo Pedro esplicou está é a função dos balões, segundo o fabricante:
A vantagem é diminuir as 3 mangueiras dos respiros dos diferenciais e redusida e não ter o risco de entrada de agua e sujeira, e foi testado, infla de 1 mm em uso extremo, sua capacidade de inflar é de 3 mm.

leopoldo
10/12/2006, 16:31
Essa história de deixar entrar água é uma meio-verdade.

pq?

porque no ar atmosférico existe vapor de água .... então, quando vc monta o eixo, já tem vapor lá dentro.

O certo é descrever como: não deixa entrar água de fora para dentro, mas mantém o que já estava ..... porém, não sei estimar a elasticidade/vida da jepeta (chupeta para jeep).

Caso ela endureça com o tempo, como é de costume com os materias plásticos, corre-se o risco da mesma ser expelida pela pressão ou simplesmente não funcionar e bloquear a ventilação .... é só uma suposição.

Eu penso até que alguns jipeiros costumam usar as mangueiras de cambio/redução e diferencial levemente pressurizadas para passar dentro d'água.

cmte_carvalho
07/01/2007, 10:22
Olá pessoal!

Estou trazendo este tópico devolta à tona pelo seguinte motivo: percebi que quando estou andando no Thunderbolt sem pisar no acelerador, mas com uma marcha engrenada, surgem ruídos de pequenas explosões vindos do escapamento.

Um amigo jipeiro (que possui um Willys 60) me disse que isso era devido ao diferencial, mas não deu maiores detalhes.

E então? Ele está certo? E se estiver, a causa pode ser a falta desses respiros (ainda não verifiquei se o Jeep os possui)?



Até!

Sergio Rocha
07/01/2007, 11:56
Olá pessoal!

Estou trazendo este tópico devolta à tona pelo seguinte motivo: percebi que quando estou andando no Thunderbolt sem pisar no acelerador, mas com uma marcha engrenada, surgem ruídos de pequenas explosões vindos do escapamento.

Um amigo jipeiro (que possui um Willys 60) me disse que isso era devido ao diferencial, mas não deu maiores detalhes.

E então? Ele está certo? E se estiver, a causa pode ser a falta desses respiros (ainda não verifiquei se o Jeep os possui)?



Até!

Nunca ouça conselhos, sobre mecanica, desse seu amigo.:putz: :putz:

[]´:shock:

cmte_carvalho
07/01/2007, 15:15
Ok Sérgio... Mas você faz idéia do que possa estar ocasionando isso?

Ronaldo B.
07/01/2007, 16:17
Olá pessoal!

Estou trazendo este tópico devolta à tona pelo seguinte motivo: percebi que quando estou andando no Thunderbolt sem pisar no acelerador, mas com uma marcha engrenada, surgem ruídos de pequenas explosões vindos do escapamento.

Um amigo jipeiro (que possui um Willys 60) me disse que isso era devido ao diferencial, mas não deu maiores detalhes.

E então? Ele está certo? E se estiver, a causa pode ser a falta desses respiros (ainda não verifiquei se o Jeep os possui)?



Até!

1- Essas pequenas explosões não tem nada a ver com diferencial
2- Provavelmente o seu motor está fora de ponto
3- Concordo com o Sérgio.... "Nunca ouça conselhos, sobre mecanica, desse seu amigo"...

[]´s

Sergio Rocha
07/01/2007, 17:36
Pequenas explosões no escapamentos geralmente tem a ver com ponto ou carburador.

[]´

cmte_carvalho
07/01/2007, 18:49
Ok pessoal...

O meu carburador está mesmo precisando de regulagem e limpeza... Isso é fato. Na verdade ele está precisando de um completo recondicionamento, com direito à niquelação da cuba e tudo mais...

Quanto aos respiros, acho que os encontrei: o traseiro fica sobre o próprio eixo, próximo da parte de cima (mas não disposto na vertical). Já o dianteiro fica na própria carcaça de proteção do diferencial, também na parte superior.

Os respiros se assemelham a parafusos, exceto pelo fato de terem a extremidade emborrachada e de poderem girar facilmente usando a mão.

Mas, para não terminar por aqui, será que vocês agora podem me explicar um pouco sobre a tal "regulagem de ponto"? Estou interessado na possibilidade do "faça você mesmo", se é que isso é possível...


Grande abraço, obrigado pelas respostas, e até!

Ronaldo B.
07/01/2007, 19:56
André,

Como vc está com motor 4.1, provavelmente vc está usando um carburador H-34, 3E ou DFV446, então se você não tiver experiência em desmontar, limpar, montar e regular o carburador, eu sugiro que pelo menos na primeira vez você leve em alguma loja especializada e de confiança, acompanha o serviço que não é muito difícil, mas tem alguns detalhes, principalmente quanto ao tamanho certo de giclês, difusores, venturis, injetores, altura da bóia, etc... é recomendável que um mecânico que conheça bem isso verifique se está tudo correto e de acordo com a calibragem correta para o modelo do motor e carburador que vc está usando, isso influencia diretamente no consumo e no desempenho do motor.

Quanto a regulagem do ponto, não é difícil fazer, mas é aconselhável que seja feita com uma pistola de luz própria para isso e tem que saber qual o ponto correto para o seu motor, ir na tentativa e erro de soltar o distribuidor e ir girando só em caso de emergência porque se tirar muito do ponto o motor nem pega. Se você levar prá dar uma geral no carburador já pede pro mecanico verificar o ponto também, normalmente ele já faria isso, pelo menos se for um bom mecânico. É sempre bom aprender primeiro com quem conhece, no final vc acaba economizando algum $$$ sem falar nos problemas que pode evitar.

[]´s

cmte_carvalho
07/01/2007, 21:40
Fala Ronaldo!

O carburador é um Brosol 3E (gasolina). Eu consigo desmontá-lo e limpá-lo, o problema é a regulagem em si... Aliás, seria muito interessante caso alguém pudesse indicar algum manual on-line (se é que existe) que ensine "a arte de regular um carburador"...

Quanto ao ponto, como é que funciona isso? Eu nunca acompanhei uma regulagem de ponto e na verdade nem sei direito o que é acertado durante tal procedimento..?


Até mais!

Ronaldo B.
07/01/2007, 21:55
André,

Dá uma olhada no Fórum do Amigos do Opala que tem bastante informação sobre o 3E, inclusive acho que foi lá que eu achei uma vez a tabela com todas as informações sobre calibragem, prá quem tem motor de opala no CJ vale a pena dar uma conferida o no Fórum deles, segue abaixo o link:

http://www.amigosdoopala.com.br/forum/

Quanto a regulagem do ponto, basicamente serve para sincronizar o momento correto que cada vela receberá a faísca que vem do distribuidor, cada motor tem uma especificação de ajuste que é graus. O motor fora de ponto pode estar adiantado ou atrasado, os problemas mais comuns são esses estouros no escapamento, principalmente quando reduzindo marchas ou usando o freio motor, dificuldade para dar partida, motor falhando em alta, as vezes quando está fora do ponto vc escuta o motor "grilar" em alta rotação, etc... cada sintoma vai depender do ponto estar adiantado ou atrasado.

[]´s

juleymar73
17/03/2013, 09:34
Ressulcitando isso por motivo besta :pensativo: , eu procurei e não achei essa resposta nesse topico , alguem sabe me dizer quantidade de oleo cabe nos eixos do cj5 ?? e qual oleo especifico ?

como disse motivo besta mais na hora que se precisa :confused: uma resposta dessas se torna ua dor de cabeça.

dickvigarista
17/03/2013, 11:17
Ressulcitando isso por motivo besta :pensativo: , eu procurei e não achei essa resposta nesse topico , alguem sabe me dizer quantidade de oleo cabe nos eixos do cj5 ?? e qual oleo especifico ?

como disse motivo besta mais na hora que se precisa :confused: uma resposta dessas se torna ua dor de cabeça.


Amigo deve ser Dana 44 teu diferencial, se não estou enganado vai 1,2 lt de óleo SAE90 EP.
Att

calhiandro
17/03/2013, 13:56
Pelo manual do jeep 1,6L

Sydney66
13/04/2013, 23:05
Amigo deve ser Dana 44 teu diferencial, se não estou enganado vai 1,2 lt de óleo SAE90 EP.
Att

Pode ser óleo mais novo que o EP, pois o diferencial é de engrenagens hipoídes, óleo sae90 para transmissão pode sem problemas, só não pode na caixa de marchas original por incompatibilidade com certos materiais das caixas antigas.