Ver Versão Completa : Radiador do Ar Quente
Eduardo Domingos Barboza
02/07/2009, 16:06
O radiador do ar quente está furado, a KIA pediu R$ 800,00 é demais, se alguém já teve que trocar e quer compartilhar a experiência.
Se apenas furou vc pode reparar e qq lugar que mexa com ar cond automotivo. Ja aproveita e limpa tudo por ali. Se deu PT, vai com ele num desmanche e compre outro igual...fácil de achar.
DouglasMac
06/07/2009, 20:36
Eduardo e Nava, blz?
Por incrível que pareça, meu SPT que NUNCA dá pepino, nesse fim de semana apareceu vazando água quente no assoalho do lado do passageiro, tive de desmontar o painel todo (PQP), o soldador fidazunha pediu 100 pilas para soldar, se acharem dois, compro um, só mandar a conta do banco e deposito.
VALEU.
LAMA!!
Douglas, se vc tirou o radiador, leve em outro cara qq. qq um que solde calhas, geladeiras, etc vai consertar...depois vc leva em alguma loja de radiador para testar e boa.
DouglasMac
06/07/2009, 22:27
Êta Nava, num é que voce tá certo!! Pô num tinha pensado nisso.
Voce não expert, é esperto, hehehehe.
Rapaz, dá um trabalhão desmontar o painel, amanhã vou postar fotos.
O radiador é todo de alumínio, carcaça, dutos, etc....
Valeu, LAMA!!!
Lucena04
22/03/2010, 23:55
Boa noite!!! Bem Wlady, tive o mesmo problema que nosso amigo de floripa descreve no link, fui numa loja que chama k2 no tucuruvi ZN SP, e fiz o isolamento das mangueiras por R$ 40,00 e o orçamento para a troca do radiador do ar quente foi R$ 150,00 de mão de obra, mais R$ 290,00 do radiador e mais a recarga do AR R$ 80,00...mais não fiz o serviço naquele momento, mais agora já estou pensando em fazer...só para ter a caranga com todos os seus acessorios funcionando.Mais a peça (O RADIADOR) não vou comprar com eles vou procurar por fora....Abraço
Bom saber disso, moro na ZN e beeeem mais pra frente tb pretendo fazer esse serviço, se bem que o ar quente nunca me fez falta. Fiz a retífica do motor e mandei isolar só por precaução, mas não sei o estado dele. Se esse radiador do ar quente for novo vai ser difícil achar mais barato, mas de qualquer forma se vc achar fala pra gente.
Vc usa sua Sportage para trilha?
Falou e até mais :concordo:
É tenho que ver o que pode estar acontecendo lá. Vou tentar levar em alguem que mexa com ar e ver se descubro a origem dessa agua ou se é so de chuva mesmo.
Boa noite galera!!!! Lucena e então esta loja fica na Av Guapira n° 584 no tucuruvi e a K2 Ar condicionado e Radiadores, eles mechem com os 2 serviços e tmb parte eletrica, lá eu fiz este isolamento e mais um reparo no motor de arranque, eu gostei. Então do radiador do ar, realmente eles me passarão o valor da peça nova, agora uma usada eu achei no mercado livre por R$ 150,00 mais não sei se compensa compra usada. Não sei se pode furar tmb!!!! Bem fiz umas trilhas em Boisucanga e Camburi no litoral norte SP, mais faz tempo que não faço minha Sporte começou a dar uns probleminhas e dei uma parada. No momento ela está no meca pra troca do cabeçote...aqueceu e foi pro saco..uma graninha gasta agora, fazer o que né. Mais Borra arrumar né pra por o pé na estrada rsss.Mais novidades posto aqui....Abraçosss
Anotado.. é de facil acesso pra mim ir ate la caso precise.. Vlw.
Ai pessoal, vamos ver se alguem pode me ajudar com uma duvida que me apareceu, devido a esse frio maledeto que esta aqui em SAMPA..
Como funciona o ar quente..? Ele tem resistencia?.. ele pega agua e aquece utilizando o motor ou algo parecido.. ?? que raios que é... tenho tentado aquecer o carro internamente a noite ao sair do serviço ou pela manha, pois ao sair de casa a temp. interna do carro ta batendo nos 7°mas eu num vejo diferença o maximo que o carro fica depois de uns 20 min andando é na casa dos 15/.. acho que isso é mais a transferencia de temperatura das pessoas dentro do carro do que o AR quente..
Poxa no meu monza classic velhinho era so ligar o ar e ja vinha o bafo quente na cara.. na sportage ate agora num vi nada ehehheh
O frio sei que congela.. mas o quente.. :pensativo: ta devendo.
No aguardo..:concordo:
O ar quente interno funciona com um pequeno radiador que circula agua quente do motor por dentro dele, pra ele não estar funcionando são tres as possiveis causas, o radiador pode estar entupido, a valvula que libera a passagem de agua pode estar emperrada/desligada ou o sistema esta desativado que nesse caso é muito comum desligarem as mangueiras por vazamento no radiador.
O meu esta funcionando bem, quando ligo com o motor frio, em menos de 3 minutos ja esta circulando ar quente, e é bem quente.
[]s
(DU)
Blza.. vou checar esses itens.. tem como me dar uma ideia de onde fica esse radiador.. que por ele, eu acho o resto.. Vlw mesmo.. :concordo:
Lucena04
09/06/2010, 17:54
Ai pessoal, vamos ver se alguem pode me ajudar com uma duvida que me apareceu, devido a esse frio maledeto que esta aqui em SAMPA..
Como funciona o ar quente..? Ele tem resistencia?.. ele pega agua e aquece utilizando o motor ou algo parecido.. ?? que raios que é... tenho tentado aquecer o carro internamente a noite ao sair do serviço ou pela manha, pois ao sair de casa a temp. interna do carro ta batendo nos 7°mas eu num vejo diferença o maximo que o carro fica depois de uns 20 min andando é na casa dos 15/.. acho que isso é mais a transferencia de temperatura das pessoas dentro do carro do que o AR quente..
Poxa no meu monza classic velhinho era so ligar o ar e ja vinha o bafo quente na cara.. na sportage ate agora num vi nada ehehheh
O frio sei que congela.. mas o quente.. :pensativo: ta devendo.
No aguardo..:concordo:
Pelo que eu vi na minha a água do motor (que esquenta pelo funcionamento funcionamento dele) passa pelo radiador do ar quente que transfere a temperatura para o ventilador. Se o carro estiver frio o ar quente não funciona, só depois que o motor esquentar. Pode ser tb que o antigo proprietário por algum motivo tenha anulado o ar quente que é fácil de se fazer, tem uma gambitech do Julio que explica como se faz, acabei fazendo na minha por precaução.
:concordo:
Blza.. vou checar esses itens.. tem como me dar uma ideia de onde fica esse radiador.. que por ele, eu acho o resto.. Vlw mesmo.. :concordo:
Fica atras do painel, é treta chegar até ele.
Se vc tirar o painel onde ficam os botões do ar, ja da pra ver o cabinho que abre e fecha a valvula, é só seguir ele.
[]s
(DU)
Lucena04
10/06/2010, 09:04
Fica atras do painel, é treta chegar até ele.
Se vc tirar o painel onde ficam os botões do ar, ja da pra ver o cabinho que abre e fecha a valvula, é só seguir ele.
[]s
(DU)
Parece que dá um certo trabalho mesmo, esse foi um dos motivos que eu não quis reativá-lo. 1º pela mão de obra e 2º pelo preço da peça, se for trocar uma uma nova original sai uma paulada. Ainda mais que eu não confio muito em ficar desmontando e montando o painel, apesar de não conhecer o sistema sou meio desconfiado, vai que não dá para montar direito depois, quebra alguma peça que segura o painel...
:concordo:
Bom o jeito é verificar e ver o que esta rolando.. vlw pessoal... ja da pra ter uma ideia,.. :concordo:
Quanto ao painel.. ja tirei partes dele e num parece muito complicado. Ele é feito de espuma de poliuretano com partes de nylon. Pode ocorrer quebras dos encaixes de nylon, como na minha, onde eu percebi que quem havia mexido ja quebou umas travinhas..:sad: ainda bem que não afetou a fixação.
Eduardo Fróes
20/06/2010, 11:38
Chará Barbosa!
Eu tive o mesmo problema, o meu radiador do ar quente furou a uns 3 anos atrás. Também me deparei com os preços na concessionária que são inviáveis. Apesar desse radiador ser de Al, o meu furou devido a corrosão próximo a uma região de solda por brasagem. A solução que tomei foi de comprar um radiador de Cu no mercado paralelo que aqui em PoA foi fácil de encontrar e custou em torno de 190 reais, acredito que em SP seja mais fácil de encontrar e mais barato tb. Lembro que o Cu possui maior eficiencia na troca do calor, portanto ele desempenha bem a sua função. Vou te dar algumas sugestões:
1) procure um mecanico de confiança, pois terás que retirar TODO o painel e parte do console central. Aproveite para fazer tudo que tiver que fazer sob o painel (eliminar ruídos, troca de botões de acionamento,etc), pois garanto que nunca mais vais querer passar por esta experiencia de retirar o painel, ehehheeheh... é a visão do inferno!!!!
2) nem pense em soldar/consertar o radiador antigo, pois terás o risco dele furar novamente, deve existir outros pontos de corrosão internos e portanto terás que desmontar o painel de novo.
3) se necessitares usar o veículo para procurar peças e etc, podes desconectar a mangueira de entrada de água do radiador de aquecimento que fica no compartimento do motor e isola-la com um bujão e abraçadeira. Fazendo isso voce isola o vazamento no interior do veículo.
4) muito cuidado para desmontar o radiador, pois ele fica dentro de uma caixa de plastico revestido com espumas e existe uma espécie de solenóide que abre e regula a abertura da tampa desta caixa para a circulação de ar e consequentemente o aquecimento, cuidado com este solenóide. Portanto repito, um mecânico bom é primordial para o trabalho.
5) terás que desaerar o sistema de arrefecimento para o correto funcionamento do sistema, portanto aproveite e limpe / troque a água do radiador e complete com a qtde correta de etileno glicol.
O meu radiador de Cu foi instalado a 3 anos e está funcionando beleza!
Um abraço e boa sorte!
att
Eduardo Fróes
claudinho10001
27/05/2011, 20:17
Uma ideia pra quem tem tudo funcionando: Nao espere o inverno chegar para colocar o sistema em funcionamento, faça-o funcionar de tempos em tempos e tera o sistema OK por muito tempo. Funciona tambem para o condicionador de ar. Deixa-lo parado ate o proximo verao eh correr o risco de nao funcionar. E vou mais alem: A regra vale para outros itens como traçao, reduçao, desembaçador, limpador e lavador de parabrisas, e até o esquecido macaco.
Em temp: O meu ar quente falta cozinhar quem esta no carro. Se o meu ar condicionado gelasse tanto quanto o ar quente esquenta, certamente ia nevar dentro do carro.
rpetrucci
09/07/2012, 23:03
Chará Barbosa!
Eu tive o mesmo problema, o meu radiador do ar quente furou a uns 3 anos atrás. Também me deparei com os preços na concessionária que são inviáveis. Apesar desse radiador ser de Al, o meu furou devido a corrosão próximo a uma região de solda por brasagem. A solução que tomei foi de comprar um radiador de Cu no mercado paralelo que aqui em PoA foi fácil de encontrar e custou em torno de 190 reais, acredito que em SP seja mais fácil de encontrar e mais barato tb. Lembro que o Cu possui maior eficiencia na troca do calor, portanto ele desempenha bem a sua função. Vou te dar algumas sugestões:
1) procure um mecanico de confiança, pois terás que retirar TODO o painel e parte do console central. Aproveite para fazer tudo que tiver que fazer sob o painel (eliminar ruídos, troca de botões de acionamento,etc), pois garanto que nunca mais vais querer passar por esta experiencia de retirar o painel, ehehheeheh... é a visão do inferno!!!!
2) nem pense em soldar/consertar o radiador antigo, pois terás o risco dele furar novamente, deve existir outros pontos de corrosão internos e portanto terás que desmontar o painel de novo.
3) se necessitares usar o veículo para procurar peças e etc, podes desconectar a mangueira de entrada de água do radiador de aquecimento que fica no compartimento do motor e isola-la com um bujão e abraçadeira. Fazendo isso voce isola o vazamento no interior do veículo.
4) muito cuidado para desmontar o radiador, pois ele fica dentro de uma caixa de plastico revestido com espumas e existe uma espécie de solenóide que abre e regula a abertura da tampa desta caixa para a circulação de ar e consequentemente o aquecimento, cuidado com este solenóide. Portanto repito, um mecânico bom é primordial para o trabalho.
5) terás que desaerar o sistema de arrefecimento para o correto funcionamento do sistema, portanto aproveite e limpe / troque a água do radiador e complete com a qtde correta de etileno glicol.
O meu radiador de Cu foi instalado a 3 anos e está funcionando beleza!
Um abraço e boa sorte!
att
Eduardo Fróes
Amigo sou de P.Alegre tb e estou com o mesmo problema de radiador de ar quente furado. Onde vc fez o serviço ? Qual radiador comprou ... valeu !
Eduardo Fróes
14/07/2012, 19:38
Petrucci, meu mec fica na rua Olinda próximo a Benjamin, não achei o cartão pra te passar o no. Me envia um e.mail q esta cadastrado aqui no site e te informo o tel dele.
rpetrucci
05/02/2013, 10:48
Petrucci, meu mec fica na rua Olinda próximo a Benjamin, não achei o cartão pra te passar o no. Me envia um e.mail q esta cadastrado aqui no site e te informo o tel dele.
Amigo não consegui enviar mensagem privada para vocÊ ... pode colocar o fone dele aqui mesmo assim todos sabemos onde estão os bons mecanicos....