PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas em eletrônica



andretomasi
18/11/2004, 22:44
Fala pessoal,

Uma dúvida para os técnicos em eletrônica de plantão.. preciso de uma saída de 4.5 volts e uma de 9 volts, para instalar na viatura, a partir do 12 volts da bateria.. que resistor devo colocar no cabo? O resistor vai no positivo?


Outra dúvida, totalmente off-topic: estou mexendo aqui em um transmissor FM, desses comuns, portáteis, made-in-china.. O sinal do negócio fica meio ruim, mas se eu encosto a mão no transmissor ou na pilha (não na antena), o sinal fica perfeito, pega direitinho.. se tiro a mão, cada mexida que dá nele o sinal dá chiado e sai do ar.. encostando na antena também não pega direito.. alguém tem alguma idéia? Isolar a pilha? Colocar um aterramento?

[ ]´s

Alessandro Henrique
18/11/2004, 23:47
Keko,
Para se ter estas tensões de 4,5 , 9 e outras não é simplesmente instalar um resistor.
Inicialmente é importante saber o que você quer alimentar, qual é a potência da carga e se ela é constante. Mediante estas informações é possível instalar/dimensionar um resistor divisor de tensão ( no caso de carga constante) ou partir para uma outra solução, usando um transístor ou até um CI (circuito integrado) regulador de tensão.
Com relação ao transmissor de FM, verifique como está a conexão da antena ao circuito eletrônico.

Sds.

Sukys
19/11/2004, 01:33
estou mexendo aqui em um transmissor FM, desses comuns, portáteis, made-in-china..

A ultima palavra diz tudo, queria grande coisa com um radinho xing-ling-li?:lol:

Quando segura no dito seu corpo faz o papel de plano de terra para a antena, só isso. Se você ligar um rabicho de fio no polo negativo da bateria conseguirá o mesmo efeito, que será melhor ainda se no final do rabicho tiver uma área plana perpendicular à antena (chapa de metal, por exemplo).


.. preciso de uma saída de 4.5 volts e uma de 9 volts, para instalar na viatura, a partir do 12 volts da bateria..

Como o Alessandro bem falou, não é só ligar um resistor e fim de papo, mas desde que saiba o consumo máximo do equipamento (que pelo visto é o rádio) poderá fácilmente conseguir a tensão desejada usando CI's reguladores para montar uma fonte regulada.
Encontrando o valor de corrente máxima para cada tensão te passo um esquema muito simples de montar.

Abraços,

andretomasi
19/11/2004, 13:11
Fala Alessandro e Sukys,

Valeu as dicas.. bom, explicando melhor, as saídas que quero são de 4.5 V com 1000 mA de corrente máxima, para ligar um discman, e de 9 V com 1200 mA max, para ligar o carregador da lanterna. Se puder me passar o esquema, agradeço.

Vou testar o negócio do transmissor, não espero grandes resultados mesmo, mas depois posto as novidades :D

[ ]´s

Benê Sernaglia
19/11/2004, 15:54
Fala ai Keko,


Nesse caso você pode utilizar o CI Regulador de Tensão da série 78XX que é barato, simples e eficiente.

Ele trabalha com 1A e tensão de saida 5, 6, 8, 9, 10, 12, 15, 18, 24V

No seu caso para 4,5 v utilize o 7805 (terá 5V ) e na saida um diodo para obter uma queda de tensão de 0,6 V e terá aproximadamente 4,4 V.

Para 9 V como a corrente é de 1,2 A e será utilizado com pot. max. somente na hora em que estiver carregando a lanterna creio que o 7809 com um bom dissipador de calor da conta do recado.

Utilize o circuito típico que consta no Data Sheet (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=71377#71377) que é composto pelo Regulador e dois capacitores.


Falow

andretomasi
19/11/2004, 16:18
Valeu Benê, vou correr atrás dessas peças!

[ ]´s

Alessandro Henrique
20/11/2004, 12:38
Fala Alessandro e Sukys,

Valeu as dicas.. bom, explicando melhor, as saídas que quero são de 4.5 V com 1000 mA de corrente máxima, para ligar um discman, e de 9 V com 1200 mA max, para ligar o carregador da lanterna. Se puder me passar o esquema, agradeço.

Vou testar o negócio do transmissor, não espero grandes resultados mesmo, mas depois posto as novidades :D

[ ]´s

Keko,
Siga as orientações do data sheet indicado pelo Benê, para proceder com a sua montagem (Não preciso nem dizer que é importante adicionar a proteção por um fusível...)
Você pode montar os componentes em um sistema do tipo "ponte de terminais" ou confeccionar uma pequena placa de circuito impresso ou ainda comprar uma placa padrão.

Sds.