PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de Direção Hidráulica do Opala no CJ



EduardoLang
04/07/2003, 18:36
Olá pessoal, blz???? Sou novo aqui no forum e gostaria de tirar uma dúvida com vcs!!!!

Tenho um cj 1969 e estou adaptando a direção hidráulica do Opala. Gostaria de saber se alguém passou por uma esperiência como esta ou se sabe algumas dicas para o projeto. A coluna de direção a ser utilizada em meu projeto, será a do VECTRA (escamoteável).

Desde já agradeço a todos e um forte abraço!!!!

SDS

walter.andreis
04/07/2003, 18:51
Seja Bem Vindo Eduardo...
Com certeza o pessoal aqui já passou pela adaptação da direção de Opala nos seus CJT´s, sobre a coluna do Vectra, eu ainda não houvi falar, mas não deve ser difícil não...
O Monge se não me engano fez a adaptação da DH do opala.... ( DIZ AE MONGE!!! ), tem também opções de utilizar a caixa de santana, que não precisa cortar a lata do CJ, mas dae é outro papo.. =DDDD

Se precisar é só dah um alow...

[]´s

monge
05/07/2003, 00:37
Fala Walter e Eduardo... :D :D

Se não me engano foi eu que indiquei o forum pro eduardo, justamente por não ter uma direção hidráulica do opala. :(

A minha é a mecanica do maverick, sei que na mecanica do opala é praticamente a mesma coisa, mas como a do Eduardo é hidráulica eu empaguei na adaptação da bomba, polia, e etc.... :oops: :oops:

É a maiora das pessoas que conheço e já vi optaram por direção mecanica. Só vi até hoje 1 jeep com direção hidráulica do opala. :(

Mas com certeza na hora que o Giovani der o ar da graça, "seus probrema se acabaram-se"

Mas qualquer coisa estou por aqui. :D :D

[]'s

Eugênio

Giovani
05/07/2003, 01:00
Tenho um cj 1969 e estou adaptando a direção hidráulica do Opala. Gostaria de saber se alguém passou por uma esperiência como esta ou se sabe algumas dicas para o projeto. A coluna de direção a ser utilizada em meu projeto, será a do VECTRA (escamoteável).

:D Seja bem vindo Eduardo!

:D Não tenho fotos dessa adaptação, mas não tem segredo. A instalação da cx. de direção é idêntica à do Maverick, coluna de direção também. Existem muitos jeep's com colunas escamoteáveis por aí, não será difícil achar um para copiar. Se alguém tiver fotos manda pra cá!!
Vc precisa de uma polia extra no virabrequim, para a correia da bomba. Deverá fazer um suporte para essa bomba. Imagino que o motor do seu jeep seja o BF-161. Nesse caso retire a polia do virabrequim e ponha uma dupla, ou leve em um bom torneiro para acoplar uma 2ª polia. Quanto ao suporte da bomba, só vendo... Tenho uma foto aqui, não dá para ver grandes coisas, mas serve para dar a idéia... :wink:

EduardoLang
10/07/2003, 14:51
Aí galera!!!!

Muito obrigado pela força!!!! Minha dúvida realmente está na forma de se adaptar a caixa de direção e nem tanto na forma de adaptação da bomba. A bomba eu já tinha mais ou menos uma idéia de como fazer, e inclusive bateu com a da foto!! Muito Obrigado!!!!! Minhas dúvidas, estão mais voltadas para como fixar a caixa e fazer a ligação das rodas com a caixa e quais os terminais de direção mais indicados para usar. Para fazer a união das duas rodas com uma barra ínica, é preciso usar um suporte para terminais de direção duplo, tipo o do fusca???? Aguardo retorno!!!! Uma forte abraço a todos vcs!!!!!!!!


ABRS

Luis Assis
10/07/2003, 23:26
Edu,

Meu Jipe esta com DH de Opala. Inclusive ficou bom, por que ela coube no cofre do motor. Ele esta hoje no mexanico trocando o diferencial ( colocando um mais longo ), portanto nao posso te mandar as fotos já.
Mas prometo que amanha, quando eu for na oficina ve-lo, eu aproveito e levo a camera digital e bato umas chapas para voce ver detalhadamente o trampo que foi feito. Eu acho que ficou muito bom!!
[]'s
Gustavo

EduardoLang
11/07/2003, 09:47
Olá Gustavo!!!!!

Bom dia!!! Muito obrigado pela sua ajuda!!! Estou bastante interessado em saber como é que vc conseguiu colocar a caixa de direção dentro do cofre do motor ! ! ! Assim que vc puder me mande uma fotos e se possível um detalhamento por escrito do processo de adaptação da mesma, com detalhes do tipo: terminal de direção, barras, setor, coluna de direção (no meu caso vou usar a escamoteável do vectra), etc....

Um forte abraço a vc e a todos do forum!!!!!!!! Isso é que é vida!!!!

Abraços!!!!!

Luis Assis
17/07/2003, 12:51
Demorou mas consegui tirar a foto, apesar de ter ficado horrivel, mas acho que dá pra ter uma idéia...
Aqui esta a Caixa dentro do cofre.. Reparem que meu motor é OHC e que o radiador esta grudado nele, por isso ela ficou na folga entre o radiador e a grade...
[]'s
Gustavo

Vilquer
02/04/2008, 11:00
Rapaziada, tenho a DH do opala no meu CJ, mas não gostei da adaptação (ficou como o nariz dele!).Esta fixada na longarina! Pretendo mudar! Gustavo e Giovani, vcs poderiam, por favor, se tiverem, me enviar os esquemas e fotos dos projetos de vcs?!
Valeu!!! Galera, realmente esse é o mais completo forum para nós, loucos!! Pq com todas essas adaptações pra quem tem seu carrinho popular, parece coisa de maluco!!hahahaha e aqui vc tira qq dúvida q tiver!! Abs

wcas
02/04/2008, 11:37
Vilquer, tem outro topico aqui "Direção hidraulica em CJ" que tem tudo isso, fotos e muito mais, peguei tudo la.

bacana00
02/04/2008, 12:36
Eduardo,

Quem tá fazendo isso pra vce aqui em São Paulo?

Bacana

Vilquer
02/04/2008, 12:42
Valeu cara, peguei tambem na galeria de fotos algumas com Boscardin!! http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=859 .
Abs

Elmer_Jeep
02/04/2008, 15:47
o tópico mais completo é esse aqui: Direção Hidráulica em CJ-5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8)


vamos manter o conteudo apenas lá.

[]'s