PDA

Ver Versão Completa : Como é feita a instalação do conta-giros no CJ-5 ?

cristiano
01/11/2004, 16:55
Gente,

Estou querendo colocar o conta giros no meu CJ-5, e quero manter o velocimetro original dele, minhas dúvidas são:

- Qual modelo de conta giros seria o mais indicado ??
- O que é necessário para a instalação do mesmo ??

Meu Jeep está com o motor (4cc) e cambio (4 marchas + ré) do Maverick...

Sergio Rocha
01/11/2004, 17:45
Gente,

Estou querendo colocar o conta giros no meu CJ-5, e quero manter o velocimetro original dele, minhas dúvidas são:

Fala Cristiano.

Velocimetro não tem nada a haver com contagiros.
Compre qualquer modelo que seja ligado na bobina, eu acho melhores do que os que são ligados no alternador(veículos Diesel).

Para instalar é moleza.Só ligar conforme o manual ou pelos desenhos atraz do contagiros.Se não me falha a memoria, é um corrente,um terra, iluminação e o da bobina.
[]'

Maurício D'Arezzo
01/11/2004, 19:33
É isso mesmo, um fio é ligado à terra, outro no positivo, outro no positivo que vem da lanterna, e o último vem do negativo da bobina (aquele que é ligado no platinado) e no meu Jeep nem furei o painel coloquei um suporte que comprei no Josewal. Segue foto.
Mauricio.

cristiano
02/11/2004, 18:08
É isso mesmo, um fio é ligado à terra, outro no positivo, outro no positivo que vem da lanterna, e o último vem do negativo da bobina (aquele que é ligado no platinado) e no meu Jeep nem furei o painel coloquei um suporte que comprei no Josewal. Segue foto.
Mauricio.

Agora fiquei na dúvida, será que é melhor do que furar o painel ??
Voce mesmo fez a ligacao ??
Onde fica o negativo do platinado ?? E aquela pecinha prateada que esta junto do distribuidor ??

cristiano
02/11/2004, 18:10
Gente,

Fala Cristiano.

Velocimetro não tem nada a haver com contagiros.
Compre qualquer modelo que seja ligado na bobina, eu acho melhores do que os que são ligados no alternador(veículos Diesel).

Para instalar é moleza.Só ligar conforme o manual ou pelos desenhos atraz do contagiros.Se não me falha a memoria, é um corrente,um terra, iluminação e o da bobina.
[]'

Eu comentei do velocimetro porque queria um contagiros que combinasse com o velocimetro original do jeep, para que nao parecesse muito novo, entende ??

Alem disso, queria saber quantos giros vai esse motor do meu Jeep, é do Maverick 4cc OHC 2.3, para escolher o contagiros correto, que quando chegue no vermelho é no limite do motor...

Os que funcionam nos veiculos a Diesel podem ser instalados no gasolina ?? sao mais caros ?? onde posso acha-los ??

Eduardo Velo
02/11/2004, 19:44
Cristiano , em motores Diesel é com sensores ou através de um fio de uma das "pernas" do estator do alternador , vc pode ligar assim tbm , só que , geralmente Diesel trabalha numa faixa baixa de rpm , aí não daria pra usar o mesmo conta giros ...

[]s...

Maurício D'Arezzo
02/11/2004, 21:24
Olá, Faça o mais simples, use conta-giros ligado na bobina, o meu eu comprei no Josewal (http://www.josewal4x4.com.br). Quanto a ligação eu mesmo fiz, é muito simples, veja no próprio conta-giros e no manual que acompanha, como é o esquema de ligação:
*um fio é ligado ao terra (-).
*outro é ligado ao positivo (+) após a chave de ignição, para quando a chave do contato estiver ligada, alimenta a bobina e todo o circuito do Jeep, inclusive o conta-giros.
*um terceiro fio alimenta a iluminação e é ligado junto com a chave que liga a lanterna (quando você ligar a lanterna do Jeep o mostrador do conta giro liga junto)
* e um quarto fio que é ligado ao fio negativo da bobina (no alto na bobina existem 2 terminais fixados com porquinhas um é positivo (+) e o outro é negativo (-) tem o sinal gravado lá, ligue no "negativo".
Esse negativo é ligado ao distribuidor (na parte superior/lateral do distribuidor tem um parafuso com 2 porcas que é ligado ao platinado (parte interna do distribuidor) e cada vez que o platinado fecha ele carrega a bobina e quando abre é a vez do rotor estar apontado para uma vela e descarrega a bobina e esse movimento em pulsos de abre e fecha é que o conta-giros calcula a rotação do motor.

Existe um modelo bem simples com o mostrador preto bem parecido com o velocimetro original, é uma questão de gosto, na minha opinião o conta-giros no alto é mais fácil de ver, fica mais ao alcance dos olhos.
Segue foto da bobina/distribuidor.
Maurício.

cristiano
03/11/2004, 07:22
Cristiano , em motores Diesel é com sensores ou através de um fio de uma das "pernas" do estator do alternador , vc pode ligar assim tbm , só que , geralmente Diesel trabalha numa faixa baixa de rpm , aí não daria pra usar o mesmo conta giros ...

[]s...

Mas eu poderia comprar um contagiros para motores à diesel e ligar no alternador que funciona certo ?! Vi alguns na donati4x4 para vender...

Mas minha preocupação é comprar até quantos giros ?? Porque eu vi alguns de 8000 a 10000 rpm, não sei se o meu motor chega a isso tudo... queria comprar um mais compatível...

cristiano
03/11/2004, 07:26
Olá, Faça o mais simples, use conta-giros ligado na bobina, o meu eu comprei no Josewal (http://www.josewal4x4.com.br). Quanto a ligação eu mesmo fiz, é muito simples, veja no próprio conta-giros e no manual que acompanha, como é o esquema de ligação:
*um fio é ligado ao terra (-).
*outro é ligado ao positivo (+) após a chave de ignição, para quando a chave do contato estiver ligada, alimenta a bobina e todo o circuito do Jeep, inclusive o conta-giros.
*um terceiro fio alimenta a iluminação e é ligado junto com a chave que liga a lanterna (quando você ligar a lanterna do Jeep o mostrador do conta giro liga junto)
* e um quarto fio que é ligado ao fio negativo da bobina (no alto na bobina existem 2 terminais fixados com porquinhas um é positivo (+) e o outro é negativo (-) tem o sinal gravado lá, ligue no "negativo".
Esse negativo é ligado ao distribuidor (na parte superior/lateral do distribuidor tem um parafuso com 2 porcas que é ligado ao platinado (parte interna do distribuidor) e cada vez que o platinado fecha ele carrega a bobina e quando abre é a vez do rotor estar apontado para uma vela e descarrega a bobina e esse movimento em pulsos de abre e fecha é que o conta-giros calcula a rotação do motor.

Existe um modelo bem simples com o mostrador preto bem parecido com o velocimetro original, é uma questão de gosto, na minha opinião o conta-giros no alto é mais fácil de ver, fica mais ao alcance dos olhos.
Segue foto da bobina/distribuidor.
Maurício.

Puxa, tá mais que entendido com essa explicação, obrigado!!

Eu não estou querendo instalar um igual ao seu porque eu ainda não fiz o corte no meu paralama para botar o banco mais para trás, e eu tenho quase 2 metros, minha cara está quase no parabrisa e o meu peito no volante... :wink: queria um que ficasse no painel mesmo... :?: :?: :?: :?:

Você pode me indicar o modelo que você viu bem parecido com o original ?? foi na donatti ?? josewal ??

elcio
03/11/2004, 11:46
a vantagem desse sistema de bobina eh que nao tem erro pra ligar.
com sistema de injeçao eh bem mais complicado...
se vc errar no fio do modulo caga tudo, corre o perigo de mandar pro espaço...

[]´s

Ronaldo B.
03/11/2004, 18:11
Gente,

Cristiano,

Você já deu uma olhada no site da cronomac ??

http://www.cronomac.com.br/

Lá tem o esquema de montagem de todos os acessórios, inclusive todos os modelos disponíveis por linha... vale a pena dar uma olhada até prá ajudar a escolher qual comprar.

[]´s

Ronaldo B.
03/11/2004, 18:22
Você pode me indicar o modelo que você viu bem parecido com o original ?? foi na donatti ?? josewal ??

Cristiano,

Além da Donatti4x4 e da Josewal4x4 você também pode achar os instrumentos originais nos links abaixo:

Garra4x4:
http://www.garra4x4.com.br/Instrumentos.htm

Paulista4x4:
http://www.grandrio.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=31&nome_categoria=RELOGIOS

Portugues4x4:
http://www.portugues4x4.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=5&nome_categoria=Velocímetros%20e%20Relógios

[]´s

Danniel Pizatto
04/11/2004, 02:04
A cronomac tem uma série Willys

O contagiros funciona p/ 4 e 6 cilindros e vai até 6.000 RPM

Pra mim é o que encaixa melhor no Jeep..

valmor
03/09/2006, 13:38
Vou ligar um Contagiros CRONOMAC no motor opala 4cc, carburado ( é claro ...) :razz:

qual a fiação ( bitola de fio ) adequada para as ligaçoes :

# da BOBINA ao CONTAGIROS ????
# terra do contagiros ???
# positivo do contagiros ????
No site da Cronomac não tem nada sobre a fiação ...... :parede:

[]´s

valmor
05/09/2006, 18:57
Alem de não constar NADA sobre a fiação o atendimento ao consumidor da CRONOMAC é bem ruim e antipatico .....
A informação que me deram é " usar fiação basica" ..ok ...Fiação basica de que ??? De bobina ? de Alternador ? de Farois ????? Nem a pessoa que respondeu o email se identificou ....
Sinceramente JA ME ARREPENDI de comprar CRONOMAC antes de usar !!!!!

valmor
06/09/2006, 18:59
Parece brincadeira , mas vejam a 2º resposta do atendimento da cronomac , os caras acham que são os unicos fabricantes do planeta !

----- Original Message -----
From: manutencao@cronomac.com.br (manutencao@cronomac.com.br)
To: valmor
Sent: Wednesday, September 06, 2006 8:27 AM
Subject: Re: Instalaçao de Contagiros / bitola dos fios

Sr. se vc realmente entende de instalação elétrica embarcada, sabe de que estou falando, caso não tenha experiência nesta área favor procurar um profissional gabaritado para efetuar a instalação.

O unico instrumento Cronomac que requer fio especial é o Amperímetro, que deverá ser instalado com fio autoplastique 10mm.

Obrigado.

Verly
22/07/2011, 21:27
Alguém já ouviu falar em adaptar contagiros mecanico no CJ5? Existe alguma saína caixa, por exemplo, para isso?

vladimirsilva
23/07/2011, 01:30
Vou ligar um Contagiros CRONOMAC no motor opala 4cc, carburado ( é claro ...) :razz:

qual a fiação ( bitola de fio ) adequada para as ligaçoes :

# da BOBINA ao CONTAGIROS ????
# terra do contagiros ???
# positivo do contagiros ????

No site da Cronomac não tem nada sobre a fiação ...... :parede:

[]´s

Veja o arquivo anexo, recomendo cabo 0,5mm², ele é bastante fino e dá para fazer a ligação da bobina com o platinado e chave de ignição.

Robertux
27/07/2011, 00:52
Alguém já ouviu falar em adaptar contagiros mecanico no CJ5? Existe alguma saína caixa, por exemplo, para isso?
Eu não conheço nenhum contagiros mecânico, mas o velocímetro nada mais é que um contagiros mecânico que mede as rotações do cardan.
Teoricamente um cabo de velocímetro ligado no virabrequim (por exemplo na polia da frente) e ligado a um velocímetro de alta velocidade no painel (eu vi uns de diâmetro pequeno mais ou menos 60mm que chegam até 200 km/h), com a escala alterada para rotação em vez de velocidade, acho que daria certo.

Verly
27/07/2011, 18:33
Caro Robertux, não faço idéia de como fazer uma adaptação destas! :)
Como seria? Na caixa de marchas não temos nenhum tomada para isto, certo?

Rafaminc
28/07/2011, 08:44

Um contagiro mecânico para adaptar em qualquer motor com ignição é uma idéia quase exêntrica e digamos muito inviável.
Claro que se o motor antigo já possui a saída para contagiros, daí a história é outra, mas se o motor não tem tal saída, seguem alguns problemas que serão encontrados:

1º Tem que adaptar ou fabricar uma tomada de força em algum eixo do motor (comando, virabrequim, distribuidor) e não na caixa, pois a medição de rotação não depende da rotação na saída da caixa.
2º Tem que achar um contagiros com a mesma redução que a saída utilizada para a medição.
3º Normalmente motores a diesel e algumas motos antigas usam contagiros mecânicos, então para fazer uma adaptação dessas envolveria muita enjambração e problemas para adequar as rotações de um motor para outro.

Então é muito mais fácil comprar um contagiros eletrônico de 100 pila, liga-lo no negativo da bobina e ser feliz...

sraposo
28/07/2011, 09:59
Rafaminc disse tudo.

Ainda que eu ganhasse um contagiros mecânico, o trabalho que a conexão daria, sem qualquer vantagem sobre o contagiros do tipo elétrico, me faria decidir por NÃO instalá-lo.

Existem contagiros de todo preço, desde os que custam uns R$50,00 até os de mais de R$1000,00. Tem do tipo 'reloginho" (com ponteiro), com display de LED, LCD, grande, pequeno, com outras funções, nacional, importado etc.

Um contagiros elétrico é extremamente simples de instalar. Escolha o modelo que mais gostar e seja feliz rsrrs

Abraços!

Verly
28/07/2011, 18:15
Beleza!
Eu não imaginava que envolveria tantas adaptações! Obrigado pelas respostas.
Agora, em relação aos elétricos, para um motor original BF, um conta-giros com fundo de escala de 6000 ou 8000 não seria muito? Qual seria o fundo de escala ideal para este tipode motor?

sraposo
28/07/2011, 18:23
6000 RPM, se chegar a isso
(motor e motores rural e jeep willys BF-161 2600 3000 OHC 2300 ford (http://ruralwillys.tripod.com/diversos/motoreswillys.htm))

Abraços

Robertux
29/07/2011, 14:23
A Willtec fabrica contagiros para os motores BF 161 e para o OHC ou Hurricane no padrão dos relógios Willys.
Eu comprei um para o BF 161 e antes de instalá-lo o motor abriu o bico e eu o substituí por um OHC, então tive que comprar outro contagiros para motores de 4cc. O meu está na caixa, sem uso, nunca foi unstalado. Se lhe interessar faço um preço bom.

Robertux
29/07/2011, 14:29

Não não poderia ser feita na caixa de marchas, teria que ser diretamente no motor, o ideal seria no virabrequim, mas eu nunca fiz, foi apenas uma idéia maluca que, se necessário, poderia ser aperfeiçoada, mas é muito mais fácil ligar um contagiros elétrico. É só ligar no polo negativo da bobina.

Robertux
29/07/2011, 14:41
A Willtec fabrica contagiros para os motores BF 161 e para o OHC ou Hurricane no padrão dos relógios Willys.
Eu comprei um para o BF 161 e antes de instalá-lo o motor abriu o bico e eu o substituí por um OHC, então tive que comprar outro contagiros para motores de 4cc. O meu está na caixa, sem uso, nunca foi unstalado. Se lhe interessar faço um preço bom.

Segue foto do contagiros da willtec. Diânetro 52 mm.

Verly
29/07/2011, 17:14

Oi Robertux!
Este seria de 6000 giros? Qual seria o valor?

Verly
31/07/2011, 19:44
Oi Robertux!
Desistiu de vender?

Robertux
31/07/2011, 19:57
Sim Verly, ele é de 6000 rpm.
Dei uma consultada nos preços, na Gama 4x4 está R$ 112,00 a vista, na Paulista 4x4 está R$ 98,00, na Josewal, na Garra e no Zezo não tem, pelo menos no site. Eu poderia lhe fazer R$ 70,00 + frete, se não me engano eu paguei R$ 98,00 na Gama 4x4 quando comprei.

Robertux
31/07/2011, 20:03
Oi Robertux!
Desistiu de vender?
Não desisti não, eu não entrei na internet esses dias. Já postei a resposta acima.

Verly
01/08/2011, 16:10
Robertux,
vamos fechar 70,00 com frete simples?

zenzen 4x4
01/08/2011, 16:28
Também estou com dificuldade para fazer funcionar o RPM.Vejamos se alguém pode me dar umas idéias;Tenho uma Grand Cherokee com motor da S10 2.8,funciona todo painel através do modulo original,mas o meca cortou os fios do motor original, e agora não achamos mais a linha do RPM.No motor a gasolina o sinal vem da bobina, e no diesel vem do alternador,até aí tudo bem,o problema é mandar o sinal através do módulo para o painel,já que não abro mão do RPM original.

Verly
01/08/2011, 16:48
Zenzen,
dá uma olhada neste link: Opala.com • Ver Tópico - Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada (http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?t=7747)

sraposo
01/08/2011, 16:51
Zenzen,

O problema é que um contagiros para motor diesel é 'casado' com o alternador e a relação de diâmetro entre a polia do virabrequim e a do alternador. A única maneira de aproveitar este contagiros original seria:
1) colocar o alternador original do motor diesel e atender à relação entre polias (acho que isso vai dar trabalho...)
2) usar um conversor de frequência do "sinal de rotação" do motor atual para este contagiros do painel.

Não me ocorre agora outra solução para fazer com que o contagiros do painel continue lá e funcionando...

zenzen 4x4
01/08/2011, 16:58
Verly, obrigado pela dicas,vou passar para meu eletrecista.

zenzen 4x4
01/08/2011, 17:00
O meu problema é conseguir mandar sinal para o relógio do RPM,que meu eletrecista não está conseguindo.
Obrigado!

Robertux
01/08/2011, 18:33
Robertux,
vamos fechar 70,00 com frete simples?

OK Verly, eu envio pelo PAC. Você teria um e-mail para conversarmos em particular. Se der me mande uma MP senão, use meu e-mail aseredo@ig.com.br

Bercan
09/08/2011, 11:12
Pessoal,

acabo de instalar um conta giros no CJ, e estou com duvidas quanto a aferição do mesmo....

alguém por aqui tem instalado um conta giros WILLTEC da linha Willys em um CJ com 6cc BF161???

minha duvida e o seguinte..... de ouvido não digo que minha marcha lenta esteja nem perto de 900 giros, a lenta e tão baixinha que parece que o motor vai tropeçar contando os canecos e o conta giros ta la.... marcando 1000 giros....... quando em terceira marcha (40km/h) na rua andando livre o conta giros ta la 3200 giros.......

não sei se minha duvida procede..... pois acho estranho sendo que o bf desenvolve toda sua cavalaria aos 4.400 giros e marcha lenta em torno dos 700 giros....

desculpem as duvidas.... mas novato e assim msm..... tudo e duvida.....

agradeço as explicações de todos....

abraço

modelo do conta giros...

Conta-Giros Willtec 6.000 RPM 6Cil Carb/Inj - 100mm - Aro Preto Willys (Ver cores) - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_146806_3029_Conta-Giros-Willtec-6000-RPM-6Cil-Carb-Inj-%C3%B8100mm-Aro-Preto-Willys-Ver-cores)

sraposo
09/08/2011, 11:22
Se este contagiros for para um motor com quantidade MENOR de cilindros (4? 3? 2?), ele marcará MAIS do que o real. Quanto mais? Depende.
Se for para motor de 4 cilindros, indicará 50% mais (1,5x maior do que o real); se para 3 cilindros, 100% mais (2x maior do que o real); se 2 cilindros, 200% mais (3x maior do que o real).

Abraços

Bercan
09/08/2011, 11:40
o conta giros e para motores 6cc e meu motor tbm e 6cc

Rafaminc
09/08/2011, 11:43
Pessoal,

acabo de instalar um conta giros no CJ, e estou com duvidas quanto a aferição do mesmo....

alguém por aqui tem instalado um conta giros WILLTEC da linha Willys em um CJ com 6cc BF161???

minha duvida e o seguinte..... de ouvido não digo que minha marcha lenta esteja nem perto de 900 giros, a lenta e tão baixinha que parece que o motor vai tropeçar contando os canecos e o conta giros ta la.... marcando 1000 giros....... quando em terceira marcha (40km/h) na rua andando livre o conta giros ta la 3200 giros.......

não sei se minha duvida procede..... pois acho estranho sendo que o bf desenvolve toda sua cavalaria aos 4.400 giros e marcha lenta em torno dos 700 giros....

desculpem as duvidas.... mas novato e assim msm..... tudo e duvida.....

agradeço as explicações de todos....

abraço

modelo do conta giros...

Conta-Giros Willtec 6.000 RPM 6Cil Carb/Inj - 100mm - Aro Preto Willys (Ver cores) - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_146806_3029_Conta-Giros-Willtec-6000-RPM-6Cil-Carb-Inj-%C3%B8100mm-Aro-Preto-Willys-Ver-cores)

Verifique se tem alguma anotação atrás do relógio, pois também acho que esse seu contagiros é para 4 cil.
Derrepente venderam para você um de 6 cil e entregaram para 4...

Bercan
09/08/2011, 11:48
esta escrito que e para 6cc

sraposo
09/08/2011, 11:48
Opa, desculpe-me, não vi a especificação no fim da tua penúltima mensagem que dizia ser um contagiros para 6 cilindros.

Existe mais de uma maneira de verificar a rotação real, mas a que será mais fácil para você depende de você conseguir um outro contagiros que sabidamente esteja marcando corretamente (um contagiros próprio para motor carburado, como o pessoa costuma chamar) e comparar as indicaçÕes. Talvez você venha a descobrir que o teu contagiros não est;a devidamente calibrado ou, quem, sabe seja para 4 cilindros, o que seria facilmente constatável por meio da conta que eu apresentei na minha mensagem anterior, tomando por base a indicação do outro contagiros.
Consigo pensar em outras possibilidades, mas parecem mais remotas.

Abraços

Rafaminc
09/08/2011, 11:59
Esquisito isso... Vc tentou dar uma esticada no motor? Se o seu contagiros bater no fundo da escala antes da rotação máxima no motor, procure o vendedor para troca-lo, mas se isso não acontecer, deve ser a calibração como o Sérgio escreveu...
Vc ligou o sinal no negativo da bobina? Está bem aterrado? verifique se os fios não estão passando muito perto de pontos que possam gerar ruído e interferir na leitura (ex. alternador, distribuidor, cabos de vela...etc).

sraposo
09/08/2011, 12:12
Oi!

Se for calibração, não há nada que o usuário possa fazer (e nem deveria, na minha opinião rsrsr).

Acho que o caminho mais rápido e fácil será voltar à loja e sugerir um teste com um segundo contagiros (nem precisa desligar o que já está no carro), quem sabe até um outro modelo ou marca, e comparar as leituras. Dois contagiros, especialmente de marcas diferentes (ou pelo menos um tipo diferente da mesma marca), não apresentarão o mesmo erro se for problema de contagiros!Se o erro se repetir, aí sim haverá uma causa externa a investigas. Como já dizia Jack, vamos por partes.

Abraços!

Bercan
09/08/2011, 12:56
ok... vou rever a instalação do mesmo... pois o conta giro foi comprado pela net........ geralmente qual e a marcha lenta dos motores bf161????

para que eu tenha um padrão de analise o que seria a calibragem ideal de um conta giros em um jeep com motor bf 161????

marcha lenta entre 900 e 1000 giros????

obrigado ai pessoal!!!!!

mais uma duvida????? sera que devido ao fato de o conta giros esta ligado no mesmo (+) e (-) de outros instrumentos (voltímetro e combustível) pode interferir na medição do mesmo?

mais uma: tem alguma coisa a ver o fato de que a bobina do CJ não ser padrão original????? quem vendeu falou que não....

utilizo bobina e velas do fusca!

Paulo Limão
09/08/2011, 13:51
Bercan, boa tarde.
Uso no meu Jeep um contagiro igual o seu, Willtec da linha Willys para 6cc.

A lenta do meu o mecánico deixou com 700 rpm e o contagiro tá marcando bem.
Creio que o ideal da lenta do BF 161 seja por ai, 600 a 700 rpm.

Verifica o aterramento se está ok. No meu quando instalei, o contagiro marcava a lenta oscilando, era o aterramento (-) que não estava 100%.

[]'s

Bercan
09/08/2011, 14:00
obrigado a todos pelas dicas.... vou tentar rever a instalação antes de mandar o conta giros pra o vendedor.....

abraco....

Bercan
09/08/2011, 14:08
paulo, so pra acabar mesmo com minhas duvidas..... qual modelo de bobina que vc utiliza no seu jeep??? original???

obrigado!

Paulo Limão
09/08/2011, 14:25
Bercan, a bobina foi trocada pouco tempo depois de instalado o contagiro, não sei o modelo certo, mais não é original não, pedi na auto peça uma bobina bosch para motor com platinado.

[]'s

Bercan
09/08/2011, 14:31
Valew... obrigado!

Bercan
10/08/2011, 08:47
Consegui melhorar um pouco a calibragem do meu conta giros...... descobri que existia um supressor de ruido ligado ao negativo da bobina, foi so desligar que o conta giro passou de 1500 giros na lenta para 950......

mas ainda não ta certo..... alguem ai tem mais alguma ideia do que pode ser q esteja acontecendo?????

abraço !!!

Bercan
10/08/2011, 09:54
Desmontei toda instalação feita na "auto elétrica" e fiz um esquema no paint......

aguardo opiniões e criticas !!!!

obrigado!

Bercan
11/08/2011, 08:26
e ai pessoal???? alguem tem alguma dica??

abraço!

sraposo
11/08/2011, 08:43
Bercan,

Já que não será possível levar o carro ao vendedor, você poderá usar o contagiros de outro carro (de algum amigo teu) para isso. Ainda acho que na tua situação o caminho mais rápido e fácil será fazer comparação com outro contagiros sabidamente calibrado, bom etc.

Não, não estou sugerindo que retire o contagiros do outro carro para isso! Existe uma forma alternativa, descrita abaixo, a não ser que ninguém se importe em retirar o contagiros do outro carro, testar no teu e retornar para o carro de origem.
1) coloque um carro ao lado do outro, de forma que você possa ligar 2 fios entre os carros sem precisar usar pedaços tão grandes;
2) ligue os terminais NEGATIVOS das baterias dos carros entre si. Eu disse NEGATIVO, apenas. Não precisa ser um fio grosso.
3) Desligue o fio de "entrada de sinal" do contagiros do terminal negativo da bobina do carro do teu amigo.
4) Com um dos pedaços de fio comprido, conecte o tal "fio de entrada do contagiros" do carro do teu amigo ao terminal negativo da bobina do TEU carro.
5) Ligue o motor do teu carro e ligue pelo menos a chave do carro do teu amigo. Não será necessário colocar em funcionamento o motor.
6) Faça o motor do teu carro funcionar em várias rotaçÕes e compare a leitura dos 2 contagiros.
7) Desligue os carros, desconecte os 2 fios e retorne a ligação original do contagiros do carro do amigo.

Este teste não está imune a certas possibilidades que poderiam levar a uma conclusão errada, mas neste momento elas me parecem remotas. Então, vale a pena fazer este teste, que evitaria o transtorno de retirar todo o contagiros e retorná-lo.

Abraços e boa sorte.

Bercan
26/09/2011, 09:00
pessoal,

depois de 40 dias de espera, chegou da garantia o conta giros..... fiz a instalação, e para minha surpresa o conta giros continua marcando errado.(aproximadamente o dobro)... não sei mais o que fazer!!!

testei em um jeep com motor 4cc (opala) e ele marca certinho os 1000 giros na lenta...

no meu 6cc bf161..... na lenta ta marcando 1000 giros... e qualquer toque no acelerador ele ta colando o ponteiro la nos 6000 giros....

Rafaminc
26/09/2011, 09:38
pessoal,

depois de 40 dias de espera, chegou da garantia o conta giros..... fiz a instalação, e para minha surpresa o conta giros continua marcando errado.(aproximadamente o dobro)... não sei mais o que fazer!!!

testei em um jeep com motor 4cc (opala) e ele marca certinho os 1000 giros na lenta...

no meu 6cc bf161..... na lenta ta marcando 1000 giros... e qualquer toque no acelerador ele ta colando o ponteiro la nos 6000 giros....

Eu ainda acho que o fabricante do teu contagiros fez M... Devem ter colocado na etiqueta como 6 cil mas na verdade a eletrônica interna é para 4. O ideal era monta-lo em outro motor 6 cil. e testar.

Bercan
26/09/2011, 09:49
Eu ainda acho que o fabricante do teu contagiros fez M... Devem ter colocado na etiqueta como 6 cil mas na verdade a eletrônica interna é para 4. O ideal era monta-lo em outro motor 6 cil. e testar.

rafaminc.... sabe se pode ter algo errado com o meu cj???? a bobina não sendo original pode influenciar em algo???? o pessoal da willtec disse que o conta giros foi calibrado corretamente!!!

ja to quase picando o pé nessa Me#@d##a....... rsrsrrss

Rafaminc
26/09/2011, 09:55
rafaminc.... sabe se pode ter algo errado com o meu cj???? a bobina não sendo original pode influenciar em algo???? o pessoal da willtec disse que o conta giros foi calibrado corretamente!!!

ja to quase picando o pé nessa Me#@d##a....... rsrsrrss

Teóricamente o modelo da bobina não deveria influenciar. Você não tem como abrir esse contagiros e dar uma olhada por dentro? Derrepente tenha algum jumper para selecionar 4 ou 6 cil...
Que tipo de ignição você possui? é platinado, indutiva...?

Bercan
26/09/2011, 10:10
Todo o sistema e original, platinado com bobina de fusca!!!!! o problema de abrir o conta giros é perder a garantia!!!

Rafaminc
26/09/2011, 10:24
Todo o sistema e original, platinado com bobina de fusca!!!!! o problema de abrir o conta giros é perder a garantia!!!

Humm, acho que a opção mais fácil é vc achar um conhecido com motor 6 caneco e monta-lo para testar. Fora isso, se for problema de ruido, podia tentar colocar algum diodo ou montar um filtro eletrônico, mas daí complica mais um pouco a situação, pois essa parte de filtros eu não me lembro mais...
Derrepente tenta desligar o condensador por alguns instantes para testar se muda alguma coisa. Veja também como anda a abertura do platinado e se os contatos estão bons.

Bercan
26/09/2011, 10:30
Valew pelas dicas.... vou tentar!!!

Abraço!

Robertux
26/09/2011, 22:25
Estou com um problema semelhante. Reformei meu Jeep no início do ano. Troquei o motor 6cc (BF 161) por um OHC 4cc.
Comprei um contagiros Willtec Racing e instalei. O motor que coloquei veio com ignição eletrônica original Ford Motorcraft. Usei uma bobina Bosch 067. Comprei um chicote (para instalação da ignição) pronto em São Paulo na Av. Duque de Caxias e instalei conforme a instrução do vendedor. O contagiros marcou direitinho.
Há um mês aproximadamente deu um curto circuito no Jeep e queimou toda a parte eletrica (apenas a fiação). Levei em um auto eletrico que refez tudo, ficou show de bola, maravilha mesmo, serviço de primeira, mas o contagiros ficou louco, a marcha lenta que antes ficava em 900 RPM agora tá em 2.500 e basta cutucar o acelerador que o giro "sobe" para 8.000 RPM. O pior é que o conta giros é o mesmo, a bobina é a mesma e a ligação, pelo menos na teoria" é a mesma, ligada no terra da bobina. Não sei o que fazer e o pior é que nem o cara da auto eletrica.

Rafaminc
27/09/2011, 07:51
Estou com um problema semelhante. Reformei meu Jeep no início do ano. Troquei o motor 6cc (BF 161) por um OHC 4cc.
Comprei um contagiros Willtec Racing e instalei. O motor que coloquei veio com ignição eletrônica original Ford Motorcraft. Usei uma bobina Bosch 067. Comprei um chicote (para instalação da ignição) pronto em São Paulo na Av. Duque de Caxias e instalei conforme a instrução do vendedor. O contagiros marcou direitinho.
Há um mês aproximadamente deu um curto circuito no Jeep e queimou toda a parte eletrica (apenas a fiação). Levei em um auto eletrico que refez tudo, ficou show de bola, maravilha mesmo, serviço de primeira, mas o contagiros ficou louco, a marcha lenta que antes ficava em 900 RPM agora tá em 2.500 e basta cutucar o acelerador que o giro "sobe" para 8.000 RPM. O pior é que o conta giros é o mesmo, a bobina é a mesma e a ligação, pelo menos na teoria" é a mesma, ligada no terra da bobina. Não sei o que fazer e o pior é que nem o cara da auto eletrica.
Deve ter queimado algum componente eletrônico após o curto. Vc mesmo poderia abri-lo e ver se tem alguma coisa torrada dentro ou levar em um técnico em eletrônica...

Bercan
29/09/2011, 13:10
O meu problema nem mesmo o pessoal da willtec ta sabendo o que é!!!!! hj o engenheiro deles fez contato telefônico comigo e passei para ele uns videos da instalação e do funcionamento.... e nada... ninguém sabe o que pode ser...

A willtec esta mandando para mim 3 conta giros com aferição diferente para que eu possa fazer testes, e tbm estão encaminhando um tipo de supresor de ruidos para colocar no fio q vem da bobina... eles tbm estão curiosos... tanto que pediram para que eu fizesse videos dos 3 conta giros que estão me mandando....

vamos esperar pra ver se chega.......

ate o momento so tenho elogios a fazer quanto ao pós venda da Willtec...

e depois posto os resultados.....

abraço!!!!

Bercan
05/10/2011, 10:32
Chegaram os conta giros que a Willtec mandou....

são 3...

um com transistor para eliminar ruido,
um com regulagem.... tipo um botão de volume,
um com nova aferição.

agora e ver o que vai funcionar e encaminhar os outros para a Willtec.

Não imaginava que eles iriam mandar os conta giros..... como eu disse: gostei muito do pós venda deles....

assim que testar, posto os resultados.

abraço

Will4x4
06/10/2011, 01:44
Que bom que ainda existe lojas e fabricantes que se preocupam com seus clientes.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Bercan
17/10/2011, 14:20
Pois bem galera.... este fds instalei pra testar os 3 conta giros q a willtec mandou pra mim.
O problema foi resolvido com o conta giros com transistor. Parece mesmo que o problema era ruido d+...

abraço!

Rafaminc
17/10/2011, 15:21
Pois bem galera.... este fds instalei pra testar os 3 conta giros q a willtec mandou pra mim.
O problema foi resolvido com o conta giros com transistor. Parece mesmo que o problema era ruido d+...

abraço!

Se era ruido o problema, provavelmente vem da bobina, ou cabos de velas, ou tampa do distribuidor.
Vc tem cabos supressivos, ou aqueles Olimpus?

Bercan
18/10/2011, 08:05
Tudo segue o modelo original... os cabos não são supressivos!!!
Mas o problema era que com outras marcas de conta giros eu não tinha problema.... e os conta giros funcionavam perfeitamente em 4cc... então creio que o problema não era somente ruido!!!

Rafaminc
18/10/2011, 08:34
Tudo segue o modelo original... os cabos não são supressivos!!!
Mas o problema era que com outras marcas de conta giros eu não tinha problema.... e os conta giros funcionavam perfeitamente em 4cc... então creio que o problema não era somente ruido!!!

Pois é, mas sabe que esses cabos genéricos podem gerar muita interferência quando estão com problemas e isso pode contribuir bastante. O meu rádio parecia um segundo motor até trocar os cabos pelos de 1ª linha, fora os alarmes de outros carros que acabavam disparando quando eu passava perto com o Jeep :parede:.

Bercan
18/10/2011, 11:58
Pois é, mas sabe que esses cabos genéricos podem gerar muita interferência quando estão com problemas e isso pode contribuir bastante. O meu rádio parecia um segundo motor até trocar os cabos pelos de 1ª linha, fora os alarmes de outros carros que acabavam disparando quando eu passava perto com o Jeep :parede:.

mas o estranho é que nunca tive problema... nem com o aparelho d som e nem com o PX..

sraposo
18/10/2011, 17:30
Olá.

EMI/EMC, vulgo "interferência", não são coisas óbvias para quem não é da área técnica, de forma que fica parecendo que "fenômenos estranhos" acontecem. Ruído ("interferência") pode dar trabalho até para profissional desta área.

Cabo "supressivo" é todo cabo que não é "direto", mas a "supressividade" depende da resistência. Logo, cabos supressivos não são todos iguais. Além disso, existe a questão do roteamento dos cabos de vela, que podem gerar acoplamentos capacitivos e/ou indutivos.

Um cabo de vela que esteja com seu resistor/condutor interno quebrado (interrompido) ou que tenha falha no contato elétrico entre terminal e resistor/condutor interno gera ruído.

Equipamentos eletrônicos, especialmente os digitais, são vulneráveis a este ruído em maior ou menor grau. Para evitar dificuldades evitáveis, é importante seguir as recomendações do fabricante relativas à instalação.

Abraços!

netojeeppibit
07/12/2011, 14:30
ola,

pessoal, tenho cj5 que ta quase pronto mecânica,logo vou parti para elétrica e instrumentos, to com uma duvida no conta-giros, observei em algumas fotos de jeep, que usam duas bobinas ! é isso mesmo? qual é o esquema das bobinas, dupla?

Se alguém poder me ajudar, tenho esse cj5 a mais de 5 anos, mas só agora 2011 to modificando o bruto.[
Abraço.

sraposo
07/12/2011, 15:52
Oi, Netojeeppibit,

Você estar se referindo a motores com 4 cilindros que usam módulo de ignição DIS (Distributorless Ignition System = sistema de ignição sem distribuidor) com centelha perdida. Um sistema DIS pode pode ser feito para ter centelha perdida ou não (100% sequencial). As igniçÕes DIS (este é o nome do aparelho) e DD, em suas versões básicas, são sistemas de ignição com centelha perdida, mas existe também versão 100% sequencial.

Assim, se o teu motor for original, com distribuidor, você tem que comprar um contagiros do tipo "para motor carburado", como os vendedores costumam chamar. Este tipo usa o sinal (com picos de centenas de volts) presente no terminal "negativo" da única bobina de ignição. Se você comprar um contagiros para motor com sistema de ignição centelha perdida e instalar no teu jeep, o instrumento marcará metade da rotação. Vale lembrar que existem os "contagiros para motor injetado" (sinal com pulsos de 5V ou 12V, geralmente) e que NÃO deve ser usado junto com um sistema de ignição deste antigos, sob o risco de estragar o contagiros. Existem também contagiros que admitem serem ligado tanto ao negativo da bobina de ignição de um sistema antigo quanto à saída de uma ECU.

Abraços!

netojeeppibit
16/12/2011, 22:06
ola amigo sraposo,

entendi sim, valeu ajuda, cj5 6cl carburador, ja com ig cx eletronica. vlw