PDA

Ver Versão Completa : Chile de 4x2???



Marco Borheti
26/02/2009, 14:04
Olá pessoal,


Queria saber se é tranquilo ir de carro pra Iquique no Chile via São Pedro de Atacama, e se lá em S. P. Atacama da pro cara rodar de carro nos lugares, se o caminho até Iquique é tranquilo, quais as roubadas evitar, forte abraço.

cbridi
26/02/2009, 14:58
Pode ir tranquilo, tudo pavimentado com asfalto de qualidade muito superior ao que vemos no Brasil.

ramalho-vitoria
26/02/2009, 17:19
Olá pessoal,


Queria saber se é tranquilo ir de carro pra Iquique no Chile via São Pedro de Atacama, e se lá em S. P. Atacama da pro cara rodar de carro nos lugares, se o caminho até Iquique é tranquilo, quais as roubadas evitar, forte abraço.

Existem no forum "trocentas" informações sobre esse percurso. Como Cbridi falou, estradas ruins só no Brasil.

É claro que você não vai seguir o próximo conselho que vou te dar porque não é permitido, mas no porto de Iquique existem empresas não muito ortodoxas que importam carros do Japão com 1 a 2 anos de uso, dão uma guaribada nos mesmos e vendem para a Bolívia e Paraguai por preços que você não iria acreditar. Mas barato que uma honda biz.

Os caras (mecanicos) invertem o volante e pedais do lado direito para o esquerdo em algumas horas. Dependendo do seu carro, se for caminhonete, eles serão capazes de instalar tração e reduzida até no pneu estepe. Tem no entanto que conquistar a confiança dos caras. O local é ao lado da ZOFRI em galpões onde caminhões cegonha ficam estacionados.

Tirando isso lá tem uma ZOFRI com produtos melhores que o Paraguai mas os preços são um pouco mais elevados.

Como curiosidade, chegando ou saindo da I Região para a II Região (estados) em que se encontra Iquique, pela Panamericana ou pelo litoral, existe uma mini aduana próximo a Quillagua só para controle dos produtos que saem dessa região mas nada muito controlado como uma aduana entre paises. Tem que parar é lógico.

Fechando os comentários, Iquique é uma cidade altamente receptiva e por incrível que pareça foi a cidade que encontrei mas pessoas simpáticas (qualquer nível social) em todo o Chile. Lá não chove a alguns anos. Quando estiver em seu hotel de uma olhada nos telhados dos prédios vizinhos e vai ver que são apenas telhados pro forma.

Cuidado com as tempestades de areia (pequenos tornados) que se formam na estrada entre Calama (Mina de Chuquicamata) e o trevo de Maria Helena com a Panamericana. Como dá para ver de longe, dá para evitar os mesmos. Também nesse trecho a estrada causa uma ilusão ótica pois você acha que está subindo e esta descendo e vice e versa.

Muito cuidado se você pretende passar por Tocopila, na ida ou na volta, pois poderá passar, a cidade acabar e você não perceber.

Em Calama tem um "puta" shopping. Você vai se sentir como um "perfeito boliviano" pois o custo de vida é muito mais alto que no Chile que já é mais alto que o nosso. Seria como férias em Tókio.

Próximo de Calama tem um circuito alternativo em estrada de rípio que vai sair lá em San Pedro passando por Chiu Chiu, Lacoa Inka Coya (lagoa misteriosa - sem fundo - pesquisada por Jaques Costeau com mais de 2 km de profundidade), Gueisers de Tatio chegando em san pedro pelo outro lado. Esse circuito é para quem é local. A localização da lagoa no Google Earth é 22 20 18.4 de lat e 68 35 59 5 long. Como fiquei em Calama por uns dias com problemas fui obrigado a conhecer alguns pontos.

No meio do nada também, próximo de CHIU CHIU tem o Pucara de Lasana que tem um restaurante com comida típica a preço justo. Sua localização é 22 16 11.5 lat e 68 37 55.1.

San Pedro também é muito caro para os meus padrões (E. Santo) e as atrações mais importantes estão após a fronteira da Bolívia. Não sei se você conhece a cidade de Búzios no RJ. Seria como San Pedro. Os melhores passeios estão em Arraial do Cabo e Cabo Frio mas a Rua das Pedras é imbatível.

Finalizando, como tive problemas com meu carro, tive que alugar um carro da GM com 850 cilindradas e com aquele guerreiro, fiz todos os percursos mencionados nessa nota. A única dificuldade foi nas serras pois a marcha caia bastante.

Desculpe me alongar, mas o forum também serve para colocar algumas sensações e experiências passadas.

Um grande abraço e vamos nos falando

Lothar
26/02/2009, 18:59
Existem no forum "trocentas" informações sobre esse percurso. Como Cbridi falou, estradas ruins só no Brasil.

É claro que você não vai seguir o próximo conselho que vou te dar porque não é permitido, mas no porto de Iquique existem empresas não muito ortodoxas que importam carros do Japão com 1 a 2 anos de uso, dão uma guaribada nos mesmos e vendem para a Bolívia e Paraguai por preços que você não iria acreditar. Mas barato que uma honda biz.

Os caras (mecanicos) invertem o volante e pedais do lado direito para o esquerdo em algumas horas. Dependendo do seu carro, se for caminhonete, eles serão capazes de instalar tração e reduzida até no pneu estepe. Tem no entanto que conquistar a confiança dos caras. O local é ao lado da ZOFRI em galpões onde caminhões cegonha ficam estacionados.

Tirando isso lá tem uma ZOFRI com produtos melhores que o Paraguai mas os preços são um pouco mais elevados.

Como curiosidade, chegando ou saindo da I Região para a II Região (estados) em que se encontra Iquique, pela Panamericana ou pelo litoral, existe uma mini aduana próximo a Quillagua só para controle dos produtos que saem dessa região mas nada muito controlado como uma aduana entre paises. Tem que parar é lógico.

Fechando os comentários, Iquique é uma cidade altamente receptiva e por incrível que pareça foi a cidade que encontrei mas pessoas simpáticas (qualquer nível social) em todo o Chile. Lá não chove a alguns anos. Quando estiver em seu hotel de uma olhada nos telhados dos prédios vizinhos e vai ver que são apenas telhados pro forma.

Cuidado com as tempestades de areia (pequenos tornados) que se formam na estrada entre Calama (Mina de Chuquicamata) e o trevo de Maria Helena com a Panamericana. Como dá para ver de longe, dá para evitar os mesmos. Também nesse trecho a estrada causa uma ilusão ótica pois você acha que está subindo e esta descendo e vice e versa.

Muito cuidado se você pretende passar por Tocopila, na ida ou na volta, pois poderá passar, a cidade acabar e você não perceber.

Em Calama tem um "puta" shopping. Você vai se sentir como um "perfeito boliviano" pois o custo de vida é muito mais alto que no Chile que já é mais alto que o nosso. Seria como férias em Tókio.

Próximo de Calama tem um circuito alternativo em estrada de rípio que vai sair lá em San Pedro passando por Chiu Chiu, Lacoa Inka Coya (lagoa misteriosa - sem fundo - pesquisada por Jaques Costeau com mais de 2 km de profundidade), Gueisers de Tatio chegando em san pedro pelo outro lado. Esse circuito é para quem é local. A localização da lagoa no Google Earth é 22 20 18.4 de lat e 68 35 59 5 long. Como fiquei em Calama por uns dias com problemas fui obrigado a conhecer alguns pontos.

No meio do nada também, próximo de CHIU CHIU tem o Pucara de Lasana que tem um restaurante com comida típica a preço justo. Sua localização é 22 16 11.5 lat e 68 37 55.1.

San Pedro também é muito caro para os meus padrões (E. Santo) e as atrações mais importantes estão após a fronteira da Bolívia. Não sei se você conhece a cidade de Búzios no RJ. Seria como San Pedro. Os melhores passeios estão em Arraial do Cabo e Cabo Frio mas a Rua das Pedras é imbatível.

Finalizando, como tive problemas com meu carro, tive que alugar um carro da GM com 850 cilindradas e com aquele guerreiro, fiz todos os percursos mencionados nessa nota. A única dificuldade foi nas serras pois a marcha caia bastante.

Desculpe me alongar, mas o forum também serve para colocar algumas sensações e experiências passadas.

Um grande abraço e vamos nos falando

Tá aqui uma resposta completa, elucidadiva, instrutiva e, até, engraçada.

Valeu pelas dicas.

lpfm
26/02/2009, 20:51
Marco,
fomos de belina em 83!
abs
lp

Robert Costa
27/02/2009, 13:32
É claro que você não vai seguir o próximo conselho que vou te dar porque não é permitido, mas no porto de Iquique existem empresas não muito ortodoxas que importam carros do Japão com 1 a 2 anos de uso, dão uma guaribada nos mesmos e vendem para a Bolívia e Paraguai por preços que você não iria acreditar. Mas barato que uma honda biz.

Os caras (mecanicos) invertem o volante e pedais do lado direito para o esquerdo em algumas horas. Dependendo do seu carro, se for caminhonete, eles serão capazes de instalar tração e reduzida até no pneu estepe. Tem no entanto que conquistar a confiança dos caras. O local é ao lado da ZOFRI em galpões onde caminhões cegonha ficam estacionados.


Já li em outras passagens pelo forum uma orientação que você passou sobre a importação de veículo. A dúvida que tenho é sobre a situação acima. Vamos fazer de conta que a pessoa vá até o Paraguai, encontre o veículo usado japonês "já modificado", compre esse veículo usado e venha rodando "alegre e sorridente" até chegar na fronteira com o Brasil. Gostaria de saber se ele passa na boa ou vai ser barrado? Pois, afinal de contas, o veículo é usado. Outra coisa, de repente ele entra no país para ficar por 90 dias. Antes de findar o prazo, ele sai do país e entra novamente renovando por mais 90 dias e assim sucessivamente ... Será que é possível tal situação? Na verdade, é o camarada se fazer de "bobo" né?! Tenho essa curiosidade, pois fico imaginando a situação de quem mora próximo das fronteiras. É isso.

ramalho-vitoria
27/02/2009, 14:18
Vamos esclarecer alguns pontos:

Desconheço o procedimento aduaneiro mas tenho quase que certeza que não é permitido importar veículos usados a não ser no caso de diplomatas ou pessoas que residiram por algum tempo no exterior ou então algum carro de colecionador com mais de xx anos.
O que me referi é com relação ao mercado de carros cujo destino final seria o Paraguai e Bolívia entrando pelo Porto de Iquique pois é o mais próximo da Ásia.
Quem já andou por San Pedro de Atacama e por aquelas regiões certamente na ida ou na vinda deve ter cruzado com os cegonheiros.
Em Foz do Iguaçu e cidades fronteriças circulam normalmente veículos com placas de Argentina e Paraguai. Não sei como é feito tal procedimento, se seria por 90 dias ou uma licença para rodar nos arredores.
Quando falei de mudança de características de veículos em Iquique foi de certa forma folclórico, mas que nos galpões eles fazem até o que Deus duvida eles fazem. É claro que é aplicado o lema veiculado antigamente em uma propaganda de televisão "lá garantia soy jo" para as modificações realizadas.
Finalizando: Automóvel caro é no Brasil. Um dia nossos veículos custarão o mesmo que na Argentina ou no Chile, até mesmo os fabricados no Brasil e exportados para esses paises, obviamente com um controle de qualidade mais apurado.
Aproveito também o oportunidade para registrar mais 3 impressões:

Sobre Salta, Jujuy e outras cidades do trecho muito já existe no forum, entretanto após Jujuy em um lugar chamado Vulcan a natureza se modifica como se atravessa-se um portal de biomas com ecosistemas diferentes e tudo fica bastante seco. Só irá perceber tal modificação quem ver e não olhar somente pois são coisas distintas. O escritor português José Saramago, abre seu romance "Ensaio sobre a cegueira" com uma frase: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
Nesta ótica, deverá ser visto e entendido o deserto não com o nosso com o nosso conceito de fartura e sim com a visão de sobrevivência pois cada tufo de capim ou um filete de água será sinônimo de vida.
Entre o trevo de Maria Elena até Pozo Almonte próximo a entrada de Iquique aparecerão vários cemitérios na beira da estrada sem não existir nenhuma cidade próxima. Para saber a razão desses cemitérios é so parar o carro na estrada e olhar ao redor pois verás que a natureza ali e bem mais agressiva que em San Pedro de Atacama e que ali repousam trabalhadores de alguma mina abandonada de trabalhadores falecidos na costrução da estrada. Existe até uma cidade fantasma próximo de Iquique chamada de Humberstone. Mas não precisa temer o deserto basta apenas respeitá-lo.
Chega de filosofia e pé na estrada ...

Marco Borheti
27/02/2009, 14:22
Valeu pelo toque.

Realmente nem se compara o que se faz nos carros no Chile, e no baixo custo disso. Eu estive no Peru ano passado e tinha Grand Vitara, que lá é Grand Nomade por Us$ 20-, Hilux fechada por Us$ 32- e outras maravilhas incrivelmente baratas.
Mais com relação aos lugares o comentário do amigo de Vitória foi excelente. Mês que vem estou lá! Gracias.

Marco Borheti
27/02/2009, 14:30
Já ouvi dizer que o cara pode comprar o carro lá (preferencialmente no nome de algum amigo de lá, pq se for no seu nome tem que declarar aqui) roda aqui no Brasil e só vai pra lá depois de 2 anos (+ ou -) pra regularizar o IPVA deles. Dai ja troca de carro...hehehe

Robert Costa
27/02/2009, 15:16
Já ouvi dizer que o cara pode comprar o carro lá (preferencialmente no nome de algum amigo de lá, pq se for no seu nome tem que declarar aqui) roda aqui no Brasil e só vai pra lá depois de 2 anos (+ ou -) pra regularizar o IPVA deles. Dai ja troca de carro...hehehe

Claro. Deve ter alguma saída para escapar dos altos preços dos veículos praticados aqui no Brasil. Veja, a questão não é burlar a lei, mas sim pagar o preço justo pelo veículo. Aqui em Joaçaba, vejo sempre dois veículos (placa paraguaia) circulando por aqui. Já "marquei" os veículos circulando há pelo menos uns dois anos por aqui. Fico tentando imaginar como fica essa situação. Ainda não consegui conversar com nenhum dos dois proprietários, mas "morro" de curiosidade em saber qual é o "pulo do gato". Um abraço.

maaro
27/02/2009, 15:52
Marco,
fomos de belina em 83!
abs
lp

hehehe...

Agora fiquei curioso, conta mais sobre essa aventura!

cbridi
27/02/2009, 15:56
O pulo do gato é ter um amigo no país vizinho (o carro fica no nome dele) e atravessar a fronteira a cada 90 dias para regularizar a situação. Tenho um conhecido nessa situação - vai uma vez por mês para a Argentina - comprou uma Hilux lá, colocou em nome de um grande amigo argentino (que fez uma declaração registrada em cartório autorizando-o a circular pela Argentina com o carro dele).

Esse assunto já foi discutido em outros tópicos, deem uma procurada que deve ter mais informações pelo fórum.

[]'s

lpfm
27/02/2009, 20:01
hehehe...

Agora fiquei curioso, conta mais sobre essa aventura!

Rapaz!
foi uma loucura!
tinha acabado de entrar na faculdade e na mesma turma de engenharia tinha um chileno maluco que no 1/2 do ano teve o pai transferido de volta para o chile(a familia havia fugido do regime militar alguns anos antes). Como o cara era muito gente fina eu e mais 3 amigos resolvemos ir passar uns dias( 30dias) na casa dele la. Dado que todo mundo era muito durangokid e ninguem tinha carro, sobrou a belina II da mae de um amigo q a cedeu gentilmente!A viagem foi super tranquila levando em conta que eram 4 moleques de 18 anos no carro. Nao tivemos problema algum com estradas(tudo asfaltado) e nem com guardas.
vou ver se acho umas fotos, caso a patroa nao tenha jogado fora numa de suas "limpas"!
abs
lp

maaro
02/03/2009, 17:40
Rapaz!
foi uma loucura!
tinha acabado de entrar na faculdade e na mesma turma de engenharia tinha um chileno maluco que no 1/2 do ano teve o pai transferido de volta para o chile(a familia havia fugido do regime militar alguns anos antes). Como o cara era muito gente fina eu e mais 3 amigos resolvemos ir passar uns dias( 30dias) na casa dele la. Dado que todo mundo era muito durangokid e ninguem tinha carro, sobrou a belina II da mae de um amigo q a cedeu gentilmente!A viagem foi super tranquila levando em conta que eram 4 moleques de 18 anos no carro. Nao tivemos problema algum com estradas(tudo asfaltado) e nem com guardas.
vou ver se acho umas fotos, caso a patroa nao tenha jogado fora numa de suas "limpas"!
abs
lp

hehehe...
Imagino que depois desta "visitinha" de 30 dias, vcs perderam um amigo chileno....

crromko
13/09/2012, 18:28
Alguem pode me falar qual o trajeto p/ sair de SC ate Iquique no Chile. por onde ir ?? Precisa passar pela Bolivia ?? como é a viajem??

Obrigado

Clovis

Newton Guerra
14/09/2012, 09:38
Clovis, o caminho mais fácil é pela Argentina.

Entre na Argentina por onde quiser (Foz do Iguaçu, por exemplo), siga para Posadas, Corrientes até Salta ou San Salvador de Jujuy pela ruta 16. Depois passa por Purmamarca, Salinas Grandes e segue para o Chile, chegando em San Pedro de Atacama. Daí para Calama e Iquique. Só asfalto e muito tranquilo.

No Noroeste da Argentina há muitas de coisas bonitas para ver, dá uma pesquisada aqui no fórum ou no site viajantes4x4 que tem muitas informações.

Abraços