PDA

Ver Versão Completa : Relato de um consumidor insatisfeito - Troller



Martin Melcop
11/10/2004, 19:02
Senhores,

Escrevo esse relato não apenas para descrever as agruras que estou passando ao comprar um veículo nacional zero quilometro que vivenciou uma situação absurda, mas também para alertá-los e compartilhar minha revolta como consumidor.

Adquiri um Troller T4 Vermelho 04/05 zero km na Concessionária RAION no Rio de Janeiro, retirando o mesmo em 29/09/2004.

Voltando de viagem no domingo 10/10/2004 estacionei às 21 horas o
veículo em frente a minha residência para efetuar o descarregamento da
bagagem de viagem. No momento da parada acionei o freio de mão até que mesmo se encontrasse em total estado de imobilização.

Com o freio de estacionamento acionado, retirei toda a carga do veículo (carga e passageiros).

Minha surpresa veio após 5 horas, quando fui acordado por um estrondo de batida na rua. Averiguando a situação, constatei que o meu veículo havia descido a ladeira, que por sinal não é íngreme, onde se encontrava
estacionado e se chocara com um poste de luz que estava a uma distância de uns 5 metros.
Verifiquei ao entrar que a alavanca do freio de mão encontrava-se acionada.

Constatei, ainda e infelizmente, os seguintes danos aparentes ao veículo:

- Para choque dianteiro amassado no lado esquerdo na direção do veículo, até entrar em contato com a roda dianteira esquerda, ocasionando o travamento da mesma;

- Fibra da caixa de roda dianteira esquerda quebrada em vários pontos;

Entrei, na manhã seguinte, 11/10/2004 às 9 horas em contato com a RAION, representante Troller no Rio de Janeiro, falando com a pessoa responsável pelo Pós Venda, Sra. Cristiane. Expliquei o ocorrido para ela e a mesma me informou que estaria averiguando a situação e estaria entrando em contato.
Ao mesmo tempo solicitei através do telefone 190 que fosse registrada uma ocorrência policial.

Às 12:30 a Sra. Norma Ferrari, pessoa que me vendeu o veículo entrou em contato, novamente informei o ocorrido, fui informado de que a
concessionária estaria entrando em contato com a Troller para esclarecimentos.

Às 16:30 entrei em contato com a Sra. Norma Ferrari solicitando um
posicionamento, me foi pedido que aguardasse, pois a fábrica da Troller no Ceará não estaria funcionando neste dia.

Às 17:00 o Sr. Luis Santiago, diretor da RAION, entrou em contato comigo
informado que esta era uma situação inusitada e como não estava conseguindo um contato direito com a Troller, ele não sábia como proceder, quando solicitei um prazo para resposta ele não me passou. o Sr. Luis Santiago já deu a entender que teria que arcar com os prejuízos.

Acho um absurdo a situação em que me encontro, pois paguei um valor alto
por um bem que não apresenta um padrão mínimo de qualidade e segurança.

Além do declive não ser acentuado, as normas brasileiras de trânsito
estabelecerem que a obrigatoriedade de calço é somente para veículos com peso acima de 3,5 ton, e o carro ter apenas 10 dias de uso, a
Concessionária achou previsível tal fato.

Qualquer resposta que obtiver, manterei-os infomado.

Atenciosamente,
Martin Friedrich Melcop Filho

Eduardo Velo
11/10/2004, 19:57
Martim , que chato isso camarada .... !!!
O estranho é que ficou pelo freio de mão por um bom tempo antes de ir até o poste , se o freio de mão não estava 100% ele deve ter ido deslizando devagar até que chegou uma hr que não conseguiu segurar ...
Afetou Chassi ou só a fibra e para-choque ?

[]s...

Martin Melcop
11/10/2004, 20:18
Aparentemente pegou somente o para choque e a fibra.

Eduardo Velo
11/10/2004, 21:18
O bicho é forte , se não mexeu na estrutura tá facil de reparar ...

[]s...

Elmer_Jeep
12/10/2004, 00:03
vc deixou só no freio de mão mesmo :?:
o cambio tava em neutra :?:
Sinceramente acho furada confiar só no freio de mão :?

[]'s 8)

Luca
12/10/2004, 00:23
... a Concessionária achou previsível tal fato.
Lamento Martin. É chato estar com um brinquedo novinho, e acontecer uma coisa dessa. Num deixa a peteca cair, não. Bola prá frente, que a culpa é deles.
Gostaria de saber o que eles querem dizer com "previsível" ? Será que é previsível que o freio de mão perde efeciência 5h após ter sido aplicado :D ? Se é previsível, por que eles não previram e não te venderam um carro sem este acessório "previsível"? Tô mais revoltado que vc :twisted: . Cara não sou advogado, meu negócio é parafuso, mas prá mim parece que se enquadra perfeitamente no código de defesa do consumidor. Acho que eles vão ter que te pagar, sim.


Sinceramente acho furada confiar só no freio de mão Pô Elmer! Sai dessa. Dá uma mão pro Martin. Freio de mão tem que funcionar. Concordo que "o seguro morre de velho", mas se o freio de mão é insuficiente, tinha que tá escrito no manual: "deve-se usar o engrenamento da 1a. marcha quando estacionado em declive". Vê lá se alguma montadora escreve isso.

[]´s

Klendatu
12/10/2004, 00:55
É isso ae.
No ano passado o Stilo de teste da 4Rodas tb desceu uma ladeira mesmo com o freio de mão puxado, o carro foi parar dentro de um rio, deu P.T. e eles receberam outro.

Pode brigar que vc tem direito.

Posta aqui fotos do estrago.
Eu sei como eh, não tem nada pior que ver a sua caranga amassada. Novinha então como o seu Troller, deve doer na alma.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/

Feroza4x4
12/10/2004, 02:17
Opa. Aí está mais ou menos na minha área.... :roll:

Martin,

Não creio que eles se negarão a fazer o conserto, mas se sim, seu caso incorre em aquisição de produto com "Vício redibitório" (defeito oculto).

Está amparado pela pelo Cód. Civil (arts. 441 a 446);http://www.mj.gov.br/sal/codigo_civil/indice.htm

E pelo Código de Defesa do Consumidor (Arts. 18, 20 e outros)http://www.lei.adv.br/8078-90.htm

Quando se trata de proteção do consumidor, o Brasil é um dos países mais avançados no mundo. As pessoas não conseguem enxergar isso por (falta de) cultura, não exigindo seus direitos, e ainda quando o fazem, são chamados de chatos :shock: . Mas isso com o tempo vai mudando...

Você pode exigir o reparo imediato, incluindo-se o do sistema de freios. Não sendo este efetuado de forma satisfatória em até 30 dias, pode-se exigir ainda a troca do Veículo por outro igual.

Também poderá devolver o veículo, exigindo reembolso do valor pago com as devidas correções.

Pode ainda (e deve) exigir indenização por danos morais.

De imediato, aconselho a notificar a concessionária do ocorrido. Pelo seu relato, isso até já foi feito pelo telefone, mas ainda assim, faça uma carta (em duas vias) descrevendo o fato, e preferencialmente, leve-as até a concessionária, exigindo que em uma das vias (a que ficará com você) eles dêem o famoso "RECEBIDO", datando e assinando. Caso se neguem a assinar tal recebimento, consiga duas testemunhas (nome completo, endereço, CPF e telefone) desta recusa. Caso seja difícil sua ida até lá, envie a carta pelos correios com AR (Aviso de Recebimento). Não esqueça de constar na descriçao do AR "Notificação de defeito no veículo placa XXX-0000"

Tal procedimento vai lhe resguardar para o futuro, e lhe poupar trabalho, além de demonstrar a eles que você não está ali de brincadeira.

Se seu desejo for o conserto, e este não tenha valor superior a 40 salarios minimos, você poderá ir pessoalmente até o Juizado Especial de Relações de Consumo de sua cidade. Nem é necessário advogado (claro que se tiver um amigo "causídico", este poderá lhe orientar).

Se for exigir troca ou devolução do veículo, deverá fazer na justiça comum. Aí precisará do advogado.

Vale ainda lembrar que nos casos de relações de consumo, existe a possibilidade da "inversão do ônus da prova". Mesmo sendo você o autor (acusante), a parte ré (acusada) é quem deverá provar que o acidente não foi causado por defeito. :lol:

Abraços, querendo mesmo é que você não precise de nada disso...

ojaneri
12/10/2004, 08:24
Como já disseram acima, corra atrás dos seus direitos.

Infelizmente a Troller é uma empresa que lança protótipos como carros de série, então essas coisas acontecem (ja ouvi outros relatos parecidos, como do eixo traseiro explodir no asfalto, etc, etc) e é necessário que os seus consumidores se unam e vão atrás dos seus direitos. Um carro de valor altisismo (perto de R$ 80.000,00) apresentar tal defeito é inaceitável, é questão de segurança.

E se o carro descesse quando tivesse uma criança brincando atrás dele? E se fosse voce ? E se nao tivesse o poste pra segurar?

Espero que dee tudo certo com voce,
[]s

Marcelo R. A. da Cunha
12/10/2004, 14:25
O provavel motivo do acidente foi que enquanto o freio ainda estava quente e as pastilhas e os discos estavam dilatados pelo calor estava funcionando bem mais assim que esfriou ele perdeu o contato e isso ocasionou o acidente.
Bem de qualquer forma e uma situacao muito desagradavel, e eu espero que se resolva rapido.
um abraco

Marcelo

Everton Júnior
12/10/2004, 20:57
Ja vi um caso de um Troller descer uma ladeira e parar em cima de um samurai(coitado) pq a freio de mao depois de algumas horas se soltou.
Martim, eu sabia q aquele outro carro(vc ja sabe qual é ne. E é o mesmo preço) era melhor.

Danniel Pizatto
12/10/2004, 21:34
Martim, eu sabia q aquele outro carro(vc ja sabe qual é ne. E é o mesmo preço) era melhor.

Lá vem o causador de intrigas.. (conhecido como troll - e não é de troller :lol: )

Marcelo Freitas
12/10/2004, 22:09
Pô Martin, que chato, mas eu como dono de um carro tb nacional e tb zero KM, concorrente direto do troller, posso dizer que isso é pouco perto dos defeitos do Cross Lander.

Agora, a graaaaaaaaaaande diferença é que todos os defeitos do meu carro (e não foram poucos) foram consertados de graça e nem perguntas foram feitas a mim. Apenas trocaram tudo.

Tenta um Cross Lander, é mais barato e, apesar de vários problemas, a atenção das concessionárias é muito boa. 8)

Muito boa tb foi a ajuda do nosso amigo Bernardo. Valeu cara!

[]s

Klendatu
12/10/2004, 23:12
Vc quer diser DA concessionaria e não DAS, pq so tem 1.

Ricardo Cubas
13/10/2004, 06:52
Pô Martin, que chato, mas eu como dono de um carro tb nacional e tb zero KM, concorrente direto do troller, posso dizer que isso é pouco perto dos defeitos do Cross Lander.

Agora, a graaaaaaaaaaande diferença é que todos os defeitos do meu carro (e não foram poucos) foram consertados de graça e nem perguntas foram feitas a mim. Apenas trocaram tudo.

Tenta um Cross Lander, é mais barato e, apesar de vários problemas, a atenção das concessionárias é muito boa. 8)

Muito boa tb foi a ajuda do nosso amigo Bernardo. Valeu cara!

[]s

Tava pensando em comprar um Crosslander , voce acha uma roubada ??
Que defeitos seu carro tinha ??

NeRo
13/10/2004, 09:12
Na verdade a Voyager foi colhida por uma onda interdimensional e foi parar no poste.
Fica frio Martin! Esse é um obstáculo muito pequeno pro seu projeto Ushuaia :D

Abraço irmão!

Rosí Elias
13/10/2004, 20:07
Pô cara! muito chato isso.

Eu já vi um "Trolha" com esse problema, o carro não fica parado, eu estacionei na calçada e engrenado, mas ele foi descendo, bem devagar em solavancos, mas estava descendo, tive que tirar de onde estava.

E a alavanca, (parece que na maior parte das vezes quebra), o botão não volta mais, nem mesmo puchando!

Não sou nenhum "entendedor" de nada, mas já vi isso acontecer.

"dos males o pior"
Ainda bem que não pegou niguém, ou outro carro!!
Vamos ver como eles vão resolver isso!!!

Martin Melcop
14/10/2004, 08:01
fotos do incidente

Martin Melcop
14/10/2004, 08:02
mais uma

Jr.
15/10/2004, 08:12
Achei muito chato isso que aconteceu com vc, mas como já foi citado acima, vc pode exigir seus direitos.

Acho que todos nós devemos reclamar e correr atrás do que nos é de direito não importando qual o tamanho do prejuizo, seja um carro avariado ou seja uma embalagem de suco comprada vazia. Temos que reclamar pois só assim os fabricantes terão mais atenção e respeitarão mas os consumidores.

Pelo que li, no seu caso vc está amparado pelo código civil e pelo código de defesa do consumidor, dessa forma acho dificil que eles não arquem com o prejuizo.

Uma dica que poderia te dar é de vc procurar o PROCON, ele te orientarão direito em como proceder e tomarão as devidas medidas para isso. O PROCON é uma instituição que realmente funciona, falo por experiência, no meu caso era apenas um celular mas meu problema foi resolvido rapidamente e com a devolução do meu dinheiro...

Espero que de tudo ceto...

[]'s exigindo nossos direitos
Junior

du
15/10/2004, 08:20
Éhhhh,

Quando li o relato, achei que era uma descidona, mas pelas fotos da para ver que é uma descidinha, realmente o freio de estacionamento deixou a desejar.

Abraços Du.

NeMéZiO
15/10/2004, 19:12
Oi
Não acredito que eles vão se negar a fazer o conserto(custa pouco para eles), mas talvez façam uma perícia antes. Esse incidente mostra os dois lados da moeda do Troller. A primeira é que o Troller ainda tem muito o que evoluir como produto. A segunda é a facilidade de manutenção. Imagine o custo de reparar uma pancada dessa numa Land Rover. Conheço caso de capotagem em Troller , que o dono gastou pouco para consertar.
Abraços e boa sorte.

Rafael Floripa
15/10/2004, 22:33
Jah emendando... como funciona o freio de mao do troller? Atua nos tambores, na embreagem, no diferencial (nao fiz pesquisa, mas me parece que existem estes tres, corrijam-me se necessario)? Nao sei qual deste eh o mais seguro mas, uma vez constatado o tipo, seria economicamente viavel migrar para um tipo mais seguro?

[]`s

Rafael Andrade

Marcelo Freitas
24/10/2004, 17:33
E aí Martin,

Alguma solução pro caso?

[]s

Martin Melcop
25/10/2004, 10:05
Marcelo,

estava esperando receber o carro para colocar o relato completo, mas passo uma prévia: a RAION, como cortesia comercial, assumiu o prejuízo e está pagando pelos reparos, o carro foi na quarta feira 13/10 para lá e até hoje não voltou, esperando o para choque chegar do Ceará, a última posição que tive era de o para choque foi para em Uberaba :roll:
O carro está prometido até o fim dessa semana.

Assim que ele chegar coloco o relato completo e posto todas as minhas considerações, que adianto não serão boas.

Agradeço a atenção que todos deram ao tópico, e sei que surtiu efeito. Esse fim de semana fui fazer o Curso da Dpaschoal, com o JPX, e a história do Troller estava sendo comentada.
Acho que pelo menos assim as pessoas sabem o que realmente se passa com carros novos.

[]´s

Santoro
25/10/2004, 11:38
Fala martin , espero q no dia 28 ja esteja com o troller , pra gente fazer akela ´praia de novo , dessa vez ate o fim hehehe

Correa
14/03/2006, 12:23
ih!!
Parece que o amigo perdeu o carro. Não postou mais nada.
Também fiquei impressionado com o ocorrido e a inclinação, e se fosse comigo, como já foi um dia. Brigaria até o fim, faria tudo que o amigo advogado lá encima nos falou e se possível mais ainda.
Espero que tenha tudo corrido bem, porém uma dúvida ainda paira, o freio traseiro é tambor ou disco.
Pergunto por que eles devem ter comportamento diferente em relação ao resfriamento(elocubração minha).
Desejo sorte e antes de ler isto estava pensando no Up Grade, para um troller.
Desisti, por hora.

henrique wamser
14/03/2006, 17:35
0la pessoal!
ééé... já percebi tambem que o freio de mao
do trollão não é lá essas coisas, ao contrário do da defender, que nem na reduzida o carro mexe se tiver acionado(já cometi essa gafe) :oops: o negócio é não esquecer de engrenar o veículo para evitar o preju!
()s

Martin Melcop
14/03/2006, 17:50
Correa,

ainda estou com o carro, os danos foram pagos pela Raion sem ônus.
Além do Troller ainda tenho o meu JPX e sou feliz com os dois, que tem propósitos diferentes, a única coisa que eles tem em comum é que me deixam pobre :(

[]´s

leovalle
14/03/2006, 18:38
Martin,

Agora que tudo já foi resolvido, entrega logo que foi braçada sua. :twisted:
[]'s

Martin Melcop
14/03/2006, 20:58
Martin,

Agora que tudo já foi resolvido, entrega logo que foi braçada sua. :twisted:
[]'s

Claro Leo, daqui a pouco vou começar a falar que aquela tua carniça é boa......







para fazer churrasco

leovalle
14/03/2006, 21:05
OPa pode deixar que o Marcel leva a linguiça :mrgreen:

equipeminas4x4
15/03/2006, 18:04
Leo,

Leva a bebida q eu te dou a comida... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


[]´s