PDA

Ver Versão Completa : Rebocando com o Suzuki



Joao Paulo
16/03/2003, 18:08
Quais as experiencias do grupo em usar suzukis pequenos (ex.: Samurai, Jimny) para rebocar outros veiculos?
- os pontos de ancoragem originais precisam ser reforçados?
- até que carga pode ser rebocada sem danos à estrutura?
- que equipamentos são suficientes? O cambao pode ser utilizado para que distancia?

Na pratica, planejo rebocar um cj3 com meu jimny

grato,

Eduardo Souza
17/03/2003, 02:08
Grande João Paulo,


Quais as experiencias do grupo em usar suzukis pequenos (ex.: Samurai, Jimny) para rebocar outros veiculos?
- os pontos de ancoragem originais precisam ser reforçados?
- até que carga pode ser rebocada sem danos à estrutura?
- que equipamentos são suficientes? O cambao pode ser utilizado para que distancia?
Na pratica, planejo rebocar um cj3 com meu jimny

Recebi há uns dois dias atrás um e-mail na Jipenet contando os relatos de um Samuca que rebocou uma Rural F-75 (com um dos pneus murchos) por uns 60 km sem ter tido qualquer problema.
Pelo que o colega escreveu (de forma hilária) o Samuca aguentou bastante bem o "tranco".
Vou tentar reaver esse e-mail para postar aqui para você. Se eu não conseguir, pelo menos fica a resposta: o Samurai aguenta.
Grande abraço,


Eduardo

billj
17/03/2003, 12:27
Um tempo atrás esse assunto foi levantado na Jipenet. Um cara estava querendo rebocar um F75 com um Pálio. A minha resposta foi........


=============


Fiz uma pesquisa rápida na Net referente o assunto... Assumindo uma situação de reboque de tow-bar sem o uso de nehum sistema auxiliar de freios:

1) O veículo puxador deveria pesar pelo menos 1,75 a 2,0 vezes mais do que o veículo no tow-bar.

2) A distância entre-eixos do veículo puxador deveria ser 1,25 a 1,5 vezes
maoir do que o veículo no tow-bar.

3) No veículo puxador, se deve prioritizar peso sobre o eixo traseiro.


===============


Resumindo, acredito que você deve procurar outros meios de rebocar seu CJ3..........

HTH

Abraços,

marco cruz
19/03/2003, 10:17
8) Caro Cunhado

Não se preocupe, o Lagartixa vai te dar muitas alegrias quando o Formiguinha não conseguir sair da lama...

De qualquer forma, o Gustavo respondeu a questão no Forum do CJ; basicamente é possível rebocar com o towbar, porém há necessidade de ligação de freio no jeep e no rebocador.
As empresas que fazem reboques de barco têm experiência.

Rgds, Marco

CJ-5 62
Lagartixa

efmir
01/07/2003, 09:18
Quais as experiencias do grupo em usar suzukis pequenos (ex.: Samurai, Jimny) para rebocar outros veiculos?
- os pontos de ancoragem originais precisam ser reforçados?
- até que carga pode ser rebocada sem danos à estrutura?
- que equipamentos são suficientes? O cambao pode ser utilizado para que distancia?

Na pratica, planejo rebocar um cj3 com meu jimny

grato,

Pelas experiências q já tive rebocando, não vejo grdes problemas em rebocar um CJ3 com um Jimmy, DESDE QUE se tome MUITO CUIDADO!

Em trechos planos e retos, andando beeemmm devagar não tem problema nenhum, desde q não precise frear forte.

O grande problema está em curvas e descidas. No caso de descidas, NECESSÁRIAMENTE vai precisar de uma pessoa no rebocado para frear, pois o da frente não tem capacidade para isso. Uma alternativa é colocar freio acionado no engate, como é feito em Trailers e carretas para barcos. Já no caso de curvas é extremamente complicado, pois a traseira do carro da frente tende a sair - então tem q fazer a curva beeemmm devagar, com uma pessoa no carro de trás corrigindo a trajetória e freando, conforme o caso.

[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

degf
07/09/2003, 17:48
João, e all

Eu reboquei uma rural (f-75) na cinta por aproximadamente um kilometro de subida, no asfalto. Ela tava com problema de carburador e rebocar foi o ultimo recurso.

O samuca mandou bem, fui reduzido pra não ter maiores problemas mas ele nem chiou!

Claro que meu pai tava no volante da rural, obedecendo os meus sinais pra brecar, e não pegamos transito, ainda bem.

Acho que se não tiver outro jeito dá pra ir, mas não corra riscos a toa.

Abraço
Danilo

LuizCabral
23/03/2004, 19:15
[quote="efmir

O grande problema está em curvas e descidas. No caso de descidas, NECESSÁRIAMENTE vai precisar de uma pessoa no rebocado para frear, pois o da frente não tem capacidade para isso. Uma alternativa é colocar freio acionado no engate, como é feito em Trailers e carretas para barcos. Já no caso de curvas é extremamente complicado, pois a traseira do carro da frente tende a sair - então tem q fazer a curva beeemmm devagar, com uma pessoa no carro de trás corrigindo a trajetória e freando, conforme o caso.
[/quote]

Tem razão, meu pai tem um cj3b e eu tenho um vitara, quanto reboco o jeep dele tenho que tomar muito cuidado com as curvas ser não o carro sai de lado e existe ate o risco do carro que esta atras bater na lateral traseira do carro que esta puxando, ou quebrar o engate, etc.

nanito
29/06/2007, 11:20
Pois é!

Estou comprando um suzuki vitara automático e vou fazer algumas trilhas e passeios com um amigo que tem um JPX. Caso o JPX desse meu amigo quebre, o vitara agüenta rebocar? ainda mais se for na areia ou barro?!

TurnOff
29/12/2012, 18:17
Pessoal,

Tenho a necessidade de rebocar o Jimny com o Vitara. Devido a necessidade de investimento (instalação de pino bola no Vitara) compra de cambão ou reboque, gostaria de discutir a viabilidade disto. Consultei o manual do Jimny onde consta a informação de que um eixo deve estar elevado, sem contato com o solo, alguém poderia me esclarecer isto? A ideia é levar o carro em finais de semana para o litoral, cerca de 200km, sem condutor no veículo rebocado caso seja possível. Abraços!

Neilson
14/01/2013, 19:23
Já precisei rebocar a Defender 110 do meu irmão com meu samurai por 22km no asfalto, usando cambão. Nas descidas tentava ir o mais devagar possível, pois caso precisasse parar derrepente, o freio do samurai ia ter que segurar, algo pouco provável se a velocidade estivesse minimamente elevada . Nas subidas era puro sofrimento: queimava embreagem pra conseguir embalar o carro e não conseguia andar a mais que a 20km/h.

Conclusão 1: O samurai é valente mesmo! sofreu mas deu conta do recado.
Conclusão 2: Se meu irmão precisar de resgate de novo, passo o telefone o guincho.

Joao Baeta
14/01/2013, 19:42
:arrow:Ué...
Qual motivo de puxar a 110?
:pensativo:

Neilson
15/01/2013, 19:52
:arrow:Ué...
Qual motivo de puxar a 110?
:pensativo:

velho problema do garfo da embreagem...furou e o pedal ficou travado.

Lucas Lee
15/01/2013, 20:57
Tenho um samurai que levo pra tudo o que é lugar com uma ranger cab simples. Se tomar cuidado não toma susto. Se for fazer graça vai ter um preju com certeza. Meu irmão é mais corajoso e anda direto com um engesa puxado por uma ranger dupla. Haja coragem.

Césaramg4x4
17/01/2013, 20:44
Boa noite a todos tive a experiencia de rebocar o jeep willys do meu pai em uma trilha com meu samurai 97 rebocar ele reboca bem o problema era quando freava o jeep que e mais pesado empurava o samurai me fazendo perder um pouco o controle, mais puxar peso eu sei que o samuca aguenta.

edcmanhaes
19/01/2013, 22:08
Boa noite a todos tive a experiencia de rebocar o jeep willys do meu pai em uma trilha com meu samurai 97 rebocar ele reboca bem o problema era quando freava o jeep que e mais pesado empurava o samurai me fazendo perder um pouco o controle, mais puxar peso eu sei que o samuca aguenta.

Fala César! Blz camarada? Tb sou de Campos, adquirir esse vitara em setembro do ano passado... mas ele só conhece as areias de Grussaí... rsrsrs! Meus amigos estão no estilo rebaixados, daí tô meio perdido, nao conheço ninguém ainda, tava querendo por o bichano na lama... se agitar alguma coisa, to por aí...
Grande abraço.

LRGagliardi
29/01/2015, 12:27
Boa tarde, desculpa reviver o tópico, mas para não abrir um novo, achei melhor usar este mesmo...

O que acham de rebocar com um samurai um reboque de cavalo simples com 1 cavalo?

Abraços