PDA

Ver Versão Completa : Teste de engatar marchas com jipe no ponto neutro



Niveiro X
08/10/2004, 19:14
Olá camaradas. Hoje fiz tal teste em meu jipe e todas as marchas engatam sem problemas, agora a quinta marcha está fazendo um barulho alto(parece uma máquina de lavar roupa). Apesar de engatar numa boa, o barulho preocupa, e acelerando o jipe, fica pior.

Eu levei o cardã pra alinhar em uma oficina especializada(motorfort de atibaia), e o serviço ficou nota 0 , tendo o jipe voltado pior do que estava no quesito vibração.

A dúvida é a seguinte: pode tal barulho ter a ver com o alinhamento do cardã(no caso o desalinhamento)?

Quais são as possibilidades? Fica quanto o conserto?

Abraços

Attila Barcellos

Eduardo Velo
09/10/2004, 00:36
Essa vibração pode ser do acoplamento de borracha .
Solta os 6 ou 8 parafusos do acoplamento , deixa no neutro e coloca uns 4000 rpm no motor em 4º , depois deixa cair a rotação lentamente , desengata e aperta os parafusos , fiz assim qdo deu problema no Niva e funcionou ...

[]s...

Niveiro X
11/10/2004, 16:25
Essa vibração pode ser do acoplamento de borracha .
Solta os 6 ou 8 parafusos do acoplamento , deixa no neutro e coloca uns 4000 rpm no motor em 4º , depois deixa cair a rotação lentamente , desengata e aperta os parafusos , fiz assim qdo deu problema no Niva e funcionou ...

[]s...


vlw camarada. Vou desmontar e ver se alinho novamente. talvez devido ao desalinhamento tenha sido comido o acoplamento elastico.

Abraço

Rones Jr
11/10/2007, 11:49
Pessoal,

reativando o tópico...pois depois da viagem, como comentei, apareceu algo relacionado à transmissão. Além de uma vibração acima dos 100 km/h do tipo curta e rápida (se é que me entendem?) notei que ao acelarar o carro, lá pela 4ª marcha...por volta dos 60 km/h aparece uma vibração (longa e lenta) cujo barulho e sensação parece a de um manchão no pneu...fiquei encucado...que pode ser? Pensei nas seguintes hipóteses:

1 - Acoplamento elástico que aos 110.000 km foi pro brejo...
2 - Coxim quebrado
3 - alguma cruzeta
4 - desalinhou tudo mesmo...

Além disto, fiz um teste com o carro em neutro...e em 4ª e 5ª...parece que tá tudo solto, mas engraçado que dos 70 aos 90 km/h a vibração parece ser zero, só no neutro que aparece isto...

AJUDEM AHÊ...pq aqui no ES não tenho Wilson pra resolver a parada...

Nivoide
11/10/2007, 14:43
veja rolamento da caixa...

Mauricio Rossetto
11/10/2007, 17:15
Acoplamento com 110mil? é recomendável troca com 50mil.... Uma evidência é seu Acoplamento elástico vencido, pode ser outras coisas também, mas terá que ser por eliminação.

Rones Jr
11/10/2007, 17:27
Mauricio,

por isso coloquei o bicho como primeiro da lista. Pq até me gabava de meu cambio jamais vibrar, a não ser na 1ª e 2ª marcha...bem pouco...mas veio piorando...e como a maioria das peças do Niva é original e não há vestígios de troca anterior (há até um made in URSS na danada)...acho q pode ser. Na segunda largarei no meca pra revisão, mas aguardo ...quais outras coisas vc acha q pode ser?

ANDRÉHUFF
11/10/2007, 20:14
Mauricio,

por isso coloquei o bicho como primeiro da lista. Pq até me gabava de meu cambio jamais vibrar, a não ser na 1ª e 2ª marcha...bem pouco...mas veio piorando...e como a maioria das peças do Niva é original e não há vestígios de troca anterior (há até um made in URSS na danada)...acho q pode ser. Na segunda largarei no meca pra revisão, mas aguardo ...quais outras coisas vc acha q pode ser?

O Rones, não esquece que vc pegou muita poeira, lama, água e deu uma forçadinha numa subinha, alem de suas peças ja estarem um pouco usadinhas lembre-se tambem das cruzetas, se elas tiverem engraxadeiras póe graxa até escorrer bastante, se elas ressecaram devido aoaquecimento do longo percurso, com sujeira dentro essa vibração vai sim se fazer presente, principalemente se seu acoplamento ainda for de cruzeta. AH ja ia esquecendo, da próxima vez ve se não:discordo: esquece o travesseiro:putz:, rsrsrsrsrsrsrs.

Nivoide
11/10/2007, 21:25
travesserio?

Rones Jr
11/10/2007, 22:30
O Rones, não esquece que vc pegou muita poeira, lama, água e deu uma forçadinha numa subinha, alem de suas peças ja estarem um pouco usadinhas lembre-se tambem das cruzetas, se elas tiverem engraxadeiras póe graxa até escorrer bastante, se elas ressecaram devido aoaquecimento do longo percurso, com sujeira dentro essa vibração vai sim se fazer presente, principalemente se seu acoplamento ainda for de cruzeta. AH ja ia esquecendo, da próxima vez ve se não:discordo: esquece o travesseiro:putz:, rsrsrsrsrsrsrs.

Rapaiz...rsss....engraxei tudo antes de viajar...mas foram 1600 km´s....acho q o meca fica pra terça, na segunda engraxarei de novo. Se chego em Vitória sem esse travesseiro...iria dormir na sala até comprar um novo!