PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor do Toyota Bandeirantes no CJ



noschang
30/06/2003, 11:24
:?: Estou reformando meu CJ5 e gostaria de saber se vale a pena colocar os amortecedores do Toyota Bandeirantes?

walter.andreis
30/06/2003, 11:36
noschang,

Nunca usei os amortecedores do Toyota Bandeirantes, porém o pessoal diz que compensa utilizar os amortecedores do Mercedes 608, que são mais macios que os da Toyota, e provavelmente são mais baratos. (Os 608 custam uma média de R$65,00 novos.)

[]´s

DICA: Se desejar criar uma assinatura personalizada para suas mensagens, clique em: Perfil (no topo da página), vá até o campo Assinatura, e digite a assinatura que deseja ser inserida aos finais de suas mensagens, então clique em Enviar para salvar as alterações do Perfil...

Giovani
30/06/2003, 21:12
:D Salve!

:D Os amortecedores da Toyota são realmente muito duros!!! O Walter citou uma boa opção: MB 608! :wink:
:D Ou então traseiros da Ranger 4x2, que são macios e Turbo Gás... :wink: Ah sim, e igualmente baratos!

Luis Assis
30/06/2003, 23:30
:?: Estou reformando meu CJ5 e gostaria de saber se vale a pena colocar os amortecedores do Toyota Bandeirantes?

Nao vale nao, eu andei num jipe que tinha toda a suspensão de Band e ficou muito duro...
[]'s
Gustavo

marco cruz
03/07/2003, 17:13
Giovanni,
Esse amortecedor traseiro da ranger 4x2 é "plug and play" :shock: ou precisa de alguma adaptação, como o MB 608? :?:
Ainda ninguém me deu uma dica de como tirar a lâmina do feixe de molas... :cry: :cry:

walter.andreis
04/07/2003, 00:06
Ainda ninguém me deu uma dica de como tirar a lâmina do feixe de molas... :cry: :cry:

Fala Marco...
Quer saber apenas como se retira 1 lâmina????
Soltam-se os grampos de mola, retira-se o pino de centro do feixe, tira quantas laminas quiser, compra um pino de centro novo e instala tudo novamente... dizem (não sei o motivo) que é necessário trocar o pino de centro depois de retirado 1 vez, mas como é baratinho mesmo até compensa...

[]´s

Giovani
04/07/2003, 01:03
Giovanni,
Esse amortecedor traseiro da ranger 4x2 é "plug and play" :shock: ou precisa de alguma adaptação, como o MB 608? :?:

:D Grande Marco!

:D Taí uma vantagem do amortecedor da Ranger: tem o mesmo tamanho do original do Jeep. Basta trocar as buchas, que têm o orifício menor que o do jeep. :wink:

fpandur
04/07/2003, 10:03
Marco

A que adaptação você se refere p/ instalar o amortecedor do MB ? Eu tenho eles na dianteira e não precisei fazer nada de adaptação, apenas trocar as buchas. Na traseira, utilizo os da Toyota.

O correto p/ você determinar o curso do amortecedor, é retirá-los e erguer o Jeep até abrir toda a suspensão de um lado e fechar do outro. Aí você faz a medida de pino a pino dos suportes e procura um amortecedor que atenda essas medidas com alguma folga (aberto e fechado). :wink:

Abraços

Delfim
04/07/2003, 14:43
Olá pessoal, primeira vez por aqui. Parabéns pelo fórum!!!!!
Eu coloquei amortecedores da pick-up Toyota no meu jeep Ford 73, e realmente ficou bem duro. Pula prá caramba. Ainda mais que os feixes estão arqueados e com bucha de PU.
Em compensação, a carroceria fica bem firme, não balança nem inclina para os lados.
Até mais,
Delfim.

marco cruz
04/07/2003, 14:57
Flavio,
pelo que sei, os do MB 608 têm um curso maior; assim, seria necessária a instalação de um adaptador. Acho que o Giovanni, o grão mestre dos jipeiros, pode te explicar melhor.
Obs. O seu CJ está com a suspensão original?

fpandur
04/07/2003, 15:53
Marcos

Ah, OK, se sua suspensão estiver original, o amortecedor do MB realmente não cabe... :lol: Aí tem que modificar o suporte no chassis. Mas fazendo aquilo que comentei antes, medindo os curso máximo aberto e mínimo fechado, você escolhe o amortecedor com curso correto de acordo com sua suspensão.

Eu estou com a suspensão original, inclusive jumelos. :shock: A única coisa de diferente é o kit FESS e tirei 4 lâminas do feixe dianteiro. Só isso :D ! Mas o curso do amortecedor Toyota não deu p/ a dianteira. P/ você ter uma idéia, nem com todo o amortecedor aberto deu p/ encaixar ele, com a suspensão em repouso ... :x

Abraços

marco cruz
04/07/2003, 16:28
Flávio,
Que vc tem a dizer do kit FESS?
Vale a pena? Melhorou em quê?
[] pensando num...

Giovani
04/07/2003, 22:25
Marcos
Eu estou com a suspensão original, inclusive jumelos. :shock: A única coisa de diferente é o kit FESS e tirei 4 lâminas do feixe dianteiro. Só isso :D ! Mas o curso do amortecedor Toyota não deu p/ a dianteira. P/ você ter uma idéia, nem com todo o amortecedor aberto deu p/ encaixar ele, com a suspensão em repouso ... :x

:D Grande Flávio!!

:D Num tendi... Vc tem certeza que esse amortecedor é da Toyota?
:D O amortecedor da Toyota tem o mesmo curso do amortecedor do Jeep... :(

Giovani
05/07/2003, 00:43
Flavio,
pelo que sei, os do MB 608 têm um curso maior; assim, seria necessária a instalação de um adaptador. Acho que o Giovanni, o grão mestre dos jipeiros, pode te explicar melhor.

:D Olá Turma!

:D Grão mestre??? :lol: :lol:
:D O amortecedor do 608 tem 28cm de curso, +ou- 8cm mais que o original do jeep. Nos suportes originais ele vai bater em fim de curso. É preciso aumentar o suporte do chassi, deixando ele mais alto. :wink:



A que adaptação você se refere p/ instalar o amortecedor do MB ? Eu tenho eles na dianteira e não precisei fazer nada de adaptação, apenas trocar as buchas. Na traseira, utilizo os da Toyota.

:D Grande Flávio!

:D Como???? Vc tem o do 608 na dianteira, sem mexer nos suportes???
Já instalei eles no meu jeep, não dá nem pra passar numa lombada sem bater!!! :shock:

fpandur
05/07/2003, 10:17
OK, respondendo em uma única mensagem ... :D

Giovanni: estou com o da Toyota atrás e de MB-608 na dianteira. Não precisei mexer em absolutamente nada na frente. Os suportes são os originais, com a fixação original ainda no chassis. Tive que colocar esse do MB, pois como disse, com a suspensão em posição normal (repouso), os da Toyota mesmo estando completamente abertos não encaixavam no suporte ... :shock: Quanto ao curso do Toyota ser o mesmo do Jeep, eu realmente não sei ao certo, mas tinha p/ mim que eles tinham um pouquinho mais de "curso" que os originais (1" mais ou menos).

Marco: quanto ao kit FESS, nada mais é que 2 molas espirais e 04 suportes por eixo. As vantagens, em minha opinião, são:

- quem "trabalha" primeiro é a espiral, p/ depois acionar o feixe. então o Jeep fica um pouco mais macio e firme (por mais contraditório que isso possa parecer ...) :)
- o feixe não desarqueia mais, pelo motivo acima
- ganhei cerca de 12 cm de altura apenas c/ a instalação do FESS. Estou c/ jumelos originais e mesmo assim tive que mudar os amortecedores ...

No entanto, tem algumas desvantagens:

- se tiver pneus muito pesados (meu caso, pois estou c/ 33 "), quando vai esterçar (principalmente com o carro parado), o chassis "dança" um pouco por sobre as espirais. Estou providenciando uma barra Panhard p/ eliminar esse efeito.
- como o chassis é erguido bastante, pode ter problemas no sistema de direção (leia-se shimmy), por conta dos ângulos que as barras podem ficar.
- ficar de olho também no ângulo do cardã dianteiro. No meu caso, tive que fazer um retrabalho nas pontas, p/ que as castanhas não pegassem e travassem o cardã.

Abraços !!

Giovani
05/07/2003, 18:27
Giovanni: estou com o da Toyota atrás e de MB-608 na dianteira. Não precisei mexer em absolutamente nada na frente.
...mas tinha p/ mim que eles tinham um pouquinho mais de "curso" que os originais (1" mais ou menos).

- ganhei cerca de 12 cm de altura apenas c/ a instalação do FESS.

:D Grande Flávio!

:shock: Hummm... Esses 12cm à mais na altura, é que estão lhe permitindo usar esses amortecedores. :) Tá explicado!!
:D Quanto ao da Toyota, pode ser isso mesmo, sei que são muito semelhantes, mas não sei a medida exata... :wink:

marco cruz
07/07/2003, 18:01
Giovanni,
Um dúvida: o lagartixa tem body lift de 1,5"; será que preciso de adaptação?

Alexandre Almeida
25/07/2006, 02:10
:D Grande Marco!

:D Taí uma vantagem do amortecedor da Ranger: tem o mesmo tamanho do original do Jeep. Basta trocar as buchas, que têm o orifício menor que o do jeep. :wink:



****************************

Giovani, os amortecedores são os TRASEIROS da RANGER 4x2, mas que ano ? 96 ou 97 ?

Alexandre Almeida
25/07/2006, 02:28
Marcos

Ah, OK, se sua suspensão estiver original, o amortecedor do MB realmente não cabe... :lol: Aí tem que modificar o suporte no chassis. Mas fazendo aquilo que comentei antes, medindo os curso máximo aberto e mínimo fechado, você escolhe o amortecedor com curso correto de acordo com sua suspensão.

Eu estou com a suspensão original, inclusive jumelos. :shock: A única coisa de diferente é o kit FESS e tirei 4 lâminas do feixe dianteiro. Só isso :D ! Mas o curso do amortecedor Toyota não deu p/ a dianteira. P/ você ter uma idéia, nem com todo o amortecedor aberto deu p/ encaixar ele, com a suspensão em repouso ... :x

Abraços


Esse Kit da FESS vale a pena ? Se eu colocar o KIT, o amortecedor traseiro da Ranger (to tentando descobri o ano), ainda é "plug 'n play" ?

E se eu colocar Jumelos maiores, o amortecedor da Ranger ainda cabe ?

Agradeço a ajuda.