PDA

Ver Versão Completa : Ajuda - Viagem ao exterior com carro financiado



ferramenteiro
19/11/2008, 09:35
Alguém tem algum modelo de documento para sair do Brasil com carro alienado?
Vou para Argentina, Chile e Bolivia e meu carro está alienado, no documento meu nome está como proprietário mas no campo observações consta a alienação.
Como devo pedir esse documento para o banco?
É necessário algum tipo de visto dos consulados?

Estou preocupado com isso, se alguém já teve experiencia com isso e puder me ajudar agradeço.

Abraço a todos

iwakura
19/11/2008, 10:51
Alguém tem algum modelo de documento para sair do Brasil com carro alienado?
Vou para Argentina, Chile e Bolivia e meu carro está alienado, no documento meu nome está como proprietário mas no campo observações consta a alienação.
Como devo pedir esse documento para o banco?
É necessário algum tipo de visto dos consulados?

Estou preocupado com isso, se alguém já teve experiencia com isso e puder me ajudar agradeço.

Abraço a todos

Não existe modelo pelo simples fato que é o banco ou financeira que têm de te fornecer tal autorização. Como deve pedir fica a teu critério: telefone, pessoalmente, por e-mail...:mrgreen:

É necessário visto dos consulados.

Entretanto, dificilmente se saires do Brasil com o carro alienado vão te barrar na aduana. Fui agora em dez/jan com a Tracker alienada e não tive nenhum problema na Argentina, no Chile e no Uruguai...

[]
Mário.

ramalho-vitoria
19/11/2008, 11:55
Que fornece tal documento é a sua financeira. Eu era a BV Finaceira e pedi o meu olhando o número dotelefone no próprio carnê, depois eles enviaram para a filial Vitória.

Depois fui tentar dar autenticiade ao documento nos consulados no Rio de Janeiro. Uns falaram que não havia necessidade, outros nem sabiam do que se tratava.

Fui e voltei e ninguem nas aduanas questionou nada. Fui parado apenas uma vez após Foz do Iguaçu mas só uma parada de praxe.

Acho que realamente não precisa o ok do consulado, pois os guardas não sabem o que é alienação fiducitária.

Não sei se ajudei ou confundi mas da próxima vez vou do mesmo modo.

Boa viagem.

ferramenteiro
19/11/2008, 16:01
Valeu pelas dicas pessoal!
Acabei de ligar para o Banco Alfa e a atendente me disse que essa autorização tem um custo de R$200,00.
Achei um roubo, vcs tiveram que pagar pela de vcs ?

Grande Abraço e mais uma vez obrigado

ramalho-vitoria
19/11/2008, 17:31
No meu entendimento trata-se uma medida administrativa que não se sustenta juridicamente.

Poder-se-ia fazer uma analogia com o Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8884.htm#art39)
V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.

Tente mais uma vez negociar com o gerente da financeira (se for possível). Se não tiver sucesso inverta a lógica da requisição, fazendo uma carta, na modalidade AR, a financeira perguntando em que base legal estaria justificada tal cobrança.

De um prazo de 5 dias no máximo a partir da data de recebimento da correspondência sob pena de tomar as medidas judiciais cabíveis e se dirija ao Procon ou diretamente ao Juizado Especial através de um advogado.

Existe até a possibilidade de exigência de danos morais

Consulte seu advogado. Você não está lutando por 200 reais e sim pela usurpação de seu direito.

Solicite mais orientações de colegas do forum que são advogados

Vamos nos falando.

Pato jipeiro
19/11/2008, 22:39
O Ramalho está certissimo. E, este valor deveria ter sido informado em contrato, e de maneira clara, quando voce comprou o carro.

iwakura
20/11/2008, 07:23
O Ramalho está certissimo. E, este valor deveria ter sido informado em contrato, e de maneira clara, quando voce comprou o carro.

Cara, detesto ser do contra, principalmente em se tratando de bancos e financeiras, mas acho que nesse caso o Ramalho não está certo não!

A liberação do carro alienado para sair do país é uma LIBERALIDADE da financiadora, afinal o carro está servindo de garantia para um financiamento concedido por ela. Ela não está lhe fazendo nenhum favor, tanto é que se ela suspeitar de algo, pode negar essa liberação e não te dar nenhuma explicação...

Em segundo lugar, as tarifas bancárias estão liberadas há algum tempo pelo Banco Central.

Por último, de forma prática, de que adianta mandar AR, entrar com ação na justiça, se o resultado dessa ação vai vir anos após a viagem planejada? E muito provavelmente vai ser desfavorável...

[]
Mário.

Keffin Gracher
24/11/2008, 15:50
Eu tenho meu carro financiado pela BV, pelo que vi o Ramalho também, eles te cobraram alguma coisa, pela liberação?

Sobre a tarifa, tem que constar em contrato, caso não conste, pode sim contestar, sobre a possibilidade de negar a autorização, não creio que seja válido, pois o automóvel é teu, porém ele serve de garantia ao banco do pagamento de uma dívida, caso o carro seja roubado a garantia do pagamento é o proprietário do veículo.

Forte abraço...

ramalho-vitoria
24/11/2008, 16:12
Não houve cobrança de despesas mas tive que ficar em cima dos caras na filial Vitória por questões de prazo.

Um abraço.

jlongato
19/12/2008, 00:23
Primeiramente agradeço pelas informações.
Tbém estou indo pra Argentina/Chile e com carro financiado agora em jan/09. Segundo informações, autorização da financeira (não me cobraram nada, só é necessário reconhecer firma das assinaturas) e visto dos consulados....no do Chile foi tudo tranquilo, R$ 30,54, Argentina só em Brasília....isso foi o q me disseram hj.....
Como ando lendo relatos de q nunca tiveram problemas, estou pensando em ir assim mesmo....
Qqr coisa joga uma grana na mão dos camineros e já era....o do Chile está certo, como (pelos relatos) a polícia de lá não aceita propina, tudo tranquilo!

jlongato
19/12/2008, 17:14
Alguém saberia me informar se existe alguma restrição a respeito de insufilm na Argentina e Chile?

Pato de Foz
19/12/2008, 18:41
Oi amigos

So vai precissar autorizaçao do banco ou financeira, quem tiver o veiculo em Leasing, ou seja com os documentos no nome do banco ou financeira.

Mais quem comprou financiado, e os documentos estao ao nome do titular, sem importar a quantidade de prestaçoes que esteja devendo, NAO precissa autorizaçao nenhuma. So tem que constar no documento o nome do propietario. Nao esquentem nen jogem dinheiro fora.

Pato de Foz
19/12/2008, 18:49
Jlongato

Na Argentina, sim existe legislaçao ao respeito, incluso si vc tem colocado nos vidros laterais Nao passa a Inspeçao tecnica, eles mandan tirar, entao o que a gente fez, na hora de fazer a revisao procura alguma autorizada que nao seja muito exigente e deixa o vidros baixos pra foto, no caso dos que tem que tirar mesmo, logo de passada a revisao colocamos de novo um insufilm,
En geral é muito muito dificil que fazam algum problema os guardas nas estradas ou cidades.

jeisonk
27/12/2008, 12:36
So vai precissar autorizaçao do banco ou financeira, quem tiver o veiculo em Leasing, ou seja com os documentos no nome do banco ou financeira.

Mais quem comprou financiado, e os documentos estao ao nome do titular, sem importar a quantidade de prestaçoes que esteja devendo, NAO precissa autorizaçao nenhuma. So tem que constar no documento o nome do propietario. Nao esquentem nen jogem dinheiro fora

Exato Pato, também tenho minha viatura alienada e não tive nenhum problema, estava preocupado com isso até que alguém me falou pra não esquentar, se estiver no seu nome fica tranquilo que pode rodar em tudo quanto é lugar.
Agora, se for Leasing, a história é outra, o proprietário é a financeira, daí precisa sim da autorização.

Abs

iwakura
27/12/2008, 18:42
Exato Pato, também tenho minha viatura alienada e não tive nenhum problema, estava preocupado com isso até que alguém me falou pra não esquentar, se estiver no seu nome fica tranquilo que pode rodar em tudo quanto é lugar.
Agora, se for Leasing, a história é outra, o proprietário é a financeira, daí precisa sim da autorização.

Abs

Jeison e outros,

Também já sai do Brasil com veículo alienado e não tive nenhum problema.

Entretanto, não devemos confundir o fato de se conseguir fazer uma coisa com essa coisa ser legal. É fato que a autoridade polícial brasileira responsável pela fiscalização na fronteira (PF) não está nem aí pra viatura ser alienada. Mas isso não quer dizer que seja legal vc sair do país com o veículo alienado, sem autorização do agente financeiro, que detém o domínio e a posse indireta do veículo, dado em garantia ao financiamento.

É só um alerta...

[]
Mário.

jeisonk
27/12/2008, 18:55
Pois é Mário, mas aí é que tá, pode até não ser legal, maaaaaaaaas eu nunca ouvi relato de alguém que se incomodou com isso, nem mesmo que foi cobrado por algum policial de fora, e olha que no Chile eles são rigorosos.

Então, na prática, não precisa, correto? Seria só uma formalidade.

E as expedições, alguma programação?

Abraços

iwakura
28/12/2008, 08:32
Pois é Mário, mas aí é que tá, pode até não ser legal, maaaaaaaaas eu nunca ouvi relato de alguém que se incomodou com isso, nem mesmo que foi cobrado por algum policial de fora, e olha que no Chile eles são rigorosos.

Então, na prática, não precisa, correto? Seria só uma formalidade.

E as expedições, alguma programação?

Abraços

É, Jeison, a responsabilidade de fiscalização não é de nenhum policial de outro país, seja ele Argentino ou Chileno. A responsabilidade de não deixar sair um carro alienado do país é da autoridade policial brasileira, no caso a Polícia Federal. Do mesmo modo que é responsabilidade dos Detrans não transferirem carros alienados.

Também acho que a hipótese é remota, mas que o pessoal fique ciente...

Agora em março (09/03 a 29/03) estaremos de volta ao NOA, desta vez em 3 viaturas (RS/SP/RJ). E, em julho de 2010, há a intenção de voltar a Machu-Picchu, desta vez pelo Acre, e a volta por estas terras que te abrigaram (MT/MS/Pantanal), isso se a situação na Bolívia permitir.

[]
Mário.

sergio1010
02/02/2009, 09:56
Olá!se vc tiver carros financiados pela BV ou banco BMG eu quito pra vc pela metade do preço ou seja 50% de desconto é não precisa me dar nenhum dinheiro adiantado isto é um conhecimento com pessoas dentro das financeiras me adicione no msn e bons negocios centrosul_transportes@hotmail.com

Doc Boss
29/12/2009, 01:37
Caros amigos,

Em 20 dias estarei atravessando para a Argentina via Foz do Iguaçu, dando uma esticada até o Chile (Atacama) e Bolívia. Adquiri meu carro através de um Leasing. Meu nome consta no DUT como arrendatário. O proprietário ainda é a ABN Aymoré Fininciadora.... (já virou Santander!)

Já providenciei o seguro carta verde exigido pelo Governo Argentino e também a autorização da financeira para sair do país com meu veículo.

Mas, há uma semana fui supreendido pela notícia de que, "devido a uma alteração na regras consulares, hoje é necessário uma autorização do proprietário do direitos do carro (a financeira), autorizando a viagem para o Chile, Argentina e Bolívia. E que esta autorização (assinada e com firma reconhecida em cartório) deve ser autenticada pelo Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas, em Brasília. Eu também deveria solicitar ao detentor dos direitos do carro que forneça, junto à autorização, uma cópia da ata ou instrumento que diga que quem assinou a autorização tem direitos para tal. De posse dessa autorização e o outro documento, “legalizá-los” junto ao Ministério das Relações Exteriores, e nas Embaixadas do Chile, Bolívia e Argentina....."

Bem, aí pensei: F.... tudo! Pois saio de Salvador em 10 dias!

Alguém de vocês fez, RECENTEMENTE, este tipo de viagem nesta situação? Essa exigência absurda tá valendo mesmo?

Qualquer ajuda será muito bem vinda!

jeisonk
29/12/2009, 07:33
Doc Boss, isso é uma exigência antiga do Chile, veículos com Leasing devem ter a autorização legalizada junto ao consulado Chileno.
É o mesmo procedimento de quando você vai com um veículo de terceiro, afinal, quem consta como proprietário é a financeira:


Caso o carro não esteja no seu nome ou ainda esteja financiado, será necessária uma autorização do dono ou financiador, com firma reconhecida, chancelada pelo Itamaraty e Legalizada no Consulado, além do Seguro Carta Verde.
Neste último caso, aconselho contactar-se com cada Consulado dos países por onde o senhor pretende passar para verificar as exigências.
Maiores informações: 21-35799660.


Já para a Argentina, que eu saiba não é necessário, olha a resposta do consulado:


Automóviles del MERCOSUR

Titular: Cedula Verde, patentes, vidrios grabados (vidros gravados) y seguro contra terceros (seguro a terceiros).
No titular: ídem (o mesmo) al titular y una autorización del titular ante escribano público.

Da Bolívia não achei nada, se encontrar aviso aqui.

Abs

rafaelcardoso
29/12/2009, 09:04
Bou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida sobre seguros!

O seguro total do meu carro, só é valido em território nacional correto? Ou existem apólices que cobrem também fora do Brasil? É possível fazer um seguro específico para o veículo (sinistro, roubo, terceiros, assistência) para uma viagem ao exterior?

jeisonk
29/12/2009, 09:36
Rafael, depende de como contratou, de que seguradora é, etc.

O meu é pela Tokio Marine, cobre Mercosul, inclusive Chile que para algumas fica de fora.

Consulte teu corretor que com certeza ele saberá ou buscará a informação.

Abs

Doc Boss
29/12/2009, 11:19
Ok, jeisonk

Sua informação procede, obrigado.

Ontem disparei e-mails para as respectivas embaixadas e consulados (em Salvador), e também para o Ministério das Relaçòes Exteriores.

Há pouco chegou a resposta da embaixada chilena, que confirmou a necessidade de validação do documento da financeira pelo Itamaraty.

Agora a corrida é contra o relógio, temos a indicação de um despachante em BSB e vamos ter que soltar mais uma graninha

Valeu!!!

peter.hiebert
15/01/2010, 22:24
JA ENTREI NA ARGENTINA COM UM CLIO E ERA LEASING E SEM A AUTORIZAÇAO DO BANCO

ANDEI QUASE MIL KM DENTRO DA ARGENTINA E NAO TIVE PROBLEMAS

JA RODEI TODA AMERICA DO SUL COM UMA KOMBI VELHA, ATRAVESSEI DESERTOS E CORDILHEIRAS, SE ALGUEM QUER INFORMAÇÃO MEU EMAIL É missionariopeter@gmail.com

peter.hiebert
15/01/2010, 22:40
tudo se resolve la, com plata