PDA

Ver Versão Completa : Indicador de temperatura



ItamarBr
15/11/2008, 00:37
Pessoal, boa-noite, eu tenho uma preocupação, tenho uma SPT 2003 TD e tenho observado que o indicador de temperatura mal se move, nem chega a alcançar o primeiro risco da gradução (sem considerar que aqui na Bahia faz calor o tempo todo), considerando que pego rodovia com trânsito rápido e pesado, ou a viatura está muito bem, ou o sensor está muito mal? aguardo sugestões.:neutral:

Abraços

mbm4x4
15/11/2008, 11:13
Bom dia Itamar
De uma olhada se sua Sportage esta SEM a válvula termostática. O normal da Sportage é trabalhar com temperatura perto do meio do relogio de indicador de temperatura.
Geralmente qdo a viatura trabalha sem a válvula termostática há também um aumento do consumo de combustivel.
Essa é a minha sugestão.
[]s
mateus

Robinho da Jaguatirica
17/11/2008, 10:39
Pessoal, boa-noite, eu tenho uma preocupação, tenho uma SPT 2003 TD e tenho observado que o indicador de temperatura mal se move, nem chega a alcançar o primeiro risco da gradução (sem considerar que aqui na Bahia faz calor o tempo todo), considerando que pego rodovia com trânsito rápido e pesado, ou a viatura está muito bem, ou o sensor está muito mal? aguardo sugestões.:neutral:

Abraços

Caro Itamar,

Troque o sensor de temperatura, o seu provavelmente está pifado:stop:, aproveita e instala um sistema auxiliar de temperatura, pq quem confia no ponteiro original do painel é louco e conhece gnomos.:mrgreen:


Boa lama!

Robinho

jgneves
17/11/2008, 17:44
Caro Itamar,

Troque o sensor de temperatura, o seu provavelmente está pifado:stop:, aproveita e instala um sistema auxiliar de temperatura, pq quem confia no ponteiro original do painel é louco e conhece gnomos.:mrgreen:


Boa lama!

Robinho

Ô Robson,
Fui lá na Concessionária KIA da Av. Tereza Cristina e comprei a válvula termostática (30 latas - original). Cheguei em casa e troquei, só que a que estava no carro é diferente da que me venderam como original. Coloquei no lugar e deixei funcionando na lenta por cerca de vinte minutos. O ponteiro ficou abaixo do que de costume, ou seja, cerca de dois palitos antes do meio. Não acionou ventoinha no top, ou ela já tá acionada? Não dá pra perceber. Vou rodar e ver o que acontece agora, espero que modifique alguma coisa. Vou postar as fotos da válvula que retirei.
Saudações.

Nava
17/11/2008, 17:52
A valvula é esta. a minh afica um palito abaixo do meio e se subir dois acima do meio ja ta jogando agua fora, o q aconteceu qdo a ventoinha pifou e nao acoplava.

Robinho da Jaguatirica
17/11/2008, 17:58
Ô Robson,
Fui lá na Concessionária KIA da Av. Tereza Cristina e comprei a válvula termostática (30 latas - original). Cheguei em casa e troquei, só que a que estava no carro é diferente da que me venderam como original. Coloquei no lugar e deixei funcionando na lenta por cerca de vinte minutos. O ponteiro ficou abaixo do que de costume, ou seja, cerca de dois palitos antes do meio. Não acionou ventoinha no top, ou ela já tá acionada? Não dá pra perceber. Vou rodar e ver o que acontece agora, espero que modifique alguma coisa. Vou postar as fotos da válvula que retirei.
Saudações.

Oi João,

Esta válvula das fotos é a válvula das gasolina, as diesel (a que comprei e a que estava anteriormente) não tem esta pequena válvula na lateral.
Qualquer coisa dá uma pulada aqui para compararmos.

Forte abraço!


Robinho

jgneves
17/11/2008, 18:34
Robson,
Intaum a minha tava rodando com a válvula errada, ou seja, não estava mantendo o carro na temperatura ideal para queimar o diesel. É isto?

Robinho da Jaguatirica
17/11/2008, 18:40
João,

Quanto a temperatura eu não sei, mas a que estava é de gasolina isso tenho certeza, debati isso com o Charles na concessionária quando fui comprar a minha válvula nova, no cadastro deles tem essa que vc tirou (gasolina) e a sem sub-válvula (diesel).
Dá um jeito de achar seu telefone pq estou tentando falar e vc não atende.:mrgreen:


Forte abraço!

Robinho

Vanessa Carvalho
25/11/2008, 13:39
Aproveitando o assunto.

Instalei na minha sportage os reloginhos auxiliares. Este dias na minha primeira esticada depois dos relógios (vamos dizer assim), fui de São Leopoldo a Porto Alegre (+/- 30km) de madrugada e os relogios durante a viagem chegaram na temperatura de 106º, isto andando no máximo a 90km/h. Tá certo isto? Ou minha sportage está tendenciosa a ferver novamente? (detalhe: motor recem feito).

Aguardo retorno dos amigos.
Valeu

Robinho da Jaguatirica
25/11/2008, 13:47
Aproveitando o assunto.

Instalei na minha sportage os reloginhos auxiliares. Este dias na minha primeira esticada depois dos relógios (vamos dizer assim), fui de São Leopoldo a Porto Alegre (+/- 30km) de madrugada e os relogios durante a viagem chegaram na temperatura de 106º, isto andando no máximo a 90km/h. Tá certo isto? Ou minha sportage está tendenciosa a ferver novamente? (detalhe: motor recem feito).

Aguardo retorno dos amigos.
Valeu


Oi Vanessa,

Vamos a algumas perguntas:
-O óleo também chegou a esta temperatura?:shock:
-Tem verificado o radiador e reservatório, tem sido preciso completar água?:putz:
-Tem saído fumaça branca (vapor dágua) pela descarga?:putz:
-Onde foram tirados os sinais do sistema auxiliar de temperatura?:pensativo:

Depois desta resposta dá pra ajudar melhor.:pipoca:


Boa lama!


Robinho

Vanessa Carvalho
26/11/2008, 13:14
-O óleo também chegou a esta temperatura?
Sim, ambos. O marcador de óleo está acompanhando o marcador da água porém com uma diferença de 2º abaixo do da água.

-Tem verificado o radiador e reservatório, tem sido preciso completar água?
Na semana passada, antes do acontecido (quinta-feira senão me engano), verifiquei o reservatório é água estava no nível baixo (tive que completar), mas no radiador estava normal.
Hoje pela manhã verificando os dois, está tudo normal (não houve necessidade de complemento de água).

-Tem saído fumaça branca (vapor dágua) pela descarga?
Não, não há fumaça.

-Onde foram tirados os sinais do sistema auxiliar de temperatura?
Não sei responder exatamente o que o pessoal fez pois não tive ainda a oportunidade de ir ao local que fez o trabalho questioná-los.


Mais alguns detalhes:
A pouco fiz testes com a ventoinha e parece tudo certo (ela gira manualmente mas freia), e com ar-condicionado gira mais forte.

Não há aparentemente nenhum tipo de vazamento no carro.

O que vou fazer agora é acompanhar pelo menos por uma semana como está a água e no domingo (aproveitando uma necessidade) irei até porto alegre fazendo novamente o mesmo trajeto para verificar a quanto anda a temperatura do carro.

De qualquer forma, se alguém tiver mais alguma idéia posso ir fazendo os testes.
Muito obrigada Robson pelo apoio (curso de mecânica pela internet).

Abraços.

Vanessa Carvalho
26/11/2008, 13:38
Estou postando aqui as fotos dos reloginhos

Foto 1) Posição que coloquei eles (verifiquem o painel do carro)
Foto 2) Temperatura atingida
Fota 3) No mesmo momento que bati a foto 2 vejam como esta o marcador do painel.

Se alguem quizer mando mais fotos.

Robinho da Jaguatirica
26/11/2008, 16:16
Oi Vanessa,

Ao que parece o que aconteceu é que estaria faltando água, por isso a temperatura subiu além do normal, mas pelo visto não ferveu.:???:
Se não está baixando água no radiador nem no vaso de expanão então com o sistema de arrefecimento deve estar tudo legal, mas continue verificando religiosamente pela manhã com a viatura fria.:pensativo:
Outra situação é que a ventoinha pode estar dando sinal de perda de eficiência, pode ser que ela não acoplou daí o aumento da temperatura, fique ligada nos reloginhos, isso é extremamente perigoso, se ela parar de funcionar de vez vai ferver mesmo. :parede:
Nada a agradecer, estamos aqui para sermos ajudados e ajudar no que pudermos.


Boa lama!


Robinho

jgneves
26/11/2008, 21:32
Robson,

Mandei um e-mail lá pro:twisted: ô loco. reclamei que foi pago a tarifa para prazo de entrega do manômetro de temperatura de água em três dias úteis, e isto em 18/11.:parede:ainda bem que tá chovendo de vez em quando pra resfriar a temperatura, pois quando leio msg de sptgeanos que já fez motor cinco vezes, me dá até calafrios:cry:

Nava
26/11/2008, 21:48
Tb estou esperando e a coisa é demorada mesmo...

Robinho da Jaguatirica
27/11/2008, 09:20
Que isso gente, que desespero por causa de um reloginho à toa, até ano que vem eles chegam...:mrgreen:


Continuem esperando:pipoca:.... um dia chega.


Boa lama!


Robinho

Nava
27/11/2008, 19:57
Gostei da foto do avatar em trojao...direto pro banhado...heheheh

Coloca uma sfotos ae no topico off-road...

jgneves
27/11/2008, 22:26
Que isso gente, que desespero por causa de um reloginho à toa, até ano que vem eles chegam...:mrgreen:


Continuem esperando:pipoca:.... um dia chega.


Boa lama!


Robinho

É meu fio. Depois que o e-mail chegou lá. Ontem mesmo enviaram o produto. Tava no morro e cheguei em casa agora e a encomenda já estava aqui desde a tarde. foi só correr atrás e lembrar a empresa de seu compromisso e do que foi tratado. Ou alguém deve te-los alertado, acho que as :concordo:msgs registradas aqui servem para inclusive avaliar as empresas que nos fornecem equipamentos ou peças. Agora é só instalar.:D

jgneves
27/11/2008, 22:32
Tb estou esperando e a coisa é demorada mesmo...

É Nava, mas só mandei o e-mail pra eles lembrando que foi firmado o negócio e do prazo de entrega proposto de acordo com a taxa de frete pago:twisted:. Aí não demorou. Receberam o e-mail ontem e a nota chegou hoje com a data de ontem, ou seja, só enviaram depois que receberam a reclamação. mas creio que estão perdendo demais, só com estas msgs.:putz:

Robinho da Jaguatirica
28/11/2008, 09:01
Galera,

Empresa mais ou menos oferece serviços mais ou menos, empresas péssimas oferecem péssimos serviços, empresas boas oferecem excelentes serviços, o caso real é que é o reloginho mais barato que possui alarmes sonoros e luminosos programáveis, se são duráveis...:putz: isso é coisa que saberemos daqui a 2 anos, que é quando termina a garantia, aí é que saberemos se esse filho tem pai.

Boa lama!


Robinho

Robinho da Jaguatirica
28/11/2008, 09:44
Gostei da foto do avatar em trojao...direto pro banhado...heheheh

Coloca uma sfotos ae no topico off-road...


Nava,

mande o link que vou postar uns "retratos".


[]s

Robinho

jgneves
29/11/2008, 15:18
Robson, Vanessa

Acho que descobri:idea: o mistério do líquido do sistema de arrefecimento estar "desaparecendo". :putz:Bem simples. A mangueira que leva ao reservatório estava :evil:invertida. Ao invés do líquido sair do radiador e ir ao reservatório, ele ia pro solo, e consequentemente não retornava.:parede:Quando chegava e estacionava jé estava tudo seco, não indicava vazamento.
Vou conferir depois:concordo:.

Marlo
30/11/2008, 11:15
Robson, Vanessa

Acho que descobri:idea: o mistério do líquido do sistema de arrefecimento estar "desaparecendo". :putz:Bem simples. A mangueira que leva ao reservatório estava :evil:invertida. Ao invés do líquido sair do radiador e ir ao reservatório, ele ia pro solo, e consequentemente não retornava.:parede:Quando chegava e estacionava jé estava tudo seco, não indicava vazamento.
Vou conferir depois:concordo:.

Tinha este mesmo mistério na minha sportage. A água sumia. Abrimos radiador, reservatório de expansão , troquei ventoinh apor outra original kia,etc. e nada de resolver:discordo:. Até que um dia estourou o problema. A água foi parar (5 litros) no lado do passageiro. Furou o radiador do ar quente. FOi Isolado o radiador e agora (5 meses) tá tudo certo. :cool:

Robinho da Jaguatirica
30/11/2008, 11:19
Galera,


Uma coisa que dá um problemão é a tampa do radiador, se ela não estiver vedando direito, tudo fica errado, água não retorna e começa a encacar tudo.


[]s


Robinho

Vanessa Carvalho
01/12/2008, 12:15
Robson, Vanessa

Acho que descobri:idea: o mistério do líquido do sistema de arrefecimento estar "desaparecendo". :putz:Bem simples. A mangueira que leva ao reservatório estava :evil:invertida. Ao invés do líquido sair do radiador e ir ao reservatório, ele ia pro solo, e consequentemente não retornava.:parede:Quando chegava e estacionava jé estava tudo seco, não indicava vazamento.
Vou conferir depois:concordo:.

Opa... olha só.. por duas vezes a água do reservatório sumiu.. .mas no radiador tudo tranquilo.
Eu tenho como saber se a mangueira esta invertida... ou soh um mecanico??

Valeu

Robinho da Jaguatirica
01/12/2008, 18:36
Opa... olha só.. por duas vezes a água do reservatório sumiu.. .mas no radiador tudo tranquilo.
Eu tenho como saber se a mangueira esta invertida... ou soh um mecanico??

Valeu

Oi Vanessa,

Amanhã tiro uma foto e vc percebe se a sua mangueira está igual.
De qualquer forma acho altamente aconselhável vc trocar a tampa do radiador por outra nova e original, geralmente custa 15 latinhas na KIA, compensa cada real.

Forte abraço!


Robson

Marcio Cury May
04/12/2008, 20:14
Oi Vanessa. Onde vc comprou os relogios????

jgneves
05/12/2008, 15:48
Robson,

Fui lá na Mang Hidrau e comprei as peças para adaptação do sensor do marcador digital de temperatura da água, ficou em vinte latas e duas vezes para ajustar, pois, tiveram que tirar na peça para que pudesse rosquear. estava pegando na carcaça. vou ver se vai ficar bom, aí te falo. Vou esperar o copo para instalar.

Marcio Cury May
11/12/2008, 16:39
Estou querendo saber onde comprar e como instalar os relogios auxiliares pois estou trocando o cabeçote da minha sportage 98 2.2 diesel (Depois de 4 juntas queimadas) e gostaria destes instrumentos auxiliares (Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça!!!)
Vamos ver se ela para de esquentar, senão só falta colocar um anti febril no tanque!!!!.

Robinho da Jaguatirica
11/12/2008, 16:54
Estou querendo saber onde comprar e como instalar os relogios auxiliares pois estou trocando o cabeçote da minha sportage 98 2.2 diesel (Depois de 4 juntas queimadas) e gostaria destes instrumentos auxiliares (Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça!!!)
Vamos ver se ela para de esquentar, senão só falta colocar um anti febril no tanque!!!!.

Seje bem vindo Marcio,

Tá tudo bem explicado no tópico Sportage - elétrica e eletrônica
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16385 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16385)

Qualquer dúvida é só dar um toque.

Boa lama!


Robinho

Robinho da Jaguatirica
11/12/2008, 17:08
Robson,

Fui lá na Mang Hidrau e comprei as peças para adaptação do sensor do marcador digital de temperatura da água, ficou em vinte latas e duas vezes para ajustar, pois, tiveram que tirar na peça para que pudesse rosquear. estava pegando na carcaça. vou ver se vai ficar bom, aí te falo. Vou esperar o copo para instalar.

Oi João,

Show de gambiteck, vai funcionar direitinho.

Boa lama!

Robinho

ALEXANDRE MIETTI
17/12/2008, 11:08
Oi João,

Show de gambiteck, vai funcionar direitinho.

Boa lama!

Robinho


RRRRRRobinho e JGNEVES, vocês compraram os "reloginhos" da temp. da água da GUSTER?
Foi sob encomenda?
Sabem se o mesmo é para a viatura a gasolina?
Podem me passar código ou modelo?

Valeu.

jgneves
17/12/2008, 15:56
RRRRRRobinho e JGNEVES, vocês compraram os "reloginhos" da temp. da água da GUSTER?
Foi sob encomenda?
Sabem se o mesmo é para a viatura a gasolina?
Podem me passar código ou modelo?

Valeu.

Alex,

Que me corrijam se eu estiver errado, mas o sensor vai medir a temperatura com que a água passa por ele, independe do combustível que seu veiculo utiliza, não sei se vc reparou mas instalei o meu junto com o original. como diz o Robinho (gambitecks). Vc tem só que arranjar conexões para adaptar os dois. O marcador digital que compramos utiliza um sensor encontrado em muitos carros nacionais. Vc pode comprar pela Internet.

Aqui. http://www.wolloko.com.br/wolloko/dept.asp?dept_id=116

O meu ficou ótimo. Eu mesmo instalei. A temperatura como todos falaram que no marcador original naõ passa de um palito para o meio. No digital ela varia entre 72 e 82, e o ponteiro do original nem mexe.

(acho que é isso, né Robson?)

Vai aí umas fotos.

jgneves
17/12/2008, 16:06
Estou querendo saber onde comprar e como instalar os relogios auxiliares pois estou trocando o cabeçote da minha sportage 98 2.2 diesel (Depois de 4 juntas queimadas) e gostaria destes instrumentos auxiliares (Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça!!!)
Vamos ver se ela para de esquentar, senão só falta colocar um anti febril no tanque!!!!.

Ô Márcio, copiou a msg anterior?

kiabiker
17/12/2008, 18:22
Boa noite a todos
Ontem fiz a instalação do marcador digital da temperatura da água (eu mesmo fiz).
Hoje fui trabalhar de carro (+/- 40 km ida e volta) e o digital não passou de 66 ºC. Isto está certo? Não deveria ser um pouco mais? O transito estava bem tranquilo - nenhum engarrafamento.
O marcador original agora está subindo até a marca de sempre somente quando estou parado, mas quando o carro está andando em velocidade o ponteiro desce um pouco. Fica subindo e descendo sempre. Acho que isto está certo. No outro carro o ponteiro sobe quando ando devagar e desce quando ando mais rápido.
Quando parei o carro na garagem desliguei o motor e depois de um 10 minutos o marcador estava em 85 ºC, mas se andar de novo desce para 65ºC.
Tô estranhando essa temperatura (65) - é a temperatura normal??

kiabiker
17/12/2008, 18:25
Fotos da minha instalaçao

EDuarte
17/12/2008, 18:33
Boa noite a todos
Ontem fiz a instalação do marcador digital da temperatura da água (eu mesmo fiz).
Hoje fui trabalhar de carro (+/- 40 km ida e volta) e o digital não passou de 66 ºC. Isto está certo? Não deveria ser um pouco mais? O transito estava bem tranquilo - nenhum engarrafamento.
O marcador original agora está subindo até a marca de sempre somente quando estou parado, mas quando o carro está andando em velocidade o ponteiro desce um pouco. Fica subindo e descendo sempre. Acho que isto está certo. No outro carro o ponteiro sobe quando ando devagar e desce quando ando mais rápido.
Quando parei o carro na garagem desliguei o motor e depois de um 10 minutos o marcador estava em 85 ºC, mas se andar de novo desce para 65ºC.
Tô estranhando essa temperatura (65) - é a temperatura normal??
Com certeza esta sem a valvula termostatica, ou esta travada aberta (menos mal).
Da uma checada na valvula, a ocilação dessa forma não é normal não.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
17/12/2008, 19:24
Concordo com o DU, deve estar sem termostática mesmo, ou travada aberta, o normal é chegar aos 81º antes de percorrer 2 km pela manhã, e fica oscilando entre 81º e 89º, raríssimamente passa dos 90º, e nunca abaixa dos 79º. Quando desliga a viatura quente e pouco depois liga novamente, a água troca temperatura com o bloco, mas é só ligar que já circula e tudo volta ao normal.

Boa lama!


Robinho

kiabiker
17/12/2008, 21:28
Válvula não deveria ser, pois troquei por nova no final de Setembro na concessionaria. Na adaptação eu coloquei um "T" para deixar o sensor original e o digital. O "T" é bem pequeno, será que o espaço para circulação da água não é muito pequeno?? Vou ver se acho um "T" maior e ver se muda alguma coisa.

EDuarte
18/12/2008, 10:29
Válvula não deveria ser, pois troquei por nova no final de Setembro na concessionaria. Na adaptação eu coloquei um "T" para deixar o sensor original e o digital. O "T" é bem pequeno, será que o espaço para circulação da água não é muito pequeno?? Vou ver se acho um "T" maior e ver se muda alguma coisa.
"Pode" ser isso sim, por ter o furo pequeno ele acaba não trocando a agua ou nem chega a agua no sensor e ele registra a temperatura da peça.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
18/12/2008, 10:30
Alex,

Que me corrijam se eu estiver errado, mas o sensor vai medir a temperatura com que a água passa por ele, independe do combustível que seu veiculo utiliza, não sei se vc reparou mas instalei o meu junto com o original. como diz o Robinho (gambitecks). Vc tem só que arranjar conexões para adaptar os dois. O marcador digital que compramos utiliza um sensor encontrado em muitos carros nacionais. Vc pode comprar pela Internet.

Aqui. http://www.wolloko.com.br/wolloko/dept.asp?dept_id=116 (http://www.wolloko.com.br/wolloko/dept.asp?dept_id=116)

O meu ficou ótimo. Eu mesmo instalei. A temperatura como todos falaram que no marcador original naõ passa de um palito para o meio. No digital ela varia entre 72 e 82, e o ponteiro do original nem mexe.

(acho que é isso, né Robson?)

Vai aí umas fotos.




Legal, foi este modelo mesmo, IT80?
No site tb diz que tem alarme sonoro, fica no próprio marcador ou tem que instalar em outro local?
Vem algum manual para a instalação?
O que mais devo comprar, sensor para instalar no motor etc.

Desculpe te encher de perguntas, sou meio leigo no assunto :oops:.

Até mais.

Nava
18/12/2008, 20:09
Alex, o IT80 é tudo digital, microprocessado e integrado ao relogio. O sensor vem junto. Vc vai ter de usinar ou comprar um T para ligar os dois sensores no mesmo ponto. Poderá ainda usar a saida auxiliar do relogio para acionar um dispositivo externo, como um aventoinha a determinada temperatura.

Robinho da Jaguatirica
19/12/2008, 17:59
Válvula não deveria ser, pois troquei por nova no final de Setembro na concessionaria. Na adaptação eu coloquei um "T" para deixar o sensor original e o digital. O "T" é bem pequeno, será que o espaço para circulação da água não é muito pequeno?? Vou ver se acho um "T" maior e ver se muda alguma coisa.


Oi Kiabiker,

Pode ser que o seu sensor de temperatura do reloginho esteja com defeito, afinal nem a Guster dá garantia desta peça, se fosse eu, trocaria este sensor, a Bosh deve ter algum que sirva, afinal é um sensor muito simples.

Boa lama!


Robinho

jgneves
20/12/2008, 19:36
Pode ser que o seu sensor de temperatura do reloginho esteja com defeito, afinal nem a Guster dá garantia desta peça, se fosse eu, trocaria este sensor, a Bosh deve ter algum que sirva, afinal é um sensor muito simples.

Robson,

O meu marcador fica em média nos 74 a 77, só uma vez chegou aos 80. Fiz o teste aterrando ele na massa aí o bicho pegou: foi a 115, 118, então acho que tá funcionando normal. Depois que passa dos 70 ele não desce.

kiabiker
21/12/2008, 19:08
Fiz uma viagem hoje de 450 km e novo marcador digital ficou entre 65 - 70 °C. Com o ar ligado foi a 73 ºC. Se for sempre assim esse carro vai longe. Em janeiro viagem de 2000 km (previsão).
Fomos acampar no fim de semana. Quase faltou porta malas!! 2 barracas, 3 colchões infláveis, 2 redes, 3 mochilas de roupas, edredons, travesseiros, 1 caixa de comida de 50 litros mais uma caixa pequena só para sucos, e mais uma infinidade de outras coisinhas. Ahhh sim, somente 1 noite, eu, esposa e 2 filhas....

Robinho da Jaguatirica
21/12/2008, 19:19
Moçada, sinto ir contra:cry:, mas temperaturas abaixo de 79º ou acima dos 94º não são normais, por favor verifiquem pois existe algo maqueando:discordo: a temperatura de suas viaturas.


Boa lama!


Robinho

kiabiker
23/12/2008, 17:55
Trojão
acho que você tem razão!. O sensor que veio com o reloginho digital está me enganando. Fiz um teste simples - liguei o fio do reloginho no sensor original do carro e mudou tudo! A temperatura ficou entre 80 e 90 ºC em alguns momentos passou de 100, também tava um calor infernal, transito ruim e ar ligado.
Outra coisa estranha: quando ligo o isqueiro a temp passa dos 100, se desligo instantaneamente cai para 80. Será curto.
Vou andar mais com o carro assim e ver como fica. Se a temp ficar entre 80 e 90 então o sensor do reloginho não marca direito.
O que você acha de colocar o sensor original da SPTG e ligar no reloginho? Dai fica os 2 sensores identicos...

Robinho da Jaguatirica
23/12/2008, 21:16
Trojão
acho que você tem razão!. O sensor que veio com o reloginho digital está me enganando. Fiz um teste simples - liguei o fio do reloginho no sensor original do carro e mudou tudo! A temperatura ficou entre 80 e 90 ºC em alguns momentos passou de 100, também tava um calor infernal, transito ruim e ar ligado.
Outra coisa estranha: quando ligo o isqueiro a temp passa dos 100, se desligo instantaneamente cai para 80. Será curto.
Vou andar mais com o carro assim e ver como fica. Se a temp ficar entre 80 e 90 então o sensor do reloginho não marca direito.
O que você acha de colocar o sensor original da SPTG e ligar no reloginho? Dai fica os 2 sensores identicos...

O caso de ligar o isqueiro é plenamente normal, sem stress, o caso do novo sensor, eu tentaria um da bosch, sei não o da Kia não me parece dos melhores, mas pode trocar mesmo, seu sensor do reloginho tá ruim.

Boa lama!
Boas festas!

Robinho

Nava
23/12/2008, 23:32
Em breve estarei aqui, no mundo dos reloginhos...descobri que nao posso mais viver sem eles...risos

jgneves
27/12/2008, 21:19
[quote=Trojão;770321]Moçada, sinto ir contra:cry:, mas temperaturas abaixo de 79º ou acima dos 94º não são normais, por favor verifiquem pois existe algo maqueando:discordo: a temperatura de suas viaturas.


Robson, vc tem toda razão, hj foi que descobri que aquele local onde instalei o sensor para o marcador digital não é o do marcador original de temperatura. O marcador fica logo embaixo. Tirei o original e foi o que aconteceu. Antes o marcador original tava marcando 80 graus, quando coloquei no sensor original pulou para 98, depois foi a 100 e quando desliguei tava chegando a 114 graus. Agora pegou de vez. Nem um nem outro ta marcando certo.

Ramalheira
28/12/2008, 01:01
Marcadores de temperaturada agua e do oleo.
Já vêm em prontos para instalar.
Aonde aquerido?
Qual a marca?
É facil,instalar em casa?

Ramalheira
Sportage 2001 Diesel
Itaguai/RJ

Ramalheira
28/12/2008, 18:13
Desculpem, não tinha lido os anteriores.

Ramalheira

Robinho da Jaguatirica
29/12/2008, 14:47
Trem esquisito isso João, o meu é o de cima mesmo...:pensativo:


Feliz 2009!


Robinho

MarcSport
01/01/2009, 12:12
Robson, vc tem toda razão, hj foi que descobri que aquele local onde instalei o sensor para o marcador digital não é o do marcador original de temperatura. O marcador fica logo embaixo. Tirei o original e foi o que aconteceu. Antes o marcador original tava marcando 80 graus, quando coloquei no sensor original pulou para 98, depois foi a 100 e quando desliguei tava chegando a 114 graus. Agora pegou de vez. Nem um nem outro ta marcando certo.


Deve-se usar o sensor que acompanha o relógio, se colocar no sensor original terá erros na leitura...
[]s
Marcelo

jgneves
02/01/2009, 10:59
Deve-se usar o sensor que acompanha o relógio, se colocar no sensor original terá erros na leitura...

Marcelo, mas com o sensor que acompanha o marcador digital a temperatura nunca ultrapassou os 77, fica em média nos 74. Vc acompanhou a questão do local onde instalei? será que a diferença é o local. O do Trojão foi instalado no mesmo local em que instalei o meu (copiei dele) e marca temperatura bem acima. :putz:

MarcSport
02/01/2009, 11:37
Deve-se usar o sensor que acompanha o relógio, se colocar no sensor original terá erros na leitura...

Marcelo, mas com o sensor que acompanha o marcador digital a temperatura nunca ultrapassou os 77, fica em média nos 74. Vc acompanhou a questão do local onde instalei? será que a diferença é o local. O do Trojão foi instalado no mesmo local em que instalei o meu (copiei dele) e marca temperatura bem acima. :putz:

Cada instrumento é "configurado" para um sensor, se não fosse assim, poderíamos colocar o sensor de um gol em um vectra, ou de um uno na Sportage. O fabricante determina a resposta do instrumento pelo comportamento do sensor, então trocando o sensor, poderá ter valores e comportamento errado.
Faça um teste, coloque o sensor em uma temperatura conhecida (água fervendo por ex) e veja o quanto marca.
O local de instalação não é o problema pois a água da "linha" tem a mesma temperatura.
Quanto à temperatura, se estiver sem válvula termostática ficará abaixo dos 75ºC na cidade, passando disso somente na estrada ou com o ar ligado, se também estiver com a ventoinha travada, a temperatura passará de 80ºC somente em subidas longas...
A 114ºC seu motor estaria fervendo...
[]s

kiabiker
02/01/2009, 18:38
Troquei o sensor do marcador digital. Agora estou com 2 iguais (originais da Sportage - comprei na KIA R$ 25,00). Com o sensor que veio com o digital (que é o do gol) não passava de 67ºC.
Troquei o 'T' por um maior, com mais espaço para a água circular. Agora com o novo sensor parece mais correto (estável em 77 - 80º). Instalei o 'T' do sensor na saída do lado esquerdo (de quem está de frente pro carro, olhando o motor) . Na direita tem outro - logo na saída da válvula termostática, mas este sensor não é o do marcador do painel. (Meu carro é gasolina!).
Ainda não andei muito com o carro depois disso, preciso testar em dia quente, trânsito pesado e ar ligado, etc. Vou colocando os resultados aqui.

LUCIANOSILVA
05/01/2009, 17:29
ola , tentei instalar esses manometros na minha viatura , mas ta dificil achar aqui em Goiania alguém que saiba instala-los. o do oleo e da agua necessita de adaptação o do turbo tbem. estou indo a São Paulo em viagem , alguem saberia indicar um profissional na capital ou em Campinas:grin:
desde já agradeço:grin:

MarcSport
05/01/2009, 17:37
ola , tentei instalar esses manometros na minha viatura , mas ta dificil achar aqui em Goiania alguém que saiba instala-los. o do oleo e da agua necessita de adaptação o do turbo tbem. estou indo a São Paulo em viagem , alguem saberia indicar um profissional na capital ou em Campinas:grin:
desde já agradeço:grin:

Instalei os meus na www.jeeptrip.com.br em SP, fale com o Atila
[]s

LUCIANOSILVA
05/01/2009, 17:40
ola , tentei instalar esses manometros na minha viatura , mas ta dificil achar aqui em Goiania alguém que saiba instala-los. o do oleo e da agua necessita de adaptação o do turbo tbem. estou indo a São Paulo em viagem , alguem saberia indicar um profissional na capital ou em Campinas:grin:
desde já agradeço:grin:

PH.
26/05/2009, 17:42
Alguém sabe me dizer qual e a medidas das rosca das conexões ( T” ) utilizadas para adaptar o relógio digital.
Obrigado...

Robinho da Jaguatirica
26/05/2009, 18:02
Alguém sabe me dizer qual e a medidas das rosca das conexões ( T” ) utilizadas para adaptar o relógio digital.
Obrigado...

Oi PH,

Tire o sensor original da viatura e leve junto com o sensor do reloginho a uma loja de conexões, daí o vendedor testa as roscas na hora e vc ñ corre o risco de comprar o "T" fora da medida.

Boa lama!


Robinho

EDuarte
26/05/2009, 19:33
Eu não fiz nada disso, simplesmente tirei o original e coloquei o que vem com o guster, funciona só o digital, mas o do painel não serve pra nada mesmo...
[]s
(DU)

CarlinBC
26/05/2009, 19:43
Olá Du...
Cadê as fotos que tiraria da SPT no fds conforme combinado? Hein????Hânnnn????
Abçs...

EDuarte
27/05/2009, 09:40
Intão né Carlin,:roll: tipo assim,:roll: sei lá entende,:roll: é que pá entendeu,:roll: putz então né...:roll:
Cara, esqueci...:putz: vou providenciar, prometo.:oops:
[]s
(DU)

CarlinBC
27/05/2009, 09:50
Olá Du...
Que :oops: !!!! :discordo: seja assim!!!! Quem viver, verá...:twisted::mrgreen:
Ontem eu estava de sacanagem e enviei uma foto da minha mão costurada, parece o Frankstein, para meus irmãos e quase apanhei por e-mail.:roll:Sacanagem pura...
Abçs...

EDuarte
27/05/2009, 10:37
Maudade Carlin !!!!! rsssss
[]s
(DU)