PDA

Ver Versão Completa : Ushuaia em Junho - melhor que verão??



Jr Schmitt
02/11/2008, 19:03
Olá pessoal.. primeiramente gostaria de pedir licensa e agradecer por tantas informações que lí virando noites esta semana.. parabens pelo forum e pela seriedade (ou insanidade hehehe).

Então.. vamos começar do começo.. essa semana um grande amigo meu me convidou para tirar as primeiras longas ferias da minha vida em Ushuaia... (Eu na hora lembrei do cachorrinho Chiuhuahua) nunca tinha ouvido falar nesse lugar.. ele me falou que teria que ser no mes de junho por aproximadamente 25 dias, que iríamos pelo chile atravessando a cordilheira dos andes (nessa hora eu comecei a ficar louco) em seguida iria descendo até a patagônia e finalmente chegando no fim do mundo voltando pela costa atlântica e filnalmente chegando novamente em Floripa-SC. Pois bem... nesse mesmo dia fui pra casa e desde então não parei mais de viajar no google earth e nos fóruns... mas como não tive mais contato com ele nesses ultimos dias achei interessante perguntar aqui no forum, pois vejo que a maioria vai e volta pelo atlantico, e principalmente vão nos meses de janeiro e fevereiro.. Seria loucura da cabeça do meu namigo ir no inverno??? Ele disse que pegaríamos os canais congelados não nescessitando tanto de balsas e a prática do snow board seria mais freqüente.. Qual carro seria melhor para ir?? Tenho uma Scénic 2003 gasolina 1.6 16v mas quero trocar por uma parati 2005 total flex 1.6 8v com medo de dar manutenção no caminho, é q sei lá.. acho q renault é mais dificil de peças etc... (sei que o fórum é voltado para 4x4.. mas como já lí relatos de gente que foi de Fusca, Biz e até Vespa... estou até me sentindo bem indo de carro de passeio hehehe)
Bom.. feitas as devidas explicações peço desculpas pela bíblia e espero obter muitas informações e auxiliar os futuros viajantes que vierem buscar informações neste fórum tão recheado...

As minhas principais dúvidas são as seguintes:
-Quais rotas devo seguir para chegar ao chille atravessando os andes?? Partindo de floripa qual o melhor caminho?
-Inverno ou verão??
-Onde consigo mapas com rotas e distâncias??
-A Carreteira Austral acaba num canal (pelo que conseguí enxergar no google earth) daí como se faz para continuar a partir daqele ponto???

Abração galera.. valeu!! :-D

ramalho-vitoria
02/11/2008, 19:46
Grande Schmitt,

Existem tópicos específicos sobre parceiros nossos que já estiveram ou irão a Uushuaia. tais tópicos podem ser acessados na seção trilhas on road.

Com relação a ir a Ushuaia em junho ou outra época, eu nunca tive a oportunidade de ir, mas certamente não seria em junho pois as estradas estariam intansitáveis.

Se eu convencer a patroa, grande guerreira, talvez vá em fevereiro.

Com relação a um início de pesquisa, pode acessar a home page www.ruta0.com (http://www.ruta0.com) e colocar os destinos e ai terás uma noção de distâncias.

Um abraço e bem vindo ao grupo

Jr Schmitt
03/11/2008, 02:00
Então Ramalho.. Muito obrigado por sua resposta.. já dei uma boa pesquisada no fórum ao longo da última semana antes de me registrar e realmente tem muita informação.. o problema é consiliar as informações com as minhas necessidades.. mas aos poucos eu chego lá hehe... A minha maior preocupação é com relação à estação do ano.. pois vejo que a maioria vai em janeiro/fevereiro.. agora resta saber se é devido às férias do pessoal ou se realmente é a melhor estação para esta viagem.. Acredito que as paisagens e as rotas devem ser um pouco diferentes por conta do frio.. meu colega disse que tem até trechos que normalmente se atravessaria de balsa que daria para passar sobre a àgua congelada durante o mês de junho.. como o cara é meio tarado por snowboard (já foi até pra big sky ano passado) quero saber se estou me metendo em fria ou não.. hhehe quer dizer.. frio é com certeza.. mas fria eu acho que não seria bom :parede:

Por que você diz ser intransitável no mês de junho??





Com relação ao site rota0.com eu já havia entrado, mas como foi no início de minhas pesquisas eu não consegui tirar bom proveito pois estava meio perdido ainda.. agora que você me falou eu entrei novamente e fiz todo o trajeto dividindo em 5 grandes etapas: ROTA: FLORIPA > SANTIAGO > PUERTO MONTT > USHUAIA > BUENOS AIRES > FLORIPA





Realmente o site é muito bom, agora relacionei tudo no word e irei analisar trecho por trecho para saber o que tirar, alterar, onde parar, onde passar batido etc... Assim que eu formatar o texto eu publico aqui para o pessoal criticar e sujerir hehehe... :dance:

Vinicius Hauagge
03/11/2008, 09:16
Já fui até Bariloche, de carro, em janeiro... Já faz muito tempo (quase 20 anos), mas pelo que me lembro, a noite fazia um pouco de frio... E o povo de lá comentou que em junho ou julho é bem complicado... Levando-se em consideração que Barilhoche está bem ao norte de Ushuaia, vc pode ter uma nocao das complicacoes de uma viagem dessa em pleno inverno...

heartland
03/11/2008, 21:13
Só 3 palavras pra voce:

LOCATION, LOCATION, LOCATION

Ou seja: GPS que funcione com trilhas e mapas adicionais.

Jr Schmitt
04/11/2008, 15:19
Ahh mas cooommm cerrteza... já temos inclusive todos os postos de gasolina no GPS.. saberemos exatamente quantos quilometros iremos rodar em cada rota sem posto e tudo mais... Acho que será uma aventura bem diferente por ser no inverno... Alguém sabe o horario que o sol se põe e nasce neste período?

Estou até pensando em levar meu equipo de vídeo.. a principio íamos levar só os equipamentos fotograficos (eu e meu amigo somos fotógrafos, eu tenho uma produtora de foto e vídeo) vamos ver se sái um livro e um dvd desta viagem heheheh :palmas:

Acho que com relação à viatura não preciso me preucupar muito neh? Só manter a manutençãoem dia, prepararos equipamentos de segurança, primeiros socorros fluidos pro limpadordo para brisa e radiador etc.... Já que estou fazendo a rota on road.. futuramente vou planejar uma off-road :D

Mas o que vocês me dizem.. parati ou scenic???

heartland
04/11/2008, 23:16
Scenic nao tem muito a ver com esse estilo de vida....embora o ideal mesmo era um carro mais alto.

Eu iria de parati

Jr Schmitt
05/11/2008, 03:49
Ok ta bom.. acabei de voltar da primeira reunião com meu amigo sobre a viagem e depois de alguma pesquisa mais aprofundada chegamos à óbvia conclusão de que esta viagem será inviável a não ser que estejamos dispostos a acampar por semanas no meio de um nada branco e cinza esperando as estradas abrirem heheheheheh :parede:

Estamos antecipando nossa viagem para um pouco antes do inverno.. provavelmente abril pois março e maio já tenho alguns compromissos agendados... se alguém quizer participar estão todos convidados!!

Já traçamos a rota detalhada de floripa até Santiago. Temos onde dormir em São Borja, RS (teóricamente nossa primeira parada após +-850km do ponto de partida) e depois outro local para pousar onde temos conhecidos em Mendoza antes de atravessar a cordilheira, até lá dormiremos no carro mesmo ou barraca ou hostel, albergue...estamos vendo.


Já a viatura acho que será a parati mesmo.. já coloquei a scénic à venda :cry:

Mas eu gosto de parati hehe pelo menos sei que vou ir e principalmente VOLTAR!!!


(RRRRRRRRHHHHGGGGGGG a teclaespaço domeu note tácapenga... tenho que editarquase todos osmeus posts :evil:)

rodrigo camper
05/11/2008, 06:12
Já atravessei as Andes de 4x2, e posso lhe dizer que asfalto congelado escorrega prá caramba, seria prudente tb, levar um par de correntes seja qual o automóvel.


Um amigo sai em Setembro do Piaui de Falcon e foi até lá e voltou, e é importante 'cita' que ele tem 58 anos então,


Não pipoca não hem...


abraços.

Jr Schmitt
05/11/2008, 15:06
Então galera.. agora que decidimos por não ir no inverno temos uma preocupação.. Bariloche fica sem neve em qual período exatamente?? Afinal queremos ver neve e principalmente praticar snowboard... além de Bariloche quais cidades são nevadas mesmo no verão??? Se for em abril acredito que fica mais fácil de pegar neve tbm estou certo?

ArthurPaladini
05/11/2008, 19:10
Opa, cara estive em San Martin de los Andes agora em julho, e lá na estação de ski/snowboard do Chapelco, um dos instrutores nos falou que neve mesmo era no período de junho/outubro. Então indo em abril não sei se você poderiam praticar o snow. Outra coisa, perto de Mendoza existe uma estação de ski, se chama Penitentes, muita gente nunca ouviu falar. Só fiquei sabendo dela lá na Argentina mesmo, mas não fui lá conhecer.

A respeito da Scenic, não esqueça que a Renault é muito mais forte lá do que no Brasil. Então na minha opinião você nem teria maiores problemas em ir com ela ao invés da Parati. Até porque eu acho mais confortável, mas daí é questão de gosto.
Já andei um bocado lá e eu me lembro de ter visto mais Scenics que Gols Country(Parati deles). E lá existem versões diesel e gasolina. Na gasolina a Scenic apresenta motores 1,6 e 2.0, já a Parati somente motor 1.6. Se você comprar uma Parati 1.8, pode ter algumas complicações lá.

Abraços!

lpfm
05/11/2008, 19:27
Experimente San Martin de los andes

ArthurPaladini
05/11/2008, 19:29
Experimente San Martin de los andes
X2!!!!!! Que lugar cara. Sensacional. A cidade é mais calma que Bariloche e o Cerro Chapelco é muito show!

Jr Schmitt
06/11/2008, 00:09
Amanhã mesmo to tirando a scenic da loja.. pq adoro aquele carro heheheh brincadeira.. vamo ver no q dá.. só falta mesmo eh definir a data... ta complicado... temo que em janeiro/fevereiro agente não pegue nada de neve... Acho que o ideal seria ir entre agosto/setembro mesmo...só sei que estamos pirando já. :parede:Ja a estaçao de penitentes eu ví ontem um teleférico por a caso enquanto acompanhava a ruta 60 no google earth e deduzí que ali tinha uma estaçaode esqui... alias falando em ruta 60.. no trecho de Cristo Redentor é mais interessante seguir pela estrada velha visitando o cristo ou passando pelo tunel mesmo sem stress??? Alguém ja fez este trajeto??
:?::?::?::?::?:
E sobre san martin de los andes qual a melhor rota??

RHL
06/11/2008, 12:18
Estamos indo pra Ushuaia em Julho de 2009, até agora meu feroza, um tracker uma hilux.
Acompanhe no meu blog http://pantanalpatagonia.zip.net
temos amigos que moram em Ushuaia.
Correntes para pneus na argentina custa 75 reais por roda tamanho 225/75R15, compra-se na ruta 3 pra frente de Comodoro..
está aberto o convite, se quiser participar da viagem..

abraços

ArthurPaladini
06/11/2008, 12:36
Opa! Então JR, quando cruzei ali na fronteira fui pelos túneis. O comboio decidiu isso porque outros participantes que já conheciam disseram que não era nada demais. E os túneis são legais também. Mas daí vai por cada um.

Agora pra San Martin, tu saindo de Floripa o caminho é esse:

- Floripa - Uruguiana (1000KM)
- Uruguaiana - Rio Cuarto (890KM)
- Rio Cuarto - Neuquen (960KM) (Atravessando o Deserto de La Pampa)
- Neuquen - San Martin de Los Andes (440KM)

Vocês sozinhos em um carro e entre 2 motoras conseguem fazer isso tranquilamente. Fizemos o trecho parecido só que em comboio e com caminhonetas e rendeu igual então vocês conseguem.

Bom lá existe o Cerro Chapelco que é a estação de San Martin, o site de lá e esse: http://www.cerrochapelco.com/ (http://www.cerrochapelco.com/)

A volta pode ser pelo mesmo caminho. Nós voltamos e passamos em Córdoba, um ótimo centro de compras com preços muito atrativos. E ainda entramos no Uruguai em Salto e saímos em Artigas onde fizemos mais compras.

Essa nossa volta durou 17 dias. Ficamos 3 ou 4 dias em San Martin, 2 dias em Córdoba e 1 em Quaraí(divisa com Artigas).


Se vocês quiserem conhecer o Chile, passando por Mendoza, indo a Santiago, vocês podem descer até o sul na cidade de Osorno e conhecer o vulcão Osorno e pegar a estrada para a fronteira e cruzar para Argentina no Paso Puyehue e seguir para San Martin. Daí vocês fazem o caminho que eu citei só que ao contrário. Existem tantas possibilidades.

Abraços!

rallgayer
06/11/2008, 22:55
Lá em San Martin de los Andes, há um ano atrás, comprei as correntes por 100 pesos (duas rodas). Se passarem por lá quem sabe vale a pena comprar em SMA.

Os argentinos quando vão para o Ushuaia no inverno eles falam em colocar cravos nos pneus. Eles vão equipados com correntes e cravos. Para quem se interessar olhem o tópico abaixo no fórum Patagonia 4x4:

http://patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=18181

Sugiro que façam uma pesquisa sobre a compra de combustivel nos postos. Não sei se normalizou, mas havia problema para a compra.

Abraços

Ricardo Allgayer

Eriksom Teixeira Lima
25/12/2008, 16:51
Cada um com suas vontades, mas lembre-se que o clima sempre tem maior vontade.

Estive no Atacama em julho/agosto passado (2008 ). Fui e voltei de Cherokee. Cruzei com dezenas de turistas brasileiros: salta e susques na argentina, na aduana argentina, na aduana chilena, no mesmo hotel em que eu estava em S. Pedro de Atacama. Todos eles queriam voltar para o Brasil a partir de Santiago do Chile; queriam, mas a rodovia foi fechada por causa das nevascas.

Além das nevascas, houve o episódio do vulcão que entrou em erupção no Chile, e fechou os aeroportos próximos a Bariloche (pesquise na internet e achará as notícias).

Bem, todos esses brasileiros que cruzei estavam em comboio e todos com jipes, suv, land etc. Todos tiveram de dar a volta. Felizmente a polícia chilena é absolutamente honesta e rigorosa: se eles acharem que não passa, você vai ter de dar a volta.

Portanto, esqueça a idéia de ir pelo Chile, pois vc teria de cruzar os Andes duas vezes, para Santiago e ao sul de volta para a Argentina (tem um geleira entre o centro e o sul do Chile, só se passa de barco mesmo no verão)

Quanto a ir pela argentina, lembre-se apenas que além das nevascas, vc enfrentará ventinhos de até 120 km/h, pelo menos. Tem certeza de que vc vai de carrinho sem tração?

Experiência de quem já dirigiu nos Alpes com carro alugado, sem tração e com correntes: não é agradável, fácil ou tranquilo. Se eu achar aqui um foto que uns amigos fizeram anos atrás, eu posto para vc ver o que é neve ao sul da Patagônia.

Boa sorte de insistir.

Jr Schmitt
28/12/2008, 15:10
Fala amigo.. muito obrigado pelas informações.. realmente teremos de ter muita cautela nesta viagem.. porém resolvemos ir no verão mesmo.. mais precisamente dia 26/01 com previsão de volta em 25/02. Não pretendemos percorrer mais que 1000km/dia.. mais possivelmente entre 400 a 700 dependendo dos trechos.. acho que vai ser muito bom.. não veremos muita neve mas vamos deixar uma aventura dessas para mais adiante com mais estrutura e de preferencia em comboio.. valeu mesmo! até mais!!

Jr Schmitt
08/01/2009, 21:34
Fala pessoal blz??
Estou com uma dúvida com relaçaoaos horarios da balsa para atravessar até o ushuaia... Alguém sabe algum site com informações mais detalhadas com horarios e valores?
Pretendo pernoitar em Río Gallegos um dia antes e sair cedinhopara pegar a primeira balsa.. afinal teremos ainda quase 600KM até o Ushuaia..
Éisso aí galera.. dia 26/01 estamos partindo!!

LuizFernando
09/01/2009, 00:04
Schmitt: o horário da balsa é de 8 as 24 h, quando fui em Dez/08 estavam operando duas balsas com saidas de aprox 40 em 40 min. Valor US$ 21,00 = $ 70 pesos argentinos. Se você for para Torres del Paine, no caixa da balsa você pode aproveitar para trocar pesos / US$ por pesos chilenos, foi a melhor cotação que obtive.
Não se preocupe muito em pegar a primeira balsa, em Ushuaia anoitece as 23:00hs. Sai de Rio G. por volta de 10:00hs Abasteça em Rio Grande, pois em Ushuaia o preço dos combustíveis é muito mais caro para placa de fora.

Ainda havia neve no Glacial Martinal em Ushuaia, deu até para fazer guerra de bola de neve.

Qualquer dúvida, manda
Boa Viagem.

Luiz Fernando