PDA

Ver Versão Completa : Expedições ATV



Loras
17/10/2008, 20:47
Hermanos,

Meu primeiro post nessa seção do fórum!!!

Sempre gostei de 4x4, não tanto de trilhas, mas expedições e viagens.

Eis que esses dias pensei em viajar aqui pelo norte de quadriciclo (utilitário).:idea:

Uma breve análise::arrow:

Pontos positivos:
- menor custo operacional
- melhor agilidade
- maior contato com o meio ambiente

Pontos negativos:
- exige melhor preparo físico
- acidentes mais perigosos
- pouca capacidade de carga

Enifm, quero aprender sobre o tema, para concluir se é possível expedicionar num ATV. Nunca tive uma máquina dessas antes. Por isso o Everest de dúvidas...:mrgreen:

Pensando primariamente num Honda Fourtrax 0km., único modelo a venda em Roraima... vamos lá::arrow:

1-) Qual a autonomia desse quadriciclo? O rapaz da autorizada disse 03 horas.
Independe do tipo de condução / terreno?

2-) Qual a capacidade de carga real? Nos bagageiros consta 30kg no dianteiro e 60kg no traseiro. O que acontece se for necessário extrapolar esse limite? Alguma outra sugestão para carregar o equipamento necessário?

3-) Quais as peças de maior desgaste em uma viagem? Quais peças sobressalentes aconselham carregar?

4-) Quais os equipamentos mínimos de segurança do condutor?

5-) A injeção eletrônica é mais confiável que o carburador?

6-) É possível elevar a entrada de ar? Achei o local, abaixo do tanque, um tanto baixo.

7-) Como o deslocamento será por vias não asfaltadas, apesar de constar como rodovias no mapa, acredito que não terei problemas com a fiscalização da polícia. Todavia é possível conseguir uma autorização temporária ou algum documento nesse sentido?

8-) Qual a durabilidade de um pneu? Costuma furar muito?

9-) Qual a frequência da troca de óleo? É comum a contaminação por água, como nos 4x4s maiores?

Bem, por enquanto é isso... agradeço toda dica que puderem contribuir.:concordo:

Abraços,

AKPG
17/10/2008, 23:04
Loras,
Amanhã vou fazer um texto no word e copio aqui com as minhas respostas, ok?
Abraços,

AKPG
18/10/2008, 08:35
Entre os quadriciclos de média cilindrada, eu iria com certeza de Honda FourTrax 420 (tanto que tenho um na minha garagem :mrgreen: ). É mais robusto e mais "tratorzão" que os demais na mesma categoria. Diria que para aguentar a pauleira, é ele ou uma Toyota Bandeirante!!! :twisted:



1-) Qual a autonomia desse quadriciclo? O rapaz da autorizada disse 03 horas.
Independe do tipo de condução / terreno?


Não sei te responder a autonomia pois nunca medi. O parâmetro que tenho são as trilhas aqui em SP. Fazendo trilha o dia inteiro (ou seja, não estou andando continuamente, mas quando estou andando, estou acelerando forte) e ao final do dia, normalmente os FourTrax estão com mais de meio tanque, enquanto os quadris maiores estão quase na reserva.



2-) Qual a capacidade de carga real? Nos bagageiros consta 30kg no dianteiro e 60kg no traseiro. O que acontece se for necessário extrapolar esse limite? Alguma outra sugestão para carregar o equipamento necessário?

Aqui nós nunca respeitamos este limite de carga. Sempre tomamos cuidado para distribuir o peso de forma a não deixar a frente ou a traseira muito pesadas. O maior problema disso são as trilhas com muitas subidas íngrimes. Se tiver muito peso no bagageiro traseiro, o risco de virar para trás é muito grande. Por isso, tem que ficar atento a este item. Aqui nós usamos umas sacolas de nylon que um colega mandou fazer. Colocamos de tudo lá dentro, principalmente cerveja!!! :mrgreen: :twisted:



3-) Quais as peças de maior desgaste em uma viagem? Quais peças sobressalentes aconselham carregar?

Para um FourTrax 350, diria que nada!!! :mrgreen:
Para os novos, sugiro pastilhas de freio, filtro de óleo, cabo do acelerador e freio e vela. Não me lembro de algo mais. Porém, eu nunca vi um FourTrax quebrar em trilha. Quando dava problema, era por sujeira no carburador por falta de uso. Agora os novos (420) ainda são uma incógnita. Mas sinceramente não acho que a Honda iria "queimar seu filme" trazendo um produto inferior. Poderei responder isto daqui a alguns meses, depois que o meu 420 estiver "amaciado"...



4-) Quais os equipamentos mínimos de segurança do condutor?

Os mínimos são capacete, óculos, camisa de manga comprida, calça comprida e bota. Não arrisco andar sem isso. Lógico que dependendo do lugar, do calor e etc, vc não vai usar nem calça nem camisa de manga comprida. Mas os riscos de se machucar ao passar por locais fechados e matas fechadas é grande.



5-) A injeção eletrônica é mais confiável que o carburador?

Este é o meu maior temor no 420. Na verdade, este e a refrigeração líquida. Carburador se der pau, qq um consegue dar um jeito de resolver. Agora injeção.... E refrigeração líquida e barro não combinam muito não. Portanto, é outro ponto que poderei responder daqui a algum tempo.



6-) É possível elevar a entrada de ar? Achei o local, abaixo do tanque, um tanto baixo.

Sim. É possível. Fica feio pra kct, mas dá certo. O Renzo aqui do fórum fez isso no dele e tem a receita. Isto é comum nos USA e nas revistas de lá também tem a receita para fazer isso. Vou procurar algo e se encontrar, coloco aqui.



7-) Como o deslocamento será por vias não asfaltadas, apesar de constar como rodovias no mapa, acredito que não terei problemas com a fiscalização da polícia. Todavia é possível conseguir uma autorização temporária ou algum documento nesse sentido?

Não sei se é possível conseguir autorização. O quadriciclo é considerado um trator. Portanto, onde trator anda sem problemas, na teoria, o quadriciclo também pode andar. Na região do meu sítio em Extrema, eu ando normalmente pelas estradas de terra e nunca me encheram o saco. Vou para tudo o que é lado e nunca me pararam. E se um dia pararem, vou argumentar que eles irão precisar parar todos os tratores que passarem pela estrada também.



8- Qual a durabilidade de um pneu? Costuma furar muito?

Tudo depende do tipo de piso que vai usar. Muita terra, vai durar bastente. Pegou asfalto e concreto, gasta rapidinho. Agora o pneu original é muito fino. Qq espinho, caco de telha e etc fura ele. Este é um item que precisa ter atenção. Dependendo do que for fazer, o ideal é trocar os originais por um na medida 26 ou 27, lembrando que será necessário "fazer" as rodas traseiras, pois pneus nesta medida são aro 12 e a roda traseira original é aro 11.



9-) Qual a frequência da troca de óleo? É comum a contaminação por água, como nos 4x4s maiores?

Já submergi meus quadris até a altura do banco e nunca tive problema de entrar água em nada. Só deu trabalho pra tirar o barro depois!!! Eu troco o óleo a cada seis meses, independente se usei muito ou pouco.

Bom, é isso ai. Espero ter ajudado e se for lembrando de mais alguma coisa, vou colocando aqui.

Abraços e compra logo. Vc não vai se arrepender!!!!

AKPG
18/10/2008, 08:51
Procura por ATV SNORKEL no Google que vc vai encontrar um monte de sites sobre isso. Acabei de ver e dá pra tirar algumas idéias.

quadbrasil
18/10/2008, 11:16
Bem aqui em Roraima temos a Liramotos e a Motoka que são revendedores Yamaha, e também oferecem quadriciclos... :)

Loras
18/10/2008, 16:47
Bem aqui em Roraima temos a Liramotos e a Motoka que são revendedores Yamaha, e também oferecem quadriciclos... :)

Amigo,

Vou passar nas lojas Yamaha segunda feira. Mas confesso que nunca vi quads 4x4 da Yamaha por aqui.

Como faço para conversar contigo pessoalmente em Boa Vista?

Costumo frequentar o Roraima 4x4, semanalmente.

Um abraço,

Loras
18/10/2008, 17:06
Hermano, obrigado pelas dicas!!!:concordo:


Entre os quadriciclos de média cilindrada, eu iria com certeza de Honda FourTrax 420 (tanto que tenho um na minha garagem :mrgreen: ). É mais robusto e mais "tratorzão" que os demais na mesma categoria. Diria que para aguentar a pauleira, é ele ou uma Toyota Bandeirante!!! :twisted:

Gostei bastante do Fourtrax também. Mas ainda não tive oportunidade de checar os Yamaha. Todavia, vou experimentar ambos antes de decidir...

Agora a fama da Honda em durabilidade e resistência é realmente reconhecida!!!!:!:



Não sei te responder a autonomia pois nunca medi. O parâmetro que tenho são as trilhas aqui em SP. Fazendo trilha o dia inteiro (ou seja, não estou andando continuamente, mas quando estou andando, estou acelerando forte) e ao final do dia, normalmente os FourTrax estão com mais de meio tanque, enquanto os quadris maiores estão quase na reserva.

Bom saber. Como viajaremos sem pressa, autonomia é mais importante que desempenho. Portanto um quadriciclo maior pode se tornar um pior custo-benefício.

Quantos km as trilhas que faz tem?

Quando param, desligam os quad?

Quanto tempo andando, quanto tempo parado geralmente?

Costumam levar combustível reserva? Galão?



Aqui nós nunca respeitamos este limite de carga. Sempre tomamos cuidado para distribuir o peso de forma a não deixar a frente ou a traseira muito pesadas. O maior problema disso são as trilhas com muitas subidas íngrimes. Se tiver muito peso no bagageiro traseiro, o risco de virar para trás é muito grande. Por isso, tem que ficar atento a este item. Aqui nós usamos umas sacolas de nylon que um colega mandou fazer. Colocamos de tudo lá dentro, principalmente cerveja!!! :mrgreen: :twisted:


Alguém já teve os suportes / bagageiros rachados por excesso de peso?

Qual a capacidade cúbida dessas sacolas de nylon? Impermeáveis? Resistentes? Há quanto tempo usa? Como é fixada?

O jeito é remanejar a carga quando necessário...

Afeta muito a dirigibilidade?

Para frente, também tomba facilmente?



Para um FourTrax 350, diria que nada!!! :mrgreen:
Para os novos, sugiro pastilhas de freio, filtro de óleo, cabo do acelerador e freio e vela. Não me lembro de algo mais. Porém, eu nunca vi um FourTrax quebrar em trilha. Quando dava problema, era por sujeira no carburador por falta de uso. Agora os novos (420) ainda são uma incógnita. Mas sinceramente não acho que a Honda iria "queimar seu filme" trazendo um produto inferior. Poderei responder isto daqui a alguns meses, depois que o meu 420 estiver "amaciado"...

Por que a diferença de manutenção do 350 para o 420?

Em termos de desempenho, como fica? Muita diferença?

Quais as diferenças? Ambos tem tração selecionável?

Talvez o melhor seja realmente encontrar um 350 em bom estado.

Valeria a pena levar um carburador reserva?




Os mínimos são capacete, óculos, camisa de manga comprida, calça comprida e bota. Não arrisco andar sem isso. Lógico que dependendo do lugar, do calor e etc, vc não vai usar nem calça nem camisa de manga comprida. Mas os riscos de se machucar ao passar por locais fechados e matas fechadas é grande.

Beleza. Entre as marcas disponíveis, quais recomenda?

Existe alguma loja virtual confiável?



Este é o meu maior temor no 420. Na verdade, este e a refrigeração líquida. Carburador se der pau, qq um consegue dar um jeito de resolver. Agora injeção.... E refrigeração líquida e barro não combinam muito não. Portanto, é outro ponto que poderei responder daqui a algum tempo.


Mais um ponto a favor do 350...:pensativo:

Onde fica posicionado o radiador? Entope de barro?

O carburador costuma falhar muito? Em subidas?



Sim. É possível. Fica feio pra kct, mas dá certo. O Renzo aqui do fórum fez isso no dele e tem a receita. Isto é comum nos USA e nas revistas de lá também tem a receita para fazer isso. Vou procurar algo e se encontrar, coloco aqui.

Vou pesquisar no Google, assim que decidir o modelo de quad.:concordo:

Uma alteração que já descobri ser necessária é forrar o apoio do pé por baixo com uma placa de alumínio. Pois galhos e pedras podem entrar por aquela grade...



Não sei se é possível conseguir autorização. O quadriciclo é considerado um trator. Portanto, onde trator anda sem problemas, na teoria, o quadriciclo também pode andar. Na região do meu sítio em Extrema, eu ando normalmente pelas estradas de terra e nunca me encheram o saco. Vou para tudo o que é lado e nunca me pararam. E se um dia pararem, vou argumentar que eles irão precisar parar todos os tratores que passarem pela estrada também.

OK. Bom argumento. Mas de repente, uma autorização temporária seja recomendável, uma vez que são estradas federais. Vou conversar com amigos da Polícia Rodoviária, checar quais as possibilidades.



Tudo depende do tipo de piso que vai usar. Muita terra, vai durar bastente. Pegou asfalto e concreto, gasta rapidinho. Agora o pneu original é muito fino. Qq espinho, caco de telha e etc fura ele. Este é um item que precisa ter atenção. Dependendo do que for fazer, o ideal é trocar os originais por um na medida 26 ou 27, lembrando que será necessário "fazer" as rodas traseiras, pois pneus nesta medida são aro 12 e a roda traseira original é aro 11.


Como se faz essas rodas aro 12?

Existem pneus mais resistentes? Com ou sem câmara?

Recomenda carregar um pneu reserva? Dianteiro ou traseiro?



Já submergi meus quadris até a altura do banco e nunca tive problema de entrar água em nada. Só deu trabalho pra tirar o barro depois!!! Eu troco o óleo a cada seis meses, independente se usei muito ou pouco.

Bom, é isso ai. Espero ter ajudado e se for lembrando de mais alguma coisa, vou colocando aqui.

Abraços e compra logo. Vc não vai se arrepender!!!!

Valeu hermano!!!:palmas:

Sigo a pesquisa...

Abração,

AKPG
18/10/2008, 19:20
Perguntas em negrito com fonte preto
Respostas em vermelho

Quantos km as trilhas que faz tem? - Dependendo do dia, andamos apenas uns 30 km, sendo metade disto em deslocamento. Mas tem vezes que andamos o dobro. Não consigo precisar isto pois quase nunca marcamos a km percorrida. Sempre acabamos esquecendo...:oops:

Quando param, desligam os quad? Sim, desligamos

Quanto tempo andando, quanto tempo parado geralmente? Normalmente nestas trilhas estamos de 2 a 3 horas rodando

Costumam levar combustível reserva? Galão? Somente em uma das trilhas onde temos aproximadamente 60 km de deslocamento e mais uns 40 km de trilha. Ou seja, total de 100km. Mas normalmente são os quadris grandes que precisam de gasolina extra.

Alguém já teve os suportes / bagageiros rachados por excesso de peso? Nunca vi isso. Eles só entortam por causa das "capotadas".

Qual a capacidade cúbida dessas sacolas de nylon? Impermeáveis? Resistentes? Há quanto tempo usa? Como é fixada? Não sei o volume, mas elas ocupam a área do bagageiro, com uma altura de aproximadamente 40cm. São de nylon impermeáveis e duram bastante. As mais velhas devem ter uns 2 anos. São fixadas por tiras de nylon que passamos em volta da grade do bagageiro e ajustáveis.

O jeito é remanejar a carga quando necessário... Isso mesmo!!!

Afeta muito a dirigibilidade? Muito não, mas afeta sim. Por isso que tem que distribuir bem. Vc sente o quadri mais pesado.

Para frente, também tomba facilmente? É mais difícil. Já desci muito barranco onde não teria coragem de subir.

Por que a diferença de manutenção do 350 para o 420? Pq o 350 já sabemos o que dá problema!!! Ou seja, quase nada. Já no 420 não tenho histórico.

Em termos de desempenho, como fica? Muita diferença? O 420 é mais forte mas não é muuuuita coisa mais. Mas no 420 vc consegue colocar pneus 27 e no 350 já fica meio fraco.

Quais as diferenças? Ambos tem tração selecionável? Selecionável original somente no 420. No 350 tem que instalar um dispositivo da Warn que desconecta o diferencial dianteiro.

Talvez o melhor seja realmente encontrar um 350 em bom estado. Vai ser difícil de encontrar um inteiro, mas não é impossível.

Valeria a pena levar um carburador reserva? Acho que não tem necessidade.

Beleza. Entre as marcas disponíveis, quais recomenda? Nesta faixa de cilindrada, mesmo sendo câmbio manual, Honda com certeza.

Existe alguma loja virtual confiável? Comprei algumas vezes na www.webracing.com.br (http://www.webracing.com.br)


Onde fica posicionado o radiador? Entope de barro? Na parte frontal, acima do diferencial dianteiro e abaixo da grade. Lugar onde a lama entre direto, dependendo da profundidade. Com meu ex-kawasaki, eu tinha que tomar muito cuidado com as piscinas de lama. Vamos ver com o 420.

O carburador costuma falhar muito? Em subidas? Se estiver limpo, não falha.


Uma alteração que já descobri ser necessária é forrar o apoio do pé por baixo com uma placa de alumínio. Pois galhos e pedras podem entrar por aquela grade... Você acha necesário? Achei que no 420 os pés estão bem protegidos.

Como se faz essas rodas aro 12? O Renzo aqui do fórum colocou a receita em algum lugar. Manda uma mp para ele que ele te esclarece. São feitas a partir de rodas de Towner.

Existem pneus mais resistentes? Com ou sem câmara? Existem os Pirelli Mudwiser e os Maxxis Mudzilla. Estes dois são pneus para andar até sobre caco de vidro!!! :mrgreen:

Recomenda carregar um pneu reserva? Dianteiro ou traseiro? Nunca carregamos, mas no seu caso de expedição, não saberia o que fazer. O problema é que vc tem q carregar dois pneus, pois as medidas dianteiras e traseiras são diferentes.

quadbrasil
18/10/2008, 22:57
Bem, aqui temos muito... Realmente em Boa Vista temos mais Hondas do que Yamaha já que o preço vendido aqui é praticamente o mesmo utilizado em Manaus, por conta da proximidade e o frete barato... Mas você ainda consegue comprar ele mais barato na POLO veículos com o Adalberto do que na própria Honda local. Em Boa Vista deve existir uma média de 40 quad utilitarios... Poucos mesmo só o Grizzly 700 e 660 que devem ter só uns 5... Mas os 350 Yamaha e os antigos 350 Honda encontramos muitos...

ArthurPaladini
21/10/2008, 00:37
Loras, tudo certo? Sei que o Alex já respondeu também as perguntas, mas vou responder baseado nos meus conhecimentos.

Começo dizendo, que em fevereiro desse ano, fizemos uma expedição via beira mar partindo da minha casa da praia até Chuí, extremo sul do Brasil. Fizemos um total de 1200 km aproximadamente. Nessa expedição participaram 2 Fourtrax 350cc, 4 Yamaha Grizzly 350cc e 1 Bombardier Outlander MAx 400cc. Nessa viagem eu pude ver como é bom o Honda. E nas perguntas abaixo tu vai entender porque.




1-) Qual a autonomia desse quadriciclo? O rapaz da autorizada disse 03 horas.
Independe do tipo de condução / terreno?


Nessa nossa expedição, fizemos em média 400km por dia, mas no último dia fizemos quase 600km aproximadamente. Então pudemos observar qual era a real autonomia dos quadris. Enquanto os Grizzlys tinham que parar para reabastecimento com aproximadamente 120-140km, os Fourtrax faziam em média 180-190km. O Bombardier fazia em torno de 160-170km. Isso alternando em areia fofa, areia mais dura e mantendo uma média de 60km/h. Agora uma coisa, consegui fazer 215km com um tanque do Honda, não sei como, mas fiz.



2-) Qual a capacidade de carga real? Nos bagageiros consta 30kg no dianteiro e 60kg no traseiro. O que acontece se for necessário extrapolar esse limite? Alguma outra sugestão para carregar o equipamento necessário?


Olha, nessa expedição não carregamos nada nos bagageiros pois haviam 2 viaturas de apoio. Mas você pode passar desse limite sim seguindo o conselho do Alex, sempre distribuindo bem o peso.


3-) Quais as peças de maior desgaste em uma viagem? Quais peças sobressalentes aconselham carregar?

Na minha opinião o que mais desgasta mesmo é o pneu. Mas fazendo trilhas, freios também sofrem e podem apresentar desgaste.



4-) Quais os equipamentos mínimos de segurança do condutor?


Capacete, luvas, óculos, camisa comprida e calça comprida. Como o Alex disse no verão pode ser um pouco desconfortável, mas depois que você acostuma com as roupas, quando anda de bermuda por exemplo parece que anda pelado. Também para maior segurança seria bom um colete e joelheiras e cotoveleiras, mas daí tu fica quase como o Robocop.



5-) A injeção eletrônica é mais confiável que o carburador?


Talvez eu não diria que é mais confiável que carburador, mas é bastante resistente. O nosso Bombardier e o Suzuki até hoje nunca tiveram nenhum problema referente a ela e nem a refrigeração á água. E olha que eles já comeram muito barro e lama. Tanto que meu irmão semana passada fez os snorkels no Suzuki.




6-) É possível elevar a entrada de ar? Achei o local, abaixo do tanque, um tanto baixo.


É possível sim, chama-se snorkel também e cheguei a fazer no meu Fourtrax 350, porém não ficou bom pois usei uma mangueira muito fina e em alta rotação o snorkel criava um vácuo e engasgava o motor. Mas nos fóruns americanos tenho certeza que você achará várias idéias sobre o Fourtrax 420, ou Rancher 420 como é chamado nos EUA.



7-) Como o deslocamento será por vias não asfaltadas, apesar de constar como rodovias no mapa, acredito que não terei problemas com a fiscalização da polícia. Todavia é possível conseguir uma autorização temporária ou algum documento nesse sentido?

Bom, a gente mora no interior do RS. Não saímos de quadri pra ficar passeando na cidade, somente deslocamento pra trilhas, até hoje n]ao nos incomodamos e acredito que tu também. Conheço um pouco aí o Norte e se não mudou muito desde a última vez que estive aí, acho que tu não vai ter problemas, mas vai depender da estrada também. A respeito de autorização eu não sei, mas falando com os policiais rodoviários talvez consigam uma liberação, sei lá.



8 )Qual a durabilidade de um pneu? Costuma furar muito?


Os pneus Maxxis dos Yamahas não costumam aguentar muito, todos os Grizzlys aqui da cidade tiveram problema com pelo menos um pneu. O pneu do Honda é mais resistente, mês passado um deles murchou, botei aqueles sprays de encher pneu de moto e tá até agora normal! :dance: Pra expedição sugiro levarem alguns desses sprays, quebram um baita galho.




9-) Qual a frequência da troca de óleo? É comum a contaminação por água, como nos 4x4s maiores?


O certo seria trocar de 10 em 10 horas de uso se não me engano, porém não fazemos isso. Trocamos normalmente de meio em meio ano também.
Difícil contaminar o óleo com água. É questão de ficar cuidando. A única vez que um quadri nosso teve óleo contaminado por água foi depois de um entrevero meu, tu pode conferir aqui que tu vai entender: http://br.youtube.com/watch?v=jOVpDSjN1aE

No final do ano vamos fazer a BR-163 e a Transamazônica de Santarém até Humaitá, até pensei em fazer de quadri, mas vai ir família e tals então vai ficar pra outra oportunidade.

No mais segue perguntando que a gente segue respondendo.

Abraços!

Moraes
21/10/2008, 21:15
Olá,

Estou tentando organizar uma viagem de quadriciclo pelas praias do litoral nordestino, de Fortaleza para Recife. Estamos apenas com um probleminha que é o caso de "guias". O que eu gostaria de saber é como poderia resolver isso. Pois o nosso maior impecilho é o fato de nao conhecermos as rotas off-road ou pelas praias, e tambem nao conhecemos as praias direito, ja procurei algumas Agencias de Viagens aqui de Recife, mas nao consigo arrumar disponibilidade de guias (pelas agencias) para nos acompanhar.
Pretendemos fazer uma viagem de 4 à 5 dias.. saindo de Fortaleza(uma diaria) e de Fortaleza pegarmos pelo litoral até Natal, passando em todas praias possiveis, depois de passar uma noite em Natal, seguimos pelas praias até Joao Pessoa onde novamente passaremos a noite, e no outro dia partimos para Recife.(Eu pensei em arrumar um guia para cada estado, mas tambem nao tenho contatos com agencias que tenham essa disponibilidade).
Toda viagem já esta meio que "programada" so falta resolver esse problema de guias. Nos somos de Recife, iriamos sair de Recife para Fortaleza de Aviao, e mandaremos os quadriciclos por um caminhao para Fortaleza.
Queria uma sugestao de vocês que já fizeram uma viagem pelo litoral, para que me oriente sobre como lidar com esse problema.
Me ajudem ai, que eu tou doido pra fazer essa viagem logo! :p
valeu..

ArthurPaladini
21/10/2008, 22:06
Bom nossa expedição pelo litoral do RS não tem grilo é só seguir e seguir, pois temos um dos maiores litorais contínuos do mundo. De Torres, praia mais ao norte no RS podemos ir até Rio Grande, onde a Lagoa dos Patos encontra o mar, lá cruzamos de balsa até o outro lado e seguimos mais 200km até Chuí, extremo sul do Brasil.

Não conheço o litoral do nordeste então não tenho muita coisa pra falar, mas se não existirem rios, barra de lagos e etc, é só seguir toda vida! ehehheheheh

Abraços.

Moraes
21/10/2008, 22:40
hahaha
valeu de todo jeito..
olha, em "media" dá pra fazer quantos KM por dia? (sem pressa, conhecendo as praias, parando pra comer os frutos do mar e tomar uma geladinha hehe)

ArthurPaladini
21/10/2008, 22:52
Cara, nessa nossa viagem, no último dia resolvemos fazer o caminho de volta de uma vez só e não em 2 vezes como na ida. Deu pouco mais de 600km. Andamos em média de 60-70km/h. Saímos de manha cedo, pelas 7h e chegamos as 21h. Parando pra reabastecimento e lanche, se for mais na boa e curtindo acredito que uns 400km dá pra fazer. Também depende da areia, areia fofa é ruim de manter essa média, a gente ia andando naquela faixa na frente do mar onde a areia é bem compactada.

Abraços!

Moraes
21/10/2008, 22:56
mas nesses 400km tu se refere ao dia inteiro ne?
de manha até de noite no caso.

ArthurPaladini
21/10/2008, 23:06
Sim. Mas andando mais de boa e parando pra almoçar e etc. A gente fez esses 600 km e paramos pra abastecer no meio do dia e aproveitamos e lanchamos e já vazamos. Foi mais correria que na ida.

Abraços.

AKPG
21/10/2008, 23:08
mas nesses 400km tu se refere ao dia inteiro ne?
de manha até de noite no caso.
Moraes,
Tenta usar o GPS e pesquisar o caminho pelo Google Maps.
TAmbém é possível que você encontre tracklogs para todo este caminho.

Abraço e boa sorte.

AKPG
09/11/2008, 12:49
E ai Loras? Já decidiu?

Abraço,

Loras
09/11/2008, 13:04
Decidi parcialmente. Mesmo sem ter visitado a Yamaha, pelas pesquisas recentes o modelo está decidido.

Se comprar, vou de Fourtrax.:concordo:

Agora a questão da legislação me preocupa.

Minha idéia seria fazer algumas estradas do norte em quads.

Como não pode rodar legalmente em estradas, posso ter problemas na BR-319 e BR-163. Contar com a boa vontade e bom senso dos policiais é complicado. :oops:

Estou em contato com amigos na Policia Rodoviária para aventar a possibilidade de uma autorização temporária. Quem sabe... :pensativo:

Não sei ainda quais serão minhas prioridades para 2009. Por isso, muitas idéias e nada concreto até o momento.

Por enquanto, seguimos a elaboração do projeto com outro meio de transporte: bicicleta!!!!

Abração,

AKPG
09/11/2008, 13:12
Este problema de andar em vias públicas é flórida...

Mas, se nas estradas que você for andar, tiverem circulação normal de tratores e máquinas agrícolas, ninguém poderá te proibir de andar.

Outro dia, quando estava na trilha, um de nossos colegas comentou que a PM não pode fazer nada com os quadriciclos, pois a legislação não é clara. Porém é tudo "achismo". O jeito é ficar esperto mesmo.

Abraço e boa sorte.

Loras
09/11/2008, 13:40
Pois é...

Como pretendemos conseguir apoio comercial, fica complicado usar um meio de transporte não permitido, ou melhor, ignorado pela lei...

Todavia, a vontade de ter um quadriciclo continua.

Vou me aproximar do grupo de Roraima, e aí quem sabe!!

Abraço,