PDA

Ver Versão Completa : Rodas na Band



Binaro
03/09/2004, 16:26
Meu tio está reformando uma toyota bandeirante e ocorreu um problema durante a colocação das novas rodas aro 16". Acontece que a parte interna da roda dianteira raspa na coluna de direção. O que pode ser feito para que isso não aconteça? Mudando o off-set da roda melhora? Se sim, qual o off-set ideal para a band? Antes que perguntem eu não sei o off-set das rodas que estamos tentando colocar! hehehe...

Valeu pela força, []'s.

Luca
03/09/2004, 17:17
Binaro,

1o. Qual é a roda que está sendo colocada? É a original?
2o. Roda raspando em coluna de direção? Não dá! O pneu pode raspar no amortecedor, no feixe de mola, no braço de direção. Verifique corretamente o defeito.
[]´s

Binaro
03/09/2004, 22:02
Bom, obrigado pela ajuda, vou tirar uma foto pra mostrar a encrenca como ela é... Não entendo muito de mecânica, mas estamos aprendendo. Pelas fotos vai dar pra identificar o problema e encontrar uma solução.

Valeu e []'s

Binaro
10/09/2004, 19:38
Aí pessoal, conforme eu havia prometido tá aí uma foto da encrenca... Essa roda é a que tava nela antes, essa cabe sem problemas. No sentido que tá na foto não pega em nada, mas se virar por outro lado pega ali naquela barra (acho que é da direção). Bom, se alguém puder dar alguma solução eu agradeço, senão fica essa roda mesmo.

[]'s

Nando
11/09/2004, 10:09
De duas uma, ou vc limita o esterce das rodas ou vc troca essas rodas por umas com offset mais negativo, ou seja, que a roda fique mais para fora da em relação a sua fixação.

( )s

Luca
12/09/2004, 11:06
Ok, Binaro. O Nando já deu a receita. Há dois parafusos que ficam espetados na manga de eixo. Não tem erro, é só procurar que você vai achar. Eles não fixam absolutamente nada. Tão só ali, sem fazer nada, com cara de paisagem. Tem cabeça sextavada, acho que prá chave fixa de 15 mm. Tem um em cada manga. Um de cada lado do carro. Quando vc esterça a direção até o fim, a cabeça do parafuso encosta na carcaça do eixo, limitando o esterçamento. Pode ser que sua Toya esteja sem os ditos cujos. Mas, neste caso, os furos estarão lá. Você deve regular os parafusos (no caso do seu jipe, soltar), até que o esterçamento máximo não permita que o pneu interfira com nenhuma parte do veículo.
Sim, você vai sempre limitar o esterçamento do veículo, ou seja o raio de curvatura vai aumentar, fica mais chato prá manobrar, etc.
Dá uma olhada. Qq coisa fala prá gente.
[]´s