PDA

Ver Versão Completa : 4x4 Sportage - Como acionar?



alexandre.luccia
29/08/2008, 16:27
Comprei um sportage, 1998 não sei acionar o 4x4 dele, o cambio parece estar travado. Isso é um defeito? Desculpe a ignorância tenho 22 anos e é meu primeiro carro.

Grato,

Alexandre de Luccia :palmas:

Nava
29/08/2008, 21:55
Por partes: primeiro tem de ver se a sua é roda livre manual, automatica ou a vacuoe se está funcionando tudo certo.

Vc pode acionar a alavanca para 4x4 Hi (primeira posiçao) até 25km/h e desengatar a qq velocidade (recomendado até 60km/h).

Tente andar devagar e puxar a alavanca para trás. Ela é um pouco dura, mas engate sincronizado, nao vai raspar nada...pode puxar. Se nao entrar nem a pau, vc tem algum problema na Tcase e vai ter de ir no meca ver...

Em 4x4 acende a luz verde no painel.

Para 4x4 Lo (reduzida). Páre o carro e segure no freio. Puxe a alavanca da posiçao 4x4 Hi para a direita e depois para cima. Empurre bem para cima, vai perceber qdo engatar. Tente tirar o pé devagar pois as vezes ela fica meio engata e escapa...Se estiver acoplada vai ver que o giro vai subir rápido e torque máximo.

Para desengatar a reduzida tem de parar o carro.

Para desacoplar as rodas livres automaticas, recomenda-se desengatar a alavanca para 4x2 e rodar uns 3m em marcha re. Vai perceber um estalinho das RL. pronto, pode descer a lenha nela de novo. A luz do painel apaga qdo estiver desacoplado.


Abraço.