PDA

Ver Versão Completa : Cabeçote de Alumínio pode Fundir ?



gutovane
11/08/2004, 18:12
Olá pessoal, sou novo por aqui, e novo neste vasto universo do 4x4. Sou uma pessoa extremamente curiosa, portanto jah vou me desculpando de antemão caso eu pergunte demais. Bem.....vamos ao que interessa. Ouvi dizer de determinados mecânicos que o motor 1KZ-TE (do Hilux SRV, aquele turbo de fábrica, 116cv, etc...) pode fundir o cabeçote se for forçado demais, diga-se um tremendo atoleiro, por exemplo. Como não gosto de aceitar essas "verdades" que surgem no sub-mundo da mecânica :) . Gostaria de saber de algum de vocês. O que vocês acham ? Isso pode realmente acontecer ? O motor com cabeçote de Alumínio ser assim tããããão mais frágil que o 5L (motor do restante da linha hilux 3.0 aspirado) ?

P.S.: Po....esse texto tah tão grande que da até preguiça de ler..... :shock: ....

Saudações a todos

Luca
11/08/2004, 19:19
Gutovane,
Nunca ouvi falar em fundir cabeçote. Pode haver falta de lubrificação nos mancais do eixo comando de válvulas, ocasionando o que se chama de "fundir". Mas eu não soube de motor Toyota dar este defeito. Normalmente ocorre por problema sério de entupimento de galerias. Mas é prá usuário relapso, que deixa de trocar óleo durante muito tempo, afinando o óleo, e facilitando a formação de depósitos que causam entupimento das galerias.
Conheço um bom meca de Toyotas, que me disse que o motor 3.0 diesel é menos resistente que o velho e testado 2.8 diesel. Mas daí a fundir cabeçote cronicamente, vai uma longa distância.
[]´s

Sukys
12/08/2004, 00:37
Luis,

Motor ou cabeçote fundido não significa que os ditos derreteram, isso é mais uma força de expressão do que uma realidade, embora existam casos extremos onde pequenas partes internas do cabeçote chegam realmente a derreter (isto é mais comum de acontecer com os pistões).
Normalmente um cabeçote dito como "fundido" na verdade está é empenado, e isto por causa de excesso de temperatura, que pode ocorrer por problemas no circuito de arrefecimento ou por exageros na utilização.
Se fundido ou empenado não importa, o resultado é prejuizo na certa.

Independente dos materiais utilizados em sua montagem nenhum motor está livre deste tipo de problema, só que alguns são mais, digamos, sensiveis aos excessos, e com certeza os motores diesel de alta rotação estão nesta categoria e requerem maior atenção para evitar o sobre-aquecimento.

Abraços,

gutovane
12/08/2004, 09:11
Entendi o que vocês disseram. Porém, o ponto principal é: o cabeçote de alumínio é ou não mais "frágil" que o convencional ?

E Luca: considerando 3.0 aspirado e 2.8 aspirado - em quais aspectos o 3.0 é menos resistente ? a manutenção tb eh mais alta ?

obs: estou pensando em adiquirir um Hilux daqui a algum tempo. Por isso as perguntas :wink: . Na verdade quero saber se o SRV 3.0 Turbo vale mais a pena que o SR 3.0 aspirado. Visto que vou utilizar muito no uso misto, trabalho o dia todo visitando muitos clientes na minha e varias outras cidades e, como tenho alguns amigos que gostam de off-road, provavelmente não vou me segurar e..... :twisted: :twisted: :twisted: ..........hehehehehe

[]'s a todos

Sukys
13/08/2004, 01:10
[quote="gutovane"]Entendi o que vocês disseram. Porém, o ponto principal é: o cabeçote de alumínio é ou não mais "frágil" que o convencional ?

Não existe uma resposta definitiva e absoluta para uma pergunta genérica.
Tentando explicar melhor, os cabeçotes de ferro geralmente são do tipo fundido e existem várias tecnicas de fundição, cada qual oferecendo alguma distinção para o resultado final da peça. O mesmo acontece com os cabeçotes de aluminio, onde não só a tecnica de fundição como também a existência de outros materiais (ligas) oferecem resultados distintos para a peça.
De uma forma grosseira e sem grandes análises poderíamos dizer que um cabeçote de ferro TENDE a ser mais resistente que outro de aluminio já que a temperatura de fusão do primeiro é mais elevada, só que na prática isto pode ser absolutamente falso uma vez que a temperatura da câmara (responsável pelos danos ao cabeçote) depende de inumeros fatores, como a qualidade e mistura do combustível, ponto de ignição, sistema de arrefecimento, sobrecarregamento (turbina), altitude, carga imposta ao motor, etc. etc. etc. e todos estes fatores possuem caracteristicas distintas para cada tipo de motor e muitas vezes até para o tipo de veículo em que o motor está instalado.
Só para exemplificar, o motor XUD9 no JPX é uma verdadeira chaleira ambulante, já nos automóveis equipados com este tipo de motor não existem problemas de superaquecimento, e isto por causa da "qualidade" do arrefecimento oferecido pela carroceria, relação de marchas, peso do veículo e até forma de utilização, entre outros detalhes não menos importantes.

Considerando que os motores diesel trabalham com temperaturas de câmara bem elevadas poderiamos dizer que são mais "sensiveis" aos excessos de temperatura. Considerando que os motores diesel antigos (que eu costumo chamar de "motores de baixa rotação") são mais "robustos" que os atuais diesel de alta rotação, poderiamos dizer que os atuais são mais "sensiveis" que os antigos, e considerando um motor sobrecarregado e outro aspirado podemos dizer que o primeiro é mais "sensivel" que o último. Mas, veja bem, esta analise é superficial e não necessáriamente verdadeira, temos que se levar em conta o que já foi acima descrito.


Abraços,

Luca
13/08/2004, 02:11
Não existe uma resposta definitiva e absoluta para uma pergunta genérica. Tentando explicar melhor, ..... Mas, veja bem, esta analise é superficial e não necessáriamente verdadeira, temos que se levar em conta o que já foi acima descrito.

Essa foi 10, hein Sukis? Prá ninguém nem tentar botar defeito. Parabéns.
É isso aí, Gutovane. Sem essa de que o cabeçote de alumínio funde. Pode acontecer? Pode. Acho difícil, se for usar de acordo com o que você falou. Se vai socar no mato, subir pirambeira cheia de lama, paradão, acelerando fundo até fritar ..., bom aí a Hilux não é a mais indicada.
[]´s

gutovane
13/08/2004, 17:37
Valeu pessoal. Muito Obrigado pelas dicas. Agora, aproveitando a 1ª engrenada mais algumas perguntas :? ( obs: preferi não abrir novo tópico, pela simplicidade das perguntas :oops: ): tenho um amigo que possui uma hilux 2.8 aspirado. Agora as dúvidas:

1 - Pq o forte odor de algo queimado após/durante quando reboca-se alguém ou retira-se alguém de um atoleiro. (É o conjunto de embreagem ?)

2 - Em que isso prejudica o sistema ? Desgaste prematuro de quais peças ?

3 - Há alguma solução ? ou pelo menos uma maneira de amenizar ?

Novamente Agradeço a paciência de todos.

[]'s Gutovane

Luca
13/08/2004, 18:57
Gutovane,
Se souber trabalhar com o carro, não dá cheiro nenhum. O carro, vai funcionar dentro das especificações. Pode rebocar, empurrar, atolar. Toyota aguenta um bom desaforo. Porém não dá prá extrapolar. Cheiro de embreagem queimada? Pode ser. O cheiro é bem característico. Quem conhece saca na hora. Mais, não dá prá falar. Só vendo.
[]´s

Sukys
14/08/2004, 00:58
Cheiro de embreagem queimada é assunto que dá pano prá manga... :lol:

Salvo raras exceções, os conjuntos de embreagem (originais) são bem dimensionados e quando em bom estado de conservação não patinam a ponto de emanar cheiro, e quando isso acontece geralmente o problema está naquela pecinha que fica na frente do volante! :twisted:

Toda embreagem é projetada para ser utilizada NORMALMENTE na troca de marchas em momentos breves de desacoplamento/acoplamento da tração e só EVENTUALMENTE no controle de torque para as rodas, uma vez que este procedimento desgasta as superfícies de atrito da embreagem, diminuindo a vida útil do conjunto.
O problema é que normalmente se confunde torque com potência e ao invés de manter o motor na faixa de torque máximo (o ideal para sair de qualquer buraco ou lamaçal) o caboclo manda a rotação do motor lá pro espaço (muitas vezes até fora da faixa de giro) e quem controla todo o desperdício de potência é a pobre coitada da embreagem, que chega a ficar azul de raiva (azul de metal destemperado) solta fumaça (elemento de atrito se decompondo) e fede (para avisar a todos que o motorista é bom de braço) :twisted:

No Off Road, em particular, a grande vantagem do motor diesel é justamente a presença de torque torque máximo em rotações relativamente baixas e quem sabe usar (bem) esta característica dificilmente terá problemas com embreagem fumegando.

Abraços,