PDA

Ver Versão Completa : Belém - Jeri



rafaelfernandez
21/07/2008, 13:55
Ola amigos,

Estou planejando uma viagem para Jericoacoara saindo de Belém. Inicialmente a saida esta programada para o meio de agosto e inicialmente pensamos em ficar de 3 a 5 dias lá(podendo ser alterado sem maiores problemas).
Venho ao forum a procura de dicas e quem sabe companheiros, visto que inicialmente irei sozinho com minha esposa. Tenho uma porrada de duvidas:

1) De Jijoca até Jeri, só com o GPS consigo chegar sem problemas ou seria mais prudente contratar um guia? (Sou iniciante no 4x4 com pouquissima experiencia :parede:)

2) Nesse caminho, ja ouvi falar em dunas. Vou ter que subir e descer as dunas? Existe outra opção? Pela beira da praia não existe o risco de perder o carro pra maré caso atole?(A probabilidade de eu atolar acho que é grande visto minha inexperiencia)

3)Qualquer outra dica/coisa/informação que acharem relevante, sintam-se a vontade de compartilhar. (qualquer coisa pra quem nao sabe nada já é um bocado :mrgreen::mrgreen::mrgreen:)

4) Se alguem tiver um tracklog mais recente do que os que estao disponiveis aqui no forum tambem ajudaria muito.


[]´s a todos na procura de um companheiro de viagem!!!

Rafael Fernandez

rafaelfernandez
24/07/2008, 18:55
Amigos,

Continuo no aguardo de dicas e qualquer tipo de ajuda. Como mencionei anteriormente, não conheco quase da regiao.

[]´s a todos ainda no aguardo!!!

Rafael Fernandez

MarcSport
25/07/2008, 11:24
Já fui de Jijoca a Jeri de Gol 1.6 e estavamos em 6 no carro (5 + o guia), fui pela praia e não tive problemas, atolei uma vez em um banco de areia fofa (longe da água) mas tiramos o carro no braço.
De 4x4 você pode ir pela praia ou pelas dunas, aconselho contratar um guia (em Jijoca tem vários meninos se oferecendo), por R$ 10,00 eles vão com vc até Jeri, além de garantir que não erre o caminho, em caso de problemas ele irá atrás de ajuda.
Pela praia de 4x4 é mole...

[]s

rafaelfernandez
26/07/2008, 01:00
Já fui de Jijoca a Jeri de Gol 1.6 e estavamos em 6 no carro (5 + o guia), fui pela praia e não tive problemas, atolei uma vez em um banco de areia fofa (longe da água) mas tiramos o carro no braço.
De 4x4 você pode ir pela praia ou pelas dunas, aconselho contratar um guia (em Jijoca tem vários meninos se oferecendo), por R$ 10,00 eles vão com vc até Jeri, além de garantir que não erre o caminho, em caso de problemas ele irá atrás de ajuda.
Pela praia de 4x4 é mole...

[]s

Obrigado amigo! Vou um tanto quanto mais tranquilo sabendo que é possivel chegar em um 4x2! :concordo: Acho que por 10 latinhas vale a pena ter a segurança de um guia que conheca o local!!


[]´s a todos e no aguardo de mais informações!

Rafael Fernandez

Murillus
29/07/2008, 14:40
tem um amigo nosso chamado themoteo que fez fortaleza-belem... e tb ja fez jeri-lencois...

ele deve ter o tracklog...

[]s

rafaelfernandez
29/07/2008, 22:01
tem um amigo nosso chamado themoteo que fez fortaleza-belem... e tb ja fez jeri-lencois...

ele deve ter o tracklog...

[]s

Obrigado pela dica amigo!!! Espero que o Themoteo apareca por aqui para me dar alguma luz!!!

[]´s

Rafael

regisJ
02/08/2008, 14:53
Rafael Fernandez
Tb planejo um passeio pela praia, mas devido aos compromissos devo fazer o sentido fortaleza-jeri e em setembro. Acabei de chegar dos lençóis . O tracker barreirinhas - paulino neves e outros tem no Google earth. Os passeios as dunas podes fazer com ajuda de um guia. .. Contratei um para as dunas que me prometeu não passar em água ,pois não tenho snorkel( mas não me avisou que seria não passar em agua muito profunda). Por isto me levou por uma trilha um pouco mais pesada. Se teu veiculo não for alto vais fazer como eu - aplainar as trilhas para eles.

regisJ
02/08/2008, 15:13
Provavelmente quando fores as águas devem ter baixado. Uma primeira sugestão seria conversar e talvez “contratar “ se possível um toyoteiro ( talvez até mais barato que o guia e se atolar ele te ajuda.) Para ter uma idéia já na saída conversei com um toyoteiro que faz a linha comercial barreirinhas -paulino neves e acho que até tutoia. O mesmo me guiaria por R$ 30,00 , enquanto o guia leva por R$ 70,00 ( e diz que seguir Toyota não adianta, pois eles só passam em local fundo ( muita água ) . Mas o mesmo me garantiu que as águas já estavam mais baixas ( e o gerente do hotel confirmou ) e mesmo assim iria por locais mais leves. A propósito paguei R$ 30,00 para o guia das dunas.

regisJ
02/08/2008, 15:38
Quando falo em dunas é até o pé da duna o restante é no sp2. Em barreirinhas presenciei duas balsas. Uma mais no centro da cidade e que te leva as dunas mais visitadas e outra mais acima que te leva a atins e outras trilhas. ( margem esquerda do rio preguiça ) grandes lençóis.

Como tem muitas lombadas “e buracos”não vais conseguir (ou é mais prudente não tentar ) desenvolver muita velocidade. Portanto mantenha a rotação no ponto de bom torque pois quando necessitar de força o motor deve encher fácil . no minimo segunda em alta ( 2 a 3000 giros ) ou de preferencia segunda a quarta reduzido . mantendo os 2 a 3000 giros. Caso ainda não apresente um bom ouvido ou não sinta bem o veiculo, um olho na trilha e outro no "conta giros" . caso queira simplificar , terceira reduzida sempre e segunda nas passagens das aguas.

regisJ
02/08/2008, 15:59
Varias dunas que deves conhecer. Agora no meu ponto de vista . Se for mais de uma viatura podes programar para ir até atins e de lá ( tem pousadas ) sair para as trilhas ( disseram que o IBAMA não deixa trafegar na duna ? ). Ou por 350 latinhas realizar um passeio saindo de barreirinhas entrando nas dunas indo até a praia e retorno por atins e mais dunas de quadriciclo .
Não compensa ir em barreirinhas e não entrar nas dunas. No meu ponto de vista se seu tempo estiver corrido não compensa para você realizar o passeio de “voadeira” até caburé , vais ver mangues e um bom rio ( que com certeza VC já viu.; único ponto forte -após uma curva visualiza-se as primeiras dunas altas avançando para o rio . Vou ver minhas anotações e depois posto aqui. Espero que outros colegas que já foram aos lençóis e litoral nodestino postem suas informações. em tempo apesar do carro ficar mais baixo preferir reduzir a pressão para 15 dianteira e 17 trazeira
regis

rafaelfernandez
02/08/2008, 19:46
Ola Regis,

Muito obrigado pelas dicas. Ja conheco barreinhas, é realmente muito bonito. Mas dessa vez vou ficar mais tempo no Ceará mesmo, que é um estado que ainda conheco muito pouco. Achei a dica do toyoteiro muito interessante. Na verdade, acho que vou combinar de seguir um deles, quem sabe assim não consigo um preço mais em conte!? :mrgreen::mrgreen:
Não acredito que terei problemas com altura. Tenho uma 110 com 265/75r16. Ela tem uma altura razoavel do solo, alem do mais não vou muito carregado. Apenas eu e minha esposa mais nossas bagagens. Inicialmente não pretendo fazer camping selvagem então nada de muita tralheira no porta malas :mrgreen:.

Bem por enquanto é só isso. Quando voltar posto os tracklogs do passeio.

[]´s
Rafael

regisJ
03/08/2008, 22:55
rafael

1) De Jijoca até Jeri, só com o GPS consigo chegar sem problemas ou seria mais prudente contratar um guia? (Sou iniciante no 4x4 com pouquissima experiencia

Com 110 calçado em 265/75/16 acho que é tranqüilo, mas no fórum tem relato do trajeto em gol 1.6 com 5 pessoas mais um guia ( R$10,00). Portanto na duvida gaste as 10 latinhas.
No inicio e sem tempo de pesquisar também fiz um pedido de socorro à rapaziada . Receber as informações de quem trafega e usa o local sempre é melhor .Pelo menos recebir algumas dicas que foram valiosas .(desistir de Atins por falta de snorkel). Mas acho que o espaço ta reservado para fortal e nós ,intrusos, por enquanto é melhor ficar fora .
Rapaz tu andas no segundo andar e com uma viatura que guenta pancada . Portando vai sem medo de ser feliz- mas, se for hsd melhor andar a partir de 1500 giros

regis

rafaelfernandez
04/08/2008, 10:14
rafael

1) De Jijoca até Jeri, só com o GPS consigo chegar sem problemas ou seria mais prudente contratar um guia? (Sou iniciante no 4x4 com pouquissima experiencia

Com 110 calçado em 265/75/16 acho que é tranqüilo, mas no fórum tem relato do trajeto em gol 1.6 com 5 pessoas mais um guia ( R$10,00). Portanto na duvida gaste as 10 latinhas.
No inicio e sem tempo de pesquisar também fiz um pedido de socorro à rapaziada . Receber as informações de quem trafega e usa o local sempre é melhor .Pelo menos recebir algumas dicas que foram valiosas .(desistir de Atins por falta de snorkel). Mas acho que o espaço ta reservado para fortal e nós ,intrusos, por enquanto é melhor ficar fora .
Rapaz tu andas no segundo andar e com uma viatura que guenta pancada . Portando vai sem medo de ser feliz- mas, se for hsd melhor andar a partir de 1500 giros

regis

Ola novamente,

Com certeza eu acho que vale a pena gastar as 10 latinhas para pegar um guia. Inclusive acho que ao inves de um guia irei contratar um toyoteiro. Assim, se eu atolar, tem alguem pra me ajudar a sair da enrascada! :oops::oops::oops:

Nao entedi :parede::parede::parede: o que você quis dizer abaixo:
"Mas acho que o espaço ta reservado para fortal e nós ,intrusos, por enquanto é melhor ficar fora ."

e outra coisa, porque com motor hsd é melhor andar a partir de 1500rpm? melhor torque?

[]´s
Rafael

regisJ
04/08/2008, 20:18
oi rafael
Concordo gênero, numero e grau . Muito melhor um toyoteiro. Sabe melhor por onde e como passar. Te ajuda, dá dicas preciosas e o mais importante -você mantém tua privacidade.
Não te esqueces que farei o percurso em setembro. Vale dica do toyoteiro, pousadas , tempo médio de viagem etc. ainda não tenho GPS e tou em duvida se vou adquirir agora. Mas vale valores de odometro ou coordenadas nas entradas e saídas das praias , pois tentarei plotar e navegar pelo Google.

regisJ
04/08/2008, 20:49
Quanto ao segundo tópico sei por experiência própria que a curva de torque do hsd é mais em cima . Funciona melhor ( enche melhor , ou ganha giro mais rápido ) a partir de 1500-1800 rotações. Se não estiver usando uma relação bem curta, na hora da necessidade ele vai dizer que não quer e as vezes aquele espaço de tempo ou a cavada por desespero na troca de marcha faz a diferença entre prosseguir ou ficar . Tens que apertar o PE direito e sentir o motor rugir.
no aguardo do roteiro e dicas pelo forum ( todos podem aproveitar ) ou pelo email regisj@uol.com.br.

vai sem medo de ser feliz
regis

regisJ
05/08/2008, 22:30
() rafael
ia esquecendo o topico da rapaziada. é que notei que o topico aberto pelo jeff ( e que outros seguiram ) é uma coisa mais intima do pessoal local ( fortaleza ) e que podemos ver, aprender e quando necessario pedir um socorro. Mas fazer como vc fez entra dá o recado e deixa o local para comunicação de forma que não enche muito o espaço deles. foi graças as dicas passadas que desistir de atins .
aguardando suas dicas
na praia em setembro:grin:
regis

rafaelfernandez
07/08/2008, 08:38
E ai amigos??? Ninguem tem mais nada a acrescentar???

Minha saida esta sendo programada para o dia 12 desse mes. Ninguem afim de se juntar a mim nesse passeio???

[]´s

Rafael

Cláudio Brasília
07/08/2008, 12:54
Se tiver um PC com o programa GPSTrackMaker instalado tenho um arquivo com o tracklog de Teresina-PI a Jericoacoara-CE; trecho feito em abril do corrente. Poderá visualizar no computador e, também, transferir para um aparelho GPS e ir navegando até lá. Não sei o que é, mas acho que tem uma caveira de burro enterrada por aqui, que não consigo postar este arquivo, nem em formato .gtm e nem em formato .zip (tamanho de um é 3651Kb e do outro 3581Kb), aqui neste forum, pois já tentei diversas vezes sem sucesso; sendo assim se passar o teu endereço e-mail (o meu é littlelamp@hotmail.com), remeto-lhe diretamente. Boa viagem e bom proveito a todos.
PS: Este tracklog é o caminho que os guias fazem, indo pela praia, mas não é bem na beirinha não; depois de Jijoca ao fim da lagoa um pequeno trecho de dunas, até chegar a transição para descer à praia, neste trecho vá manso e buzine a toda hora regularmente para alertar os outros "motoristas", pois vem uns cabeça-de-bagre avoados e pode haver risco de bater, pois na areia não freia muito bem. No mais não tem segredo e, penso eu, não será preciso nenhum guia.

rafaelfernandez
08/08/2008, 22:55
Ola Claudio,

Tudo bem!? Meu email é rafaelpfernandez@gmail.com
Muito obrigado pela ajuda e tenho certeza que esse tracklog vai me ajudar muito.

[]´s
Rafael


Se tiver um PC com o programa GPSTrackMaker instalado tenho um arquivo com o tracklog de Teresina-PI a Jericoacoara-CE; trecho feito em abril do corrente. Poderá visualizar no computador e, também, transferir para um aparelho GPS e ir navegando até lá. Não sei o que é, mas acho que tem uma caveira de burro enterrada por aqui, que não consigo postar este arquivo, nem em formato .gtm e nem em formato .zip (tamanho de um é 3651Kb e do outro 3581Kb), aqui neste forum, pois já tentei diversas vezes sem sucesso; sendo assim se passar o teu endereço e-mail (o meu é littlelamp@hotmail.com), remeto-lhe diretamente. Boa viagem e bom proveito a todos.
PS: Este tracklog é o caminho que os guias fazem, indo pela praia, mas não é bem na beirinha não; depois de Jijoca ao fim da lagoa um pequeno trecho de dunas, até chegar a transição para descer à praia, neste trecho vá manso e buzine a toda hora regularmente para alertar os outros "motoristas", pois vem uns cabeça-de-bagre avoados e pode haver risco de bater, pois na areia não freia muito bem. No mais não tem segredo e, penso eu, não será preciso nenhum guia.

Murillus
10/08/2008, 15:12
Minha saida esta sendo programada para o dia 12 desse mes. Ninguem afim de se juntar a mim nesse passeio???


Rafael

Amigos da Trilha -

Bandoleiros - http://bandoleiros.ubbihp.com.br (http://bandoleiros.ubbihp.com.br/)

Ceara Jeep - http://www.cearajeep.com.br (http://www.cearajeep.com.br/)

Comando Apache - http://www.comandoapache.com.br

Papa Trilhas - http://www.papastrilhas.com.br

Rapaziada 4X4 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703) ou http://autos.groups.yahoo.com/group/rapaziada4x4/ (http://autos.groups.yahoo.com/group/rapaziada4x4/)

Só Jeep - http:// (http://sojeepdobrasil.com.br/)sojeepdobrasil.com.br (http://sojeepdobrasil.com.br/)

Treme Terra -

Trilhas & Cia -

Zueira Off-road - http:// (http://www.zueiraoff-road.com.br/)www.zueiraoff-road.com.br

Cláudio Brasília
10/08/2008, 22:50
Arquivos enviados via e-mail. Vai ver que irá passar na APA Ibiapaba, lá no pé do lajeiro, onde a onça mora; bom proveito e boa viagem. Um grande abraço e saudações.
PS: No asfalto, ainda, após Teresina, depois de Capitão Campos, vá com calma, principalmente à noite, pois apesar de o asfalto estar bastante bom, com alguns buracos lá na serra, tem muito jumento na pista, deitado se aquecendo no asfalto à noite.

rafaelfernandez
13/08/2008, 21:37
Ola Claudio,

Obrigado pelos tracklogs. Assim que voltar eu posto algumas fotos da viagem. Mas por enquanto estou em standby pois preciso resolver o problema dos freios da minha viatura. Mas logo logo essa viagem sai.

[]´s
Rafael

ArthurC
27/08/2008, 14:43
Fala Rafael, beleza?

Me dá uma ligada que te dou as informações que vc precisa, já fizemos esse trajeto pelo menos umas cinco vezes. É tranquilo.

Tentei falar contigo sobre aquele passeio na Marieta mas nao consegui, nós fomos foi bem legal, querendo programar outro é só falar.

Abração

rafaelfernandez
27/08/2008, 22:05
Fala Artur,

Po cara, eu fiquei esperando voce ligar ou mandar uma mensagem por aqui, ai como nao tinha mais ouvido falar de voce achei que o passeio nao tivesse rolado. Estou por aqui pronto para encarar uma ida dessas a Marieta. O que você poder me passar de informacoes em relação a jeri eu agradeco. Estou tentando ir ja tem um tempo mais um serie de imprevistos tem me mantido no asfalto e na cidade. Mas logo logo essa viagem sai.
Nao sei se tenho o teu tel, se for o caso, me manda por mp.

[]´s

Rafael

ArthurC
28/08/2008, 09:28
To enviando por MP.

Abss

rafaelfernandez
29/08/2008, 22:32
Fala Arthur,

Por algum motivo nao recebi sua mp. De qualquer forma, quando vai ter um passeio do jeep clube? Gostaria de me juntar a voces num desses passeios, seria possivel?

Por enquanto é isso. Vamos nos falando pra ver se a Marieta ou outro passeio sai.

[]´s
Rafael

regisJ
15/09/2008, 18:36
Rafael

Entre ou saia de Jeri via Camucim , é imperdível !!!
Contratei o que julgo a melhor opção de guia ( ele foi na frente de moto !! nada de guia dentro da minha viatura – a patroa anotou o numero do celular dele . Você ainda pode optar por uma trilha de leve a ..... pesada . optei pela leve ( e fico imaginando a pesada )

regis