PDA

Ver Versão Completa : Conversão Gasolina->Alcool



luiseduardo
01/06/2003, 18:55
Olá

Gostaria de saber como é o processo de transformação (se é que tem alguma transformaçã) para fazeu um motor 6cc (BF-161) funcionar com alcool.
O q exatamente é preciso trocar?
Qual o custo final de uma transformação desta?
Com a experiência de vcs, vocês acham que compensa ?

Obrigado

Luís Eduardo Pardini Machado

Giovani
01/06/2003, 19:40
Olá
Gostaria de saber como é o processo de transformação (se é que tem alguma transformaçã) para fazeu um motor 6cc (BF-161) funcionar com alcool.
O q exatamente é preciso trocar?
Qual o custo final de uma transformação desta?
Com a experiência de vcs, vocês acham que compensa ?
Obrigado
Luís Eduardo Pardini Machado

:D Olá Luís!

:D Nesse motor, simplesmente não é possível! Vc precisa aumentar a taxa de compressão. Como os pistões já são retos em cima e vc não consegue baixar mais que 2mm no cabeçote, ele não terá compressão suficiente para o álcool. :wink:
Se quiser mesmo um motor álcool troque de motor. Ponha um de Opala 4 ou 6 cilindros... :wink:

fugger
01/06/2003, 22:03
:D Olá Luis

:) Quem sou eu pra discordar do Mestre dos Mestres em Cj Giovani, mas alcool no BF161 é possivel sim. :oops:


:D Repetindo, POSSIVEL, não ACONSELHAVEL, ou algo assim... :wink:

Pra vc ter um ideia do que outros jipeiros já fizeram dê uma olhada nos links abaixo:

http://www.caminho4x4.kit.net/oficina/alcool/index.htm

e,

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm


:D Perdoe-me Ó Grande Mestre Giovani, espero que Sua ira não recaia sobre mim... :D :D

monge
01/06/2003, 22:34
Lá vai eu de novo :) :) :) :) hehehehehe

Já fiz, não aconselho... já rodei com alcool no meu BF, só troquei o giglê para um .27 acho... nos links que estão na msg de cima explica tudo direitinho.

Eu rodei um mês assim... mas depois voltei pra gasolina. Parei pra pensar um cadinho. :)

Um motor originalmente a gasolina não está preparado pra alcool. As peças do motor vão desgastar mais rápidas, o alcool corroi mais que a gasolina. O tanque apodrece, solta muita sujeira. :?

Já rodei com mistura, antes de rodar só no alcool. Antes usava 70% gasolina 30% alcool, e só fui diminuido a gasolina até chegar a 100% alcool. Mas como gosto de ligar o jeep e sair, desisti do alcool no BF. :(

Não aconselho :!:

[]'s

Eugênio

Giovani
02/06/2003, 00:30
:D Olá Luis
:) Quem sou eu pra discordar do Mestre dos Mestres em Cj Giovani, mas alcool no BF161 é possivel sim. :oops:
:D Repetindo, POSSIVEL, não ACONSELHAVEL, ou algo assim... :wink:
Pra vc ter um ideia do que outros jipeiros já fizeram dê uma olhada nos links abaixo:
:D Perdoe-me Ó Grande Mestre Giovani, espero que Sua ira não recaia sobre mim... :D :D

:D Grande Fugger!

:D Que "Mestre" nada... O que eu queria era desencorajar essa transformação... :P
:D O motor que tenho no meu Jeep, o Ford 3000, irmãozinho do BF-161 já rodou com álcool, sem alterar nada. Foi numa emergência, onde não tinha gasolina à mão... Não perfeitamente, mas andou. Quando tentei fazer essa conversão nele e baixei o cabeçote, o mecânico me disse que, com 2mm de rebaixo não seria possível rodar na boa. Seria pouco taxado. De fato fiz vários testes, troquei carburador, etc. Até andou, mas fazia menos que 1 Km/l. Por isso acabei voltando para a gasolina. Depois o álcool subiu de preço e desisti de vez da idéia. :?
Dei uma espiada nos sites que vc indicou e creio que eu deveria ter trocado as velas, mas hoje acho que não compensa... À gasolina faz uns 5 Km/l no máximo, com álcool seria menos ainda e o preço não compensa, além de todas as alterações que deveriam ser feitas. E como o Eugênio falou, não foi projetado pra isso. É tudo de ferro, creio que não "aceitaria" o álcool por muito tempo, sem dar problemas...
Por isso acho mais apropriado trocar o motor. E a adaptação de um motor GM não tem segredo nenhum... Além de ter sido projetado pra isso! :wink:

Mauro B.
02/06/2003, 01:58
Olá Luiz !!!!

Um dos textos de um dos sites citados, foi escrito por mim. Ele mostra qual a taxa X que chegarás caso rebaixe Y do cabeçote. A taxa de compressão original do BF-161 é 7,6:1. Certamente é MUITO baixa, até para a gasolina de hoje. Por isso, se pensares em converter para álcool o BF-161, e quiseres ter um desempenho satisfatório, DEVES rebaixá-lo.
Eu sinceramente penso em converter meu BF-161 para álcool, mas mesmo que não o faça, irei rebaixar o cabeçote. Penso em rebaixar em 1,6mm, o que chegará a 8,56:1 de taxa. Pelo menos muito boa para andar a gasolina, caso não dê certo a conversão 8)

Além do rebaixo, deves reduzir o difusor original (27mm) para 24mm, ou 25mm. Isso é baratinho e qualquer torneiro faz. Talvez ainda precise alterar um giglê para um maior, mas só vendo na hora....

Uma dica tbm é colocar a válvula termostática do Opala a álcool, que é mais "quente" que a original. Alguém sabe a temperatura de abertura dela???? O que não pode é andar sem válvula :shock:

Outra dica é a troca das velas por aquelas que o Macelo Leitão indica num site daqueles. Eu particularmente acho que seria desnecessário, já que a taxa, mesmo com rebaixo, seria pequena, e talvez não necessitasse de velas "frias".

Um problema é o da corrozão. Ela acontece no tanque, na bomba e no carburador. Segundo me disseram, essa corrozão certamente ocoore, mas só depois de alguns anos....(espero :roll: )

Bom, isso acima é com base na teoria e em alguns relatos. Acho que para dizer realmente que converter para álcool não dá certo no BF-161, temos de fazer isso que doz acima....se fizermos só uma coisa isolada, acho que tiraríamos conclusões precipitadas... :wink:

Giovani, não sei quanto ao motor 3000, mas no BF-161, rebaixando 2mm, agente chega a 8,85:1.....realmente ainda é pouco para alcool...

Ah, 1km/l ??????? Nossa !!!!!! Fala mais do que a gente não deve fazer :D :D :D :D :D Sério mesmo, conta mais tudo que fizeste, tb to pensando (apenas pensando...) em converter, e qualquer relato é ótimo!!

Ia me esquecendo: talvez seja necessário um reservatoriozinho de gasolina para partidas a frio...caso necessite.

Giovani
02/06/2003, 03:16
Olá Luiz !!!!
..se fizermos só uma coisa isolada, acho que tiraríamos conclusões precipitadas... :wink:
Giovani, não sei quanto ao motor 3000, mas no BF-161, rebaixando 2mm, agente chega a 8,85:1.....realmente ainda é pouco para alcool...
Ah, 1km/l ??????? Nossa !!!!!! Fala mais do que a gente não deve fazer :D :D :D :D :D Sério mesmo, conta mais tudo que fizeste, tb to pensando (apenas pensando...) em converter, e qualquer relato é ótimo!!
Ia me esquecendo: talvez seja necessário um reservatoriozinho de gasolina para partidas a frio...caso necessite.

:D Olá Mauro!

:D Já fiz e "desfiz" muita coisa no meu Jeep... Essa foi uma delas... Como estava retificando todo o motor, pensei na transformação. Mas talvez eu tenha me precipitado, ao descartar logo a possibilidade do álcool, porque o resultado não chegou nem perto do que eu imaginava. Pelo que vi nos sites devia ter feito outras alterações...
Quanto ao cabeçote, não foi além dos 2mm porquê começou a "cortar" o coletor de admissão. Pistão maior também não pode, então era isso ou nada. Parti então para o carburador, onde fiz várias tentativas, trocando peças, regulando, tanto que nem lembro tudo que fiz... Mas ele simplesmente não andava. Na marcha lenta funcionava, mas ao tentar sair do lugar apagava. Quando consegui rodar com ele, a garrafa com o combustível (2 litros) secou rapinho. Mexe de novo, anda, mexe, e assim foi... Até que desisti. Andando ele fez uns 500 m/l de média...
O reservatório de gasolina também seria necessário: mais adaptação para ser feita. E certamente teríamos problemas com corrosão, pois o carburador para álcool deve ser cromado, a bomba também. Além de ter muitas partes em ferro, como tanque, coletor e cabeçote. Depois ainda o escapamento... a lista é longa. :wink:
Ainda acho que não compensa, ao menos com esses motores, pois lá adiante vc terá despesas extras, devido à corrosão! :wink:
:D Só se o álcool custasse uns R$ 0,30... aí pode ser! :lol:

Mauro B.
02/06/2003, 03:56
Ae Giovani !!!!!!

Pois é, o meu maior medo é o da corrosão.... Já as outras adaptações, são relativamente baratas, e se não desse certo, seria barbada voltar atras.

Difusor no torneiro: RS10 a RS20
Gigle (se precisar) : R$1,50 a RS3

Quanto ao rebaixo, não saberia dizer ao certo, mas como para aplainar o cabeçote saiu R$18 , acredito que para o rebaixo daria uns RS50. Giovani, vc que fez, quanto pagou??
Essa do cabeçote rebaixado, é definitiva, fica blz com gasolina!

Tem mais o tanque, proteção do carburador, proteção da bomba de combustível,....isso sai caro. Niquelar, pelo que me disseram, sai bem caro. Uma dica boa que me deram é utilizar o carburador do Opala 2.5 alcool e testar....pode ser... (parece que o mesmo para alcool e gasolina, conferem?)

Eu achava que os coletores não tinham um revestimento especial para utilização do alcool...não sei...tem???

A real é que tem que estudar muito bem, e para fazer uma conversão boa, tem que gastar mais...para alguns que converteram, está valendo a pena (até agora!! :D :D :D )....até ter de trocar o carburador, bomba, tanque....

Apesar de todos os senões, talvez eu faça apenas como teste.....por pouco tempo, só pra dizer que fiz e como ficou...hehehehe :D talvez, talvez....por mais que a gente quera, nossos motores já andam 25% alcoolicos :D :D

Giovani
02/06/2003, 04:20
:D Grande Mauro!

:D No rebaixe de cabeçote foram R$ 70,00, ano passado. Ando com ele assim, rebaixado e gasolina... Pesa um pouco na partida, mas ficou muito bom, creio ter ganho alguns pocotós à mais, mas não fiz medição.
Pelo que sei, só carburadores para álcool são niquelados, mas é bem possível que tenha saído no motor à gasolina também, por questão de logística...
Os coletores de admissão, geralmente são de alumínio... :wink:

Calvo
03/09/2004, 08:47
Olá Giovani!

E quanto à conversão do OHC para álcool, alguém tem algum histórico?
Aproveito também pra perguntar sobre o GNV pois estou querendo usar mais a vtr no dia a dia e sabemos que com gasolina é difícil... :roll:

TKS!!!

Santoro
03/09/2004, 09:12
li esse site da rural willys varias vezes( o outro n consegui entrar ), pois estou pensando em transformar o meu ohc pra alcool , acredito q os procedimentos sejam quase os msm , o rebaixo do cabeçote e certo , estou pensando tirar de 1,6 a 2mm , dependedo de como ele estiver , o meu maior medo e a corrosão , por isso rpetendo trocar o tanque e o carburador , o tanque ja vai ser uma ajuda , pois o meu n está la grandes coisas entao n vai pesar muito , o carburador q vai ser um poukinho mais chato pq custa um $ mas tb vou fazer o teste com o meu carburador , o ohc a taxa dele e 7,8:1 acredito q se eu chegar perto dos 10 , 9,5 por ai ja de pra rodar no alcool satisfatoriamente .. o motor do opala a taxa dele e 11:1 , sei q n ficaria uma brastemp , mas so testando pra ver , o meu ohc atualmente esta fazendo 5,5 kml na cidade , com pneus originais , akeles cidade-campo , como e meu unico carro , estou entre converter pra alcool ou instalar o gnv . ja tive numa loja pra ver sobre o gnv , e consegui boatar 2 cilindros de 8 m cubicos na traseira , segundo o cara da loja , me daria uma autonomia mais ou menos de 140 km por ai . o ruim disso e o custo da instalação , e tb segundo o vendedor , e aconselhavel q com o gas , vc rode uma kilometragem razoavel .
agora estou estudando essas 2 possibilidades .....
o rebaixo e certo ate pra dar uma melhorada na gasolina .